10 passeios incríveis para fazer na Recoleta em Buenos Aires

Por Josiane Bravo

O bairro Recoleta em Buenos Aires representa a nobreza e lugar onde a elite portenha se encontra. Trata-se de um dos bairros mais luxuosos da capital argentina, onde você vai encontrar mansões e palácios chiquérrimos, lojas de grife, restaurantes e cafés super fofos, entre outros pontos turísticos que ganharam destaque na cidade.

A Recoleta é um bairro muito bem arborizado e com ruas convidativas para fazer uma caminhada ou andar de bicicleta. A dica é dedicar um ou dois dias para conhecê-lo com calma.

E se estiver na dúvida de onde ficar quando estiver visitando a capital argentina, a Recoleta está classificado como um dos melhores lugares para se hospedar em Buenos Aires. Além disso, o bairro lembra muito a Europa por conta da arquitetura dos prédios. Aliás, dizem que é a Paris da América do Sul.

mapa-do-bairro-recoleta

Mapa do bairro

Do centro até a Recoleta é um pulo, e se você tiver disposição, é possível conhecer o bairro inteiro a pé, sem a necessidade de transporte público ou táxi.

1. Livraria El Ateneo

Situada na agitada Avenida Santa Fé, a livraria El Ateneo está classificada entre um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. E sabe o motivo pelo qual ela é tão querida? Por conta da sua arquitetura maravilhosa e do prédio onde se encontra, em um lugar onde em uma outra época funcionava um teatro.

E segura essa, a El Ateneo foi classificada pelo jornal britânico “The Guardian” como a segunda livraria mais linda do MUNDO. Ficou curioso? Falei mais dela nesse post aqui ⇓

Leia mais: El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina

livraria-el-ateneo- O que fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires

2. Cemitério da Recoleta

Outro ponto turístico imperdível e um pouco inusitado é o Cemitério da Recoleta, um dos mais famosos de Buenos Aires. O cemitério ganhou fama devido ao luxo das lápides e dos diversos estilos arquitetônicos dos túmulos. Um ponto turístico pra lá de diferente e lugar onde descansa os maiores ícones da história da Argentina, como Eva Péron.

Aqui neste post falo mais das curiosidades do cemitério.

cemiterio-da-recoleta em Buenos Aires

3. Praça Francia

Bem de frente com o Cemitério da Recoleta se encontra a praça Francia, lugar para você descansar e apreciar os pássaros que sobrevoam pelo céu. Um dos destaques da praça é um monumento que faz referência à liberdade, que foi doado pela França em 1910. Além disso, o local também ficou famoso por conta da sua feirinha de artesanato, que toma conta do espaço verde nos finais de semana.

4. Igreja Nossa Senhora de Pilar

Com uma fachada branca no estilo barroco, trate-se da segunda igreja mais antiga de Buenos Aires, construída em 1732.

5. Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes é um dos museus mais importantes da Argentina e da América Latina, onde conta com a maior coleção de arte do país. Lá você vai encontrar obras de artistas nacionais e internacionais como Picasso e Rembrandt.

Horário de funcionamento: de terça a sexta das 11h às 20h e de sábados e domingos das 10h às 20h/ Entrada: Gratuita.

6. Biblioteca Nacional

Não conheci a biblioteca, mas vou incluí-la na lista porque me parece ser maravilhosa. A biblioteca se destaca por sua arquitetura grandiosa e toda moderninha. Para mais informações sobre ela, confira este post AQUI do blog Aires Buenos.

7. Floralis Generica

Trata-se de um dos cartões postais de Buenos Aires, uma escultura de flor metálica gigante que abre e fecha de acordo com o horário do dia. A Floralis Generica, também conhecida como Flor Metálica fica localizada na Plaza de las Naciones Unidas, ao lado da Faculdade de Direito.

Obra do arquiteto argentino Eduardo Catalano, a enorme flor metálica tem nada menos que 20 metros de altura.

O que fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires - flor metálica

flor-metalica-em-buenos-aires

8. Faculdade de Direito

Buenos Aires destaca-se pelos seus edifícios antigos e históricos, atraindo os amantes de arquitetura. E se você, assim como eu, que não entende muito do assunto, mas adora admirar prédios bonitos, a dica é um pulinho até o lindão do edifício da Faculdade de Direito. Vale a pena uma visita mesmo que seja apenas para tirar uma foto do lado externo. Ele fica ao lado da Flor Metálica.

E uma dica para os amantes de pôr do sol, lá você poderá presenciar um lindo entardecer através de uma das avenidas mais agitadas da cidade, que liga os bairros da Recoleta com Palermo, a Avenida Del Libertador.

faculdade-de-direito-em-buenos-aires

9. Avenida Alvear

Trata-se de uma das avenidas mais elegantes do bairro, onde você vai encontrar palácios e edifícios maravilhosos como o da Embaixada do Brasil e da França. Além da arquitetura exuberante dos edifícios, a avenida é um prato recheado para quem está afim de ir às compras, nela se encontra várias lojas de grife.

Anota aí os nomes dos palácios mais belos da Avenida Alvear para conferir na sua caminhada pela avenida: Palácio Concepción Unzué de Casares, Palácio Ortiz Basualdo, Palácio Duhau e Palácio Pereda Girado.

Outro destaque dessa avenida que é puro glamour é o luxuoso Alvear Palace Hotel, classificado como um dos melhores hotéis de Buenos Aires e até mesmo da América Latina segundo a revista Condé Nast Traveller. Espero me hospedar nele da próxima vez que voltar para a cidade do tango, pois sonhar não custa nada.

E tem mais, para quem quiser conhecer este hotel de perto e ter o gostinho de ver um lugar pra lá de luxuoso, o Alvear Palace Hotel tem como destaque o seu famoso chá da tarde. Eu não tive essa experiência, mas isso já está incluso na minha listinha de coisas para fazer da próxima vez que visitar Buenos Aires. Outra atração é o rooftop bar, que também é aberto ao público em geral e conta com uma vista panorâmica incrível.

Aliás, para quem procura boa localização na hora de escolher onde ficar em Buenos Aires, o bairro Recoleta está entre os queridinhos dos turistas. Como fica coladinho com o centro, além de ser muito charmoso, conta com ótimas opções de hotéis para todos os gostos.

Aqui neste post dei algumas sugestões de onde ficar na Recoleta, assim como dicas dos melhores bairros e hotéis para se hospedar em Buenos Aires.

Alver Palace Hotel – foto do Booking.com

10. Centro Cultural Recoleta

Perto do Cemitério da Recoleta encontra-se o Centro Cultural Recoleta, lugar que oferece várias exposições de artes. A visita é totalmente gratuita, vale a pena conferir.

Já contratou seu seguro viagem?

Apesar de não ser obrigatório o seguro viagem para viajar para a Argentina, vale lembrar que ele é essencial para viagens internacionais. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E o bacana é que os leitores do blog ganham5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS.

Extra

Museo Nacional de Arte Decorativo

E para quem curte arte e decoração, não deixe de visitar o Museu Nacional de Arte Decorativo que fica localizado na Av. del Libertador. Este museu guarda coleções de pinturas, móveis, tapetes, esculturas e até objetos feitos de porcelana e cristais.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 12:30 às 19h. Entrada: gratuita.

Onde comer na Recoleta?

Não deixe de conferir um dos cafés mais tradicionais do bairro, o La Biela, que ficou famoso por conta da sua história. O café/restaurante foi fundado lá no século 20 pelos amantes de carro, por isso, toda sua decoração está voltada para o mundo do automobilismo. Vale a pena conferir o lugar.

La Biela – Foto divulgação do Pixabay

Outro lugar que amei é uma das padarias mais fofas que conheci em Buenos Aires, a Pani (café, restaurante, tudo isso junto em um só lugar), que fica localizada no Shopping Recoleta, pertinho do Cemitério. Além dos bolos e doces para saborear com um café, achei um charme a decoração mega fotogênica do lugar.

E para os fãs de rock, outra atração que fica no bairro Recoleta é o famoso Hard Rock Café, que fica localizado dentro do Shopping Buenos Aires Design, pertinho do Cemitério da Recoleta e Praça Francia.

Para quem é fã, vale a pena conferir um dos bares mais famosos do mundo e apreciar a decoração que é toda voltada para os roqueiros. Além disso, é uma boa pedida para quem procura algo diferente e tem curiosidade de saborear um prato típico da cultura americana.

pani

Fachada da Pani

Se você já esteve em Buenos Aires e tem alguma dica de lugar para conhecer na Recoleta, deixe um alô nos comentários 😉


***Confira outros posts de Buenos Aires***

Buenos Aires bairro a bairro

Dicas do que fazer/ver na cidade

Dica de bate e volta

Dica de hospedagem


Para salvar no seu Pinterest

O que fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires


Leia também

45 comentários

El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina – Uma Turista Nas Nuvens 24 de novembro de 2016 - 01:03

[…] 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires […]

Responder
Buenos Aires: o magnífico Rosedal dos Bosques de Palermo – Uma Turista Nas Nuvens 24 de novembro de 2016 - 01:08

[…] 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires […]

Responder
Buenos Aires: um passeio pelo Caminito no bairro La Boca – Uma Turista Nas Nuvens 24 de novembro de 2016 - 01:08

[…] 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires […]

Responder
Passeio diferente em Buenos Aires: o Cemitério da Recoleta – Uma Turista Nas Nuvens 24 de novembro de 2016 - 01:09

[…] 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires […]

Responder
Luciana De Campos Assis 25 de novembro de 2016 - 13:28

A Recoleta é linda demais! Adorei todas as dicas.

Responder
Josiane Bravo 26 de novembro de 2016 - 16:25

Muito obrigada Luciana 🙂

Responder
Cristina Ferreira Rocha 25 de novembro de 2016 - 17:51

Ficamos hospedados no Recoleta quando fomos em Buenos Aires. É um bairro realmente super agradável. Ótimas opções de restaurantes. Parabéns pela matéria. Abraços, Cristina e Renato.

Responder
Josiane Bravo 26 de novembro de 2016 - 16:24

Muito obrigada Cristina e Renato. O Recoleta é sem dúvida um bairro perfeito em BA, onde você encontra basicamente de tudo, e ótimas opções gastronômicas, hmmmm 🙂

Abraços e um ótimo final de semana

Responder
itamarjapa 25 de novembro de 2016 - 17:57

Buenos Aires é tudo de bom! E a Recoleta é um lugar incrível mesmo! Excelente post!!!

Responder
Josiane Bravo 26 de novembro de 2016 - 16:23

Muito obrigada 🙂 Amo esse bairro

Beijos

Responder
quartodeviagem 25 de novembro de 2016 - 19:04

acho esse bairro chiquérrimo, a primeira vez que visitei a recoleta me deu vontade de morar lá, mas aí depois que conheci Palermo a vontade passou haha, mesmo assim, é um dos meus bairros preferidos de Baires. ótimas dicas, dá pra fazer de tudo por lá! beijos

Responder
Josiane Bravo 26 de novembro de 2016 - 16:22

Muito obrigada Flávia 🙂 Também gosto mais de Palermo rs, o meu queridinho em BA. O Recoleta é um luxo e tem seu encanto, e amo essa facilidade de fazer tudo a pé 😉

Beijoss 🙂

Responder
Deisy Rodrigues 26 de novembro de 2016 - 06:09

Recoleta é muito amor, toda vez que leio um post de BsAs me convenço mais a viajar o mais rápido possível,

Responder
Josiane Bravo 26 de novembro de 2016 - 16:16

Oi Deisy, sou apaixonada pelo Recoleta e Buenos Aires ganhou meu coração, amo aquela cidade.

Abraços

Responder
Marta Chan 26 de novembro de 2016 - 21:17

Quero tanto tanto tanto ir a Buenos Aires, acho que vou adorar a cidade! Pelas tuas fotos deu para ter uma ideia que se parece mesmo com Paris, essas fachadas lindissimas de cafés e restaurantes. Mas neste roteiro todo o que mais me impressionou foi a livraria, uauuuu quero ir pra lá agora 🙂

http://www.viveraviajar.com

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:22

Muito obrigada Marta 🙂 Rs, essa livraria realmente é impressionante, a El Ateneo deixa qualquer de boca aberta com tanta beleza. Como não conheço Paris, não posso fazer muita comparação com BA, espero conhecer a Europa em breve 🙂

Abraços

Responder
Diana Figueiredo 26 de novembro de 2016 - 22:44

Buenos Aires é tudo de bom! Até hoje não sei porque fui no cemitério da Recoleta kkkk Mas é aquele passeio que eu também recomendo. Os parques são lindos, né? E acho um dos melhores bairros da cidade.

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:24

Eu amo os parques Diana, e esse cemitério gostei muito de conhecê-lo kkkk, foi um passeio bem diferente, mas bem agradável. Ah, Buenos Aires é tudo de bom, amo a cidade dos hermanos 🙂

Abraços

Responder
Carlos Roberto e Gleidys 26 de novembro de 2016 - 23:37

Josiane, vc mostrou detalhes que não vimos em nossa passagem. Obg

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:25

Muito obrigada CArlos, as vezes deixamos de conhecer tudo quando estamos viajando, nem sempre é possível ir a todos os lugares. Como fiquei 1 mês em BA, foi possível conhecer muitos lugares sem aquela pressa de turista.

Abraços

Responder
viagenseviagenseviagens 27 de novembro de 2016 - 00:08

Adorei o post!!! Acho a Recoleta o bairro mais charmoso de Buenos Aires… Amo passear por lá…

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:26

Muito obrigada 🙂 Também amo esse bairro, um dos meus favoritos em BA

Beijos

Responder
Dani Bispo 27 de novembro de 2016 - 09:01

Muito bom o post, veio bem a calhar já que minha mãe estará indo pela primeira vez a Buenos Aires em Fevereiro, vou enviar para ela. Amo Buenos Aires e já fui 3 vezes, adoraria voltar.
Bjs

Dani Bispo
http://www.abolonhesa.com

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:27

Muito obrigada Dani 🙂 Eu fiquei lá 1 mês esse ano e já estou louca para voltar. Amei BA, e sua mãe vai adorar. Obrigada por compartilhar o post com ela.

Um grande abraço e um ótimo início de semana

Responder
Carla Mota 27 de novembro de 2016 - 10:03

Adoro Buenos Aires! É uma cidade com carisma e com muita atitude. Tem lugares maravilhosos e em Recoleta existem muitos. Adorei seu post. Muito prático.

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:26

Muito obrigada Carla, BA tem lugares incríveis, sou suspeita, pois sou virei fã da cidade <3

Abraços

Responder
Julia Flôres Hüller Sawaki 27 de novembro de 2016 - 17:07

Oi Josi!
Adorei esse post com dicas e super completo de informações. Recoleta foi um dos lugares que mais gostei também em Buenos Aieres.
Realmente são passeios imperdíveis. Essa livraria El Ateneo é um charme só, não é ato que é considerada uma das mais lindas do mundo, né. bjs

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:30

Oi Julia, muito obrigada 🙂 Essa livraria é linda demais, faz jus ao posto de mais linda do mundo. O Recoleta é um charme , me deixou encantada aquele bairro.

Besitos e um ótimo início de semana querida

Responder
Luciana Rodrigues 27 de novembro de 2016 - 17:18

A Recoleta lembra algumas coisas aqui da Itália, como o cemitério monumental e o prédio da Faculdade de Direito. Muito legal o post!

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:29

Oi Luciana, muitos falam que lembra muito alguns lugares da Europa. Quero ir para a Itália para fazer essa comparação rs.

Muito obrigada
Abraços <3

Responder
Isabela Bastos 27 de novembro de 2016 - 19:57

Recoleta é uma graça né? E a livraria é a mais linda que já vi ma vida!! Um passeio imperdível para quem visita Buenos Aires!

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:34

Recoleta é um charme, e a livraria El Ateneo é de fato um dos destaques do bairro, sou apaixonada por ela Isabela <3

Beijos

Responder
Edson Jr 28 de novembro de 2016 - 11:03

Esse lugar é lindo! Muito boas dicas de passeio, dá uma vontade voltar.

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:32

Muito obrigada Edson 🙂 Também morro de vontade de voltar rs
Beijos

Responder
Camila Lisbôa 28 de novembro de 2016 - 18:01

É um dos meus bairros preferidos de BsAs! 🙂 É muito tranquilo e gostoso de andar… por mais que eu não seja a mais fã de cemitérios, o da Recoleta é muito lindo e é uma aula de arquitetura e tem cada tumba que até assusta

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 01:33

Hahaha, esse cemitério tem umas histórias loucas, mas é isso que mais gostei nele. E as tumbas são animais, assusta mesmo, tem uns que até é possível ver o caixão, eu hein.

Besitos Camila <3

Responder
angiesantanna 29 de novembro de 2016 - 02:33

adorei as dicas guria!! estou indo pra lá em janeiro…quero muito conhecer essa flor gigante!!!

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 23:47

Muito obrigada Angie, vai adorar essa florzona rs, ela é enorme e impressiona o turista <3

Beijos

Responder
naiaraback2013 29 de novembro de 2016 - 13:16

Quantas coisas incríveis para visitar nesse bairro. Mas confesso que o que mais me atraiu foi a livraria. Gente que arquitetura original! É de se perder pelos livros e pela decor, mesmo. Adorei 🙂

Responder
Josiane Bravo 29 de novembro de 2016 - 23:47

Muito obrigada Naiara 🙂 A livraria realmente é o destaque e a queridinha dos turistas que visitam o Recoleta, é fácil passar um bocado de horas lá e se perder entre os milhões de livros.

Abraços

Responder
Maíra Silveira 30 de novembro de 2016 - 19:34

Ai que delícia pasear pela Recoleta nesse post! Eu adorei as dicas e é uma boa lista pra seguir pela região. Amei! (essa Pani é bem minha cara) Bjss

Responder
Josiane Bravo 19 de março de 2017 - 21:07

Muito obrigada Maíra 🙂 Essa Pani é minha cara também hehehe, um charme de lugar.
Beijos

Responder
Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina – Uma Turista Nas Nuvens 7 de dezembro de 2016 - 15:17

[…] 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires […]

Responder
Retrospectiva: as melhores viagens de 2016 – Uma Turista Nas Nuvens 28 de dezembro de 2016 - 20:00

[…] 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires […]

Responder
15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires – Uma Turista Nas Nuvens 30 de dezembro de 2016 - 20:56

[…] 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires […]

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.