Retrospectiva: as melhores viagens de 2016

Por Josiane Bravo

Para encerrar o ano e compartilhar com vocês nossos melhores momentos de 2016, nos juntamos aos colegas da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens, em mais uma Blogagem Coletiva, onde cada blog participante postará seus momentos preferidos.

E 2016 foi bem marcante pelo fato de ser o ano no qual enfrentei a pior fase da minha vida, o câncer. Bem no início do ano estava em tratamento e fazendo minha 3º sessão de quimioterapia, o mês do qual perdi meus cabelos e acabei ficando carequinha.

O fato é, em março recebi a notícia que estava em remissão e minha médica me liberou para viajar. Foi ai que decidi fazer uma viagem da qual não fosse muito longe, quero dizer, lugares dos quais ficassem perto do Brasil, pois como minha imunidade ainda estava baixa, não quis arriscar a passar muitas horas dentro de um avião.

Os países que optei em conhecer foram: Uruguai, Argentina e Chile, e durante essa viagem fiquei 1 mês estudando espanhol em Buenos Aires, um curso intensivo na UBA. Detalhe: essa foi a minha primeira viagem solo, e foi a melhor experiência.

1 . Montevidéu

A capital do Uruguai foi o primeiro destino que conheci em 2016, e é uma cidade que fica coladinha com o Brasil, em torno de 3 horas de avião saindo de São Paulo. Por isso, é uma ótima opção para aqueles que querem conhecer um país diferente em um final de semana ou um feriado prolongado.

Leia mais: O que fazer em Montevidéu no inverno: roteiro completo de 1 dia

2. Casapueblo

A Casapueblo é um dos pontos turísticos mais visitados e mais lindos do Uruguai. Trata-se da antiga casa de verão do arquiteto Carlos Paes Vilaró.

Leia mais: A magnífica Casapueblo em Punta Ballena, ao lado de Punta Del Este

3. Punta Del Este

Coladinho com a Casapueblo na cidade de Punta Ballena, encontra-se o balneário mais badalado e famoso do Uruguai, a lindíssima Punta Del Este.

Leia mais: City Tour de um dia em Piriápolis, Casapueblo e Punta Del Este

4. Colonia Del Sacramento

Última cidade que conheci no Uruguai, e também uma das mais lindas e a que mais gostei. Trata-se de uma cidade histórica que alguns até falam que lembra um pouco Paraty no Brasil, a charmosa Colonia Del Sacramento fica coladinha com Buenos Aires, quero dizer, em torno de 1 hora de balsa, pois o que separa ambas as cidades é o gigante Rio da Prata. Para quem está em Buenos Aires, é uma ótima opção de bate-volta.

Leia mais: Colonia Del Sacramento: conheça a cidade mais charmosa do Uruguai em 1 dia

Uma foto publicada por Josiane Bravo✈️ (@umaturistanasnuvens) em

5. Buenos Aires

Fiquei 1 mês em Buenos Aires estudando espanhol e foi um sonho minha estadia na capital da Argentina. Conheci muita gente no hostel que me hospedei, turistei muito e até aula de tango eu tive hehe, comi muitas medialunas e bebi muito cortado como eles dizem (café com leite).

Buenos Aires é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, e não é para menos, pois a proximidade com o Brasil e a facilidade de achar promoções aéreas para lá, faz da terrinha dos hermanos o lugar perfeito para uma viagem de final de semana.

Já escrevi alguns posts com dicas do que fazer em Buenos Aires, e até ano que vem venha aqui conferir no blog que vai ter muito mais.

Confira os posts de Buenos Aires:
10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires
El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina
Passeio diferente em Buenos Aires: o Cemitério da Recoleta
O magnífico Rosedal dos Bosques de Palermo
Passeio pelo Caminito no bairro La Boca
15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires

6. Mendoza

Peguei um ônibus em uma viagem de aproximadamente 13 horas de Buenos Aires a Mendoza, uma cidade super fofa que fica aos pés da Cordilheira dos Andes. Mendoza é considerada como o lugar onde você encontrará os melhores vinhos da Argentina. Gostaria de ter feito um tour em alguma vinícola, mas como tive apenas 2 dias lá, acabei fazendo apenas um tour pela Cordilheira dos Andes ⇓

Leia mais: Tour Alta Montanha: passeio de 1 dia na Cordilheira dos Andes

7. Santiago

De Mendoza peguei um outro ônibus com destino a capital do Chile, Santiago. A viagem de ônibus até lá é simplesmente linda e tem post sobre ela no blog 😉 Santiago é uma cidade cativante, cheia de atrações turísticas para todos os gostos, e além da vista espetacular da Cordilheira dos Andes.

Leia também:
Santiago do Chile: conhecendo a cidade com o walking tour gratuito
Paisagem da janela na viagem de ônibus de Mendoza a Santiago

8. Valparaíso

No penúltimo dia da minha viagem fui fazer um bate-volta de Santiago a Valparaíso, uma cidade super colorida e cheia de grafites. No entanto, para arruinar minha última semana, tive a infelicidade de ter meus pertences furtados em Valparaíso, um cara puxou a minha bolsa no momento que estava caminhando distraída pelas ruas da cidade.

Na bolsa tinha meu celular com todas as fotos que tirei da cidade, e para contar a história e dizer que estive lá, antes do furto tive a ideia GENIAL de postar uma foto no instagram. Apesar deste incidente, gostei muito de Valparaíso e para os apaixonados por grafite, a cidade é um paraíso, e sem contar que fica pertinho de Santiago.

9. Arraial do Cabo

Finalmente em 2016 fui conhecer o Caribe brasileiro, o paraíso que fica situado no norte do Rio de Janeiro. As praias de Arraial do Cabo estão classificadas entre as mais lindas do Brasil e também onde se encontra um dos melhores pontos de mergulhos do país. Não tenho palavras para descrever a beleza da cor do mar, um azul tão lindo e transparente, que realmente me fez sentir em um verdadeiro paraíso.

Leia mais: Arraial do Cabo: dicas do que fazer no Caribe Brasileiro

10. Beco do Batman (São Paulo)

Este ano também tive a oportunidade de turistar um pouquinho na cidade da garoa, que apesar de ser o estado onde moro, confesso que conheço muito pouco de São Paulo. Fui conhecer o Beco do Batman no Vila Madalena, um dos locais mais fotogênicos e coloridos de Sampa.

Leia mais: Beco do Batman: o lugar mais fotogênico e colorido de São Paulo

Foto extra em Arraial do Cabo na Praia do Forno

⇒ Confira os #top2016 de outros blogs também e aproveite e já faça a sua wishlist para 2017 ⇓

Turistando In
Viagens Que Sonhamos
Tô Perambulando
Foco No Mundo

Rodas Nos Pes
Vamos Por Ai
Desvaneios de Biela
Destinos Por Onde Andei
Por Ai Com Pires
Cantinho de Ná
Tá Indo Pra Onde
Coisas Que Amamos

Renata Pereira
Segredos de Viagem
Vivi Na Viagem
Dicas e Roteiros de Viagens
Entreviagens
Blog Meu Destino

Like Wanderlust
Atravessando Fronteiras
Quase Nomade
Juny Pelo Mundo
Bagagem de Memorias
Compartilhe Viagens
Volto Logo
O Melhor Mês do Ano

Apure Guria
Vida de Turista

Embarcando na Aventura
Do RS para o Mundo

Boas festas e que 2017 seja um ano melhor para todos nós. Feliz Ano novo adiantado queridos 🙂

Abraços
Josiane Bravo

Leia também

53 comentários

#Topviagens2016: A nossa Trip Retrospectiva 2016 (Turistando.in) 28 de dezembro de 2016 - 20:12

[…] Uma Turista Nas Nuvens – https://umaturistanasnuvens.com/2016/12/28/retrospectiva-as-melhores-viagens-de-2016/ Mariana Viaja – […]

angiesantanna 28 de dezembro de 2016 - 20:17

passou o ano na América do Sul <3 adoro suas fotos e seus relatos!! e ano que vem tem mais irráááá

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 16:45

Hahah, América do Sul arrasou em 2016 🙂 Muito obrigada Angie. Que venham muito mais não é. Feliz 2017.
Besitos

Vera 28 de dezembro de 2016 - 20:34

Pense no tanto que gosto de ler seus posts! Já virei fã viu linda menina. Deus te abençoe hoje e sempre! FELIZ 2017

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 16:46

Oi Vera, aww que comentário mais fofo. Ganhei meu ano com este elogio rs, muito obrigada pelo carinho. Um Feliz 2017 pra você e toda a sua família. 🙂
Besitos

Retrospectiva Top Viagens 2016 | Destinos Por Onde Andei... 28 de dezembro de 2016 - 20:55

[…] Entreviagens – http://entreviagens.com.br/2016/12/&#8230; Uma Turista Nas Nuvens – https://umaturistanasnuvens.com/2016&#8230; Mariana Viaja – http://marianaviaja.com/diarios-de-&#8230; Meu Destino – […]

Retrospectiva 2016: As melhores viagens do ano 28 de dezembro de 2016 - 21:37

[…] ⇒ ⇒ ⇒ Uma Turista Nas Nuvens […]

ferscafi 28 de dezembro de 2016 - 22:01

Ah, agora eu entendi pq tem bastante post por aqui da América do Sul! Estudar idiomas fora é tudo de bom né? Certeza que em 2017 virão muito mais viagens pra gente! Beijão!

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:23

Haha, eu amo essa experiência de poder aprender um idioma no país onde a língua é falada. Por mi, faria um intercÂmbio diferente em cada país haha. Sou apaixonada por idiomas 🙂 Muito obrigada.
Beijos

Juny 28 de dezembro de 2016 - 23:48

Que ano de superação! <3
Foi um belo roteiro pela America do Sul.
Bjs e Feliz 2017!

Juliana Almeida Rios // http://www.junypelomundo.com.br

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:22

Muito obrigada querida 🙂 Feliz 2017 Juny
Beijos

Retrospectiva 2016 • Vivendo na California 29 de dezembro de 2016 - 00:42

[…] Uma Turista Nas Nuvens – https://umaturistanasnuvens.com/2016/12/28/retrospectiva-as-melhores-viagens-de-2016/ Mariana Viaja – http://wp.me/p7zJXP-10p Meu Destino – […]

Retrospectiva #topviagens2016 - Juny Pelo Mundo 29 de dezembro de 2016 - 00:54

[…] / Segredos de Viagem / Vivi na Viagem / Viajar hei / Dicas e Roteiros de Viagens / Entreviagens / Uma Turista Nas Nuvens / Mariana Viaja / Meu Destino / Like Wanderlust / Atravessar Fronteiras / Quase Nômade / Bagagem de […]

Retrospectiva 2016: Melhores Viagens e Destaques do Ano | Renata Pereira 29 de dezembro de 2016 - 02:27

[…] | Segredos de Viagem | Vivi na Viagem | Viajar hei | Dicas e Roteiros de Viagens | Entreviagens | Uma Turista Nas Nuvens | Mariana Viaja | Meu Destino | Like Wanderlust | Atravessar Fronteiras | Quase Nômade | Juny pelo […]

Retrospectiva de Viagens 2016, os melhores passeios do ano - Blog Meu Destino 29 de dezembro de 2016 - 10:10

[…] Segredos de Viagem Vivi na Viagem Viajar hei Dicas e Roteiros de Viagens Entreviagens Uma Turista Nas Nuvens Mariana Viaja Like Wanderlust Atravessar Fronteiras Quase Nômade Juny pelo Mundo […]

Cristina Ferreira Rocha 29 de dezembro de 2016 - 12:17

Que lindo, emocionante e que superação! Fico muito feliz por você e por suas viagens. Que o ano de 2017 traga novos destinos e novas experiências. Grande beijo, Cristina.

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:21

Muito obrigada Cristina 🙂 Feliz 2017
Besitos <3

Camila Lisbôa 29 de dezembro de 2016 - 12:41

Assino embaixo sobre o Uruguai 🙂 (tanto que entrou na minha lista também!)

Agora quero ir de novo!!

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:21

Hahaha, Uruguai é maravilhoso. Sou louca para voltar para lá 😉 Beijos

Viviane 29 de dezembro de 2016 - 12:57

Adorei a sua retrospectiva!!! Vários lugares que eu quero muito conhecer.

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:20

Muito obrigada Viviane 🙂

Retrospectiva das Viagens de 2016 | VIVINAVIAGEM 29 de dezembro de 2016 - 12:57

[…] Entreviagens – Melhores Viagens – Retrospectiva 2016 Uma Turista Nas Nuvens – As melhores viagens de 2016 Mariana Viaja – Retrospectiva 2016 – Lugares que visitei esse ano Meu Destino – […]

Marcella Pacca 29 de dezembro de 2016 - 14:28

Que ano de batalhas e conquistas!!
Parabéns por toda força e pelas viagens que encarou de cabeça (e sozinha ainda) esse ano!
Beijos e muito, muito sucesso em 2017 e mais viagens pra você!

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:20

Muito obrigada Marcella. Um Feliz 2017 para você e toda a sua família 🙂 Beijos

Bianca Cavalcanti 29 de dezembro de 2016 - 16:47

Ótimas escolhas para recomeçar a viver! Desejo que em 2017 você continue curada e viajando muito!!!! Um beijo

Gê Azevedo 29 de dezembro de 2016 - 16:59

Josi, primeiramente, parabéns pela coragem e pela superação!
Esses três países são incríveis!
Também fizemos a travessia de Mendoza a Santiago de ônibus e foi fenomenal!
Que 2017 seja um ano de mais conquistas para você!
Beijos!

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:19

Muito obrigada Gê 🙂 Essa travessia é maravilhosa não é. Quero fazê-la novamente, mas de carro da próxima vez. Um Feliz 2017. Beijos <3

Priscila Gonçalves 29 de dezembro de 2016 - 17:26

Acho maravilhoso quem consegue enfrentar uma doença com alegria como vc, isso passará e vc vai ficar boa 🙂
Morro de vontade de conhecer Montevideu e adoro Arraial do Cabo. Buenos Aires é uma das minhas proximas paradas, minha prima esta estudando na UBA e tenho q aproveitar essa oportunidade 🙂
Adorei o post, muitas viagens para nós hehe
Seguindo vc floooor
Beijos

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:18

Aww que fofo Priscila, muitíssimo obrigada pelo lindo comentário e pelo carinho. Conheci muitos brasileiros que estavam estudando na UBA, com certeza, se eu fosse você, eu iria para lá rsrs, comida e hospedagem você já tem não é rs. Um grande beijo, e que este 2017 seja maravilhoso para você e toda a sua família, um Feliz 2017 (para todos nós) Beijoss

Priscila Gonçalves 3 de janeiro de 2017 - 00:33

Estou planejando sim minha ida pra lá, só preciso me organizar com minha prima
Um 2017 maravilhoso pra vc tb floooor
Beijo grande

Josiane Bravo 3 de janeiro de 2017 - 00:48

Muito obrigada querida <3 Beijosss

quartodeviagem 29 de dezembro de 2016 - 23:23

Estou adorando todas essas retrospectivas, e adoro todos os seus posts da América do Sul, deve ter sido uma experiência incrível estudar espanhol na UBA, te desejo toda a felicidade do mundo sempre Josi, você merece, pois é uma pessoa muito doce e bem com a vida! Beijão

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:16

Muito obrigada pelo carinho Flávia. É tão gratificante quando a gente escreve um post e depois tem um retorno como este comentário tão meigo 🙂 Estudar espanhol foi tudo de bom, uma experiência e algo que gostaria de repetir, pois ainda tenho que praticar um pouco mais o idioma rs. Besitos

Ana Carolina Vasconcellos Miranda 29 de dezembro de 2016 - 23:59

Josiane, quanto destino gostoso hein? Viajar é tudo de bom, né? Valparaíso foi uma cidade que me encantou no Chile. Feliz 2017 e que ele venha recheado de muitas viagens!

Retrospectiva 2016 - As melhores viagens do ano! | Andar Comigo 30 de dezembro de 2016 - 00:00

[…] de Viagem | Vivi na Viagem | Viajar hei | Dicas e Roteiros de Viagens | Entreviagens | Uma Turista Nas Nuvens | Mariana Viaja | Meu Destino | Like Wanderlust | Atravessar Fronteiras | Quase Nômade […]

Gabi Pizzato 30 de dezembro de 2016 - 15:26

Oi, Josi! Puxa… Parabéns pela superação e investida na tua viagem solo. Os destinos, sem dúvida foram incríveis. Já pensei um tempo em fazer este intercâmbio para BsAs, mas nunca saiu da ideia e acabei estudando espanhol na minha cidade mesmo.
Colonia é lindinha, né? Não acho nada parecido com Paraty, deve. Falar isso por causa da atmosfera, kkk… Arraial e Mendoza são lugares que ainda irei! Bj é um super 2017 !

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:15

Muito obrigada pelo carinho Gabi <3 eu estudei espanhol antes de ir para BA, mas sou a favor do intercâmbio por causa da convivência com a língua todos os dias. Amei o curso e se algum dia resolver estudar espanhol fora, eu o recomendo 🙂 Eu preciso conhecer Paraty rs, pelas fotos, também acho que não se parece muito com Colonia, mas como disse, deve ser a atmosfera mesmo rs. Beijos e um Feliz 2017 🙂

Fabio Pastorello 30 de dezembro de 2016 - 20:10

Que máximo, adorei as viagens na América Latina. Esse ano também estou querendo fazer um curso de espanhol, depois quero pegar umas dicas. Abração e feliz 2017!!!

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 22:12

Muito obrigada Fábio <3 Estudar espanhol foi uma maravilha, sou suspeita, pois amo idiomas rs. Qualquer dúvida, vou ter o prazer em ajudá-lo 🙂 Logo sai post sobre o curso que fiz em Buenos Aires. Beijoss.

Deisy Rodrigues 30 de dezembro de 2016 - 23:08

Parabéns pela superação e por já colocar o pé na estrada pra curtir o melhor da vida, adorei suas viagens e não sei se já fiz convite mas quando estiver na capital paulista e quiser companhia pra turistar só mandar mensagem. Boas Festas e um 2017 maravilhoso.

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 21:57

Muito obrigada Deisy, e fico grata pelo convite rs, você já tinha me convidado haha. Vou adorar te conhecer quando for para Sampa. Um Feliz 2017. Beijos

giprosdocimi 31 de dezembro de 2016 - 04:03

Oi, Josi, só destinos Top da América Latina, hein? Os únicos que citou e que já conheço são Buenos Aires, São Paulo e Arraial do Cabo. O restante sou simplesmente louca pra conhecer, ainda mais depois de ler seu post. Parabéns pela vitória pessoal em sua vida, 2017 será um ano maravilhoso para todos nós, acredite!!!

Josiane Bravo 2 de janeiro de 2017 - 21:59

Muito obrigada querida 🙂 Ainda preciso conhecer mais lugares da América do Sul este ano rs. Um Feliz 2017 para você e toda sua família. Beijos

Zelinda Arêas 3 de janeiro de 2017 - 15:19

Josi, adorei sua retrospectiva! Já acompanhava o blog, sabia da sua história e te admirava!
Você acabou me dando umas ideias para 2017. PRECISO desbravar a America do Sul, gente!!! E quanto a São Paulo, vou em março, já salvei seu post nos favoritos 😉
Que 2017 seja muito melhor em todos os sentidos!
Beijão

Retrospectiva: os 8 lugares mais legais que conhecemos em 2016 3 de janeiro de 2017 - 22:29

[…] Segredos de Viagem Vivi na Viagem Viajar hei Dicas e Roteiros de Viagens Entreviagens Uma Turista Nas Nuvens Mariana Viaja Meu Destino Like Wanderlust Atravessar Fronteiras Juny pelo Mundo Bagagem de […]

Patricia 4 de janeiro de 2017 - 16:23

Menina, que história de superação! Uma viagem linda dessas para comemorar. Parabéns!!
Uruguai está na minha listinha aqui, conheci Montevidéu em um fim de semana super corrido e não consegui ir para os outros lugares. Preciso voltar!
Um lindo 2017 pra vc!

Josiane Bravo 19 de janeiro de 2017 - 13:37

Muito obrigada `Patricia 🙂 Eu tive o azar de ir para o Uruguai em uma semana de muita chuva, então por isso não consegui ver muita coisa na cidade. Vou ter que voltar em um dia bom rs. Pelo pouco que turistei na cidade, percebi que Montevidéu é uma graça de cidade.
Um ótimo 2017 para você, cheio de muitas viagens 🙂
Abraços

Daniele 13 de fevereiro de 2017 - 20:40

Olá!
Eu adorei conhecer Montevidéu e arredores!
Faltou Colônia, mas vou deixar pra ir quando visitar Buenos Aires. Que aliás estou louca pra conhecer!
Que esse ano seja maravilhoso, com muitas vitórias!
Abç!

Josiane Bravo 20 de julho de 2017 - 22:39

Muito obrigada Daniele 🙂 Colonia é um charme, vale a pena conhecê-la.
Beijos

Retrospectiva das Viagens de 2016 - VIVINAVIAGEM 16 de março de 2018 - 10:05

[…] Entreviagens – Melhores Viagens – Retrospectiva 2016 Uma Turista Nas Nuvens – As melhores viagens de 2016 Mariana Viaja – Retrospectiva 2016 – Lugares que visitei esse ano Meu Destino – […]

Retrospectiva de viagens 2016 - Blogagem Coletiva #topviagens2016 2 de junho de 2018 - 11:24

[…] Pingback: Retrospectiva: as melhores viagens de 2016 – Uma Turista Nas Nuvens […]

Ana 30 de janeiro de 2020 - 10:21

Conheci alguns desses lugares, tudo muito lindo!

Josiane Bravo 21 de fevereiro de 2020 - 16:26

Demais não é 🙂 Abraços

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.