Roteiro prático de 15 dias combinando 3 países: Uruguai, Argentina e Chile

Roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile. Confira aqui todas as dicas necessárias planejar uma viagem passando pelas principais cidades destes 3 países da América do Sul. Aqui vou dá dicas de passeios, lugares para visitar, transporte e hospedagem.

Com a proximidade com o Brasil, é possível fazer uma viagem bem econômica passando pelo Uruguai, Argentina e finalizando no Chile. Foi isso que eu fiz em 2016, quando decidi fazer um curso intensivo de espanhol em Buenos Aires. Aproveitei a oportunidade para incluir outras cidades nessa viagem que durou 45 dias no total. Como fiquei mais tempo na capital da Argentina, vou adaptar este roteiro aqui para apenas 15 dias.

Dica para comprar a passagem de avião

O roteiro que vou sugerir é para quem for comprar a passagem de avião para Montevidéu (Uruguai) e volta saindo de Santiago no Chile.

Na minha viagem, fiz os seguintes trechos: ida de São Paulo – Montevidéu e volta de Santiago – São Paulo. E sabe quanto saiu a minha passagem? Ficou por menos de 900 reais ida e volta. Para fazer isso, tem alguns sites onde é possível comprar passagens  para várias cidades. O meu queridinho é o Skyscanner, e foi através dele que fiz a minha reserva. Para usá-lo é bem simples, basta escolher a opção “várias cidades”, depois você escolhe a primeira cidade (Montevidéu) e data, e por último, a cidade de onde vai voltar, que no caso, será Santiago. Confira uma simulação ⇓

Roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile – Itinerário

Obs: aqui não está incluído o dia de chegada em Montevidéu, nem o dia de partida em Santiago, que no total, somaria 17 dias de viagem.

Dia 1. Montevidéu
Dia 2. Montevidéu
Dia 2. Bate e volta de Montevidéu até a Casapueblo e Punta del Este
Dia 4. Viagem de ônibus de Montevidéu até Colonia del Sacramento (pernoite) – o trajeto dura em torno de 2h30
Dia 5. Viagem de balsa de Colonia del Sacramento até Buenos Aires – o trajeto dura em torno de 1 hora
Dia 6. Buenos Aires
Dia 7. Buenos Aires
Dia 8. Buenos Aires
Dia 9. Viagem de ônibus de Buenos Aires até Mendoza – o trajeto dura em torno de 14 horas
Dia 10. Chegada em Mendoza
Dia 11. Mendoza – Tour de 1 dia na Cordilheira dos Andes
Dia 12. Viagem de ônibus de Mendoza até Santiago – o trajeto dura em torno de 6 horas
Dia 13. Santiago
Dia 14. Santiago
Dia 15. Santiago

Roteiro – Uruguai

Dia 1 e 2 – Montevidéu

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile

Apesar de ser a capital do Uruguai, Montevidéu não é uma cidade muito grande, e por isso, é possível conhecer seus principais pontos turísticos em apenas dois dias. A minha dica de roteiro  é de reservar um dia para conhecer as atrações do centro da cidade como a Plaza Independencia, Teatro Solís, Plaza Constituição, Mercado del Puerto e a Avenida 18 de Julio. Confira este post aqui com todos os detalhes do roteiro do dia 1, nele você vai encontrar informações úteis sobre câmbio e de como chegar em Montevidéu.

Leia mais: O que fazer em Montevidéu no inverno: roteiro completo de 1 dia

Já no dia 2, aproveite para conhecer os bairros Pocitos e Carretas, ambos ficam de frente com as ramplas, que trata-se de um calçadão super longo que percorre o Rio da Prata. Estes são os bairros mais badalados da cidade, onde você vai encontrar vários bares, cafés, restaurantes e muito mais. Como eu fui durante o inverno, não consegui  aproveitar muito, mas se sua viagem for fora da temporada do frio, é possível curtir os dias ensolarados em uma caminhada pelo calçadão e um passeio no Parque Rodó, que é enorme e cheio de atrações.

Fonte dos cadeados no centro de Montevidéu

Onde se hospedar em Montevidéu

Para economizar, acabei fazendo couchsurfing na capital do Uruguai. Por recomendação de uma amiga que esteve na cidade recentemente, eu indico o hostel El Viajero, que fica no centro, perto de vários pontos turísticos.

Confira outras opções de hospedagem em Montevidéu

Dia 3 – Bate e volta de Montevidéu até Punta del Este e Casapueblo

Casapueblo

Punta del Este é o balneário mais famoso do Uruguai, e como o país é pequeno, de Montevidéu até a cidade é um pulo (algo em torno de 2h de ônibus). Se você estiver viajando com mais pessoas, a melhor opção para chegar até lá é de carro. Caso contrário, tem ônibus diários que funcionam em vários horários do dia. Como estava viajando sozinha e sem muito tempo, optei em fazer um City Tour de um dia, que além de Punta, também incluía Punta Ballena, onde fica a Casapueblo, e o pequeno balneário de Piriápolis.

Apenas 1 dia para conhecer Punta e a Casapueblo não é o suficiente, muito pelo contrário, é até corrido demais. Se você tiver mais tempo que isso, reserve pelo menos 3 dias, principalmente se estiver viajando durante o verão.

Aqui neste post conto mais sobre o roteiro e como foi o tour em Punta del Este que fiz para vocês terem uma ideia de valores e lugares para visitar. Confira mais

City Tour de um dia na Casapueblo e Punta Del Este

La Mano, um dos cartões postais de Punta del Este

Como ir de Montevidéu até Colonia del Sacramento

De Montevidéu até Colonia, a dica é ir de ônibus, em uma viagem bem tranquila que dura em média 2h30min.

Quando eu fiz essa viagem, acabei deixando para comprar a passagem no mesmo dia e optei em sair bem cedinho de Montevidéu, para chegar cedo em Colonia del Sacramento. Os ônibus saem do terminal rodoviário  Tres Cruces, e a companhia que eu escolhi para fazer este trajeto foi a COT.

Dia 4 – Colonia del Sacramento

É possível conhecer Colonia del Sacramento em apenas 1 dia. Para mim, essa foi a cidade mais fofa que visitei no Uruguai, e a que mais gostei.  Mesmo pequenininha, Colonia esbanja charme em todos os sentidos. Ruas de pedras, carros antigos que fazem parte da decoração, casas de barro e até uma muralha.

Para mais informações e dicas do que fazer em 1 dia em Colonia del Sacramento, confira este post aqui ⇓

Leia mais: Colonia Del Sacramento: visite a cidade mais fofa do Uruguai em 1 dia

Onde se hospedar em Colonia del Sacramento

Em Colonia, eu fiquei hospedada em um hostel bem simples, o Sur Hostel, que tem como ponto positivo a ótima localização, pois ele fica pertinho da rodoviária.

Confira outras opções de hospedagem em Colonia del Sacramento

Carro antigo em Colonia del Sacramento

Como ir de Colonia del Sacramento até Buenos Aires

A maneira mais rápida de chegar até Buenos Aires saindo de Colonia é através de balsa, que faz a travessia pelo Rio da Prata. A viagem é bem rápida e dura 1 hora (obs: dependendo da balsa, tem algumas que demoram 3 horas). Existem três companhias que fazem este trajeto: BuquebusSeatcat Colonia Express.

Eu fiz o trajeto com a Buquebus e adorei demais o passeio. Sai de Colonia bem cedinho e em 1 hora já estava em Buenos Aires. E dica, certifique-se de comprar a passagem com antecedência.

Roteiro – Argentina

Dia 5, 6, 7 , 8 e 9 – Buenos Aires

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile

A capital da Argentina é apaixonante e recheada de atrações para todos os gostos.

Dia 5: a primeira opção de roteiro é começar pelo centro, onde fica situado os principais pontos turísticos como a Casa Rosada, Calle Florida, Teatro Colón, Café Tortoni e Avenida de Mayo. Confira este post aqui para conferir as atrações do centro ⇓

Leia mais: 15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires

Dia 6: dia de conhecer a área mais verde de Buenos Aires, os Bosques de Palermo, onde fica situado vários parques como o Jardim Botânico, El Rosedal e Jardim Japonês. É possível passar o dia todo só nessa parte da cidade, que é perfeita para os dias de sol. Além dela, se sobrar um tempinho, não deixe de passear pelas ruas do charmoso Palermo Soho (meu bairro preferido em BA). Confira este post aqui para mais informações ⇓

Leia mais: Roteiro de 1 dia pelos parques de Palermo em Buenos Aires

El Rosedal no bairro Palermo em Buenos Aires

Dia 7: sugiro um passeio pelo charmoso bairro Recoleta. Ele é tão lindo que dizem que é a parte da Europa de Buenos Aires. As principais atrações do bairro são o Cemitério da Recoleta, a Flor Metálica (um dos cartões postais da cidade) e a maravilhosa livraria El Ateneo. Confira mais ⇓

10 passeios incríveis para fazer no Recoleta em Buenos Aires

Flor Metálica, um dos cartões postais de Buenos Aires

Dia 8: passeio até a parte mais colorida da cidade e o lugar mais clichê para os turistas, uns amam, outros odeiam. Trata-se do Caminito, que fica localizado no bairro La Boca. E se estiver na cidade em um dia de domingo, não deixe de conferir  uma das feiras mais famosas de Buenos Aires, a Feira de San Telmo.

Leia também: Feira de San Telmo: o melhor passeio de domingo em Buenos Aires

Dia 9: pelo roteiro que fiz, a viagem de ônibus até Mendoza é para ser no final do dia, então o último dia em Buenos Aires será mais curto. A dica é um passeio no bairro mais moderno da capital argentina, o Puerto Madero, cuja a principal atração é uma linda ponte, a Puente de la Mujer. Confira aqui as atrações do bairro ⇓

Puerto Madero: o que fazer no bairro mais novo de Buenos Aires

Bairro Puerto Madero em Buenos Aires

Onde se hospedar em Buenos Aires

Eu fiquei hospedada na região central de Buenos Aires, em um hostel maravilhoso, o Portal del Sur. Neste post aqui. eu dei mais dicas de outros albergues que ficam no centro.

Consulte outras opções de hospedagem em Buenos Aires

Como ir de Buenos Aires até Mendoza

A viagem de ônibus de Buenos Aires até Mendoza é um pouco longa, com duração de 14 horas. Mas o lado bom é que é possível fazer o trajeto noturno, algo que fiz e adorei. Ao viajar à noite, você tem o privilégio de economizar com uma diária em um hotel ou hostel. A companhia que eu escolhi para fazer essa viagem foi a CATA, uma empresa que faz o trajeto por vários destinos no país e uma das mais famosas. Mesmo sendo uma viagem longa, eu não tenho o que reclamar, pois dormir boa parte do trajeto. E detalhe, nos ônibus são servidos café da manhã e janta (que por sinal estava muito boa). E se você quiser economizar tempo, tem a opção de ir de avião, mas o valor da passagem acaba saindo um pouco mais caro.

Dia 10, 11 e 12 – Mendoza

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile

Mendoza é uma cidade que fica situada aos pés da Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza. Além disso, é famosa por ser uma das regiões responsáveis por mais de 70% da produção de vinhos da Argentina.

O roteiro que estou sugerindo aqui é para apenas 2 dias, mas vou ser bem sincera, isso não é nada, se tiver mais tempo, sugiro pelo menos 4 dias. No primeiro dia, a dica é um passeio no centro e arredores de Mendoza, já no segundo, um tour de um dia que passa pelos principais pontos turísticos da Cordilheira dos Andes, conhecido como Tour Alta Montanha. Falei mais dele aqui e confira este post aqui com dicas do que fazer em 2 ou 3 dias em Mendoza.

O que fazer em Mendoza na Argentina: roteiro de 2 dias

Tour Alta Montanha: passeio de 1 dia na Cordilheira dos Andes em Mendoza

Como ir de Mendoza até Santiago no Chile

Paisagem na viagem de ônibus de Mendoza  a Santiago

A viagem de ônibus de Mendoza até Santiago é simplesmente perfeita. A rota é recheada de paisagens exuberantes, e o grande destaque desse trajeto é a Cordilheira dos Andes, que passa pela fronteira da Argentina e Chile. Confira este post aqui para mais informações sobre a viagem e dicas de como passar na imigração do Chile.

Leia mais: Paisagem da janela na viagem de ônibus de Mendoza a Santiago

Roteiro – Chile

Dia 13, 14 e 15

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e Chile

A capital do Chile é linda, toda rodeada pela Cordilheira dos Andes. Já no primeiro dia na cidade, eu aproveitei para fazer um tour gratuito, os famosos Free Walking Tours. Falei mais dele neste post aqui.

Confira este post aqui para o roteiro de 1 dia em Santiago. E te indico este post aqui do blog Quero Viajar Mais com dicas de roteiros para 3, 5 e 7 dias na capital do Chile.

Leia tambémCerro San Cristóbal: a vista mais incrível de Santiago do Chile

Onde se hospedar em Santiago

Eu fiquei hospedada no La Casona Hostel, um albergue fofo que fica na região central de Santiago e bem próximo da Praça das Armas e de vários pontos turísticos da cidade. Achei o hostel bem limpinho, ótimo atendimento e cozinha compartilhada super organizada.

Consulte outras opções de hospedagem em Santiago

Cerro Santa Lucía em Santiago

Dicas úteis

• Aconselho que o câmbio seja feito nas capitais de cada país. Por exemplo, em Montevidéu no Uruguai, eu troquei apenas alguns reais por pesos uruguaios no aeroporto da cidade para os primeiros gastos. Mas no outro dia, a primeira coisa que fiz foi pesquisar no centro as casas de câmbios com as melhores cotações. Já na Argentina, o melhor lugar para fazer o câmbio é em Buenos Aires na Calle Florida ou Avenida Corrientes (ambas no centro). Para os primeiros gastos, comprei em torno de 400 pesos argentinos na balsa do Buquebus (que faz a travessia de Colonia até Buenos Aires). Em Santiago, comprei alguns pesos chilenos na alfândega do Chile  (imigração). Já na cidade, a dica é fazer o câmbio no centro, onde encontrará as melhores cotações.

• O cuidado com segurança é redobrado em Santiago e Buenos Aires. Os batedores de carteiras estão sempre de olho nas pessoas que andam distraídas com celulares na mão e bolsa de lado (principalmente no metrô). Eu tive a infelicidade de ter minha bolsa com todos os meus pertences roubados no meu penúltimo dia da viagem em Valparaíso. Como estava viajando sozinha, além da cidade ser perigosa, acabei sendo um alvo fácil para o pequeno ladrãozinho que puxou minha bolsa e saiu correndo. Então fica a dica, aconselho que coloque documentos e cartões em uma pochete que fica escondida dentro da calça (foi o que fiz e foi a foi minha salvação).

• Se a sua viagem for durante o inverno, existe o risco da estrada que liga Mendoza a Santiago no Chile está fechada por conta da neve. Felizmente, eu não tive este problema, mas como não tem como prever o tempo, é bom ter isso em mente, já que este imprevisto pode atrasar sua viagem.

roteiro de viagem no Uruguai, Argentina e ChilePalácio de la Moneda em Santiago

Algumas impressões

Achei o Uruguai um dos países mais caros comparando-se com o Chile e Argentina, além disso, não gostei muito da culinária do país. Bom, mas isso é algo pessoal, tem gente que ama. Em compensação, achei os uruguaios um povo muito hospitaleiro e super simpáticos. E detalhe, eles amam cachorros e ao caminhar pelas ruas, você vai se deparar com várias pessoas tomando mate (típica bebida).

Assim como no Uruguai, os argentinos também são apaixonados por mate e cachorros. Em relação as pessoas, prefiro não dá minha opinião, pois assim como tem argentinos super simpáticos, tem aqueles que nem olham na cara da gente para dizer um “com licença”, etc. Em Buenos Aires, assim como em São Paulo, os portenhos estão sempre apressados. Eu amei a culinária do país e sobre os preços, de todos os países deste roteiro, achei o mais barato.

Bom, é isso, acho que exagerei no textão, mas tentei colocar aqui todas as dicas necessárias. Se você já fez este roteiro e tem alguma dica, por favor, ficarei feliz com seu comentário. E para aqueles que tem vontade de fazer essa viagem, espero ter ajudá-lo com as informações. Qualquer dúvida, dá um alô nos comentários 😉

Gostou das dicas, se sim, aproveita para salvar essa imagem no seu pinterest.


***Receba mais dicas de viagem***


Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples 😉 Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima 🙂 Josiane Bravo



Booking.com


9 Replies to “Roteiro prático de 15 dias combinando 3 países: Uruguai, Argentina e Chile”

  1. Ótima ideia pra quem tem poucos dias e quer conhecer um pouco dos três países 😉

    1. Muito obrigada Camila 🙂 o legal mesmo seria ter mais tempo, afinal 15 dias não é muita coisa.
      Beijos

  2. Adoraria fazer um roteiro mais ou menos assim pelos três paises, incluiria também um pouco da Patagonia se tivesse mais tempo 🙂

  3. Excelente roteiro! Eu tenho vontade de conhecer o Uruguai e também o Chile. Não tinha ideia que era tão simples colocar ambos na mesma viagem. E ainda incluir a Argentina que eu adoro! Perfeito!!!

    1. Muito obrigada Ale. É uma viagem que com um bom planejamento fica fácil conhecer estes 3 países, e se o dinheiro e tempo sobrar, dá até para dá uma esticadinha e conhecer outras cidades que ficam no trajeto como o Vale Nevado, etc.
      ABraços

  4. Adoramos o Uruguai! Um lugar lindo e cheio de história. Obrigada por compartilha a sua experiência com o skyscanner pois nunca tinha comprado por ele.

    1. Muito obrigada Flavia 🙂 O Uruguai é u país muito fofo não é. Eu adorei tudo.
      Beijos

  5. Adorei seu roteiro e confesso que nunca tinha considerado ir de Buenos Aires pra Mendonza de ônibus, mas a noite dormindo, super tranquilo. Parabéns pela matéria ficou ótima, super completa.

    1. Muito obrigada Deisy. Essa viagem de ônibus é bem tranquila e uma ótima opção para quem quer economizar com transporte.
      Abraços 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: