15 sobremesas deliciosas e doces ao redor do mundo para provar

Por Josiane Bravo

Da série doces ao redor do mundo para experimentar pelo menos 1 vez. Afinal, viajar vai te proporcionar experiências diversas e uma delas é conhecer uma nova cultura, seja ela nacional ou internacional.

A maneira como você pode vivenciar a cultura de um lugar pode envolver várias coisas, entre elas a culinária local que envolve pratos salgados ou doces e sobremesas, até bebidas. E o bacana é que muitos destes pratos além de serem deliciosos e de dar água na boca, também conta com sua história. Ou seja, comer e experimentar uma comida ou doce ao redor do mundo também é cultura.

E cá para nós, quem aqui não curte um doce ou sobremesa? E quando é algo diferente, só o gostinho de provar pela primeira já é um momento especial. Portanto, confira nessa lista especial 15 sobremesas e doces para provar ao redor do mundo. E detalhe, aqui só quis falar sobre os doces que já tive a oportunidade de experimentar.

Sobremesas e doces ao redor do mundo para experimentar pelo menos 1 vez

1. Cheesecake – EUA

Cheesecake é uma das delicias que mais amo dos Estados Unidos. Essa sobremesa americana pra lá de suculenta é um bolo, mas podemos classifica-la como uma torta de queijo. O recheio é de cream cheese (queijo cremoso). Não sei qual é a receita e o truque, mas o sabor é divino, parece que eles misturam limão ou algo parecido para dar um toque especial no sabor. Já a cobertura tem de vários sabores como de calda de frutas vermelhas e muito mais.

Só para exemplificar, essa sobremesa é bem popular nos Estados Unidos e em quase todos os lugares é possível encontrá-la, mas tem um lugar em especial que indico demais porque é onde encontrei o cheesecake mais gostoso e também foi onde provei essa delícia pela primeira vez, na Cheesecake Factory.

doces ao redor do mundo - cheesecake
Cheesecake – Foto divulgação (Pixabay)

Aqui vale ressaltar que apesar do cheesecake ser conhecido como uma sobremesa típica americana, sua primeira versão surgiu na Grécia Antiga e com o passar dos anos foi ganhando novas versões. Hoje você vai encontrar várias variações deste doce, sendo a americana a mais conhecida, em especial em Nova Iorque, local onde mais se popularizou.


2. Floresta Negra, Alemanha e Suíça

O famoso bolo de cereja de origem alemã é uma das sobremesas mais populares na Alemanha.

Apesar de ter o nome “Floresta Negra”, que na verdade trata-se de uma floresta misteriosa localizada na Alemanha, o bolo em si não está relacionado com uma floresta. Aqui a relação do nome é a história da origem do bolo, que é bem controversa e recheada de versões.

O bolo ou torta como também é conhecido, é feito com massa de chocolate e recheio de cerejas com camadas de chantilly. Vale ressaltar que a receita é diferente em outros lugares, por exemplo, no Brasil sua versão é bem mais açucarada e, portanto, mais doce. Já a receita alemã o que dar um sabor especial é o kirsch, um licor de cereja. Por isso o bolo original não é tão doce.

doces ao redor do mundo - floresta negra
Floresta Negra – Foto divulgação (Pixabay)

3. Torta de maçã holandesa

Se estiver de passagem pela Holanda (Países Baixos) recomendo degustar de uma das sobremesas mais populares no país, a famosa torta de maçã. Apesar de não ser uma sobremesa típica do país, a versão holandesa tem seu toque especial.

Particularmente, não é querendo puxar o saco dos holandeses, mas a torta de maçã holandesa até hoje é uma das mais saborosas que já provei, em especial a da Winkel 43, que aliás, já anota este nome, é um dos lugares onde encontrará a torta mais saborosa em Amsterdam. O local é tão popular que já virou parada obrigatória entre os turistas.

A melhor torta de maçã de Amsterdam - Winkel 43
Torta de maçã da Winkel 43 – Amsterdam

4. Baklava – Turquia

Quando fui fazer meu intercâmbio de au pair nos Estados Unidos, acabei escolhendo uma família turca para morar (família anfitriã). Foi 1 ano inteiro morando com eles e com isso, além da culinária americana, também convivi com as delícias da culinária turca. Sendo que o baklava entrou para a lista dos meus doces favoritos ao redor do mundo.

Baklava é um doce turco, aliás, um dos mais tradicionais no país. Vivenciei isso de perto, pois a família turca com quem morei fazia questão de comprar essa gostosura com frequência que no geral, é vendido em grandes quantidades, em uma bandeja cheia deles. Em casamentos e festas, podemos até compara-lo com o nosso brigadeiro em relação a sua popularidade.


E como é este doce? Ele parece um mini pastel doce, mas o que faz deste docinho tão popular são os ingredientes usados. Só para resumir, o baklava é feito de uma massa fina que tem a espessura de papel, banhada com calda de xarope (versão mais barata) ou mel, e o grande destaque é o recheio com pasta de nozes ou pistache moído.


Além da Turquia, você também encontra o baklava em outros países do Oriente Médio.  

doces ao redor do mundo - baklava
Baklava – foto divulgação (Pixabay)

5. Crème Brûlée  –  França

Além do pães e queijos, os franceses também se saíram muito bem quando o assunto é sobremesas e doces de dar água na boca e um deles é o créme brûllee.


Crème Brûlée, mais conhecido em português como um creme de baunilha, é uma sobremesa feita com baunilha, açúcar, creme de leite, ovos e tem uma cobertura que é composta de açúcar queimado com maçarico. O resultado dessa delícia é um creme delicioso que tem uma crosta crocante por cima.


Aqui vale destacar que este creme também é famoso em outros países. Na Espanha por exemplo, chama-se “Crema Catalana”, que por sinal, é uma delícia.

doces ao redor do mundo - Crème Brûlée
Crème Brûlée – foto divulgação (Pixabay)

6. Alfajores – Argentina e Uruguai 

Os famosos alfajores são encontrados em alguns países da América do Sul e tem sua origem na Espanha, mas os argentinos são os que lideram no ranking dos mais populares e na minha humilde opinião, os mais gostosos. Os do Uruguai também entram na disputa.

De tão populares, os alfajores argentinos viraram um dos ícones do país e é daquelas gostosuras para trazer na mala quando estiver visitando o país. Aqui vale dizer que hoje a disputa é grande já que existem várias marcas, mas uma delas está no ranking das mais famosas, que é o da marca Havana.

Experimentei alfajores de várias marcas e para mim os da Cachafaz e Havana estão entre os mais saborosos.


O que é um alfajor? É um doce que parece uma bolacha recheada, composta por uma camada fina que pode ser coberta de chocolate ou de outros sabores como chocolate branco, etc. Além disso, tem como toque especial um recheio que assim como a cobertura também é oferecido em vários sabores, sendo o de doce de leite um dos mais populares.


7. Tiramusú – Itália 

Vocês gostam de “PAVÊ”? Se sim, com certeza vão pirar com o tiramusu, que para mim tem um sabor que lembra muito o nosso delicioso pavê.

Tiramusu é uma sobremesa italiana muito popular na região de Vêneto, assim como demais localidades. Essa gostosura é preparada com camadas de biscoito champanhe que são molhados em café e dependendo da receita, até recebe vinho Marsala. Já o recheio é composto de creme de queijo mascarpone e para dar aquele toque especial, é polvilhado com cacau em pó.


Curiosidade: o tiramisù ficou conhecido no passado como o “doce dos amantes” já que diz a lenda que era consumido antes dos encontros amorosos. Como tem ingredientes como café, chocolate e vinho, essa combinação ganhou a fama de ser afrodisíaco. Concordam que é o “doce que te levanta’’? Se é verdade ou não eu não sei, mas que o negócio te leva às nuvens eu posso garantir.


doces ao redor do mundo - tiramisú
Tiramisú – foto divulgação (Pixabay)

8. Cannoli – Itália

E a Itália entra mais uma vez nessa lista. Dessa vez são os deliciosos cannolis, que é um doce típico siciliano que é feito de uma massa doce com formato de tubo que depois é frita. Aqui o grande diferencial vai para o recheio que leva o tradicional creme de ricota.

Ah, mas é sobremesa ou salgado? Pode ser os dois. Mas o mais popular são os cannoli doces, que são oferecidos com recheios dos mais variados, sendo o de recheio de pistache o meu favorito, vai por mim. É uma delícia.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Don Nino (@don_nino_italia) em


9. Trdelník – Praga

O nome dessa delícia checa é difícil de falar, mas o que tem de complicado na pronúncia tem de gostoso e fotogênico. Trdelník é um dos doces mais populares entre os turistas que visitam Praga. Já o curioso é que ele surgiu na Romênia, mas se popularizou na Hungria e República Tcheca, e até Eslováquia.  

Trdelník é tão popular que a cada esquina que você passa em Praga encontra uma lojinha que vende essa delícia. Aliás, já fica a dica, procure pelos lugares onde consegue ver eles fazendo na hora, daqueles locais que é possível sentir o cheirinho de longe, pois os mais gostosos são os que saem quente. É tipo comer pão fresco feito na hora.


O que é Trdelník? É um doce que é feito com uma massa assada envolta de um espeto. Depois de pronto, essa gostosura que tem o formato de um rolo e o sabor de pão doce ainda é envolta no açúcar e canela. Para complementar o que já é bom, dentro do buraco que se forma ainda tem as opções de colocar recheios como nutella, sorvete, etc.



10. Cinammon rolls (rolinhos de canela) – popular nos Estados Unidos

Das gostosuras americanas que mais comi durante os 2 anos que morei no país. Você encontra no mercado a massa para assar, então é tipo um pão doce que vai muito bem com café. Aqui vale ressaltar que mesmo sendo um doce muito popular nos Estados Unidos, ele não tem sua origem no país. Então você o encontrará em outros países como Suécia (conhecido como Kanelbulle) e Noruega.

Os cinammon rolls, os famosos rolinhos de canela, são pãezinhos doces feito com canela. O resultado é um pão fofo e saboroso em forma de rosca. Dos mais gostosos que já comi, a versão mais saborosa eu encontrei no Alasca, onde é servido com calda de açúcar de confeiteiro.

Fica a dica: a Cinnabon é uma loja (franquia) americana especializada em cinammon rolls. Os doces são deliciosos e você encontra essa loja em lugares como Orlando, entre outros.

doces ao redor do mundo -cinnamon rolls
Cinammon rolls – foto divulgação (Pixabay)

11. Gulab Jamun – Índia

O Gulab Jamun é uma sobremesa muito popular na Índia, que trata-se de um doce feito com bolinhas (que conta com leite em pó como um dos principais ingredientes) e calda de açúcar que ganha um sabor especial com a adição de especiarias indianas. É servido quente e geralmente é um doce bem popular que encontrará em casamentos e até eventos.

doces ao redor do mundo - gulab jamun
Gulab Jamon – foto divulgação (Pixabay)

12. Stroopwafel – Holanda (Países Baixos)

O stroopwafel é um doce típico dos Países Baixos, que é tipo um biscoito (waffle) composto por duas camadas finas, sendo que o recheio é de caramelo. Aqui vale explicar que o recheio fica entre as 2 partes da bolacha, sendo que a melhor forma de consumi-lo é quando sai fresquinho e quente, ou seja, feito na hora.

Para quem quer comprar o docinho para levar para casa, um dos jeitos mais holandês de comê-lo é colocando a bolacha por cima de uma xícara de chá ou café de mesmo tamanho. Com o vapor quente que sobe, o stroopwafel fica quente e o caramelo amolece. O resultado, fica muito mais gostoso.


13. Macaron – França

Os famosos macarons são oficialmente um dos docinhos mais populares na França e que de tanto que se tornou famoso, hoje já entrou para a lista de coisas (lembranças) para comprar quando estiver visitando o país.

Eles são coloridos e fofinhos, mas vou ser controversa aqui, confesso que não sou muito fã dos macarons e acho caro pelo tamanho. Enfim, aqui vale ressaltar que gosto é igual “C…”, então tem muita gente que ama.

E você, já experimentou este doce feito com farinha de amêndoas? Gostou?

doces ao redor do mundo - macarons
Macarons -foto divulgação (Pixabay)

doces ao redor do mundo - pastéis de nata

14. Pastéis de nata – Portugal

O docinho típico que já virou marca registrada entre um dos mais famosos doces portugueses é para deixar qualquer com água na boca só de ler a descrição. São os pastéis de nata, um doce que tem como destaque seu recheio feito com açúcar, leite e ovos.

Mas de todos os pastéis de nata que experimentei, o melhor, o mais gostoso, foram os Pastéis de Belém, que é uma fábrica que produz os melhores pastéis de nata de Portugal. O bacana é que é possível ir até a loja (pastelaria), que fica localizada em Lisboa. Lá você vai poder comê-lo fresquinho e feito na hora, e o melhor, comer o pastel de nata original, o qual a receita é até hoje mantida em segredo.


15. Sachertorte – Torta Sacher Áustria

O bolo de chocolate austríaco ganhou fama no país e é hoje uma das sobremesas mais procuradas pelos visitantes. A aparência por si já agrada o olhar, e o sabor é ainda melhor. O nome é atraente também.

O Tarta Sacher é um bolo que foi inventado por Franz Sacher em 1832. Apesar de ser de chocolate, não é tão doce como aparenta já que é feito com chocolate meio amargo com recheio de damasco. E no geral é servido com chantilly, melhor opção para quem curte bolo mais molhado.

Hoje em dia são vários lugares que vendem essa sobremesa, mas a receita original do bolo é guardada em segredo pelo Hotel Sarcher, que registrou o Tarta Sacher. Segundo pesquisas, a receita envolve vários procedimentos nunca revelados.


Deu água na boca? Dessa lista, quais destes doces já experimentou?

Claro que não coube tudo porque quis destacar os mais populares e os que já provei, além destes, também recomendo sorvete de doce de leite marca Freddo, bolo red velvet, e temos os nosso clássicos brazucas como brigadeiro, paçoca, beijinho e muito mais.


***Leia também***


Comece a planejar sua viagem aqui

Continue planejando sua viagem usando um dos parceiros do blog. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, eu ganho uma pequena comissão. Você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a manter o blog.

Reserve seu hotel/hostel: faça sua reserva pelo Booking.com, site de hospedagem que garante os melhores preços em qualquer lugar do mundo. Além disso, muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito.

Seguro Viagem: curta sua viagem sem preocupação adquirindo um seguro viagem. Lembrando que na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos não existe saúde pública. Faça aqui sua cotação com a Seguros Promo e garanta os melhores preços. E olha que legal, você pode pagar em até 12x no cartão de crédito ou ter 5% de desconto no boleto.

Hospedagem: ganhe até R$180 de desconto na sua primeira reserva no Airbnb, uma plataforma de aluguel de casas e apartamentos ao redor do mundo.

Ingressos: evite filas, compre ingressos com antecedência para atrações turísticas, excursões entre outros passeios pela Get Your Guide.

 

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.