Livraria Acqua Alta em Veneza – um paraíso para quem ama livros

Por Josiane Bravo
14 comentários

A cidade mais romântica da Itália esconde um tesouro e uma joia rara para os amantes de livros e lugares exóticos. É a Livraria Acqua Alta em Veneza, que está entre uma das livrarias mais belas do mundo .

Sobre a Livraria Acqua Alta em Veneza

Essa livraria pra lá de excêntrica foi inspirada no fenômeno “Acqua Alta“, que ocorre entre a primavera e outono quando uma maré alta inunda as casas e ruas de Veneza por algumas horas.

E sabe o porquê a livraria acabou tornando-se um ponto turístico pra lá de imperdível, pois bem, devido a ideia genial do seu proprietário, o senhor Luigi Frizzo, toda a sua decoração foi criada especialmente para preservar seus livros quando a maré alta ocorrer.

Para proteger os livros da maré alta, banheiras, barquinhos, canoas entre outros objetos são utilizados para manter os livros. Ou seja, quando o local  está inundado pela água, os barcos simplesmente flutuam, deixando os livros preservados. No entanto, vale ressaltar que alguns deles ainda sofrem pelo excesso da umidade.

Livraria Acqua Alta em Veneza

Livraria Acqua Alta em Veneza

Livraria Acqua Alta em Veneza

O que encontrar na livraria

Já na entrada da livraria o visitante é recebido com uma plaquinha bem simples, mas bem fofa onde diz “bem vindos à livraria mais bela do mundo“, impossível não se apaixonar não é?

Livraria Acqua Alta em Veneza

Na entrada há vários cartões postais, ímãs de geladeiras, assim como guias e calendários. Posso dizer que a Libreria Acqua Alta é uma mistura de sebo com livraria, onde você vai encontrar deste vários livros usados e novos.

São livros de vários gêneros e a grande maioria em italiano, mas também é possível achar livros escritos em inglês e em outras línguas.

Entrando na livraria, uma surpresa, o local tem um teto bem baixo e a primeira impressão é de uma cena de total bagunça em um cenário onde os livros estão espalhados por todos os cantos.

Pode parecer um pouco que bagunçado em um primeiro momento, mas depois de um relance entre os milhares de livros e sua decoração pra lá de exótica entre máscaras venezianas de carnaval, bonecas de porcelana etc, digo uma coisa, a gente se apaixona pelo cenário caótico.

Livraria Acqua Alta em Veneza

Livraria Acqua Alta em Veneza

Assim como é fácil se perder pelas ruas de Veneza, na Acqua Alta a sensação é a mesma, mas lá a gente se perde entre os livros.

Livraria Acqua Alta em Veneza

E o que encontrar além dos livros

Gatos

Eu sou gateira de plantão (tenho 6 gatos) e além dos livros ,a grande atração da Livraria Acqua Alta são os gatinhos de estimação do proprietário Luigi, que se tornaram mascotes do local. Eu tive a sorte de ver apenas um deles, acho que os demais estavam com preguiça e escondidos entre as prateleiras e os vários livros. E ainda são sociáveis pelo que percebi 🙂

Livraria Acqua Alta em Veneza

Um canal bem na saída de incêndios

E no fundo da livraria uma atração, uma vista linda para um dos vários canais de Veneza. Bem no local tem uma janela enorme onde fica a saída de incêndios.

Livraria Acqua Alta em Veneza

E tem mais, uma poltrona bem disputada para fotos onde o visitante pode apreciar a bela vista lendo um livro e quem sabe, se for sortudo, ver uma gôndola passando pelo canal.

Livraria Acqua Alta em Veneza

Escada de enciclopédias

E o grande destaque da Libreria Acqua Alta que me chamou a atenção quando vi várias fotos sendo postadas no instagram, foi uma escadinha hiper mega fotogênica que fica bem nos fundos da livraria.

A escada foi construída usando os livros e enciclopédias que foram danificadas ao longo dos anos pelo “acqua alta”. Mais uma ideia genial do proprietário em usá-los como parte da decoração e uma forma dos visitantes subirem seus degraus para tirar a foto clássica. E detalhe, através da escada é possível ver o canal que fica ao fundo, vista de cima do muro.

Livraria Acqua Alta em Veneza

Livraria Acqua Alta em Veneza

Onde fica a Livraria Acqua Alta em Veneza

A livraria fica localizada na margem de um canal no centro histórico de Castello, próximo à Praça São Marcos. Para encontrá-la, coloque no GPS o endereço abaixo ⇓

Endereço: entrada pela rua Calle Lunga Santa Maria Formosa.

Horário de funcionamento:  aberta diariamente das 9h às 20h.

Agora conta para mim, ficou com vontade de conhecê-la? E a curiosa aqui quer saber, qual a livraria mais bela que já visitou?

Aqui no blog tem posts sobre outras livrarias lindas ao redor do mundo que tive o privilégio de conhecer:

  • El Ateneo em Buenos Aires – a mais bela da América Latina
  • Daunt Books –  a livraria mais charmosa de Londres
  • Más Puro Verso em Montevidéu – Uruguai
  • Selexyz Dominicanen em Maastricht – Holanda (já foi classificada pelo jornal britânico The Guardian como a livraria mais bela do mundo).

***Confira outros posts da Itália***



***Receba mais dicas de viagem***


Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples. Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima. Josiane Bravo



Booking.com

14 comentários
0

Leia também

14 comentários

fabiopastorello 5 de março de 2018 - 17:30

Imagino que Veneza seja cheia desses recantos encantadores. Adorei a dica, fiquei louco pra conhecer.

Responder
Josiane Bravo 10 de março de 2018 - 16:46

E como é cheia Fabio, voltei de lá com a impressão que deixei de conhecer vários lugares, a cidade é muito recheada de atrações que ficam escondidinhas.

Responder
MARCIO VITAL VALENÇA 6 de março de 2018 - 14:17

Que lugar maneira. Não fazia ideia da existência dele. Dica anotada! Com certeza iremos no nosso retorno.

Responder
Luciana Freitas 6 de março de 2018 - 18:08

Simplesmente incrível!!!!! Amei a sua foto na escada de enciclopédias (ainda existem na era Google?!) e a do gato. O cenário, como você disse, parece meio caótico, mas é simplesmente apaixonantes. A-d-o-r-e-i a dica.

Responder
Josiane Bravo 10 de março de 2018 - 16:45

Haha, muito obrigada Luciana. A escadinha é muito fotogênica né.
Abraços

Responder
Cynara Vianna 6 de março de 2018 - 20:27

Fui 2 vezes à Veneza e nunca tinha ouvido falar dessa preciosidade. Dica anotada pra próxima viagem, adoro esse cenário caótico e cheio de coisas para serem descobertas. Amei.

Responder
Josiane Bravo 10 de março de 2018 - 16:44

Eu também amo Cynara 🙂 Abraços

Responder
Adriana Magalhães 6 de março de 2018 - 21:02

Que máximo! Adorei a dica da biblioteca! Que legal a ideia dos barquinhos pra salvar os livros. Um achado!

Responder
Viviane Carneiro 8 de março de 2018 - 11:01

Nossa, que lugar mais interessante! Veneza é cheia de cantinhos que guardam boas surpresas como essa.

Responder
Josiane Bravo 10 de março de 2018 - 16:43

e como é cheio destes cantinhos 🙂

Responder
Ana Luiza 11 de março de 2018 - 11:05

Uau, que maravilhoso! Adoro livros e livraria, que pena que estive lá o ano passado e não sabia!

Responder
Mari 28 de março de 2018 - 20:31

Que demais essa livraria! Fiquei com vontade de conhecer! <3

Responder
Viajento 2 de outubro de 2018 - 20:36

Que charme esse lugar! Eu adoro visitar livrarias e fuçar tudo, mas dificilmente compro por causa do peso.

Responder
Josiane Bravo 8 de outubro de 2018 - 12:43

É um charme não é, eu também só gosto de visitar. Geralmente acabo não comprando nada pois os preços são sempre mais altos nessas livrarias mais famosinhas e turísticas.
Abraços

Responder

Deixe um comentário