El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina

Por Josiane Bravo

Escrever sobre Buenos Aires é sempre um prazer para mim, pois sou apaixonada por essa cidade que está recheada de atrações turísticas para todos os gostos. E se você é daquele tipo de turista que ama livros, já adianto que vai pirar quando visitar a capital da Argentina, afinal, lá se encontra uma das livrarias belas do mundo, a livraria El Ateneo Grand Splendid, conhecida como El Ateneo.

A El Ateneo é tão bela que já foi classificada como a segunda livraria mais linda do mundo pelo jornal britânico “The Guardian“.

Leia também: 5 livrarias imperdíveis para visitar em Buenos Aires

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires3

Por que visitar a livraria El Ateneo?

Hoje a El Ateneo está na listinha de um dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires, pois o que chama a atenção dessa livraria é sua maravilhosa arquitetura, que em uma outra época funcionava um teatro.

Imagina só uma livraria dentro de um antigo teatro super luxuoso, onde já serviu de palco para celebridades argentinas como Carlos Gardel. É puro glamour, e mesmo para quem não gosta de livros, vale a pena uma visita para admirar um espetáculo arquitetônico.

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires1

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires

Com mais de 120 mil livros espalhados entre as prateleiras da livraria, o que mais me agradou foi a possibilidade de você sentar em uma poltrona, que por sinal são bem confortáveis, e passar horas e horas lendo um livro sem a necessidade de comprá-lo. E o que antes servia como camarote, hoje virou espaço de leitura.

Não é demais a oportunidade de você sentar em uma poltrona confortável em um salinha que já foi um camarote? E detalhe, é totalmente de graça.

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires

Além de admirar a linda arquitetura, também tive a oportunidade de praticar um pouco de espanhol sem gastar nada. Como já mencionei, você pode passar seu dia todo na El Ateneo sem ter a obrigação de comprar um livro 😉

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires

Essas duas mulheres estão bem concentradas na leitura dos livros

No antigo palco do teatro, que tem uma cortina vermelha linda de deixar qualquer um de boca aberta, hoje abriga um café super aconchegante onde você pode aproveitar para comer uma medialuna ou tomar o famoso cortado (café com leite), entre outras comidinhas.

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires

Café da livraria El Ateneo

E se estiver viajando com os pequenos, a livraria El Ateneo conta com um espaço exclusivo para a criançada viajar no mundo dos livros (Ateneo Junior).

O espaço infantil fica no subsolo do prédio e assim como toda a livraria, é um lugar super lindo e aconchegante até para os adultos.

O Ateneo Junior tem uma decoração temática toda voltada para o mundo infantil, e ainda conta com algumas mesinhas.

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires7

História da El Ateneo

A livraria fica situada em um prédio que foi construído pelo austríaco Max Glücksmann em 1919, projetado para ser um teatro (o Grand Splendid).

Durante alguns anos o teatro foi um destaque na cidade portenha, recebendo ícones argentinos para os famosos espetáculos de tango. No entanto, depois essa farra acabou e o teatro se transformou em cinema.

Para ser breve, depois de teatro e cinema, o Grand Splendid resolveu se transformar na tão famosa livraria El Ateneo, deixando preservados os detalhes arquitetônicos como o teto, as cortinas do palco, o camarote e a iluminação.

livraria-el-ateneo-em-buenos-aires

Ah, quando for a El Ateneo, não deixe de prestar atenção no teto maravilhoso da livraria, pois ele faz parte de uma obra de arte, uma representação alegórica da Paz que faz referência ao final da Primeira Guerra Mundial. No teto você vai ver anjos e ninfas, detalhes que encantam os olhos de quem visita a livraria.

livraria El Ateneo em Buenos Aires

Teto da livraria El Ateneo

Informações úteis

A livraria El Ateneo fica localizada em uma parte nobre de Buenos Aires, no meu bairro queridinho, o Recoleta.

  • Endereço: Avenida Santa Fe 1860.
  • Como chegar: se você estiver hospedado no centro de Buenos Aires é possível ir a pé (minha escolha). Se preferir, tem opções de transporte público, ônibus ou metrô. Linhas de ônibus: 10 – 12 – 37 – 39 – 101 – 108 – 124 – 132 – 150 – 152. Se for de metrô, pegue a linha D e desça na Estação Callao, a livraria fica a três quarteirões.
  • Horário de funcionamento: segunda a quinta das 9h às 22h. Sexta e sábado das 9h até a meia-noite. Domingos das 12h às 22:00h.
  • Site: www.tematika.com
livraria-el-ateneo-em-buenos-aires12

Frente do prédio da livraria El Ateneo

Aqui no blog tem posts sobre outras livrarias lindas ao redor do mundo que tive o privilégio de conhecer:

  • Más Puro Verso em Montevidéu – Uruguai
  • Livraria Acqua Alta em Veneza – uma das livrarias mais diferentonas que visitei e também está na lista das mais belas do mundo.
  • Selexyz Dominicanen em Maastricht – Holanda (já foi classificada pelo jornal britânico The Guardian como a livraria mais bela do mundo).
  • Daunt Books – a livraria mais bonita de Londres

***Confira outros posts de Buenos Aires***

Buenos Aires bairro a bairro

Dicas do que fazer/ver na cidade

Dica de bate e volta

Dicas de hospedagem


Leia também

35 comentários

pedrol 8 de novembro de 2016 - 14:23

visitei esta livraria e fiquei mais de 3 horas, entre a descoberta de livros e a surpresa do espaço 🙂 muito bom! PedroL

Responder
Josiane Bravo 8 de novembro de 2016 - 14:44

Essa livraria é um encanto não é, e é fácil perder-se nas prateleiras de livros espalhadas por lá 🙂 Também fiquei um bom tempo por lá.

Abraços

Responder
pedrol 8 de novembro de 2016 - 19:58

abraço Josiane! PedroL

Responder
Pollyane Martins (@diariodepolly) 12 de novembro de 2016 - 15:17

Gente, que coisa linda!!! Amei! Com certeza ia querer ficar “perdida” aí uma tarde toda 😀 Nunca tinha ouvido falar desse lugar, acredita? Obrigada por compartilhar! Beijo grande.

Responder
Josiane Bravo 12 de novembro de 2016 - 21:41

Hahah, muito obrigada. Eu fiquei perdidona nessa livraria e de queixo caído com tanta beleza <3 Agora tenho vontade de conhecer a primeira livraria na lista da mais linda, a que fica na Holanda.

Abraços 🙂

Responder
10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires – Uma Turista Nas Nuvens 15 de novembro de 2016 - 17:29

[…] El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina […]

Responder
4 livrarias incríveis para conhecer em Montevidéu – Uma Turista Nas Nuvens 26 de novembro de 2016 - 02:35

[…] tem uma que se destaca entre uma das mais lindas que já visitei (perdendo apenas para a belíssima El Ateneo em Buenos […]

Responder
Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina – Uma Turista Nas Nuvens 7 de dezembro de 2016 - 15:17

[…] menos, pois em Buenos Aires além de ter encontrado uma das livrarias mais belas que já vi, a El Ateneo, também tive o privilégio de conhecer um dos maiores teatros do mundo, o belíssimo Teatro […]

Responder
Eloah Cristina 9 de dezembro de 2016 - 13:12

Adoro conhecer as livrarias dos destinos que visitamos! Bom, eu amo livros, né?
Já vou anotar essa dica. Quero muito voltar em Buenos Aires e fazer um roteiro mais cult, lado b.

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:13

Rs, eu sou suspeita, pois também amo livros. E sempre que visito uma visita, se sobra tempo, gosto de incluir livrarias no roteiro 🙂 Abraços

Responder
Ana Carolina Vasconcellos Miranda 9 de dezembro de 2016 - 14:12

Josiane, tenho o hábito de frequentar livrarias. Meu filho adora! Ao ler seu post fiquei morrendo de vontade de conhecer a Livraria El Ateneo, principalmente depois de saber que ela foi classificada como a segunda livraria mais linda do mundo.

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:14

Oi Ana, essa livraria é perfeita até para a criançada, a sessão junior é linda. Tenho certeza que seu filho vai adorar 🙂 Abraços

Responder
Mariana Bueno 9 de dezembro de 2016 - 18:27

Simplesmente AMO esse lugar. Dá vontade de ficar morando lá dentro.

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:15

Rs, dá vontade mesmo não é 😉

Responder
Adriana Magalhães 9 de dezembro de 2016 - 20:39

Lindo mesmo… Mas os preços dos livros na argentina são absurdos. Compro livro em espanhol no Brasil mais baratos do que se comprasse lá… Vai entender

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:16

Realmente, achei um roubo os preços dos livros tanto na Argentina quanto no Chile, e até o Uruguai entrou na lista. Acabei comprando um livro em espanhol em um sebo. E como você disse, no Brasil acaba saindo mais barato, o difícil é só encontrar todos os livros.

Beijos

Responder
Viviane 10 de dezembro de 2016 - 13:47

Adoro visitar livrarias e essa é lindíssima!!! Parabéns pelo post.

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:21

Muito obrigada Vivi 😉
Beijoss

Responder
Bianca Cavalcanti 10 de dezembro de 2016 - 18:54

Já fui a Buenos Aires algumas vezes, mas não conheci nem a livraria El Ateneo nem o Teatro Collon. Sei que Buenos Aires é uma cidade famosa por ter muitas livrarias… vou incluir essa na minha próxima viagem. Ótimo post!

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:22

Muito obrigada Bianca 🙂 Ambos são lugares maravilhosos para uma visita, tanto a Livraria que já foi um teatro, como o Teatro Colón tem uma arquitetura belíssima 😉

Beijoss

Responder
Alessandra Maróstica de Freitas 11 de dezembro de 2016 - 15:04

Que lugar encantador! Quando estive em Buenos Aires foi tudo tão corrido, que não consegui visitar esta livraria…. As fotos estão lindas! Preciso conhecer!!!

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:23

Muito obrigada Alessandra. Nem sempre é possível visitar todos os lugares quando estamos viajando não é. Como fiquei 1 mês em BA, tive mais tempo para explorar a cidade, o que foi ótimo.

Abraços

Responder
angiesantanna 12 de dezembro de 2016 - 01:56

Ollha, cada post de Buenos Aires seu tá cheio de segredos e lugares lindos para visitar!! olha o teto desse lugar que coisa fantástica!!! fico cada vez mais impressionada com a quantidade de coisas pra fazer em Buenos Aires!

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:31

Muito obrigada Angie 🙂 Ainda tenho muitos posts para escrever sobre BA rs. Buenos Aires ganhou meu coração e posso dizer que até moraria lá kkk. Tem tanto lugar para ir, que acho que para o turista, teria que ficar lá pelo menos 1 semana para conhecer tudo com calma 😉

Abraços

Responder
itamarjapa 12 de dezembro de 2016 - 02:05

Demais! Também gosto muito de Buenos Aires e fico louco quando vou pra lá! Aquela Av. Corrientes e todas as suas livrarias são uma tentação! Essa Livraria Ateneo é demais! Coisa mais linda do mundo! <3 Apaixonante mesmo!

Responder
Josiane Bravo 20 de dezembro de 2016 - 15:32

Rsrss, a avenida Corrientes é uma tentação não é. Nunca vi uma rua com tantas livrarias. Por isso que sou apaixonada por BA.

Abraços

Responder
Matheus Crespo 12 de dezembro de 2016 - 11:27

Caramba linda demais essa livraria, dá vontade de entrar e não sair mais.
Ótima dica, amei o post

Responder
Josiane Bravo 20 de dezembro de 2016 - 15:31

Hahaha, ela é maravilhosa não é. Se pudesse passaria o dia todo lá tomando café e lendo rs. Beijos

Responder
Edson Jr 13 de dezembro de 2016 - 09:51

Essa livraria realmente é linda, nós passamos muito rapidamente, legal ler os detalhes e reve-la pelas fotos.

Responder
Josiane Bravo 15 de dezembro de 2016 - 19:43

Muito obrigada Edson. A El Ateno é maravilhosa não é 😉
Beijos

Responder
Retrospectiva: as melhores viagens de 2016 – Uma Turista Nas Nuvens 28 de dezembro de 2016 - 20:00

[…] El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina […]

Responder
15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires – Uma Turista Nas Nuvens 30 de dezembro de 2016 - 20:56

[…] El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina […]

Responder
cynara Vianna 23 de janeiro de 2017 - 13:21

Essa livraria é show!

Responder
Josiane Bravo 24 de janeiro de 2017 - 18:24

Eu amei essa livraria Cynara 🙂

Responder
Aline Dota Naganawa 20 de fevereiro de 2017 - 06:55

Amei essa livraria, um sonho!! Quero conhecer!!

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.