Roteiro prático de 15 dias combinando 3 países: Uruguai, Argentina e Chile

Por Josiane Bravo

Roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile. Confira aqui todas as dicas necessárias para planejar uma viagem passando pelas principais cidades destes 3 países da América do Sul. Aqui vou dar dicas de passeios, lugares para visitar, transporte e hospedagem.

Com a proximidade com o Brasil, é possível fazer uma viagem bem econômica passando pelo Uruguai, Argentina e finalizando no Chile. Foi isso que eu fiz em 2016, quando decidi fazer um curso intensivo de espanhol em Buenos Aires.

Aproveitei a oportunidade para incluir outras cidades nessa viagem que durou 45 dias no total. Como fiquei mais tempo na capital da Argentina, vou adaptar este roteiro aqui para apenas 15 dias. Ah, e só para ressaltar, fiz essa viagem sozinha 🙂

Dica para comprar a passagem de avião

O roteiro que vou sugerir é para quem for comprar a passagem de avião para Montevidéu (Uruguai) e volta saindo de Santiago no Chile. E ressaltando, também pode fazer a viagem ao inverso.

Na minha viagem fiz os seguintes trechos: ida de São Paulo – Montevidéu e volta de Santiago – São Paulo. E sabe quanto saiu a minha passagem? Ficou por menos de 900 reais ida e volta. Mas isso em 2016.

Para comprar passagens aéreas para múltiplos destinos o meu queridinho é o Skyscanner, e foi através dele que fiz a minha reserva. Para usá-lo é bem simples, basta escolher a opção “várias cidades”, depois você escolhe a primeira cidade (Montevidéu) e data, e por último, a cidade de onde vai voltar, que no caso, será Santiago.

Confira uma simulação ⇓

Roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile – Itinerário

Obs: aqui não está incluído o dia de chegada em Montevidéu nem o dia de partida em Santiago, que no total, somaria 17 dias de viagem.

  • Dia 1: Montevidéu
  • Dia 2: Montevidéu
  • Dia 2: Bate e volta de Montevidéu até a Casapueblo e Punta del Este
  • Dia 4: Viagem de ônibus de Montevidéu até Colonia del Sacramento (pernoite) – o trajeto dura em torno de 2h30
  • Dia 5: Viagem de balsa de Colonia del Sacramento até Buenos Aires – o trajeto dura em torno de 1 hora
  • Dia 6: Buenos Aires
  • Dia 7: Buenos Aires
  • Dia 8: Buenos Aires
  • Dia 9: Viagem de ônibus de Buenos Aires até Mendoza – o trajeto dura em torno de 14 horas
  • Dia 10: Chegada em Mendoza
  • Dia 11: Mendoza – Tour de 1 dia na Cordilheira dos Andes
  • Dia 12: Viagem de ônibus de Mendoza até Santiago – o trajeto dura em torno de 6 horas
  • Dia 13: Santiago
  • Dia 14: Santiago
  • Dia 15: Santiago

Roteiro – Uruguai

Dia 1 e 2 – Montevidéu

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile

Apesar de ser a capital do Uruguai, Montevidéu não é uma cidade muito grande, por isso é possível conhecer seus principais pontos turísticos em apenas dois dias.

  • Dia 1: a minha dica é de reservar um dia para conhecer as atrações do centro da cidade como a Plaza Independencia, Teatro Solís, Plaza Constituição, Mercado del Puerto e a Avenida 18 de Julio. Confira este post aqui com todos os detalhes do roteiro do dia 1, nele você vai encontrar informações úteis sobre câmbio e de como chegar em Montevidéu.
  • Dia 2:  aproveite para conhecer os bairros Pocitos e Carretas, ambos ficam de frente com as ramblas, que trata-se de um calçadão super longo que percorre o Rio da Prata. Estes são os bairros mais badalados da cidade, onde você vai encontrar vários bares, cafés, restaurantes e muito mais.

Como eu fui durante o inverno, não consegui aproveitar muito, mas se sua viagem for fora da temporada do frio é possível curtir os dias ensolarados em uma caminhada pelo calçadão e um passeio no Parque Rodó, que é enorme e cheio de atrações.

Fonte dos cadeados no centro de Montevidéu

Onde se hospedar em Montevidéu

Para economizar, acabei fazendo couchsurfing na capital do Uruguai. Por recomendação de uma amiga que esteve na cidade recentemente, indico o hostel El Viajero, que fica no centro, perto de vários pontos turísticos.

Confira outras opções de hospedagem em Montevidéu

Dia 3 – Bate e volta de Montevidéu até Punta del Este e Casapueblo

Casapueblo

Punta del Este é o balneário mais famoso do Uruguai, e como o país é pequeno, de Montevidéu até a cidade é um pulo (algo em torno de 2h de ônibus).

Se você estiver viajando com mais pessoas, a melhor opção para chegar até à Casapueblo é de carro. Caso contrário, tem ônibus diários que funcionam em vários horários do dia. Ou se preferir, tem a opção de fazer um tour de 1 dia saindo de Montevidéu.

Como estava viajando sozinha e sem muito tempo, optei em fazer um City Tour de um dia, que além de Punta também incluía Punta Ballena, onde fica a Casapueblo e o pequeno balneário de Piriápolis.

Observação: apenas 1 dia para conhecer Punta e a Casapueblo não é o suficiente, muito pelo contrário, é até corrido demais. Se você tiver mais tempo que isso, reserve pelo menos 2 dias, principalmente se estiver viajando durante o verão.

Aqui neste post conto mais sobre o roteiro e como foi o tour em Punta del Este que fiz para vocês terem uma ideia de valores e lugares para visitar ⇓

 
LEIA MAIS City Tour de um dia na Casapueblo e Punta Del Este
La Mano, um dos cartões postais de Punta del Este

Como ir de Montevidéu até Colonia del Sacramento

De Montevidéu até Colonia a dica é ir de ônibus, em uma viagem bem tranquila que dura em média 2h30min.

Quando fiz essa viagem acabei deixando para comprar a passagem no mesmo dia. Optei em sair bem cedinho de Montevidéu para chegar cedo em Colonia del Sacramento. Os ônibus saem do terminal rodoviário Tres Cruces, e a companhia que eu escolhi para fazer este trajeto foi a COT.


Dia 4 – Colonia del Sacramento

É possível conhecer Colonia del Sacramento em 1 dia. Para mim, essa foi a cidade mais fofa que visitei no Uruguai e a que mais gostei. Mesmo pequenina, Colonia esbanja charme em todos os sentidos. Ruas de pedras, carros antigos que fazem parte da decoração, casas de barro e até uma muralha.

 
LEIA MAIS:  O que fazer em Colonia Del Sacramento em 1 dia

Onde se hospedar em Colonia del Sacramento

Em Colonia eu fiquei hospedada em um hostel bem simples, o Sur Hostel, que tem como ponto positivo a ótima localização, pois ele fica pertinho da rodoviária.

Confira outras opções de hospedagem em Colonia del Sacramento

Carro antigo em Colonia del Sacramento

Como ir de Colonia del Sacramento até Buenos Aires

A maneira mais rápida de chegar até Buenos Aires saindo de Colonia é através de balsa, que faz a travessia pelo Rio da Prata. A viagem é bem rápida e dura 1 hora. Obs: dependendo da balsa, tem algumas que demoram até 3 horas. Existem três companhias que fazem este trajeto: BuquebusSeatcat Colonia Express.

Eu fiz o trajeto com a Buquebus e adorei demais o passeio. Sai de Colonia bem cedinho e em 1 hora já estava em Buenos Aires. E dica, certifique-se de comprar a passagem com antecedência e chegue antes do horário marcado para pegar a balsa.

Veja estes passeios e tours na Argentina e Uruguai ⇓

Roteiro – Argentina

Dia 5, 6, 7 , 8 e 9 – Buenos Aires

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile

A capital da Argentina é apaixonante e recheada de atrações para todos os gostos.

  • Dia 5: a dica é começar pelo centro, onde fica situado os principais pontos turísticos como a Casa Rosada, Calle Florida, Teatro Colón, Café Tortoni e Avenida de Mayo.
  • Dia 6: dia de conhecer a área mais verde de Buenos Aires, os Bosques de Palermo, onde fica situado vários parques como o Jardim Botânico, El Rosedal e Jardim Japonês. É possível passar o dia todo só nessa parte da cidade, que é perfeita para os dias de sol. Além dela, se sobrar um tempinho, não deixe de passear pelas ruas do charmoso Palermo Soho (meu bairro preferido em BA).
 
LEIA TAMBÉM:
Roteiro de 1 dia pelos parques de Palermo em Buenos Aires
15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires
10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Palermo
El Rosedal no bairro Palermo em Buenos Aires
  • Dia 7: sugiro um passeio pelo charmoso bairro Recoleta. Ele é tão lindo que dizem que é a parte da Europa de Buenos Aires. As principais atrações do bairro são o Cemitério da Recoleta, a Flor Metálica (um dos cartões postais da cidade) e a maravilhosa livraria El Ateneo.
 
VALE A PENA A LEITURA:  10 passeios incríveis para fazer no Recoleta
Flor Metálica, um dos cartões postais de Buenos Aires
  • Dia 8: passeio até a parte mais colorida da cidade e o lugar mais clichê para os turistas, uns amam, outros odeiam. Trata-se do Caminito, que fica localizado no bairro La Boca. E se estiver na cidade em um dia de domingo, não deixe de conferir uma das feiras mais famosas de Buenos Aires, a Feira de San Telmo.
  • Dia 9: pelo roteiro que fiz, a viagem de ônibus até Mendoza é para ser no final do dia, então o último dia em Buenos Aires será mais curto. A dica é um passeio no bairro mais moderno da capital argentina, o Puerto Madero, cuja a principal atração é uma linda ponte, a Puente de la Mujer.
Bairro Puerto Madero em Buenos Aires

Onde se hospedar em Buenos Aires

Eu fiquei hospedada na região central de Buenos Aires, em um hostel com ótimo custo-benefício, boa localização e atendimento, o Portal del Sur.

Atualização: o Portal del Sur está com o site fora do ar e com páginas nas redes sociais sem atualizações deste março/2020. Com o Covid-19 o turismo na Argentina ficou parado durante meses, o que fez com que muitos hotéis e hostels fecharem em vários países. Espero que este hostel não tenha fechado às portas de vez, pois será uma pena.

 
SAIBA MAIS:  Onde ficar em Buenos Aires: os 5 melhores bairros, dicas de hotéis e albergues

Como ir de Buenos Aires até Mendoza

A viagem de ônibus de Buenos Aires até Mendoza é um pouco longa, com duração de 14 horas. Mas o lado bom é que é possível fazer o trajeto noturno, algo que fiz e adorei. Ao viajar à noite, você tem o privilégio de economizar com uma diária em um hotel ou hostel.

A companhia que eu escolhi para fazer essa viagem foi a CATA, uma empresa que faz o trajeto por vários destinos no país e uma das mais famosas. Mesmo sendo uma viagem longa, eu não tenho o que reclamar, pois dormir boa parte do trajeto. E detalhe, nos ônibus são servidos café da manhã e janta (que por sinal estava muito boa).

E se você quiser economizar tempo, tem a opção de ir de avião, mas o valor da passagem acaba saindo mais salgadinho.

Dia 10, 11 e 12 – Mendoza

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile

Mendoza é uma cidade que fica situada aos pés da Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza. Além disso, é famosa por ser uma das regiões responsáveis por mais de 70% da produção de vinhos da Argentina.

O roteiro que estou sugerindo aqui é para apenas 2 dias, mas vou ser bem sincera, isso não é nada, se tiver mais tempo, sugiro pelo menos 4 dias para aproveitar a cidade e arredores com calma. Alugar uma bike e conhecer as vinícolas era uma das coisas que adoraria ter feito, mas como era inverno e o tempo foi curto, vai ficar para uma próxima vez.

No primeiro dia a dica é um passeio no centro e arredores de Mendoza. Já no segundo, um tour de um dia que passa pelos principais pontos turísticos da Cordilheira dos Andes, conhecido como Tour Alta Montanha.

 
LEIA MAIS:  O que fazer em Mendoza em 2 dias

Onde se hospedar em Mendoza

Em Mendoza eu fiquei no Hostel Internacional Mendoza, um albergue simples, porém com ótima localização, bem no coração da cidade, pertinho do centro e uns 20 minutos caminhando até a rodoviária. Uma ótima opção para quem procura um bom custo benefício. Além disso, o hostel também oferece café da manhã e para os dias de sol, conta com uma pequena piscina.

Consulte outras opções de hospedagem em Mendoza

Como ir de Mendoza até Santiago no Chile

Paisagem na viagem de ônibus de Mendoza  a Santiago

A viagem de ônibus de Mendoza até Santiago é simplesmente perfeita. A rota é recheada de paisagens exuberantes, e o grande destaque desse trajeto é a Cordilheira dos Andes, que passa pela fronteira da Argentina e Chile. Confira este post aqui para mais informações sobre a viagem e dicas de como passar na imigração do Chile.

 
SAIBA MAIS: Paisagem da janela na viagem de ônibus de Mendoza a Santiago

Roteiro – Chile

Dia 13, 14 e 15

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile

A capital do Chile é linda, toda rodeada pela Cordilheira dos Andes. Já no primeiro dia na cidade aproveitei para fazer um tour gratuito, os famosos Free Walking Tours. O bacana destes passeios é que é uma maneira da gente se “familiarizar” com o lugar e assim conhecer um pouco mais da história e fatos curiosos sobre os pontos turísticos visitados. É um passeio bem legal para quem viaja sozinho(a). Falei mais dele neste post aqui.

Confira este post aqui para o roteiro de 1 dia em Santiago. E te indico este post aqui do blog Quero Viajar Mais com dicas de roteiros para 3, 5 e 7 dias na capital do Chile.

Onde se hospedar em Santiago

Eu fiquei hospedada no La Casona Hostel, um albergue fofo que fica na região central de Santiago e bem próximo da Praça das Armas e de vários pontos turísticos da cidade. Achei o hostel bem limpinho, ótimo atendimento e cozinha compartilhada super organizada.

Consulte outras opções de hospedagem em Santiago

Cerro Santa Lucía em Santiago

Dicas úteis

» »  Aconselho que o câmbio seja feito nas capitais de cada país. Por exemplo, em Montevidéu no Uruguai troquei apenas alguns reais por pesos uruguaios no aeroporto da cidade para os primeiros gastos. A dica é trocar o dinheiro nas casas de câmbios que ficam no centro da cidade.

» »  Já na Argentina, o melhor lugar para fazer o câmbio é em Buenos Aires na Calle Florida ou Avenida Corrientes (ambas no centro). Para os primeiros gastos, comprei em torno de 400 pesos argentinos na balsa do Buquebus (que faz a travessia de Colonia até Buenos Aires). Em Santiago, comprei alguns pesos chilenos na alfândega do Chile (imigração). Já na cidade, a dica é fazer o câmbio no centro, onde encontrará as melhores cotações.


Ganhe 5% de desconto no seu SEGURO VIAGEM

Apesar de não ser obrigatório ter seguro viagem para viajar para a América do Sul, vale lembrar que ele é essencial para viagens internacionais. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS.


» »  Cuidado com os batedores de carteira. Eu tive a infelicidade de ter minha bolsa com todos os meus pertences furtados no meu penúltimo dia da viagem em Valparaíso. Como estava viajando sozinha, além da cidade ser perigosa, acabei sendo um alvo fácil para o pequeno ladrãozinho que puxou minha bolsa e saiu correndo. Então fica a dica, aconselho que coloque documentos e cartões em uma pochete que fica escondida dentro da calça e fique de olho no celular e bolsa dentro dos metrôs. 

 
 VALE A PENA CONFERIR: 15 dicas úteis para quem pretende viajar sozinha pela primeira vez

» »  Se a sua viagem for durante o inverno, existe o risco da estrada que liga Mendoza a Santiago no Chile está fechada por conta da neve. Felizmente, eu não tive este problema, mas como não tem como prever o tempo, é bom ter isso em mente, já que este imprevisto pode atrasar sua viagem.

Importante: se estiver viajando apenas com o RG, lembre-se de guardar todos os papéis que receber ao passar na imigração de cada país. Estes são os comprovantes que entrou legalmente no país e vai precisar deles ao sair do país para voltar para o Brasil. Então guarde-os em um lugar seguro e não jogue fora. Já quem viaja com passaporte, vai ter o carimbo como registro de entrada e saída no país.


roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile
Palácio de la Moneda em Santiago

Se você já fez este roteiro e tem alguma dica, por favor, ficarei feliz com seu comentário. E para aqueles que tem vontade de fazer essa viagem, espero ter ajudá-lo com as informações. Qualquer dúvida, deixe um alô nos comentários 😉

Gostou das dicas, se sim, aproveita para salvar essa imagem no seu Pinterest.


***Receba mais dicas de viagem***


Comece a planejar sua viagem aqui

Continue planejando sua viagem usando um dos parceiros do blog. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, eu ganho uma pequena comissão. Você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a manter o blog.

Reserve seu hotel/hostel: faça sua reserva pelo Booking.com, site de hospedagem que garante os melhores preços em qualquer lugar do mundo. Além disso, muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito.

Seguro Viagem: curta sua viagem sem preocupação adquirindo um seguro viagem. Lembrando que na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos não existe saúde pública. Faça aqui sua cotação com a Seguros Promo e garanta os melhores preços. E olha que legal, você pode pagar em até 12x no cartão de crédito ou ter 5% de desconto no boleto.

Ingressos: evite filas, compre ingressos com antecedência para atrações turísticas, excursões entre outros passeios pela Get Your Guide.

Leia também

99 comentários

Camila Lisbôa 1 de julho de 2017 - 16:30

Ótima ideia pra quem tem poucos dias e quer conhecer um pouco dos três países 😉

Responder
Josiane Bravo 5 de julho de 2017 - 18:10

Muito obrigada Camila 🙂 o legal mesmo seria ter mais tempo, afinal 15 dias não é muita coisa.
Beijos

Responder
nyrdagur 2 de julho de 2017 - 13:07

Adoraria fazer um roteiro mais ou menos assim pelos três paises, incluiria também um pouco da Patagonia se tivesse mais tempo 🙂

Responder
Ale Maróstica 2 de julho de 2017 - 21:30

Excelente roteiro! Eu tenho vontade de conhecer o Uruguai e também o Chile. Não tinha ideia que era tão simples colocar ambos na mesma viagem. E ainda incluir a Argentina que eu adoro! Perfeito!!!

Responder
Josiane Bravo 5 de julho de 2017 - 18:05

Muito obrigada Ale. É uma viagem que com um bom planejamento fica fácil conhecer estes 3 países, e se o dinheiro e tempo sobrar, dá até para dá uma esticadinha e conhecer outras cidades que ficam no trajeto como o Vale Nevado, etc.
ABraços

Responder
Flavia Zenke 3 de julho de 2017 - 14:45

Adoramos o Uruguai! Um lugar lindo e cheio de história. Obrigada por compartilha a sua experiência com o skyscanner pois nunca tinha comprado por ele.

Responder
Josiane Bravo 5 de julho de 2017 - 18:03

Muito obrigada Flavia 🙂 O Uruguai é u país muito fofo não é. Eu adorei tudo.
Beijos

Responder
Deisy Rodrigues 3 de julho de 2017 - 16:51

Adorei seu roteiro e confesso que nunca tinha considerado ir de Buenos Aires pra Mendonza de ônibus, mas a noite dormindo, super tranquilo. Parabéns pela matéria ficou ótima, super completa.

Responder
Josiane Bravo 5 de julho de 2017 - 18:02

Muito obrigada Deisy. Essa viagem de ônibus é bem tranquila e uma ótima opção para quem quer economizar com transporte.
Abraços 🙂

Responder
Thiago Goria Brasil 14 de agosto de 2017 - 12:52

Olá Josiane, tudo bem? Vou fazer um roteiro parecido no mês que vem, e eu estava com dificuldade em encaixar as cidades no pouco tempo que tenho. Achei as dicas muito legais! Vou acabar tirando Córdoba do roteiro pois n vai tempo… Dá uma olhada no meu blog Diário de Viagem também 🙂

Responder
Josiane Bravo 14 de agosto de 2017 - 18:45

Oi Thiago tudo bom, muito obrigada pela visita 🙂 Aww que demais hein, eu também não tive tempo de encaixar Córdoba no meu roteiro, um cidade que adoraria conhecer. Mas nem sempre é possível abraçar o mundo né rs, é melhor conhecer as cidades com calma do que conhecer várias e acabar conhecendo tudo com pressa.
Obrigada, vou passar lá no blog 😉 Vou adorar ler um relato seu depois sobre a viagem.
Abraços

Responder
JÚLIA VITÓRIA SCARTEZINI DA SILVA 19 de agosto de 2017 - 12:50

Boa tarde! Adorei o roteiro. Qual seria o orçamento médio para seguir esse roteiro? (Não incluindo a passagem de avião para Uruguai e para voltar para o Brasil)?

Responder
Josiane Bravo 20 de agosto de 2017 - 05:21

Oi Júlia tudo bom 🙂 Muito obrigada. O meu orçamento era de aproximadamente 80 reais por dia no máximo, que contava com os gastos com hospedagem e comida. Tinha dias que eu conseguia gastar bem menos que isso, pois sempre cozinhava no próprio hostel e aproveitava para comer bastante no café da manhã que já estava incluso no valor da diária. Fora este gasto com comida e hospedagem, é bom ter em mente os gastos com transporte ou no caso, se for fazer, algum passeio ou tour 😉

Abraços

Responder
Fabiana 20 de agosto de 2017 - 23:26

Qual foi o mês da sua viagem?

Responder
Josiane Bravo 21 de agosto de 2017 - 15:42

Olá Fabiana, eu fiz essa viagem em julho, bem em pleno inverno 😉
Beijos

Responder
Natalia 8 de novembro de 2017 - 16:36

Josiane, boa tarde!
No “dia 13” você fez o Walking tour por Santiago, e nos dias 14 e 15?

Responder
Josiane Bravo 9 de novembro de 2017 - 10:34

Oi Natalia tudo bom. Nos outros dias eu fui novamente nos lugares que conheci no Walking Tour, pois durante o passeio a gente só passa pela frente dos lugares, então fica um pouco corrido para tirar foto, etc. Também aproveitei para ir no Cerro Santa Lucia e caminhar pelo bairro Lastarria e Bellavista. Já no outro dia eu fui fazer um bate e volta até Valparaíso 😉 Abraços.

Responder
Eliza Cristina dos Santos 8 de novembro de 2017 - 18:15

Olá, qual foi o custo por todo roteiro? estou pensando em fazer na mesma epoca no proximo ano com meu marido

Responder
Josiane Bravo 9 de novembro de 2017 - 10:40

Olá Eliza tudo bom, eu cheguei a gastar em torno de 70,00 reais por dia (incluindo hostel, refeição, etc). Claro que tinha dias que gastava mais por conta do transporte ou algum tour que eu fazia (fiz 2 tours nessa viagem). Para ser mais clara, vou arredondar para uns 2.500 no máximo, incluindo tudo, valor passagem aérea, transporte, etc. Cada pessoa tem um estilo de viagem, a minha eu tentei economizar bastante com comida e tudo vai depender do valor que você vai pagar na hora de comprar os pesos, ou seja, o câmbio.

Abraços 🙂

Responder
Eliza Cristina dos Santos 9 de novembro de 2017 - 12:06

perfeito! muito obrigada 🙂

Responder
Arê 24 de novembro de 2017 - 18:35

Adorei! Estou planejando uma viagem para este mesmo período do ano que vem… seu roteiro tem dicas preciosas. Obrigada!!!

Responder
Josiane Bravo 1 de dezembro de 2017 - 18:17

Olá Arê tudo bom. Muito obrigada, feliz pelo comentário. Que demais sobre sua viagem, depois venha me contar se gostou dos passeios 🙂 Abraços

Responder
Luclecio 9 de dezembro de 2017 - 12:17

Maravilhoso seu relato. Em Junho estarei indo por Buenos Aires e voltando por Santiago. A principio estava querendo atravessar os andes de onibus, mas como estarei indo no inverno, tenho receio de acontecer isso que voce citou, a estrada esta bloqueada devido neve. Por isso acho que farei o trecho entre as duas capitais de aviao com a KLM que vi que faz essa rota e da pra resgatar com pontos Tudo Azul pelo Viajanet. O que acha?

Responder
Josiane Bravo 11 de dezembro de 2017 - 19:52

Olá Luclecio tudo bom, muito obrigada 🙂 Acho que a viagem de avião vai ser mais tranquila para você e também vai economizar tempo, por isso acho ótimo o seu plano. Se você vai conseguir usar seus pontos, então melhor ainda. O fechamento da estrada no inverno é um risco que corremos e que pode acabar em estresse (o que não foi meu caso). A viagem de ônibus é linda, mas como você está com receio, ir de avião é a melhor opção

Abraços e que essa viagem seja linda e recheada de muitas fotos rs.

Responder
Pierre Costa 14 de janeiro de 2018 - 15:10

Boa tarde! Show de bola o roteiro, parabéns…super motivante! Quanto devo reservar em dinheiro para uma viajem dessa de 15 dias?

Responder
Josiane Bravo 14 de janeiro de 2018 - 18:16

Olá, tudo bom. Muito obrigada 🙂 Para um estilo mochileiro e econômico de viajante, recomendo uns 2 mil reais para essa viagem (fora o valor da passagem aérea), e claro, é sempre bom ter um dinheiro a mais de reserva no caso de algum perrengue ou emergência.
Abraços

Responder
francioise 29 de janeiro de 2018 - 20:02

ola Josiane tudo bem? estou querendo fazer este roteiro em novembro, mas não conheço muito o local. sera que consigo ver neve em algum desses locais nessa época?

Responder
Josiane Bravo 30 de janeiro de 2018 - 10:37

Olá tudo bom. Se for durante o inverno (entre final de junho e início de setembro) as chances de você ver a Cordilheira dos Andes toda coberta de neve é alta, isso porque sempre tem neve lá durante essa época do ano, mas para isso será necessário ir até Mendoza e de lá fazer um tour ou ir de carro mesmo (a Cordilheira fica aos pés de Mendoza).
Abraços

Responder
priscilynha 14 de fevereiro de 2018 - 21:19

Inicialmente tinha planos de ir apenas para o Chile, mas ao pesquisar fui descobrindo a facilidade de conciliar 3 países em uma só viagem e estou super empolgada. Nunca saí do Brasil e pretendo viajar em julho. Tenho uma pergunta, talvez boba, mas por inexperiência tenho dúvidas. Você viajou com malas ou só mochilão? Não tenho nenhuma roupa de frio e vou em época de neve. É preferível que eu compre roupas de frio aqui e leve ou compensa mais comprar lá? Grata.

Responder
Josiane Bravo 15 de fevereiro de 2018 - 17:27

Olá Priscila tudo bom. Que ótimo que você está empolgada para fazer essa viagem 🙂 Conhecer estes três países em uma viagem só vai ser uma experiência incrível para você que nunca saiu do Brasil. Eu viajei com uma mochila e com uma malinha de mão. Como fiquei 1 mês em Buenos Aires, tive que levar mais casacos de frio já que fui durante o inverno. A mala era a carry on, não muito grande. Deu para viajar tranquila com ela, mas claro que as vezes para se locomover (do hostel para rodoviária por exemplo), ela atrapalhava um pouco (confesso que se pudesse teria ido apenas com um mochilão nas costas, mas sou muito baixinha rs).

Abraços

Responder
Thaís 18 de fevereiro de 2018 - 15:42

Josiane… que blog fantástico!!! Amei..
Quero aproveitar e pedir sua ajuda.
Será minha primeira viagem sozinha…agora no inicio de Março…
Pensei em fazer Chile e Uruguai…pois já conheço Buenos Aires (fui nas férias passada…amei).
Não tenho costume de ficar em hostel….e nem tenho aquele cadastro/carteirinha de hostel…
Oq vc acha que devo fazer? Dentro da experiência q viveu?

Obrigada por compartilhar essas experiências maravilhosas!!!

Abs,
Thais…

Responder
Josiane Bravo 18 de fevereiro de 2018 - 16:10

Olá Thais tudo bom, muito obrigada pela visita e pelo elogio 🙂 Então, acho que viajar sozinha pelo menos uma única vez na vida uma experiência super válida e diferente. Para você se hospedar em hostel você não precisa de nada, a carteirinha que você mencionou eu nem tenho. A única dica que te recomendo é ler as reviews dos hostels antes de fazer sua reserva, por exemplo, eu só reservo hostels com pontuação acima de 7.5 pelo booking. É super recomendado que você veja se o hostel é bem localizado, se é limpo e tem cozinha comunitária, entre outros detalhes que fazem toda a diferença na sua estadia. Tem quartos para 4 pessoas, 8, etc. Então como é sua primeira vez, te indico que fique em um quarto de 4 pessoas por exemplo (apenas uma dica para você não se assustar com os quartos de 16 pessoas rs).Eu amo me hospedar em hostels, mas isso vai de pessoa para pessoa. Espero que você goste e tenha uma boa experiência.
Abraços 🙂

Responder
Thaís 18 de fevereiro de 2018 - 18:26

Josiane…Obrigada pela resposta!!
E sobre roteiro….o que devo fazer? Qual seria a melhor opção…para uma viagem de 6/7 dias?
Lembrando q não preciso de roteiro para BA…mas se for necessário…fico 1 dia por lá!

Responder
Josiane Bravo 19 de fevereiro de 2018 - 16:42

Thaís, sugiro 2 dias pelo menos em Montevidéu, 1 dia em Punta del Este e 1 dia em Colonia del Sacramento. Como você já conhece BA, você poderia ir de Colonia para lá de balsa, e de BA pegar um voo direto para Santiago no Chile e lá ficar 2/3 dias. Como você só vai ter 7 dias, acredito que essa seria a melhor solução já que ir de ônibus seria uma viagem bem longa.
Abraços

Responder
Vanessa 21 de fevereiro de 2018 - 22:35

Uau!!! Amei o blog, com dicas importantes, quero muito fazer um mochilao em maio sozinha nos três países. E depois de ler, fui encorajada!!! Muito obrigada!!

Responder
Josiane Bravo 22 de fevereiro de 2018 - 15:39

Olá Vanessa, muito obrigada pela visita e pelo elogio 🙂 É uma experiência incrível viajar sozinha, fico feliz que o post foi encorajador rs. Torcendo para que essa viagem aconteça e que você se divirta bastante nos três países e faça muitas amizades. Abraços

Responder
Jalisson Barros 4 de março de 2018 - 22:36

Olá, Josiane. Excelente e inspirador texto. Parabéns. Eu estava começando a pesquisar minha viagem, tinha em mente visitar Buenos Aires, Colonia del Sacramento, Montevideo e Punta Del Leste (inclusive indo e voltando por Buenos Aires). Incluir a capital chilena e o oeste da Argentina ficou bem bacana.

Gostei muito do seu roteiro e o copiei (espero que me perdoe rss), só que de trás pra frente.

Comprei ida Brasília-Santiago (via SP) e volta Montevideo-Brasília (via RJ). O roteiro será, nesta ordem: Brasília-Santiago-Mendoza-Buenos Aires-Colonia del Sacramento-Montevideo-Punta del Leste (bate-volta). Tudo isso em 16 dias. Será no final de abril e início de maio.

Mais uma vez, parabéns pelo texto.

Responder
Josiane Bravo 5 de março de 2018 - 09:58

Olá Jalisson tudo bom. Muito obrigada pela visita e por este comentário super meigo. Adorei ler que você gostou do roteiro que fiz e que já está de viagem marcada (hahaha pode copiar o roteiro sim sim, eu deixo kkkk) Você arrasou no roteiro, acho que em 16 dias dá para aproveitar bastante. Espero que sua viagem seja maravilhosa quanto foi a minha. Se lembrar, venha me contar depois aqui se gostou do passeio 🙂 Um grande abraço
Até

Responder
Jalisson Barros 7 de março de 2018 - 00:03

Obrigado, Josiane. Lembrarei sim. Voltarei para lhe contar sobre a viagem. 🙂

Responder
Josiane Bravo 7 de março de 2018 - 17:28

🙂 oba

Responder
Jalisson Barros 18 de maio de 2018 - 16:33

Olá, Josiane!

Conforme prometido, vou fazer um breve (espero) relato sobre a viagem.

Enquanto seu roteiro foi de Montevideo até Santiago, o meu foi o contrário, começando por Santiago (4 noites), passando por Mendoza (2 noites e metade de um dia), depois Buenos Aires (4 noites), Colônia do Sacrameno (1 noite) e, por fim, Montevideo (2 noites).

Pelo roteiro que fiz previamente creio que o tempo ficou ideal em cada cidade.

Chile (Santiago + Valparaíso + Viña del Mar):
-1º dia: em Santiago fomos (metrô + ônibus) à vinícula Concha y Toro (muito legal, por sinal), e ainda deu tempo de conhecer vários lugares no centro no final da tarde (demorou a escurecer);
-2º dia: fomos (ônibus) para Valparaíso (cidade que me pareceu mais efervescente que a capital – lembra Santa Tereza no RJ) e a chamorsinha Viña del Mar (de metrô desde Valparaíso); Pode-se comprar a ida e volta de ônibus no terminal em Santiago mesmo, sendo a ida para Valparaíso e a volta por Vina del Mar.
-3º dia: foi o feriado do dia do trabalhador. Perdemos muito tempo no morro San Cristóbal, que é belíssimo por sinal. Se tivéssemos comprado somente a ida teríamos economizado bastante tempo, porque o outro lado do morro fica perto do Sky Costaneira e do metrô, que serve de escape para outros lugares. Mas como tivemos que voltar ”por cima” do morro, a espera do último funicular para voltar ao ponto de início foi bastante longa, e por isso perdemos tempo precioso do dia. Mas
ainda assim sobrou tempo para no final da tarde irmos também ao Sky Costaneira, aproveitando que o tempo estava bom e sem muita poluição. Ficamos até anoitecer. Bem bonito. É um pouco caro, mas vale a pena ir ao topo do maior prédio da américa latina para contemplar a capital chilena.
-4º e último dia no Chile: foi um passeio a Cajón del Maipo, que é uma espécie de represa que abastece Santiago. É muito bonito lá, montanhas e águas azuis, paisagens que parecem papel de parede do Windows. Dizem que é a principal atração na época em que o Vale Nevado está fechado.

Argentina (Mendoza + Buenos Aires + Tigres):

1.Mendoza
5º, 6º e metade do 7º dia: viagem de ônibus de Santiago a Mendoza. O trajeto por si só é uma atração turística. Como você disse no seu relato é realmente encantador. Reservei com bastante antecedência para conseguir a primeira poltrona do andar superior. Mendoza é muito agradável. Inicialmente planejávamos conhecer algumas vinículas, mas mudamos de ideia. Como estávamos cansados dos últimos dias (caminhamos muito), e já tínhamos conhecido a Concha y Toro, pensamos
que seríamos mais do mesmo conhecer outras vinícolas e, como não somos especialistas no assunto, não aproveitaríamos grande coisa. Então resolvemos descansar mais e conhecer a cidade despretensiosamente, até mesmo para encarar com mais vigor o que estava por vir: Buenos Aires. Então só andamos pela cidade mesmo por ruas aleatórias, andamos de ônibus City Tour (acho que valeu a pena, porque percorreu boa parte da cidade). No final do sétimo dia embarcamos de ônibus para a capital argentina.

2.Buenos Aires + Tigres
8º dia: chegamos por volta de 8h30. Fomos para o hotel em Palermo Soho. Banho tomado, #partiu Plaza de Mayo. Conhecemos o entorno dela (Casa Rosada, Catedral Metropolitana, etc), e depois, como era um domingo, entramos no início da Calle Defensa até a Plaza Dorrego, percorrendo toda a feirinha de San Telmo, que é muito legal.
9º dia: Rosedal (estava fechado), Jardim Japonês (muito bonitinho), Malba (nada demais), Floraris Genérica (legal para descansar nos bancos), cemitério da Recoleta (um passeio diferente, interessante), livraria El Ateneo (muito bonita). À noite show de tango (nota 10) + jantar (nota 10) na esquina Carlos Gardel.
10º dia: centro. estava um pouco chuvoso, mas nada que atrapalhasse muito. Calle florida, galerías pacífico, obelisco, galería güemes, plaza mayo de novo, puente de la mujer…
11º e último dia na Argentina: de trem fomos até Tigres. Como saímos meio tarde chegamos lá meio-dia. Fomos ao museu de arte de tigre (nada demais o museu em si, exceto a arquitetura do local, que é bem bonita e fica de frente para o museu) e fomos também ao museu naval, que fica próximo e lá acabamos ficando muito tempo, porque achamos bem interessante e tem bastante coisa. Depois fomos ao porto de frutos de uber. Não sobrou muito tempo para passear pelo rio, então
fizemos uma visita rápída ao casino e depois voltamos para BA.

Uruguai (Colônia do Sacramento + Montevideo):

1.Colônia do Sacramento
12º dia: Chegamos por volta de 11h em Colônia do Sacramento. O terminal do buquebus fica pertinho do nosso hotel, que fica também muito perto da rodoviária, onde pegaríamos o ônibus no dia seguinte para Montevideo. Em Colônia estava um dia chuvoso, mas durante nosso passeio pelas ruas parou mais. Fomos primeiro à feira de artesanatos. Depois fomos explorar todas as ruazinhas do centro histórico. Muito bonito lá. Mas uma só noite já está de bom tamanho.

2.Montevideo
13º dia: de manhanzinha andamos duas ruas até chegarmos à rodoviária de onde partimos no ônibus que nos deixaria em Montevideo cerca de duas horas e meia depois. Hospedados em Punta Carretas, usamos o dia para conhecer o bairro (incluindo o Punta Carretas Shopping) e também o vizinho Pocitos (onde tem o letreiro de Montevideo).
14º dia: centro. Começamos por mercado del puerto e fomos percorrendo pelo centro histórico as principais ruas e pontos turísticos. Fizemos uma visita guiada no teatro Sólis (vale a pena), o segundo mais antigo teatro da américa latina (o primeiro é o de Manaus). Depois, como já havia esgotado as atrações fomos andar à tarde na imensa rambla que percorre o litoral da cidade. Clima gostoso, muita gente passeando.
15º dia: de volta ao Brasil.

Anotações gerais e dica para os seus leitores:

-Creio que dois dias em Montevideo foram suficientes. Mais que isso acho que ficaríamos entediados. É uma cidade gostosa, tranquila (mas não proporciona a mesma sensação de segurança que no Chile e na Argentina).
-Chile é muito caro, principalmente alimentação. Argentina e Uruguais não ficam muito atrás. Em geral não achei os preços tão mais em conta que no Brasil (muitas vezes são até mais caro).
-O real é muito bem aceito. Em muitos lugares aceitam pagamento em reais (e com ótima cotação). Mas se preferir fazer câmbio antes também é possível conseguir ótimas cotações, bastando pesquisar um pouco, pois sempre tem muitas opções. Isso vale para os três países. Por isso acho que não vale a pena levar outra moeda (a menos que já possua).
-Nos três países o cartão mastercard não é aceito em todos os lugares. Eu tinha três cartões, todos eles Master, e algumas vezes só consegui pagar com dinheiro, porque só aceitavam Visa.
-Dica de ouro: ao pedir comida num restaurante, peça para por sal, mais tempero, etc, porque se não pedir vai vir insossa. Se pedir, provavelmente vai vir delicioso. O único lugar onde comemos que a comida foi nota 10 foi num lugar onde não espéravamos muita coisa: o jantar do show de tango em Buenos Aires, na Esquina Carlos Gardel. Estava perfeito. De resto nada inesquecível em relação às comidas (que eu acho parte importante numa viagem).

Enfim, perdoe-me toda essa dissertação, mas de maneira bem sucinta (ironia mode on), foi isso. Seu artigo nos serviu muito para essa ótima viagem. Obrigado, e até mais!

Josiane Bravo 28 de maio de 2018 - 05:07

Uauu Jalisson, um SUPER obrigado por se lembrar, que relato mais lindo de ler 🙂 Super feliz aqui que sua viagem deu certo e que gostou dos lugares que visitou. Infelizmente não consegui ir em nenhuma vinícola, o que é uma pena, mas pelo jeito você aproveitou muito o seu tempo e soube escolher bem os lugares para conhecer. Ótima escolha na vinícola Concha. Como mencionei no post, eu cheguei a ir para Valparaíso, e no caso o plano era de ir para Vina del Mar no mesmo dia, mas como tive a infelicidade de ser furtada lá, meus planos mudaram porque fiquei sem nada de dinheiro 🙁 mas gostei muito do colorido de Valparaíso, só que tem que ter muita cautela já que trata-se de uma cidade não muito segura.
Uauu, Cajon del Maipo eu queria muito conhecer, mas por conta da neve os transportes públicos não estavam funcionando. Preciso voltar rs
Haha, que azar nosso né, eu também peguei um dia chuvoso em Colonia del Sacramento, aliás, o dia todo, pois a chuva não deu trégua em nenhum momento 🙁
Super dica sobre o sal rs, bem lembrado, realmente tem que solicitar.

Novamente, um super obrigada pelas dicas e por seu depoimento mega completo (quase um post no blog rs) que complementou este post. É sempre bom ouvi relatos de outras pessoas e saber que este roteiro foi útil para sua viagem. 🙂 Volte sempre
Abraços

Lorraine Cristina Soares Dos Santos 15 de março de 2018 - 09:49

Adorei o roteiro! Qual foi a média de gasto da viagem toda?

Responder
Josiane Bravo 17 de março de 2018 - 08:14

Olá Lorraine tudo bom. Muito obrigada 🙂 A média da viagem para 15 dias foi em torno de 2500 reais.
Abraços

Responder
Carol 17 de março de 2018 - 11:51

Oi Josiane.. seu post era EXATAMENTE o que eu procurava.. haha nunca imaginei que não precisaria mexer sequer nos dias de um roteiro.. foi perfeito pra mim.. vou pra Montevidéu em 16/06 e volto de Santiago em 30/06 e passo nas mesmas cidades que vc.. como estou montando meu roteiro fora de pacotes, gostaria de saber como vc fez, por exemplo.. no dia 3, em Montevidéu, que fez um Bate e Volta em Punta del Este, com suas malas?

Responder
Josiane Bravo 20 de março de 2018 - 06:12

Oi Carol tudo bom. Ah que demais sobre o roteiro, muito obrigada. Então, sobre as malas, eu deixei na casa onde fiz couchsurfing, como era bate e volta e eu iria dormir lá mais uma noite, deixei as malas lá. No seu caso, você pode deixar as malas no hostel ou hotel onde for se hospedar.

Abraços

Responder
Odirley Abreu 28 de março de 2018 - 09:13

Josiane, dicas perfeitas para quem tem pretensão em conhecer esses três países numa única viagem, passando pelas principais cidades de cada país. Apenas farei uma pequena adaptação no roteiro porque irei de moto, partindo de Campo Grande, MS. Parabéns pelas valiosas dicas!

Responder
Josiane Bravo 30 de março de 2018 - 14:00

Oi Odirley tudo bom. Muito obrigada 🙂 Ah que demais o seu plano, viajar de moto passando por estes três países deve ser uma experiência incrível, tenho certeza que vai adorar.
Abraços
Volte sempre

Responder
Ana Carolina 1 de abril de 2018 - 01:53

Oi Josiane! Tudo bem? Adorei o seu roteiro e seus relatos. Uma dúvida, onde você se hospedou em Mendonza? Obrigada! Abs

Responder
Josiane Bravo 4 de abril de 2018 - 05:51

Oi Ana tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita. eu fiquei hospedada em um hostel que fica coladinho com o centro de Mendoza, o Mendoza Hostel International: http://www.hostelmendoza.net/
Abraços

Responder
Ana Carolina 4 de abril de 2018 - 22:21

Obrigada Josiane!!! Estou baseando minha viagem em seu roteiro e dicas.

Responder
Ariane Soares 16 de abril de 2018 - 14:59

Olá Josiane, tudo bem?

Adorei seu roteiro e estou planejando em março do ano que vem me aventurar na primeira viagem sozinha rs e seus relatos me animaram demais 🙂

Você fez planilhas de custo e de roteiros, poderia me ajudar ?

Beijão

Responder
Josiane Bravo 16 de abril de 2018 - 15:40

Olá Ariane tudo bom.
Muito obrigada pela visita 🙂 Viajar pela primeira vez sozinha é sempre uma experiência única, imagino que esteja ansiosa e claro com um certo receio também é normal. Então, eu cheguei a fazer uma planilha no excel, algo bem básico para ir controlando os gastos e ter uma base de quanto estava gastando por dia. Não sou uma expert em fazer planilhas, mas gosto sempre de fazer anotações para ter uma ideia de custos, etc. E sobre o roteiro gosto de usar o google (o my maps para criar um mapinha).
Abraços

Responder
Guedes 19 de abril de 2018 - 00:24

Incrível! A passagem Rio>Buenos Aires tá 750 reais ida e volta. Tava pensando em ficar 8 dias em Buenos Aires e aproveitar um dia pra conhecer Colônia del Sacramento, mas não tava muito confiante haha. Achei seu post e vi que a passagem Rio>Montevideo 01/05 e Santiago>Rio 15/05 tá saindo a 806 reais. Acho que vou mudar tudo e seguir seu roteiro hahahaha

Responder
Josiane Bravo 19 de abril de 2018 - 14:53

Olá Guedes tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita. Uauu, o valor da passagem está saindo quase o mesmo preço de quando eu comprei a minha, vale muito a pena fazer este roteiro e aproveitar para conhecer outros lugares ao invés de ficar 8 dias em Buenos Aires, o que eu acho ótimo pois sou apaixonada com aquela cidade, mas ao mesmo tempo acho que 5 dias na cidade é mais que o suficiente para conhecê-la com calma. Então, se for mudar o roteiro rs, acho que vai sair no lucro já que a passagem está saindo quase que o mesmo valor. A única coisa que com 3 países no mesmo roteiro o planejamento e orçamento vai ser redobrado 😉

Desejando aqui que sua viagem seja sucesso e maravilhosa 🙂 Venha me contar depois como foi.
Abraços

Responder
João Marcelo Duarte de Jesus 24 de abril de 2018 - 08:40

Olá Josi! Excelente dicas de um roteiro enxuto e dinâmico! Tenho pesquisado passagens aéreas BH/Montevideu e BH/Santiago e a diferença de preço tem oscilado bastante. Será que inverter o roteiro alteraria a dinâmica da viagem? Quanto a hospedagem sou adepto a plataforma Airbnb e tem encontrado ótimos preços em relação a outras formas de hospedagem. Você já utilizou a plataforma? Sobre a vida noturna destes países qual foi a sua percepção?

Parabéns pela sua história de vida e superação!

Desde agradeço a atenção dispensada.

Viajar é preciso!

Responder
Josiane Bravo 5 de maio de 2018 - 11:36

Oi João tudo bom. Muito obrigada pela visita e pelo carinho, fofo da sua parte 🙂
Então, sobre suas dúvidas, passagens aéreas é sempre um dilema não é, os preços sempre mudam, as vezes aumentam de um dia para o outro. Por isso, sempre que acho uma passagem com um valor bom, trato logo de comprar para garantir a viagem. Sobre inverter o roteiro, acredito que não vai fazer tanta diferença não, afinal você ainda estará passando pelos mesmos locais. Sobre o Airbnb, eu já usei uma vez e adorei a experiência, uma ótima plataforma. Só não uso com mais frequência o airbnb porque geralmente estou viajando sozinha, então faço couchsurfing ou me hospedo em hostels. Sobre a vida noturna, em Buenos Aires o bairro Palermo Soho é o local mais badalado para quem procura barzinhos, etc, sempre muito movimentado durante à noite, eu ameiii. Já em Montevideú e Santiago eu não tive a oportunidade de explorar a vida noturna.

Abraços e como disse, é “preciso viajar” rs. Tenha uma ótima viagem 🙂

Responder
carlos 14 de maio de 2018 - 10:42

Josiane, Bom dia.
Adorei sua viagem e suas dicas, estou pensando em fazer este roteiro agora em julho.
Gostaria de saber porque não pousou em punta del este em vez de montevideo já que economizava um passeio?
Já conheço Santiago, para aproveitar este roteiro e dicas estou pensando em ir a pucon, tenha alguma dica?
Obrigado e adorei suas dicas.

Responder
Josiane Bravo 18 de maio de 2018 - 08:17

Bom dia Carlos tudo bom. A opção de ir diretamente para Montevidéu foi por conta do valor da passagem áerea, já que iria sair bem mais em conta, mas é também uma opção para quem vai fazer este roteiro. Infelizmente não conheço Pucon 🙁 mas claro que se tivesse a oportunidade adoraria conhecê-la também.
E muito obrigada pela visita, feliz que gostou das dicas 🙂
Abraços

Responder
Stenio Zozimo 30 de maio de 2018 - 16:09

Oi, muito top o teu roteiro .. irei segui-lo ano que vem, só que terei mais alguns dias e colocarei Cordoba e depois Mendoza
Minha pergunta é .. em relação a moeda, como fez a troca ou que moeda levou pra tocar e tal?

Muito Obrigado!

Responder
Josiane Bravo 1 de junho de 2018 - 08:04

Olá Stenio tudo bom. Muito obrigada pela visita 🙂 Que legal que também vai fazer este roteiro e além de tudo ainda sobrará tempo para conhecer Córdoba, algo que adoraria ter feito, além de mais tempo para explorar Mendoza que é recheada de atrações nos seus arredores. Sobre a moeda, eu levei reais e fui fazendo o câmbio no centro das capitais como em Buenos Aires, Mendoza e Santiago. No finalzinho do post eu falei um pouquinho (algo bem mastigado rs) sobre como fiz o cÂmbio.

Abraços 🙂

Responder
Niljane 2 de junho de 2018 - 09:54

Roteiro maravilhoso! Adorei suas explicações. Pretendo fazer o mesmo roteiro, no mês de setembro.Meu marido e eu.Ficar em Hostel é seguro e legal?

Abraço
Niljane

Responder
Josiane Bravo 6 de junho de 2018 - 09:26

Olá Niljane, tudo bom. Muito obrigada pela visita 🙂 Então, para quem nunca se hospedou em um hostel, acho um pouco difícil responder essa pergunta, já que tem pessoas que amam, outros odeiam já na primeira vez. Eu amo e não me vejo me hospedando em hotéis, já tem 5 anos que só me hospedo em albergues quando viajo e nunca me aconteceu nada, tem hostels que são maravilhosos, daqueles que a gente gosta tanto e nem tem vontade de sair, alguns não me agradam. De um modo geral, hospeda-se em um hostel é bem relativo em relação a segurança, já que você estará dormindo em um quarto compartilhado com outras pessoas. Nunca tive problemas, mas já tive amigos que tiveram seus pertences furtados, como dinheiro etc. Para a minha segurança, sempre levo um cadeado e deixo tudo de valor no locker que fica no quarto (mas para isso que falo que tudo varia de acordo com o hostel de escolha, antes de fazer a reserva, sempre vejo se tem lockers nos quartos e leio as reviews do booking (site que uso para fazer as reservas).

Abraços

Responder
Silvia Goulart 9 de junho de 2018 - 19:00

Olá, Josiane!
Adorei o seu relato! Estou planejando fazer esse roteiro agora em julho. Eu já havia feito um rascunho dos lugares e passeios… Mas, o seu relato irá me ajudar a ficar mais tranquila, pois você colocou muitas dicas importantes e suas sugestões combinam bastante com o meu perfil de viagem. A minha única insegurança é em relação ao fato de viajar sozinha. Será a minha primeira viagem sozinha para fora do Brasil e fico com um certo medo… Além disso, não falo espanhol… Falo um pouco de inglês. Será que terei muita dificuldade em me comunicar e me deslocar pelas cidades? Além disso, gostaria de saber sobre as malas, pq eu sou o tipo de pessoa que carrega bastante coisas…( rs )e tb gostaria de comprar uns vinhos em Santiago e Mendonza. Penso em levar uma mala grande para despachar e uma para levar comigo. O que vc acha?
Gostaria de saber também se vc levou roupas para frio intenso ou se comprou por la? Acho que já fiz muitas perguntas… (rs)
Obrigada desde já!
Um abraço!
Silvia

Responder
Josiane Bravo 15 de junho de 2018 - 11:24

Olá Silvia tudo bom. Muito obrigada 🙂 Sobre viajar sozinha, é sempre uma experiência que vai nos deixar insegura em um primeiro momento, mas se você for se hospedar em um hostel por exemplo as chances de fazer amizades é grande, ou seja, difícil ficar sozinha na viagem toda. Claro que uma vez viajando sozinha na Amérca do Sul, o cuidado com a segurança é ainda maior, então a dica é sempre evitar caminhar durante a noite em ruas menos movimentadas e tentar chegar nos hostels (ou outro tipo de hospedagem) ainda com a luz do dia no caso de se hospedar em um lugar mais isolado. Essa foi uma das minhas primeiras viagens solo e eu amei tudo. Sobre as malas, eu levei pouca roupa para passar 45 dias, levei o básico mesmo, tipo 3 calças, 3 casacos e umas 5 blusas segunda pele. Toda semana eu levava as roupas para uma lavanderia perto do hostel. Emtão, eu recomendo evitar levar muita coisa para sobrar espaço na mala para você trazer os presentinhos etc. Eu levei uma mala carry on e uma mochila nas costas, não cheguei a despachar mala. Se for depender de transporte público por exemplo na hora de sair do aeroporto ou rodoviária por exemplo, tenha isso em mente, pois será um trabalhão ter que carregar uma mala grande sozinha.
E eu levei roupas de inverno, não comprei nada lá.
Imagina, pode perguntar o que quiser que terei o prazer em respondê-la
Abraços

Responder
Caio Borges 2 de julho de 2018 - 14:02

Oi Josi, tudo bom?
Quero muito fazer uma viagem como mochileiro e gastando pouco. Inicialmente tava pensando em ficar em buenos Aires e conhecer Colônia e Montevideo. Mas depois desse seu relato me animei bastante em fazer esse roteiro de Uruguai, Argentina e Chile. O gasto total de sua viagem foi R$ 2500,00 incluindo passagens aereas? Tava pensando nesse gasto no meu roteiro inicial, mas acabei me animando em estender e conhecer mais cidades depois de ler sua experiencia
E parabens pelo relato, está nota 10

Responder
Josiane Bravo 9 de julho de 2018 - 09:15

Olá Caio tudo bom. Muito obrigada, feliz que gostou 🙂
Então, o meu gasto total foi muito mais que 2500,00 pois como mencionei no início deste post, essa viagem durou 45 dias porque fiquei 30 dias em Buenos Aires estudando espanhol. De um modo geral, foi isso que gastei para 15 dias, incluindo a passagem aerea. A minha meta de gastos era de 80-100 reais por dia, incluindo hospedagem já. E claro, tudo vai depender do câmbio, eu mesma tive a chance de pegar um câmbio muito bom em Buenos Aires quando cheguei lá. Em todo o caso, acredito que é possível passar os 15 dias com 2500,00 se for uma viagem bem estilo mochileiro, fazer as refeições nos hostels, evitar comer em restaurantes, aproveitar o café da manhá dos hostels e comer muito rs (fazia isso todos os dias haha e o café já virava quase que meu almoço), etc. E claro, ressaltando que é bom ter um dinheirinho extra para uma possível emergência durante a viagem.

Abraços 🙂
Josiane Bravo

Responder
Vanessa Jesus 26 de setembro de 2018 - 15:18

Adorei o post. Gratidão por compartilhar! E já fiquei com vontade de fazer esse roteiro, porém, já conheço um pouco do Chile, fui no inverno desse ano. Voltaria, pois faltou conhecer outras vinícolas, mais um pouco do centro, Valparaíso e Vina Del Mar. Tenho uma disponibilidade no período de 23/02 a 05/03/2019 (gostaria de comemorar meu niver viajando…hehe) e considerando esse período, o roteiro teria que ser reduzido. O que sugere que seja retirado do roteiro? Abraços 🙂

Responder
Josiane Bravo 8 de outubro de 2018 - 13:20

Oi Vanessa tudo bom. Muito obrigada 🙂 Que bacana que você já conhece o Chile e que está planejando essa viagem na data do seu niver, com certeza vai ser um belo presente 😉 Como você quer voltar para o Chile e só vai ter 12 dias pelo que entendi, eu faria assim (isso é apenas uma sugestão). 4 dias no Uruguai (2 em Montevidéu, o bate e volta para Punta del Este e Casapueblo), 3 dias em Buenos Aires (no meu roteiro eu sugiro 4 dias, mas como vai ter menos tempo, em 3 dias é possível conhecer os principais pontos turísticos), 2 dias em Mendoza e apenas 3 dias no Chile. Como já conhece Santiago, é possível fazer Vina Del Mar e Valparaíso no mesmo dia, e depois você ainda vai ter mais 2 dias livres para conhecer as vinícolas e como está indo no verão a minha dica é incluir um passeio até Cajón del Maipo em um destes dias no Chile. Eu não cheguei a conhecer Cájon porque fui durante o inverno, mas não vejo a hora de voltar para o Chile para fazer este passeio.
Abraços

Responder
ELAINE CRISTINA DO NASCIMENTO 10 de outubro de 2018 - 22:41

Olá Josiane
Adorei todas as dicas . Inicialmente eu iria fazer apenas Argentina mas vi que é possível encaixar 3 países numa única viagem. Vou seguir seu roteiro. Será ano que vem . Pretendo ir pós carnaval , já na quinta após quarta de cinzas. Será que vou pegar tempo muito ruim ou período não muito favorável?
Parabéns pelo blog😉

Responder
Josiane Bravo 21 de outubro de 2018 - 14:35

Oi Elaine tudo bom. Muito obrigada 🙂 Você estará indo no verão, então os dias estarão mais quentes. Acho que o verão é sempre uma boa pedida. No entanto, vale ressaltar que você pode pegar dias bem quentes. Eu não entendi se sua pergunta se refere ao clima ou em relação a ser pós feriado.

Como tudo é muito relativo, não tem como prever como vai está a situação nestes países ano que vem. Como você vai em uma época de feriados, a dica é olhar hotéis com antecedência já que será uma semana onde muita gente vai viajar e emendar o feriado prolongado.

Abraços e muito obrigada pelo elogio 🙂

Responder
Vânia 6 de junho de 2019 - 14:34

Josi, que roteiro incrível!!!!
Estava exatamente buscando por algo assim quando cai de paraquedas aqui no seu blog (que sorte! Rs). Mh próxima viagem quero fazer exatamente esses 3 países (embora já conheça buenos Aires – que amo – e tbm não sei se terei tempo suficiente pra isso).
Enfim. Minha dúvida é: nessas viagens de ônibus, é tranquilo carregar bagagem?
Vc se sentiu segura nesses países viajando sozinha? (Tirando a parte dos “bate carteira)
Obrigada. Um bjo

Obs: caso eu precise de sua ajuda mais pra frente, posso te contatar para alguma ajuda? senão for pedir MT, lógico kkkk.

Obrigada

Responder
Josiane Bravo 10 de junho de 2019 - 18:14

Olá Vânia tudo bom. Muito obrigada 🙂 Sobre suas dúvidas, eu levei apenas uma mochila nas costas (com laptop e documentos) e uma malinha carry on. Eu levei pouca roupa, apenas o necessário mesmo. Minha malinha chegou a pesar 10 quilos. E como fui no inverno, só levei 3 casacos, algo como 3 calças e algumas blusinhas de segunda pele, uma bota e um sapato, toalha. Conforme as roupas iam sujando, eu levava na lavanderia, e tinha algumas vezes que usava a mesma roupa mais de uma vez hehe. Então não tive nenhum problema com mala já que não precisei despachar e fui com pouca coisa. Como estará viajando sozinha, não recomendo levar muita coisa, senão a mala fica muito pesada e pode acabar te atrapalhando na hora de se locomover. Sobre segurança, tirando o bairro La Boca em Buenos Aires e Valparaíso no Chile, do resto me senti segura em quase todos os lugares. Geralmente eu costumava voltar para os hostels antes de escurecer, então quase não saia à noite pelo fato de estar sozinha.
E sim, pode perguntar aqui nos comentários se precisar de ajuda hehe 😉
Abraços

Responder
Ítalo Lopes 28 de outubro de 2018 - 15:10

Boa tarde, Josiane.

Estou indo fazer esse roteiro que voce sugeriu agora em janeiro, inclui ainda: Patagônia Chilena e Argentina.
Gostaria de fazer o tour do alto da montanha em Mendoza, só que não queria fazer o tour todo, na ultima cidade entre Mendoza e o Chile gostaria de parar e pegar um onibus para o Chile, será que tem essa opção?

Responder
Josiane Bravo 10 de novembro de 2018 - 16:32

Olá Ítalo tudo bom. Que máximo que vai conhecer a Patagônia, sonho em conhecer este destino tão encantador e recheado de belezas naturais. Sobre sua dúvida, não sei te informar se isso é possível. Acredito que você possa ficar na última cidade, mas não sei se você vai pagar menos pelo tour. Recomendo que consulte as companhias de tours para verificar se consegue pagar menos. Outra coisa importante, mesmo que tenha essa possibilidade, também tem que se informar se vai ter ônibus disponíveis para o Chile na cidade onde for ficar. Como são pequenos vilarejos, provavelmente os transportes são mais limitados, assim como os horários.
Abraços

Responder
Jefferson Carlos 22 de dezembro de 2018 - 09:21

Sensacional!!!!
Decidi fazer essa viagem, e pesquisando opções, as sugestões aqui informadas contribuirá em muito para essa minha pequena aventura! 😀
Obrigado por compartilhar!!! Bjs

Responder
Josiane Bravo 1 de janeiro de 2019 - 21:37

Muito obrigada Jefferson 🙂 Vai ser uma viagem incrível.
Beijos.

Responder
Daniela souza 11 de fevereiro de 2019 - 15:40

Muito boa as dicas, to pensando em fazer o roteiro Argentina e Chile porem queria adaptar para conhecer Farellones e vale nevado, teria como me dar uma dica pra adptar esses dois passeios no roteiro?

Responder
Josiane Bravo 19 de fevereiro de 2019 - 20:37

Oi Daniela tudo bom. Muito obrigada pela visita 🙂 Se você tiver apenas 15 dias disponíveis para fazer este roteiro, o que pode ser feito é ao invés de ficar 4 dias em Buenos Aires, é encurtar a viagem pela capital Argentina e ficar apenas 3 dias lá. E ao invés de 3 dias em Santiago, pode ficar 2 dias lá. Mas confesso que acho que apenas 2 dias em Santiago é muito pouco, mas é possível conhecer os principais pontos turísticos. Então ficaria assim: do dia 1 ao 4 (Uruguai) – do dia 5 ao 11 (Argentina), dia 12 e 13 (Santiago no Chile) e 14 e 15 para Farellones e Vale Nevado.
Abraços

Responder
Fabio 19 de fevereiro de 2019 - 15:36

Josi, muito boa suas dias! Estou me inspirando para planejar minha viagem. Só tive uma dúvida: porque se hospedou em Colonia se viajou no mesmo dia para Buenos Aires? Foi só pra guardar a mala, essas coisas? Acha necessário para uma viagem curta, ou acha que dá pra conhecer a cidade e depois embarcar na balsa?

Responder
Josiane Bravo 19 de fevereiro de 2019 - 20:24

Oi Fabio tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita. Feliz aqui que ficou inspirado com a viagem. Sobre sua dúvida, eu não viajei no mesmo dia, fui de Montevidéu para Colonia em uma viagem de ônibus que saiu bem cedo. Cheguei na parte da manhã em Colonia e passei o dia na cidade para passear e dormir lá (dia 4 do roteiro). No outro dia cedo que fui para Buenos Aires (dia 5 do roteiro). Pelo roteiro que fiz, se estiver indo de Montevidéu para Colonia, acho super válido passar uma noite lá e depois ir para Buenos Aires cedo no outro dia. Acho que ir para Buenos Aires no mesmo dia fica muito cansativo (mas se não quiser dormir em Colonia, claro que é possível fazer tudo isso no mesmo dia, só estou ressaltando que vai ficar bem corrido).
Abraços

Responder
Gisele Lima. 11 de março de 2019 - 16:38

Olá, Josiane. Tudo bem? Adorei o seu roteiro e já estou planejando ir para esses três países em Agosto/2019. A princípio, os meus destinos seriam Buenos Aires e Santiago, incluindo o Deserto do Atacama. Como achei que o custo ficaria alto em relação aos passeios e as passagens de avião (após algumas pesquisas que fiz), pensei na possibilidade de ir para Montevidéu. Porém, eu já comprei as passagens me baseando na primeira ideia e aproveitei a promoção de milhas. No meu caso, o voo de ida é para Buenos Aires e a volta por Santiago.
Seguindo o seu roteiro, a única diferença é que eu teria que voltar pra Buenos Aires e seguir viagem até Mendonza e, por fim, Santiago. Você gastou muito com essas passagens de ônibus?

Beijos!

Responder
Josiane Bravo 15 de março de 2019 - 16:08

Olá Gisele tudo bom. Muito obrigada pela visita 🙂 Eu gastei em torno de 300 reais na época. Como foi só ida, ficou mais em conta, mas no seu caso você vai ter que comprar ida e volta certo. Então ficaria em torno de uns 600 reais (Buenos Aires – Colonia de balsa = em torno de 350 reais a passagem ida e volta), e a passagem de Colonia – Montevideu fica em torno de uns 200 reais ida e volta). Estes valores são apenas uma referência, é só para você ter uma base de quanto vai gastar. No post eu coloquei os links das companhias de ônibus e balsa que eu usei. Ressaltando que dependendo do horário os valores são mais baixos, um exemplo é a balsa de Buenos Aires a Colonia, tem horas do dia que a diferença de preço é enorme.
Abraços

Responder
Gabriela 22 de março de 2019 - 18:55

Olá Josiane.. Adorei o seu roteiro.. e gostaria de uma indicação. Tenho 15 dias de férias em Setembro e gostaria de uma recomendação para um roteiro .. não conheço nenhum dos países da América do Sul, Poderia me indicar.. Obrigada

Responder
Josiane Bravo 31 de março de 2019 - 20:25

Oi Gabriela tudo bom. Obrigada pela visita 🙂 Sobre o roteiro, você pode seguir exatamente este roteiro aqui do post com 15 dias (Uruguai, Argentina e Chile), ou se achar que vai ficar muito corrido pode seguir este itinerário: 4 dias em Buenos Aires, bate e volta de Buenos Aires até Colonia del Sacramento no Uuruguai, 2 ou 3 dias em Mendoza e para fechar a viagem com chave de ouro, 4 dias em Santiago no Chile. Outra opção é fazer apenas Uruguai e Argentina (5 dias em Buenos Aires, 1 dia para Colonia del Sacramento, 2 ou 3 dias para Montevidéu, 2 dias para Punta del Este e Casapueblo). E como vai ter apenas 15 dias, reservar o primeiro e último dia da viagem para para locomoção até o aeroporto.
Abraços

Responder
Jessica 8 de abril de 2019 - 13:19

Josiane, que viagem maravilhosa!! Vou fazer agora no final do mês, começando por Punta, mas finalizando em BA! Por favor, me tira uma dúvida, como você fez com a internet? Usou chip internacional, Wi-Fi dos lugares ou comprou chips em cada país ? Será se da pra comprar um chip no Uruguai e usá-lo na Argentina ?

Responder
Josiane Bravo 14 de abril de 2019 - 19:16

Oi Jessica tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita. Sobre sua dúvida, eu não usei chip, fui na fé mesmo e me virei apenas com Wifi durante todos os dias da viagem. Se fosse fazer essa viagem hoje com certeza adquiria um chip pré-pago internacional por conta do blog e redes sociais, mas fora isso, não tive problemas por estar desconectada. Acredito que você só consiga usar um chip adquirido no Uruguai na Argentina só se ele tiver cobertura para os países da América do Sul, pois um chip local só vai funcionar dentro do país.
Abraços

Responder
Marina Ramos Silva 11 de abril de 2019 - 13:16

Oi Josiane, muito bom o seu relato, estou há um ano flertando com ele e resolvi finalmente vou fazer agora em maio! Vc saberia dizer se consigo fazer tudo (aviões e ônibus entre os países) com um RG recente? Meu passaporte está vencido e temo não dar tempo renovar ! Obrigada

Responder
Josiane Bravo 11 de abril de 2019 - 22:26

Oi Marina tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita. Que bacana que está interessada em fazer essa viagem, é uma experiência maavilhosa viajar por estes três países. Sobre sua dúvida, é sim possível viajar apenas com um rg emitido recentemente, como são países do Mercosul, apenas um RG é mais que necessário (a única coisa são RGs emitidos com mais de 10 anos que podem ter problemas caso não estejam em bom estado de conservação). Em todo o caso, uma vez que tenha passaporte, o legal mesmo é levá-lo para ter um carimbo nele, assim fica com um registro para guardar de recordação 🙂

Abraços e boa viagem

Responder
Adriana 29 de julho de 2019 - 19:58

Olá Josiane, gostei bastante do seu roteiro. Estou planejando essa viagem também. Gostaria de saber qual foi a época que vc foi e se conseguiu ver neve? hehehe

Responder
Josiane Bravo 2 de agosto de 2019 - 22:07

Oi Adriana tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita. Fui exatamente durante a temporada de neve na Cordilheira, em pleno inverno, no final de julho e início de agosto.
Abraços

Responder
Mayara 10 de novembro de 2019 - 23:17

Ola Josiane, tudo bem! Primeiramente parabens pelo blog! Excelente suas contribuições. Vou viajar em julho do ano que vem. Gostaria mto desse roteiro, porem gostaria de incluir Atacama ao inves de santiago. Voce acha que eh possivel? Eu so tenho 20 dias. Te agradeço, bastante!

Responder
Josiane Bravo 21 de novembro de 2019 - 22:33

Oi Mayara tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita e feliz com o comentário. Sobre sua dúvida, eu não conheço o Atacama. Mas acredito que é de boa incluir o Atacama nessa viagem. Dizem que o recomendado é de pelo menos 5 dias (6 noites), então tem este tempo caso opte em não conhecer Santiago. Mesmo assim, ainda acho válido reservar pelo menos 1 dia do seu roteiro para conhecer os principais pontos turísticos da capital do Chile. Segue apenas uma sugestão de roteiro: 4 noites no Uruguai (3 noites em Montevideo e 1 noite em Colonia del Sacramento) + 4 ou 5 noites em Buenos Aires + 2 ou 3 noites em Mendoza + 1 noite em Santiago (como vai chegar de Mendoza cansada, acho válido ficar na capital pelo menos para descansar já que a viagem para o Atacama é cansativa) + 6 noites no Atacama e como vai ter que voltar para Santiago para pegar o voo de volta para o Brasil, também pode ficar mais 1 noite na capital.
Abraços

Responder
Ana Isabel Leandro 25 de março de 2020 - 10:51

Ola Josiane, tudo bem! queria dar-lhe os parabéns pelos seu Blog e agradecer muito porque me segui por ele, numa fase inicial, para planear a minha viagem por Uruguai e Argentina, e foi ajuda 5*!! Pena que fui numa fase ruim, já não consegui visitar Buenos Aires (apenas S. Telmo, La Boca e Camiñito) porque entretanto o Coronavirus bloqueou tudo 🙁
Espero que esteja tudo bem e que fique tudo melhor bem rápido para podermos seguir nossas viagens.
Muito Grata

Responder
Josiane Bravo 7 de abril de 2020 - 14:54

Oi Ana tudo bom 🙂 Muito obrigada pelo feedback positivo. Grata pelo comentário.
Aww este corona realmente atrapalhou os planos de muita gente 🙁 Tem pessoas que planejam uma viagem internacional durante anos e depois vem essa surpresa e não temos outra alternativa. Mas espero que em breve tudo passe e possamos continuar realizando nossos sonhos e viagens. E torço para que você possa voltar a Buenos Aires uma outra vez para conhecer a cidade melhor.
Grande abraço
Josiane

Responder
DANIELA ATALLA DA SILVA RAMOS 28 de maio de 2021 - 19:18

Ola, Josiane! Vc tem uma estimativa de quanto gastou nessa viagem, em pesos ou dolares ou reais???

Responder
Josiane Bravo 6 de julho de 2021 - 07:02

Oi Daniela td bom? Eu gastei em torno de 2,500 mil reais para 15 dias – incluindo estadia em hostel e alimentação, transportes e passagem aérea (+ ou – 70,00 reais por dia era o meu limite de gastos). Como fui em alta temporada, as estadias em hostels estavam mais caras pelo que pude comparar. Essa viagem foi feita em 2016, então já faz um tempinho, talvez gaste muito mais que isso ou até mesmo menos, tudo vai depender do seu estilo de viajante e claro, do valor do câmbio.
Abraços

Responder
Vitor 25 de janeiro de 2023 - 12:51

Olá, estou indo fazer um mochilão quase igual o seu em maio desse ano.
Vai ser meu primeiro e estou cheio de dúvidas… Pode me ajudar ?
Como consigo hospetagens mais baratas ? Seria no booking.com mesmo ?
Pode me falar a média que gastou total nessa viagem (Tirando as passagens aéreas).

Responder
Josiane Bravo 4 de março de 2023 - 10:06

Oi Vitor tudo bom? Desculpa pela demora. Sim, através do booking você tem acesso a filtros de busca por hospedagens que se encaixem no seu orçamento (localização, valor máximo que pretende pagar, etc), assim você tem uma visão geral dos hotéis/albergues na região. A minha dica é ler as avaliações dos hóspedes que ficam no site e pesquisar sobre localização para saber se fica em uma região mais segura etc.
Em 2016 eu gatei uma média de 2000,00 reais para este mochilão (tirando as passagens aéreas).
Abraços

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.