10 bons motivos para visitar e amar a Cidade de Luxemburgo

Por Josiane Bravo
5 comentários
Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo

Por que visitar a Cidade de Luxemburgo? Se ainda tá na dúvida, fique ligado neste post e descubra os encantos da capital do Grão-Ducado do Luxemburgo. Apesar de pequena, a cidade e maior atração do país esbanja charme por todos os lados.

E já que tamanho não é documento, se engana quem pensa que o país não é atrativo. Muito pelo contrário, é rico em história e é um dos mais ricos da Europa. Só que, acredite, Luxemburgo não é tão popular como seus vizinhos de fronteiras e por isso acaba sendo um pouco que ignorado pelos turistas brasileiros que visitam o continente europeu.

Eu gostei tanto de Luxemburgo que já fui duas vezes. Na primeira visita estava viajando de Amsterdam para a região da Alsácia na França. E já que fica na rota, essa foi a oportunidade de incluir um novo país na lista. No entanto, não imaginava que a cidade de Luxemburgo era tão linda pessoalmente. Não conhecia muito sobre ela, por isso fui sem expectativas. E quando cheguei lá, uma surpresa. Fiquei apaixonada já à primeira vista.

Já em 2019, estava voltando do sul da França (indo para Amsterdam), e resolvi parar novamente em Luxemburgo para mostrar essa cidadezinha para meu namorado, que acredite, é holandês e mesmo morando pertinho do país ainda não conhecia.

Então, não são só os brasileiros, até mesmo europeus acabam ignorando essa cidade medieval tão rica em história. Muitos ouvem falar, mas sabem pouco sobre o lugar, o que acaba passando a impressão que Luxemburgo não é tão atrativo.

 Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo Chemin de la Corniche

E por que conhecer Luxemburgo? Confira alguns motivos para incluir o país/cidade na sua próxima viagem.

1. Patrimônio Mundial da Humanidade

Em Luxemburgo, as fortificações e a parte velha da cidade estão na lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO

As casamatas, como são conhecidas os túneis e passagens subterrâneas, foram usadas para defender a cidade de ataques durante séculos. Agora imagina a sensação de andar nessas fortificações que foram cavadas dentro de rochas? Isso é possível e é uma das maiores atrações de Luxemburgo.

Só para ilustrar, as casamatas chamam a atenção porque foram construídas nas falésias rochosas que ficam às margens do Rio Alzette, sendo assim, uma fortificação natural. Na cidade tem duas, as Casamatas de Buck e Pétrusse.

Em resumo, visitar a Cidade de Luxemburgo é como mergulhar no tempo. Lugar imperdível para quem gosta de história.

Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo - casamatas de buck
Casamatas de Buck – Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO

2. Admirar a arquitetura histórica e medieval

Para quem curte arquitetura, vai se encantar com o charme do centrinho histórico de Luxemburgo. Em seguida, quando você acha que já viu de tudo, fica ainda mais de queixo caído ao ver as casinhas coloridas que ficam na parte baixa, no Grand. É interessante que este bairro fica em um vale, rodeado pelo rochedo Buck (onde ficam as casematas) e ainda tem como bônus um rio que o cruza.

E não para por aí, além da arquitetura medieval, o mais impressionante é a combinação harmônica com a arquitetura antiga e contemporânea.

Aliás, como o país abriga diferentes culturas, a arquitetura também é variada. Tem um pouco de tudo, arquitetura gótica, renascentista e moderna. Só para ilustrar, veja só essas duas pontes ⇓

Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo
Pont Adolphe – uma das maiores pontes de arco de pedra do mundo
Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo - Grã-duquesa Charlotte Bridge
E olha só o contraste entre o velho e novo na arquitetura. Na foto anterior, uma ponte mais antiga, já essa aqui é a Grã-duquesa Charlotte Bridge, que é mais moderninha

3. Parece cidade de conto de fadas

As construções medievais, juntamente com o conjunto de fortificações que ficam sobre um vale cercado por penhascos formam um cenário digno de um filme. É apaixonante e a sensação que tive foi de estar em um de conto de fadas. Lindinha.

Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo

4. Cidade tranquila e segura

Diferente de outras capitais europeias, a cidade de Luxemburgo é bem tranquila se comparada com as demais. Ao caminhar pelo vale do Grand, um momento relaxante em meio as casinhas, um rio fofo, muito verde, e ainda rodeada por uma paisagem composta pela cidade alta e as Casamatas de Buck.

Além disso, Luxemburgo é um dos países mais ricos da Europa. Por isso, a cidade é segura e dificilmente você vai ver moradores de rua. Aliás, está no topo da lista das cidades mais seguras do mundo e a que oferece melhor qualidade de vida na Europa.

Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo
Não é um charme essa rua?

5. Multicultural e possibilidade de falar vários idiomas

O país é minúsculo, mas um grandalhão quando o assunto é diversidade cultural. O que não vai faltar são influências de outros países tanto no idioma, arquitetura, culinária quanto na cultura. Para vocês terem uma noção, Luxemburgo tem nada mais nada menos que 3 idiomas oficiais: francês, alemão, e luxemburguês.

Quase metade da população é formada por estrangeiros. Portanto, uma vez em um país tão multicultural, o inglês também entra na disputa. E não para por aí, ainda mais surpreendente, o português faz parte do grupo. A maior parte dos imigrantes são portugueses. Então já viu, comunicação não será um problema e tá aí sua chance de falar (ou até mesmo aprender) vários idiomas em um único país.

Já contratou seu seguro viagem?

O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, incluindo Luxemburgo. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS.

 

6. Conhecer a varanda mais bela da Europa

Lembre-se desse nome, Chemin de la Corniche, descrita por um escritor local como “a varanda mais bela da Europa”. E assino embaixo, tá aí aqueles lugares que nem photoshop consegue transmitir sua beleza. É ainda mais lindo visto de pertinho.

A Chemim de la Corniche é uma espécie de mirante que oferece as vistas panorâmicas mais bonitas de Luxemburgo. Basicamente, é uma rua que margeia as muralhas da cidade que é composta por vários mirantes. Daquelas vistas de cartão postal.

Do alto do penhasco a gente ver lá embaixo um vale lindo (conhecido como Grand – cidade baixa) que é composto pelas casamatas, o rio Alzete, as casinhas coloridas, uma ponte linda, e mais. Para deixar o cenário ainda mais charmoso, ainda conta com uma linda área verde e até uma horta. É uma das mais belas surpresas da capital de Luxemburgo como é descrita por muitos turistas.

Chemin de la Corniche - a varada mais bela da Europa - motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo
Chemin de la Corniche, descrita como “a varanda mais bela da Europa”

7. Apaixonar-se pelos cafés e restaurantes fofos

Tem cada café charmoso na cidade de Luxemburgo que a vontade é de entrar só para ver a decoração. Além disso, achei os bares e restaurantes bem descolados.

8. Fica pertinho de vários países na Europa

Luxemburgo faz fronteira com três países como Bélgica, França e Alemanha. Sendo assim, fica fácil incluir o país no seu roteiro de viagem.

O Grão-Ducado de Luxemburgo é tão pequenino (um dos menores da Europa), que algo como 1 hora você já cruza o país todo de carro. Então se estiver em Bruxelas, Paris, ou outras cidades mais próximas como Trier na Alemanha, aproveita a chance para visitar a capital do país, seja em um bate e volta ou até mesmo para passar mais dias.

Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo
Casinha mais lindinha que vi perto da Igreja Notre Dame de Luxemburgo

9. Tem muita coisa para ver e fazer

A cidade, assim como o país de Luxemburgo é recheada de uma grande diversidade de coisas bacanas para fazer. Só para ilustrar, eu tenho 1.50 de altura, sou pequena, então vou usar essa frase que me enche de orgulho quando ouço: “Os melhores perfumes estão em pequenos frascos”.

É apenas uma comparação boba para dizer que a cidade proporciona atividades e passeios para todos os gostos deste trilhas para os mais aventureiros, museus para quem curte arte e história, parques lindos para um momento relaxante, lindas igrejas, e muito mais.

Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo

10. Simplesmente porque é linda e toda fotogênica

E nem preciso descrever, as fotos por si já transmitem isso. Não é apaixonante?

Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo
Rio Alzete
Motivos para visitar a Cidade de Luxemburgo

Extra

Luxemburgo é o único grão-ducado existente no mundo

Nem rei, presidente, nem imperador, em Luxemburgo quem ganha o título é o Grão-Duque Henrique. Oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo, este é o único país no mundo (estado soberano) que tem a democracia representativa parlamentar representada por um grão-duque como monarca constitucional e chefe de estado.

Consegui te convencer? Se já conhece a cidade e o país, deixe um alô nos comentários 🙂 Vou adorar ler seu relato.

Abraços


***Receba mais dicas de viagem***


Leia também

5 comentários

Marcia Picorallo 4 de dezembro de 2019 - 11:06

Pelo jeito não faltam motivos para visitar a cidade de Luxemburgo, adorei conhecê-la por seus olhos e relato.

Responder
Fernanda Scafi 4 de dezembro de 2019 - 14:17

Eu AMEI conhecer Luxemburgo em 2014 acho! Ia estudar na Alemanha, fui uns dias antes e dormi 3 noites em Luxemburgo acho – maravilhoso! Conheci a capital claro e um dos castelos mais famosos, em Vianden e super recomendo o grão ducado! É lindo demais né? A ponte Adolphe tava reformando e toda coberta quando fui então tenho desculpa pra voltar kkkk

Responder
Edson Amorina Jr 5 de dezembro de 2019 - 05:52

Que lindo post Josi, realmente Luxemburgo é lindo. Nós fizemos um passeio de um dia e ficamos bem impressionados.

Responder
Sil Mendes 5 de dezembro de 2019 - 13:00

Fiquei encantada com esse post sobre Luxemburgo. Achei super interessante essa coisa de Grão Ducado.Fiquei super curiosa e com muita vontade de conhecer. Quantos dias vc acha que são suficientes?

Responder
ana paula menezes landeiro costa 6 de dezembro de 2019 - 10:34

Luxemburgo já me conquistou pelas fotos rs, mas adorei as dicas e vou por em meus planos de viagem.

Responder

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.