Santo Antônio de Lisboa: o charme do pitoresco bairro histórico em Florianópolis

Por Josiane Bravo

O pitoresco bairro de Santo Antônio de Lisboa está na lista de um dos distritos mais antigos de Florianópolis. Com suas construções históricas, casinhas coloridas, ruas estreitas e uma vista para a Baía Norte que proporciona um dos melhores lugares para ver o pôr do sol na ilha, faz com que os turistas se encantem com o charme deste vilarejo. Ou seja, um passeio que pode ser feito em qualquer época do ano, pois o diferencial deste bairro não é a praia, e sim sua riqueza histórica. Sendo assim, conhecer um pouco mais sobre a cultura açoriana faz parte do passeio. 

Uma pouco de história

Situado na região noroeste da ilha, Santo Antônio de Lisboa é um distrito de Florianópolis que engloba os bairros de Sambaqui, Barra do Sambaqui e Cacupé.

Classificado entre um dos bairros mais antigos de Santa Catarina, Santo Antônio de Lisboa foi uma das primeiras “freguesias” instituídas na Ilha. Além disso, conta com uma praia, que infelizmente é imprópria para banho, mas que rende um visual encantador durante o fim do dia. 

Praia Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis

Santo Antônio de Lisboa e sua relação com o povo açoriano

Voltando ao passado, uma pitadinha da história de como Santo Antônio de Lisboa foi fundado. Pois bem, lá em meados dos séculos 17 e 18 um grande número de imigrantes veio de Portugal para terras brasileiras. Sendo assim, este é um dos fatos marcantes na história do bairro que envolve a relação dos portugueses na fundação de Santo Antônio de Lisboa.

Só para vocês entenderem essa relação, em 1748 chegam muitos portugueses vindos da Ilha dos Açores. Dentre os vários motivos que fizeram destes povos a decisão de migrar para o Brasil inclui a dificuldade para se viver no arquipélago português, assim como a necessidade de colonizar o Sul do Brasil.  

Em resumo, o bairro foi fundado pelos imigrantes, a grande maioria vindas das Ilhas dos Açores. Por isso tem uma forte influência da cultura açoriana tanto na gastronomia como na arquitetura. No entanto, muito antes dessa ocupação o território já era habitado pelos povos guaranis.

Aqui é importante ressaltar que em 1748 o local teve a ilustre visita de Dom Pedro II. Já em 1750, a comunidade foi elevada à categoria de “freguesia” e passou a ser chamada de Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades. Por sua vez, só foi em 1948 que o nome da localidade foi alterado para Santo Antônio de Lisboa.

Hoje Santo Antônio de Lisboa conta com duas ruas principais que ficam paralelas ao mar. 

Para pensar: você sabe o que é uma “freguesia”?

O que fazer em Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis

O que fazer em Santo Antônio de Lisboa 

Reserve pelo menos metade de um dia para conhecer Santo Antônio de Lisboa com calma. Mesmo pequeno, o bairro é tão charmoso que a vontade vai ser de voltar. Aliás, como o pôr do sol é um dos momentos mais esperados para quem visita o bairro histórico, o ideal é visitá-lo na parte da tarde. 

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Florianópolis em 7 dias- roteiro para 4, 5 ou mais dias na Ilha da Magia

Para quem chega de carro, é possível deixá-lo ESTACIONADO em uma das ruelas que ficam perto da Praça Roldão e de lá seguir a pé até o centrinho. É tudo muito perto, então o passeio todo pode ser feito a pé. 

Igreja Nossa Senhora das Necessidades

Essa pequena igrejinha de origem portuguesa é um dos grandes destaques de Santo Antônio de Lisboa. Além de ser muito fotogênica por fora, mesmo com sua simplicidade, por dentro consegue nos surpreender com seu charme e riqueza em detalhes. Sem contar sua grande importância histórica.

Só para exemplificar, a Igreja Nossa Senhora das Necessidades foi fundada em 1756. E já que estamos falando de um lugar de grande valor histórico para a cidade, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico. Além disso, também recebeu a visita de Dom Pedro II e sua esposa Thereza Christina.

Resumindo, se você curte história e arquitetura histórica e bem conservada, não deixe de conferir o interior da Igreja Nossa Senhora das Necessidades, que conta com detalhes em azul e amarelo. Lá dentro a sensação é de pura paz. 

O que fazer em Florianópolis em 7 dias - roteiro - Santo Antônio de Lisboa - igreja

Lojinhas de artesanatos e construções açorianas

Santo Antônio de Lisboa tem um centrinho recheado de pequenas construções históricas, herdadas da cultura açoriana. Sendo assim, dentre as principais características do bairro destaca-se suas casinhas coloridas em tons fortes como o laranja, amarelo e vermelho.

Como vocês vão perceber pelas imagens, tirar fotos das fachadas fotogênicas foi diversão certeira. Só para ressaltar, eu amo portas e janelas. E vocês, também gostam?

Além das casas fotogênicas, em algumas dessas construções hoje funcionam lojinhas de artesanato. Como referência, essas lojas ficam coladinhas com a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades. Ali vocês também encontraram lojas de renda e ateliês como o fotogênico Atelier Santo de Casa. 

Florianópolis - bairro histórico

Praça Roldão da Rocha Pires

No centro histórico do bairro fica uma praça muito aconchegante, bem como sua importância histórica. Afinal, é lá onde se encontra a primeira rua calçada do estado de Santa Catarina.

Só para ilustrar essa história, ao saber que receberiam a visita de Dom Pedro II pela primeira vez, como uma forma de homenagear o imperador, o povoado decidiu construí essa rua. Nos dias de hoje a rua é fechada para o trânsito de carros e é bem popular tanto para os locais como para turistas.

É na Praça Roldão da Rocha onde acontece a Feira das Alfaias, que trata-se de uma feirinha à céu aberto onde encontrará barraquinhas de artesanatos, roupas, livros, dentre outros objetos. Ali também fica a famosa plaquinha de azulejo, que conta a história de Santo Antônio de Lisboa de uma forma resumida. Aliás, essa placa em estilo português fica logo na entrada da rua.

A Feira das Alfaias funciona aos sábados das 14h às 20h, aos domingos das 14h às 19h. Já na alta temporada o horário muda, funciona das 15h às 21h.
Placa de sejam bem vindos em Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis
Plaquinha de sejam bem vindos que fica na entrada Praça Roldão da Rocha Pires

Ver o pôr do sol

Tá aí um dos momentos mais esperados pelos visitantes que visitam Santo Antônio de Lisboa, ver o pôr do sol. 

No fim do dia a dica para presenciar um lindo pôr do sol em grande estilo é sentar em uma das mesas que ficam nos decks dos restaurantes à beira mar. Seja sentado em um banco ou até mesmo na praia, o que vale é a vista. 

Só para ilustrar essa cena linda, o sol se põe do outro lado da baía. Além dos barquinhos pesqueiros que compõem o cenário, os morros deixam o visual ainda mais espetacular. E tem mais, é possível ver a enorme Ponte Hercílio Luz toda iluminada depois que vai escurecendo.

Outro passeio que dizem que é muito bacana é fazer uma caminhada de Santo Antônio de Lisboa até Sambaqui.

pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis

Onde comer em Santo Antônio de Lisboa

Dentre os motivos que faz de Santo Antônio de Lisboa um dos lugares mais agradáveis e charmosos de Florianópolis destaca-se sua rica gastronomia especializada em frutos do mar.

Apesar dos preços serem mais salgados, vale muito a pena almoçar ou jantar em Santo Antônio de Lisboa. Ao caminhar por uma das ruas principais que ficam de frente para a praia, você vai encontrar algumas opções de restaurantes com decks.

Eu optei em jantar lá já que cheguei mais no final da tarde. E minha escolha foi o Freguesia Bar e Restaurante.

Freguesia Oyster Bar e Restaurante

É um restaurante que tem como diferencial seu deck que fica de frente para o mar, além de ser especializado em frutos do mar.

Ao chegarmos no restaurante não havia mesas disponíveis no deck, mas fomos persistentes pois meu namorado é apaixonado por ambientes a céu aberto. Esperamos até que uma mesa fosse liberada. Dito isso, a melhor sugestão é fazer a reserva com antecedência para garantir seu lugar.

Sobre o atendimento, confesso que o lugar deixou um pouco a desejar. Demorou para nos atender. A comida em si estava bem saborosa. Meu namorado pediu ostras com vinagrete e eu optei por um prato com peixe com acompanhamento.

Em resumo, o que realmente gostamos e que valeu a pena cada centavinho investido no jantar foi a oportunidade de ver o pôr do sol no deck do restaurante, na beira da praia. Adoramos. Como referência,  preço para dois ficou + ou – uns 140, 00 reais.

onde comer em Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis
onde comer em Santo Antônio de Lisboa  - Florianópolis
Deck do Freguesia Oyster Bar e Restaurante

Outras informações

Desde 1754 é comemorado a tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Santo Antônio de Lisboa, uma festa religiosa que conta com apresentações artísticas e programações culturais. Alguém já ouviu falar ou já participou dessa celebração?  

Conta para mim nos comentários, Santo Antônio de Lisboa é ou não é um CHARME? 

Abraços
Josiane Bravo


***Receba mais dicas de viagens***


Comece a planejar sua viagem aqui

Continue planejando sua viagem usando um dos parceiros do blog. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, eu ganho uma pequena comissão. Você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a manter o blog.

Reserve seu hotel/hostel: faça sua reserva pelo Booking.com, site de hospedagem que garante os melhores preços em qualquer lugar do mundo. Além disso, muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito.

Seguro Viagem: curta sua viagem sem preocupação adquirindo um seguro viagem. Lembrando que na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos não existe saúde pública. Faça aqui sua cotação com a Seguros Promo e garanta os melhores preços. E olha que legal, você pode pagar em até 12x no cartão de crédito ou ter 5% de desconto no boleto.

Hospedagem: ganhe até R$300,00 de desconto na sua primeira reserva no Airbnb, uma plataforma de aluguel de casas e apartamentos ao redor do mundo.

Ingressos: evite filas, compre ingressos com antecedência para atrações turísticas, excursões entre outros passeios pela Get Your Guide.

 

 

Leia também

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.