Colonia del Sacramento: o que fazer na cidade mais fofa do Uruguai em 1 dia

Por Josiane Bravo
54 comentários

O que fazer em Colonia del Sacramento? Carinhosamente conhecida como Colonia, a cidade mais charmosa e antiga do Uruguai esbanja charme para dar e vender. Pequenina e com ruas de pedras, a sensação é de estar em um verdadeiro museu a céu aberto, uma cidade que parece que parou no tempo com suas casinhas e ruas preservadas. Tão romântica que alguns até a comparam com Paraty no Brasil.

Confira neste guia dicas essenciais para planejar sua viagem nessa pequena cidade que fica coladinha com Buenos Aires, separadas apenas pelo Rio da Prata. Aqui você vai encontrar dicas de passeios, onde se hospedar, como chegar e muito mais.

ruela-em-colonia-del-sacramento

Como chegar em Colonia?

Colonia de Sacramento fica mais perto de Buenos Aires do que da capital do Uruguai, Montevidéu. Então uma boa pedida para quem estiver visitando a terrinha dos hermanos argentino é um bate e volta a cidadezinha.

De Buenos:

  • se estiver em Buenos Aires, existem três companhias que fazem a travessia, que é por meio de balsa pelo Rio da Prata;
  • a travessia é bem rápida e geralmente leva em média 1 hora. Também tem as balsas mais lentas, que levam 3 horas de travessia;
  • as principais companhias de balsa são: BuquebusSeatcat e Colonia Express; 
  • a empresa que escolhi foi a Buquebus, que é a mais popular e tradicional. É a companhia que possui os barcos com mais infraestrutura e tem mais opções de horários;
  • eu só fiz o trajeto de ida, que saia de Colonia à Buenos, o valor da passagem foi em torno de 90,00 reais;
  • para garantir, a dica é fazer a reserva da passagem com antecedência. Os valores são bem diversificados, pois o preço é de acordo com o horário de partida e dia selecionado. Ressaltando que a rota é operada em vários horários do dia;
  • o terminal da Buquebus e Seatcat fica no bairro de Puerto Madero em Buenos Aires.
  • outra opção para quem curte este estilo de passeio é fazer uma excursão saindo de Buenos Aires ou Montevidéu ⇓

De Montevidéu:

  • saindo de Montevidéu a Colonia, a opção mais em conta é ir de ônibus (que foi a minha escolha);
  • a viagem é bem tranquila e dura em média 2h30min;
  • optei em comprar a passagem no mesmo dia da viagem no terminal rodoviário de Montevidéu, o Tres Cruces;
  • a principal companhia que faz o trajeto é a COT;
buquebus

Terminal da Buquebus em Buenos Aires

Sobre Colonia del Sacramento

Você sabia que os danadinhos dos portugueses também têm sua marca lá no Uruguai, pois é, Colonia foi fundada por eles em 1680. Como a cidade fica em um ponto bem estratégico, as margens do Rio da Prata, Colonia foi disputada pelas coroas de Portugal e Espanha. Mas não vou entrar em mais detalhes sobre essa história, mas o fato é que por causa dessas batalhas a cidade guarda uma forte influência de ambos os colonizadores.

Com tanta história, hoje Colonia é uma cidade voltada para o turismo e o seu centro histórico foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

casas-em-colonia-del-sacramento

Casinhas charmosas no Centro Histórico de Colonia

Durante seu passeio, ao caminhar pelo centrinho histórico de Colonia você vai encontrar características portuguesas e espanholas nas ruas e casas. A impressão que tive é que a cidade parou no tempo, com ruas de pedras, avenida arborizadas, carros antigos, casas de barro e até muralhas. Uma cidade perfeita para os casais apaixonados, pois Colonia me lembra um filme de romance.

ruas-em-colonia-del-sacramento

Ruas e casas de pedras em Colonia del Sacramento

ruela-em-colonia-del-sacramento

Ruela, e ao fundo o Rio da Prata

O que fazer em Colonia del Sacramento

Colonia é uma cidadezinha pequena e fácil de ser percorrida. Com um mapa na mão, é fácil percorrer suas ruas e desbravar todo o seu charme com calma em apenas um 1 dia. Além disso, os principais pontos turísticos da cidade se encontram no Centro Histórico, que eu conheci até mesmo sem mapa e sem a necessidade de usar gps.

O bacana do passeio em Colonia é andar sem rumo, admirar as construções e carros antigos que estão espalhados pela cidade. No entanto, o que me atrapalhou foi a chuva brava que não deu trégua no dia que fui. Mas o tempo ruim não arruinou meu passeio, mesmo toda molhada, fiquei encantada com essa cidadezinha que é toda fotogênica. Para quem curte portas e janelas, já prepare a câmera e as poses 🙂

carro-antigo-em-colonia-del-sacramento

Carro antigo embelezando essa rua

Para facilitar o planejamento, confira esse mapa aqui com as localizações dos pontos turísticos de Colonia del Sacramento.

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1UL6OBiQX3upZrLzWrJvwHn8sWSk&w=640&h=480]

Puerta de la Ciudadela 

Comecei o meu passeio através do portão de entrada, que dá acesso ao Centro Histórico. Trata-se das partes dos muros de uma antiga muralha que protegia a cidade no passado, também conhecido como Porton de Campo.

entrada-do-centro-historico-de-colonia-del-sacramento

Chegando no Centro Histórico

Colonia del Sacramento

Puerta de la Ciudadela/portão de entrada do Centro Histórico

Passando pelo portão você vai dar de cara com uma construção bem charmosa, onde fica uma sorveteria de sorvetes artesanais. Além da construção bem fotogênica, fica a dica de um lugar para tomar um delicioso chocolate quente em um dia chuvoso e frio. Neste mesmo ponto também fica a rua de onde é possível ver o Rio da Prata, é só descer a ruazinha ou subir na antiga muralha para ver o rio.

colonia-del-sacramento

Rio da Prata no final da rua

Rua dos Suspiros (Calle de los Suspiros)

A Rua do Suspiros é a ruazinha mais fotografada e um dos cartões postais de Colonia. Composta de paralelepípedos, essa ruela que é aberta apenas para os pedestres chama a atenção por conta da suas casinhas fofas e coloridas, em destaque uma casa rosa, que tem mais de 200 anos.

E assim como a famosa Ponte dos Suspiros em Veneza, o nome “suspiros”, que parece romântico, traz uma história triste. Diz a lenda que essa era a última rua que os escravos passavam antes de serem executados.

rua-dos-suspiros-colonia-del-sacramento

Rua dos Suspiros

calle-de-los-suspiros-em-colonia-del-sacramento

Rua dos Suspiros vista de outro ângulo, e ao fundo Rio da Prata

Plaza Mayor ou Praça 25 de Maio

Também conhecida como Praça Maior, trata-se de uma das principais praças da cidade e também lugar onde se encontra a maioria dos museus, restaurantes e lojas. A praça é uma graça e toda arborizada, um pena que a chuva atrapalhou o meu passeio, mas em um dia de céu azul deve ser uma delícia sentar em algum banco da praça e admirar a linda vista.

plaza-mayor-em-colonia-del-sacramento

Plaza Mayor

El Farol e Convento de San Francisco

Nos arredores da  Plaza Mayor se encontra o Farol de Colonia, que foi construído sobre as ruínas do Convento de San Francisco. Por conta de um incêndio no final do século XVIII, o convento foi totalmente destruído.

Se o tempo estiver bom, é possível subir no alto do Farol, de onde pode admirar o centro histórico e arredores de Colonia das alturas, assim como o Rio da Prata. A atração é paga, mas é baratinho.

farol-de-colonia-del-sacramento

Farol de Colonia

Plaza das Armas e Igreja Matriz

Ao lado da antiga Plaza das Armas, que hoje é conhecida como Praza Manuel Lobo, você encontrará a igreja mais antiga da cidade, a Basílica do Santíssimo Sacramento, que tem como destaque seu interior que abriga várias obras de arte de origem colonial.

plaza-das-armas-em-colonia-del-sacramento

Plaza de Armas

E coladinho com a Igreja Matriz, não deixe de conferir a rua onde se encontra os carros antigos mais fotografados e fofos de Colonia. Esses carros fazem parte da decoração do restaurante El Drugstore, que tem várias mesinhas coloridas na parte externa. O que chama atenção é que os carros servem como um jardim, com plantas como parte da decoração. Não precisa dizer que fiquei encantada com todo o charme 🙂

carros-antigos-em-colonia-del-sacramento

Carros antigos do restaurante El Drugstore

Pier e Centro Cultural Bastion Del Carmen

E não deixe de ir no final da tarde conferir o pôr do sol no Pier de Colonia, onde fica o porto de iates da cidade. Novamente, a bendita chuva não me permitiu isso. E não precisa ir durante o final da tarde, o lugar é perfeito para um simples descanso, uma boa pedida para curtir o Rio da Prata. E bem coladinho com o pier se encontra o Centro Cultural Bastion del Carmen, um edifício histórico que já foi uma fábrica de sabão.

pier-de-colonia-del-sacramento

Essa é uma foto do Pier que uma amiga fotografou

Museus

Os museus de Colonia são bem pequeninos. Entre os mais visitados se destaca o Museu do Azulejo, que tem um acervo de diferentes tipos de azulejos como os de Portugal e Espanha. Além dele, a cidade abriga os seguintes museus: Museu Português (esse também se destaca entre os mais visitados), Museu Municipal, Museu Espanhol, Casa de Nacarello, Arquivo Municipal, Museu Indígena e  Museu Naval.

Dica: tem um ticket que te dá direito à entrada a todos os museus de Colonia Del Sacramento por um preço bem camarada (algo em torno de R$ 6,00). O único ponto negativo é que nem todos eles funcionam todos os dias.

museu-portugues-em-colonia-del-sacramento

Frente fofa do museu Português. Olha essa árvore na frente, vi várias casinhas em Colonia nesse estilo

Onde ser hospedar em Colonia?

É possível conhecer Colonia em apenas um dia, mas se sobrar mais tempo no roteiro, recomendo passar pelo menos uma noite na cidade. Eu fiz isso e achei que a experiência foi válida, conheci a cidade com mais tranquilidade e o dia não ficou tão cansativo.

  • Sur Hostel: foi neste albergue onde fiquei hospedada. Fica a dica de um hostel simples e barato que fica localizado pertinho da rodoviária de Colonia. Para mais informações, a Camila do blog O Melhor Mês do Ano escreveu uma resenha sobre ele, confira aqui;
  • El Viajero: ainda na pegada opções baratas, este albergue está entre um dos melhores de Colonia, animado e bem elogiado pelos hóspedes;
  • Hotel Radisson (hotel 5 estrelas): para quem procura mais conforto e não se importa de pagar mais, este luxuoso e moderno hotel tem como destaque sua localização privilegiada, de frente para o Rio da Prata;
  • Posada Del Virrey: essa é uma pousada muito elogiada pelos hóspedes que está situada em um elegante edifício colonial;

Informações úteis

  • alguns restaurantes em Colonia aceitam reais e dólares;
  • como as ruas são de pedras, a dica é usar um calçado confortável, se possível ir de tênis;
  • para quem curte, em Colonia tem os famosos “Walking Tours” (tour guiado). Tá aí uma forma bacana de caminhar pelo centro histórico da cidade e conhecer mais sobre sua história;
  • se estiver com mala e não for hospedar em Colonia, é possível deixá-las no guarda volume da rodoviária por um ótimo preço (bem baratinho mesmo). Eles cobram por hora, e o nome do serviço em espanhol é “depósito de equipaje”. A rodoviária é bem pequena e de fácil localização.

Aproveita para salvar as imagens abaixo no seu pinterest.


***Confira outros posts do Uruguai***


***Receba mais dicas de viagem***


Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples. Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima; Josiane Bravo



Booking.com

54 comentários
0

Leia também

54 comentários

O que fazer em Montevidéu no inverno: roteiro completo de 1 dia – Uma Turista Nas Nuvens 31 de outubro de 2016 - 01:38

[…] Colonia Del Sacramento: conheça a cidade mais charmosa do Uruguai em 1 dia […]

Reply
Chronosfer 31 de outubro de 2016 - 08:04

Cidade encantada, vale todo o tempo do mundo. Abraço.

Reply
Josiane Bravo 31 de outubro de 2016 - 15:01

Vale mesmo não é. Eu me apaixonei pela cidade mesmo com um dia de chuva e com certeza voltaria novamente.

Abraços 🙂

Reply
?VIVIMETALIUN? 31 de outubro de 2016 - 15:35

Gostei das casinhas rústicas e as fotos ficaram boas. 😀

Reply
Josiane Bravo 31 de outubro de 2016 - 20:36

Muito obrigada 🙂 Feliz que gostou rs.

Abraços

Reply
Sinthia 31 de outubro de 2016 - 17:38

Essa cidade é realmente encantadora, eu já fui duas vezes e nas duas fiquei igualmente apaixonada! Beijos

Reply
Josiane Bravo 1 de novembro de 2016 - 13:52

Olá Sinthia, muito obrigada pela visita 🙂 Colonia é uma grança mesmo com chuva rs, tenho que voltar, pois fiquei apaixonada pela cidade.

Beijos

Reply
A magnífica Casapueblo em Punta Ballena, ao lado de Punta Del Este – Uma Turista Nas Nuvens 1 de novembro de 2016 - 00:01

[…] Colonia Del Sacramento: conheça a cidade mais charmosa do Uruguai em 1 dia […]

Reply
Mas Puro Verso: uma livraria super fofa em Montevidéu – Uma Turista Nas Nuvens 1 de novembro de 2016 - 00:16

[…] Colonia Del Sacramento: conheça a cidade mais charmosa do Uruguai em 1 dia […]

Reply
Mapa na Mão 3 de novembro de 2016 - 21:17

Ai Josi, que saudade que deu deste lugar! Amei demais e faz um tempinho que fomos…

Reply
Josiane Bravo 4 de novembro de 2016 - 15:59

Muito obrigada 🙂 Amei muito também e gostaria de voltar a Colonia novamente, pois a cidade deixou um “que” de quero mais 🙂

Beijinhos

Reply
Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 4 de novembro de 2016 - 10:05

Josi, adorei seu post! Sempre ouvi falar dessa cidade mas não tinha visto tantas fotos. Olha, a chuva deixou um charme nelas, viu? Abraços

Reply
Josiane Bravo 4 de novembro de 2016 - 15:57

Oi Marcia, muito obrigada 🙂 Eu fiquei um pouco decepcionada com a chuva rs, pois teve um certo momento que nem tinha como andar mais, chuva de vento. Deixei de ver muita coisa na cidade que queria. Mas obrigada haha,eu sou daquelas que ama foto com tempo azulzinho, se gostou, fico feliz 🙂

Abraços

Reply
levenaviagem 4 de novembro de 2016 - 17:03

Josi, adorei seu post, parabéns!!!
Muito detalhado, rico em informações e mostra a cidade do jeitinho que ela é!!
😉

Reply
Josiane Bravo 4 de novembro de 2016 - 17:55

Oi Luiza, muito obrigada pela visita 🙂 E fico feliz que gostou do post.

Um grande abraço e um ótimo final de semana

Reply
Katarina Holanda 4 de novembro de 2016 - 20:37

Que charme de lugar. ♥ Cidadezinhas assim também me encantaram no Chile. Sonho conhecer o Uruguai e essa com certeza entrou pra lista. Lindo post!

Reply
Josiane Bravo 4 de novembro de 2016 - 21:20

Oi Karina, eu amo cidadezinhas coloniais no estilo de Colonia Del Sacramento. Tenho certeza que vai adorar conhecer o Uruguai <3

Muito obrigada 😉
Beijos

Reply
Gabi 5 de novembro de 2016 - 11:43

Quando fui pra Buenos decidi que ia tirar um dia pra ir pra Colonia, e acabei não fazendo. Morro de vontade de conhecer a cidade! Só escuto falar/leio coisas boas, todo mundo se encanta. Quem sabe numa próxima!

Reply
Isa Marques 5 de novembro de 2016 - 16:14

Meu Deus que lugar lindo!!!
Já fiquei louca pra conhecer e amei saber mais um pouco sobre o lugar <3

Reply
Josiane Bravo 7 de novembro de 2016 - 16:40

Muito obrigada Isa, Colonia é um encanto de cidade 🙂 Você vai adorar

Abraços 🙂

Reply
Flávia Donohoe (@quartodeviagem) 5 de novembro de 2016 - 23:10

que cidadezinha encantadora, parece que parou no tempo, eu gostei muito de Colonia, achei bem parecida a Mendoza, quero voltar ao Uruguai em breve, lindas fotos, a cidade é muito fotogênica. Beijos

Reply
Josiane Bravo 7 de novembro de 2016 - 16:37

Oi Flávia, muito obrigada 🙂 Eu fiquei encantada tanto com Mendoza, como Colonia, mas ainda tenho uma quedinha maior pela cidade do Uruguai. E realmente, parece que a cidade parou no tempo e isso foi o que mais me fascinou em Colonia.

Beijos

Reply
Pollyane Martins 6 de novembro de 2016 - 09:21

Que lindo, Josi!! Fiquei apaixonada :))) Não vejo a hora de poder conhecer… Adorei o post! Beijo grande.

Reply
Josiane Bravo 6 de novembro de 2016 - 14:31

Muito obrigada Polly, Colonia é um charme de cidade 🙂

Beijos

Reply
camila620 6 de novembro de 2016 - 15:23

É tudo tão fofo que até com chuva fica maravilhoso 🙂 Colonia é uma das minhas preferidas no Uruguai 🙂

Reply
Josiane Bravo 6 de novembro de 2016 - 18:08

É linda essa cidade né Camila, também foi o lugar que mais gostei no Uruguai <3

Beijinhos

Reply
Mariana 6 de novembro de 2016 - 21:25

Fui a Colonia quando era pequenininha e fiquei morrendo de vontade de voltar com o seu relato! Fotos lindas, lindas!

Reply
Josiane Bravo 7 de novembro de 2016 - 16:38

Muito obrigada Mariana, eu fui esse ano e já quero voltar rs.

Abraços

Reply
nyrdagur 6 de novembro de 2016 - 21:55

Só escuto coisa boa sobre essa cidade e com certeza vou incluir ela quando eu for ao Uruguai! Lindo post, Josi!

Reply
Josiane Bravo 7 de novembro de 2016 - 16:39

Muito obrigada. Colonia é daquelas cidades que acho que mais encantam os turistas que vão ao Uruguai, e o legal é que ela fica a um pulo de Buenos Aires <3

Abraços

Reply
Stephanie Vasques 8 de novembro de 2016 - 00:20

Que gracinha essa cidade, meu Deus, to apaixonada! Quando eu fui para Buenos Aires, há uns anos, eu ia fazer um passeio pro Uruguai que passava por Colonia Del Sacramento, dentre outras cidades, mas acabou não rolando 🙁 Ainda quero conhecer o Uruguai, e depois desse post com tantas fotos lindas, essa cidade charmosíssima tem que estar no roteiro! <3

Com amor,
Steph • Não é Berlim

Reply
Josiane Bravo 8 de novembro de 2016 - 14:43

Muito obrigada Stephanie 🙂 Colonia é uma cidadezinha que encanta, e para quem está em Buenos Aires é um pulinho de balsa. O Uruguay no geral é um país que me agradou bastante, e deixou com vontade de voltar rs. Tenho certeza que vai adorar o país quando for visitá-lo.

Abraços 🙂

Reply
oliraf89 8 de novembro de 2016 - 18:34

Josiane Bravo,

Excelente artigo sobre a antiga colónia portuguesa de Sacramento. Um dos locais que gostava de viajar na América do Sul. Excelentes Fotos e relato de viagem.

Um Abraço de Portugal,

OLIRAF

Reply
Josiane Bravo 8 de novembro de 2016 - 19:59

Muito obrigada pela visita 🙂 Colonia é um charme de cidade. Gostei muito de passeia pelas ruas do centro histórico da cidade.

Abraços do Brasil rs.

Reply
Marcela 10 de novembro de 2016 - 19:44

OOOba!!! Que post providencial!!
To indo pra lá no domingo! Fazia tempo que queria conhecer… Dessa vez vai dar!
🙂

Beijão!

Reply
Josiane Bravo 11 de novembro de 2016 - 15:51

Marcela, muito obrigada e feliz com sua visita. Ah, que delícia, pode me levar com você nessa sua viagem hahah, saudades de Buenos Aires e Colonia.

Abraços 😉 <3

Reply
100rota 11 de novembro de 2016 - 07:31

Os danadinhos dos portugueses hahahaha, muito “fixe” essa vila. Boas viagens !

Reply
Josiane Bravo 11 de novembro de 2016 - 15:49

hahaha, é “fixecherrima” 😉

Muito obrigada, amei o comentário kkkk

Reply
Guaciara 13 de novembro de 2016 - 17:14

Concordo plenamente com você, que cidade mais fofa! Adoro!

Reply
Josiane Bravo 13 de novembro de 2016 - 19:22

É uma gracinha não é 😉

Beijos

Reply
Vera Olinda 14 de novembro de 2016 - 21:16

Amei as dicas. A descrição da Colônia ficou fantástica! Vou utilizar todas as informações quando for até lá. Um abraço lindona!

Reply
Josiane Bravo 14 de novembro de 2016 - 23:29

Muito obrigada Vera, feliz com a visita e com o comentário 🙂 Você vai adorar Colonia, espero que quando for visitá-la o tempo esteja lindo, pois no meu casa, estava chovendo para o meu azar.

Um grande abraço 😉

Reply
4 livrarias incríveis para conhecer em Montevidéu – Uma Turista Nas Nuvens 26 de novembro de 2016 - 02:36

[…] Colonia Del Sacramento: conheça a cidade mais charmosa do Uruguai em 1 dia […]

Reply
Marianne Rangel 16 de dezembro de 2016 - 22:22

Ja fui 2 vezes a Buenos Aires e tentei ir até Colonia, mas não consegui! 🙁 Sou doida pra conhecer! A cidade é uma graça!

Reply
Josiane Bravo 17 de dezembro de 2016 - 15:07

Colonia é um charme de cidade, dar vontade de abraça-la e levar para casa rs 🙂 Beijos

Reply
viagenseviagenseviagens 18 de dezembro de 2016 - 22:34

Que lugar lindo!!! Não sei o que estou esperando para conhecer essa cidade… Aliás, o país todo… Adorei o post e as dicas de passeios…

Reply
Josiane Bravo 20 de dezembro de 2016 - 15:22

Muito obrigada 🙂 O Uruguay é um charme de país, gostei muito de lá. Beijos

Reply
ferscafi 19 de dezembro de 2016 - 03:28

Adoro cidades históricas charmosas assim então tenho certeza que vou adorar quando conhecer Colônia do Sacramento!

Reply
Josiane Bravo 20 de dezembro de 2016 - 15:20

Colonia é um charme, também sou suspeita, pois amo cidades históricas 🙂 Beijos Fer

Reply
Retrospectiva: as melhores viagens de 2016 – Uma Turista Nas Nuvens 28 de dezembro de 2016 - 20:00

[…]  Colonia Del Sacramento: conheça a cidade mais charmosa do Uruguai em 1 dia […]

Reply
Giovana Meneguin 30 de maio de 2017 - 11:30

Que beleza!!! E esses carros <3

Reply
Josiane Bravo 18 de junho de 2017 - 00:11

São fofinhos não é 🙂

Reply
Daniela 28 de maio de 2019 - 10:46

Estou amando seu blog. Estou anotando todas as dicas. Muito obrigada!

Reply
Josiane Bravo 11 de agosto de 2019 - 21:37

Muito obrigada Daniela pelo carinho 🙂 Fico feliz aqui que as dicas estão sendo úteis para você. Um forte abraço.

Reply

Deixe um comentário