Curso intensivo de espanhol na UBA em Buenos Aires

Por Josiane Bravo

Onde estudar espanhol em Buenos Aires – dicas práticas de como estudar espanhol na capital da Argentina gastando pouco, e o melhor, em umas melhores universidades da cidade, a UBA.

Holá chicos e chicas, tu hablas espanhol? Com a grande semelhança com o português, muitos acreditam que falar espanhol é muito fácil, basta improvisar. Mas acredite, “PORTUNHOL” é apenas uma forma de se virar nos trinta.

Sou a favor do intercâmbio, da imersão cultural, da vivência em morar em um país onde a língua que está aprendendo é falada e poder ouvi-la todos os dias. Em resumo, não adianta fugir, a gente só aprende mesmo quando colocamos a mão na massa, através da PRÁTICA. E por isso, depois de ter estudado espanhol por 1 ano em uma escola de idiomas, percebi que não estava tendo muito progresso e coloquei na cabeça que o melhor investimento seria um intercâmbio.

Com um planejamento bem minucioso, pesquisei muito na internet sobre os valores e os melhores lugares para estudar espanhol, e achei um post maravilhoso do blog 360 Meridianos que foi a minha luz. Depois de ler o texto, tive a certeza que queria estudar espanhol na capital da Argentina, em Buenos Aires.

Por ficar tão próxima do Brasil, esse é um dos destinos mais baratos para os brasileiros para estudar espanhol. Além de aprender um novo idioma, a possibilidade de conhecer um pouquinho mais da cultura dos nossos hermanos faz de Buenos Aires a cidade perfeita.

 
Leia também:  10 filmes em espanhol para assistir no Youtube

Obs: lembrando que o espanhol da Argentina é bem diferente dos demais países onde a língua é falada. Aliás, é bom ter isso em mente antes de decidir em qual país estudar, pois cada um tem seus dialetos e vocabulários que se diferem bastante, parecendo até mesmo uma outra língua dependendo do país (eu não entendo nada do espanhol de Cuba por exemplo).

curso intensivo de espanhol em Buenos Aires
Praça de Maio, onde eu passava todos os dias para ir para UBA

Onde estudar espanhol em Buenos Aires?

Existem várias escolas na capital da Argentina que oferecem cursos de espanhol para estrangeiros e brasileiros, a grande maioria são particulares e pelas minhas pesquisas, os valores variam muito de acordo com cada escola.

O ponto primordial na hora de escolher onde estudar em Buenos Aires foi justamente o preço e, claro, quis ter certeza que a escola era boa e tinha boas recomendações. Por isso, novamente, o post do blog 360 Meridianos foi onde encontrei a dica do Laboratório de Idiomas da Uba  na Universidad de Buenos Aires.

 
Leia também:  15 bons motivos para visitar e se apaixonar por Buenos Aires

A princípio eu queria estudar na Coined, mas quando vi que os valores eram em dólares, percebi que não se encaixaria no meu orçamento, foi aí que cheguei a conclusão que a  UBA seria minha escolha por causa do precinho camarada comparando-se com as demais escolas.

Informações sobre a UBA e o curso de espanhol

Trata-se de uma das maiores universidades da Argentina. Para aqueles que forem estudar na UBA, existem três sedes, uma no Centro (onde estudei), Palermo e outra em um bairro menos turístico, o Caballito.

Os cursos de espanhol são oferecidos em três níveis (iniciante, intermediário e avançado), e as aulas podem ser regulares, de dois ou quatro meses de duração, ou para quem não tem muito tempo, tem a opção que escolhi, o curso intensivo que tem duração de 1 mês (15 horas semanais).

Importante: atente-se as datas, pois o curso intensivo não é oferecido o ano todo, e sim durante as férias dos meses de julho, janeiro e fevereiro, ou seja, apenas 3 vezes durante o ano. Além disso, por conta da pandemia (Covid-19), o modelo de como o curso é oferecido pode ter sofrido alterações (certifique-se se eles estão oferecendo o curso online ou presencial).


curso intensivo de espanhol na UBA em Buenos Aires
Prédio do Laboratório de Idiomas da UBA

Como fazer sua inscrição/matrícula na UBA?

Esse é o grande problema da UBA, pois as inscrições não podiam ser feitas pela internet na época que estudei (pode ser que agora eles estejam aceitando inscrições online por conta da pandemia). No geral as inscrições são feitas no próprio laboratório de línguas da universidade que localiza-se perto da Casa Rosada, na Calle 25 de Mayo.

Como se informar sobre as datas e valores do curso de espanhol no site da UBA?

1. Calendário: para se informar sobre as datas dos cursos em geral, tanto os intensivos como os regulares, entre nessa página AQUI. Por exemplo, quando eu fiz este curso (em 2016), eu vi a data da inscrição e comprei minha passagem para Buenos Aires para chegar lá com dois dias de antecedência para garantir minha matrícula. Geralmente as inscrições para os cursos intensivos de verão e inverno acontecem no início de janeiro, fevereiro e julho.

2. Valores dos cursos: clique aqui para ver quanto você vai ter que investir no curso (regulares ou intensivos), os valores mencionados no site estão em pesos argentinos. Quando fiz este curso ele me custou algo em torno de 1400,00 reais, mas vale ressaltar que os valores são atualizados a cada ano, assim como o site está em constante mudança. E tem mais, quem faz parte dos países membros do Mercosul (no caso o Brasil está incluso), tem desconto no valor do curso. Então na hora de olhar na tabela, procure pelos valores de “Arancel Mercosur”.

3. Informações gerais: aqui nessa página você vai ter uma noção geral sobre o curso de espanhol para estrangeiros.

4. Se ainda ficou com dúvidas, você pode entrar em contato com a UBA através do e-mail: [email protected]

JÁ CONTRATOU SEU SEGURO VIAGEM?

Apesar de não ser obrigatório ter seguro viagem para viajar para a Argentina, vale lembrar que ele é essencial para viagens internacionais. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E o bacana é que os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS.

 

Espanhol para estrangeiros ou brasileiros?

O curso de espanhol na UBA é oferecido em 2 grupos, para estrangeiros ou um grupo especial só para brasileiros.

E por que um curso de espanhol só para brasileiros?

Uma breve explicação:  um coreano ou qualquer falante de uma língua que não venha do latim não tem nenhuma noção da nossa gramática, e por isso, o curso de espanhol só para brasileiros pula uma boa parte dessas explicações gramaticais que eles não tem ideia de como funcionam.

No dia da inscrição você vai ter que fazer um teste para ver em qual nível de espanhol se encaixa. O teste é baseado em uma prova escrita e oral e pelo que pesquisei, por conta da pandemia eles estão aceitando o teste online no momento. Aqui vale ressaltar que não tem como fazer a inscrição sem o resultado da prova.


E qual a diferença do curso de espanhol para estrangeiros do de brasileiros?

A vantagem dessa opção é que no curso só para brasileiros é feito dois níveis em um só, enquanto que no de estrangeiros é só um. Então como um exemplo, eu fiz o nível para iniciantes e terminei no intermediário (pois é gente, acredita que entrei no nível para iniciantes, pensei que sabia espanhol, mas na hora da prova eu cometi tantos erros de portunhol que fiquei até com vergonha da professora).

Buenos Aires
Flor Metálica, um dos cartões postais de Buenos Aires

Como é o curso de espanhol na UBA?

Na minha humilde opinião, não tenho o que reclamar do curso, apenas do prédio da escola que é super antigo. Sobre o curso, as turmas tem que ter no mínimo seis alunos.

O curso tem o foco na gramática (conjugação do verbos por exemplo, que é a parte mais chata do espanhol para mim), conversação e pronúncia.

O material usado é todo baseado em uma apostila oferecida pela própria universidade, que você vai comprar no seu primeiro dia de aula. A apostila é vendida em uma papelaria que fica de frente com a universidade, e na data do curso, paguei 270 pesos argentinos (algo em torno de 40 reais).

Se pudesse, ficaria pelo menos uns 3 meses em Buenos Aires para praticar mais, pois pelo que percebi, mesmo com toda a prática e aulas todos os dias, achei que 1 mês não foi o suficiente. Fiquei com aquele gostinho de “quero mais” 😉

Meu certificado de conclusão do curso de espanhol

Onde se hospedar durante o curso?

Eu fiquei hospedada no Portal del Sur, um hostel fantástico que infelizmente fechou em 2020 (acredito que foi mais um lugar afetado pelo Covid-19 🙁 ).

Para mais opões de hospedagem, dei dicas de onde ficar em Buenos Aires neste post.

O valor do curso intensivo não está incluso hospedagem e alimentação, e isso é algo que você tem que ter em mente antes de fazer seu orçamento para a viagem.

Eu prefiro me hospedar em hostels (albergues), pois além de ser muito mais barato que hotéis, você ainda vai ter a oportunidade de fazer novas amizades e até mesmo praticar espanhol, além de poder usufruir da cozinha para preparar suas refeições. Por isso algo que achei primordial foi pesquisar hostels que tinham cozinhas bem equipadas e com boa avaliaões. Dica: preparar sua janta e almoço vai sair muito mais barato que comer fora todos os dias.

Outras opções: você também pode alugar uma casa pelo Airbnb, ficar na casa de algum conhecido ou fazer couchsurfing

 
Leia também:
Vantagens de se hospedar em um hostel
Onde ficar em Buenos Aires: os 5 melhores bairros, dicas de hotéis e albergues

Onde estudar espanhol em Buenos Aires – escolas privadas de idiomas

E se você não gostou da UBA, não fique triste, existem várias escolas como Coined , Expanish e CUI

Durante a minha estadia em Buenos Aires conheci uma garota no hostel onde me hospedei que estava estudando espanhol na Coined, segundo ela a escola é excelente. Além dela, teve um post bem explicativo sobre essa escola no blog Janelas Aberta. Então por recomendações, essa é uma outra opção de escola (um pouco mais cara que a UBA) que eu indico, e a vantagem dela é que você pode começar seu curso em qualquer momento, pois a cada semana iniciam-se novas turmas.

Para mais informações da UBA
Site: http://www.idiomas.filo.uba.ar/
Contato: 4343-5981/1196 – 4334-7512
E-mail: [email protected]

E para concluir, se quiser conhecer outros países durante este intercâmbio, aqui neste post eu falo sobre o roteiro que fiz, pois além de Buenos Aires, aproveitei a viagem para conhecer o Uruguai e o Chile.

 
Leia também:
Roteiro prático de 15 dias combinando 3 países: Uruguai, Argentina e Chile

***Confira outros posts de Buenos Aires***

Buenos Aires bairro a bairro

Dicas do que fazer/ver na cidade

Dica de bate e volta


***Receba mais dicas de viagem***

Para salvar no seu Pinterest ⇓


Comece a planejar sua viagem aqui

Continue planejando sua viagem usando um dos parceiros do blog. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, eu ganho uma pequena comissão. Você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a manter o blog.

Reserve seu hotel/hostel: faça sua reserva pelo Booking.com, site de hospedagem que garante os melhores preços em qualquer lugar do mundo. Além disso, muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito.

Seguro Viagem: curta sua viagem sem preocupação adquirindo um seguro viagem. Lembrando que na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos não existe saúde pública. Faça aqui sua cotação com a Seguros Promo e garanta os melhores preços. E olha que legal, você pode pagar em até 12x no cartão de crédito ou ter 5% de desconto no boleto.

Ingressos: evite filas, compre ingressos com antecedência para atrações turísticas, excursões entre outros passeios pela Get Your Guide.


Leia também

68 comentários

Luiz 1 de fevereiro de 2017 - 02:35

Obrigado pelas informações, adorei! Complementou bem o posto do 360meridianos.

Responder
Josiane Bravo 3 de fevereiro de 2017 - 17:47

Boa tarde Luiz, muito obrigada pela visita e pelo elogio. Fico feliz que gostou do post:) Volte sempre.
Beijos

Responder
Simone Pequeno 10 de fevereiro de 2017 - 11:49

Josiane, o curso de férias que você era de 3 horas de segunda a sexta? E o período era pela manhã? Dá para aliar estudo e turismo?
Desculpa-me pelo bombardeio de perguntas rs, mas tenho muito interesse em estudar lá e adorei essa dica.
Obs.: Estive uma vez em Buenos e Aires e também me hospedei no hostel Portal del Sur (ótima localização, né?).
Aguardo ansiosa os próximos posts sobre esse assunto.

Responder
Josiane Bravo 10 de fevereiro de 2017 - 13:04

Oi Simone tudo bom. Muito obrigada 🙂 Pode perguntar sim rs que ficarei feliz em ajudá-la no que for do meu alcance. Sobre sua pergunta, foi sim, estudava na parte da manhã, das 9 às 12h se eu não me engano (memória fraca rs). E durante a tarde, sempre aproveitava para passear no centro ou ficava no hostel mesmo (que estava sempre cheio). Sempre tinha alguma coisa para fazer, como fiquei neste hostel que você mencionou que já conhece, foi uma ótima oportunidade para fazer novas amizades, e durante os finais de semana eu sempre turistava e conhecia algum lugar novo em Buenos Aires. Deu para aproveitar muito, pois como foram no total de 4 finais de semanas livres, conheci muitos lugares 🙂 E como disse, o Portal de Sur tem uma ótima localização, eu me apaixonei pela vibe do hostel e se algum dia voltar para lá, com certeza me hospedaria lá novamente.

Em breve vai ter mais post de Buenos Aires rs, tem muita coisa para falar daquela cidade fofa 😉

Beijos

Responder
Simone Pequeno 10 de fevereiro de 2017 - 13:27

Muito obrigada pelas informações!
Bjs e ótimo final de semana

Responder
Elisabete Almeida 1 de abril de 2023 - 21:22

Obrigada pela informações, achei muito úteis, mas gostaria se existe um programa das pessoas acima de 60 anos? E se o ensino é igual para todos.
Pois tenho interesse de fazer um curso de espanhol aí Argentina aperfeiçoando o idioma p melhor interagir c outros países .

Responder
Apure Guria!!! (@angiecomsardas) 21 de fevereiro de 2017 - 08:27

adorei as dicas! adoro fazer curso de idiomas em outro país, mas não tinha pensado nessa opção ótima e pertinho da gente!

Responder
Josiane Bravo 23 de fevereiro de 2017 - 12:37

Muito obrigada Angie 🙂 Buenos Aires é uma boa pedida para quem procura um destino mais perto para aprimorar o espanhol.
Beijos

Responder
Lea Regina Teixeira 21 de março de 2018 - 20:06

Boa noite, Josiane! Queria uma informação: curso de espanhol de 10 dias será que eu consigo? gostaria de alugar um apartamento no mesmo bairro , para 3 pessoas. grata

Responder
Josiane Bravo 23 de março de 2018 - 09:11

Olá Lea tudo bom. Até onde eu sei na UBA não tem curso de 10 dias, mas tem outras escolas que oferecem cursos de 1,2, 3 etc semanas. Essas escolas eu citei o nome delas no final do post, com links. São escolas de idiomas como a Coined, que está entre uma das melhores em Buenos Aires.
Abraços 🙂

Responder
Marli de oliveira 28 de fevereiro de 2017 - 22:37

Josiane que post ótimo.Quase não encontro informações sobre a UBA e aquele site é terrível. seu post me ajudou muito já que pretendo fazer o curso na UBA em Julho. pelo que ví o valor está bem mais salgado?! espero que o preço esteja errado kkk . Você poderia me dizer se foi em Julho mesmo?

Responder
Josiane Bravo 28 de fevereiro de 2017 - 22:59

Oi Marli tudo bom 🙂 Feliz que você gostou do post, muito obrigada Então, eu fiz em julho mesmo este curso 😉 O site é complicadinho mesmo não é. Acabei de ver os valores, e realmente o curso teve um aumento em relação ao ano passado, algo como 1000 pesos argentinos ( valor total de 6835 pesos). Mas ao fazer a conversão para o real, vejo que vai ficar mais ou menos o mesmo valor que paguei, algo em torno de 1400,00. Como a cotação da moeda está sempre mudando, pelo que vi, em relação ao ano passado, o peso está bem mais desvalorizado, o que é ótimo para os brasileiros não é 😉

Se tiver mais dúvidas, só perguntar 🙂
Beijos

Responder
Débora Resende 5 de março de 2017 - 22:30

Adorei sua experiência! Eu fiz intercâmbio pra estudar inglês e me ajudou muuuuito, agora quero fazer um pra estudar espanhol tb! Adorei saber que existe a chance de fazer esse curso em uma universidade 🙂

Responder
Josiane Bravo 12 de março de 2017 - 20:56

Muito obrigada Débora 🙂 Este curso foi incrível, se pudesse, faria um intercâmbio em cada país para aprender novos idiomas rs.
Beijos

Responder
Eliza 28 de abril de 2017 - 00:26

Oi Josi! Quando você gastou com hospedagem aproximadamente?
Obrigada pelo relato 🙂

Responder
Josiane Bravo 28 de abril de 2017 - 22:21

Oi Eliza tudo bom. Muito obrigada pela visita.
Então, eu gastei em média de 1300,00 pela hospedagem para 1 mês em um hostel. Como julho é alta temporada, a maioria dos hostels ficam com o preço mais caro. O hostel que eu fiquei foi ótimo, com um café da manhã bem completo (incluso na diária). Economizei bastante com comida, pois como a cozinha do hostel era bem equipada, eu fazia todas as minhas refeições lá mesmo. 😉

Beijos

Responder
Amanda Souza 20 de maio de 2017 - 22:03

Olá Josiane tudo bom ? Me chamo Amanda e gostei muito do seu blog,achei super interessante e gostaria de saber sua opinião,eu tenho muita vontade de aprender outras línguas mais não sei usar conversação de nenhuma língua,só sei o básico que ensinam em escola pública verbo to be e básico de espanhol. Você acha que tenho chances de aprender essas duas línguas e poder estudar em uma universidade estrangeira ? Começando a estudar agora com 19 anos ? Se puder responder por favor !! Beijos e Obrigada !

Responder
Josiane Bravo 21 de maio de 2017 - 19:40

Oi Amanda tudo bom. Muito obrigada pela visita. Então, eu sou professora de inglês e para aprender o idioma eu demorei em torno de 5 anos (estudei em escola de idiomas e depois fiz um intercâmbio de 2 anos para ganhar a fluência). Se eu fosse você, focaria em apenas um idioma no momento (inglês ou espanhol), pois assim você vai ter mais tempo para se dedicar. Sempre tem tempo hehe, mas tudo isso vai depender da sua dedicação. Por exemplo, se decidir focar no inglês, sugiro que estude pelo menos uns 30 minutos por dia (você pode fazer aulas particulares ou fazer um curso em uma escola de idiomas). Além das aulas, uma forma muito produtiva de aprimorar um novo idioma de uma forma mais rápida é a prática diária (ouvir música, assistir filmes, etc). O aprendizado do espanhol é mais rápido, já que a língua tem uma semelhança muito grande com o nosso português. Mas claro, tudo isso vai depender da sua dedicação. Cada um tem um método diferente de aprender, então fica difícil te responder quanto tempo demora. Eu não sei quais são as exigências das universidades no exterior, mas se for para estudar nos Estados Unidos por exemplo, o inglês tem que ser avançado e ainda tem lugares que exigem um teste (como o Toefl). Então, a minha dica é, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, corra atrás dos seus objetivos 🙂 Eu amo idiomas e sonho em aprender Francês e falar todas as línguas românticas.

Abraços
Volte sempre 🙂

Responder
Larissa 4 de junho de 2017 - 21:45

Olá, Tudo bem? Gostei muito das dicas!!!

Tenho uma dúvida: quais os documentos são necessários para fazer a inscrição no curso?

Responder
Josiane Bravo 5 de junho de 2017 - 19:58

Muito obrigada Larissa 🙂 Na verdade, nem lembro se cheguei a mostrar algum documento rs, eu só levei meu passaporte. Em todo o caso, é sempre bom levar o seu rg ou passaporte, mas fora isso, não é exigido nenhuma outra documentação.
Beijos

Responder
Larissa 29 de junho de 2017 - 17:56

Muito obrigada, Josiane!!!!
Estou me planejando para fazer o intensivo no início do ano que vem.

Beijos

Responder
tayná 3 de julho de 2017 - 12:09

Olá, adorei seu post.
Fui pesquisar nos links que vc disponibilizou, pois estou querendo fazer esse curso em janeiro.
Porém no site tem os cursos e os talleres, qual a diferença? Além disso tem tbm três categorias, com preços bem diferentes, mas não dizem qual a diferença de um para o outro. Queria saber se vc pode explicar isso.

Beijos

Responder
Josiane Bravo 3 de julho de 2017 - 15:50

Olá Tayná tudo bom. Muito obrigada 🙂 Sobre as categorias, cada uma representa um valor diferente né, a nossa é a categoria III, com essa descrição aqui: Categoría III:
extranjeros naturalizados en Argentina (con DNI),
DNI en trámite,
Credencial de Identidad Diplomática, Residencia Precaria, o de países
miembros del Mercosur.
Essa categoria tem um preço mais barato e o legal é que a gente se encaixa nela, já que o Brasil faz parte dos países membros do Mercosul. Confira este link aqui com a descrição de cada categoria: http://www.idiomas.filo.uba.ar/webfm_send/301

Sobre o “talleres”, significa oficinas, mas não tenho certeza sobre o que se trata ao certo. Em todo o caso, para qualquer dúvida, é sempre bom enviar um e-mail, neste campo aqui http://www.idiomas.filo.uba.ar/contacto. pois o site está em constante mudança.

Abraços 🙂

Responder
Feminino 14 de agosto de 2017 - 11:57

Olá, querida! Teu post me deu uma luz 🙂 obrigada por isso hehehe
só tenho uma dúvida… Se não tenho passaporte, nem o DNI, posso me matricular no curso apenas com meu RG?

abraços 🙂

Responder
Josiane Bravo 14 de agosto de 2017 - 18:38

Olá tudo bom. Muito obrigada, feliz que o post te ajudou hehe 🙂 Acredito que você pode sim fazer a matrícula apenas com o seu RG, pois se ele é até aceito na imigração, não vejo o porquê da UBA não aceitá-lo. Em todo o caso, acho válido enviar um e-mail para o pessoal da UBA para ter mais certeza se isso é possível, este aqui: [email protected] 😉
Abraços

Responder
MAI 16 de agosto de 2017 - 08:59

Obrigada 🙂
vou entrar em contato com eles sim

Abraços,

Responder
Hugo Hepp 9 de novembro de 2017 - 02:33

Oferecemos uma completa assistência nos trâmites de ingresso nas melhores Universidades da Argentina para portadores de diploma e graduação sem vestibular http://www.medicina-argentina.com.br

Responder
Rayza 1 de dezembro de 2017 - 12:27

Olá, obrigada pelas informações! 🙂
Para fazer a inscrição na hora é necessário o passaporte ou é possível apenas com a identidade?

Responder
Josiane Bravo 1 de dezembro de 2017 - 18:16

Olá Rayza tudo bom. Muito obrigada pela visita. Não precisa do passaporte, apenas o documento de identidade já é aceito na Argentina (deste que esteja em boas condições) 🙂 Abraços

Responder
Catarine 27 de dezembro de 2017 - 19:51

Oi. Você poderia informar a respeito da segurança no hostel.. se tem onde guardar a bagagem, etc. Obrigada

Responder
Josiane Bravo 27 de dezembro de 2017 - 20:31

Olá Catarine tudo bom. Eu achei o hostel seguro, não tive nenhuma insegurança quando estive hospedada lá. No meu quarto tinha armários, onde deixava minha mochila guardada (trancada com cadeado que levei). Já a bagagem de mão eu deixava no chão do quarto mesmo, pois ela grande para deixar no armário (sempre trancada também com cadeado).

Responder
Breno 1 de fevereiro de 2018 - 11:11

Josiane gostei muito post, bem esclarecedor, porém, tenho uma dúvida ainda. Eu entro lá no site e tem dois custos para o curso de espanhol: http://www.idiomas.filo.uba.ar/webfm_send/578 e http://www.idiomas.filo.uba.ar/webfm_send/496. E um é quase o dobro do custo de outro na categoria dois. Sendo assim queria saber se você pode me dizer, sabendo que eu gostaria de fazer o curso superintensivo de inverno de 2018, em qual devo me basear.

Responder
Josiane Bravo 5 de fevereiro de 2018 - 17:57

Olá Breno tudo bom. Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Este site vive mudando rs, parece que cada dia vai ficando mais confuso toda vez que entro nele. Para ser sincera, também fiquei confusa entre os dois links, já que em ambos os valores estão totalmente diferentes. Por este motivo, acho que a melhor forma de solucionar essa dúvida é enviando um email diretamente para a UBA (disponibilizei ele no post). Em todo o caso, acredito que o valor não saia por menos de 6 mil pesos, pois em 2016 quando fiz este curso eu já paguei quase isso, então acredito que com mais de 1 ano, o valor deve ter aumentado. Pela minha lógica, o valor de 10 mil pesos é o que me parece certo (posso está enganada).

Abraços
Volte sempre

Responder
Gustavo Klauss Steinthaler 14 de fevereiro de 2018 - 21:12

Têm curso de 6 messes o periodo ou pelo menos um ano? Qual o valor em cada um destes casos poderia chutar um valor?

Responder
Josiane Bravo 15 de fevereiro de 2018 - 17:35

OLÁ Gustavo tudo bom. Pelo site só menciona o curso regular com duração de 16 semanas, ou os intensivos. Acredito que eles não oferecem o curso de 6 meses ou 1 ano, para melhor esclarecimento, você pode mandar um e-mail para a faculdade para solucionar essa dúvida: [email protected]
Abraços

Responder
Evelyne 2 de junho de 2018 - 20:08

Olá Josiane, adorei o seu blog! Tenho uma dúvida prática: Você teve alguma dificuldade para se matricular com relação a número de vagas? Enfrentou fila ou algo do tipo? Pergunto isso porque parece um pouco inseguro sair do Brasil sem sequer uma reserva na UBA, ou seja, sem saber se na prática conseguirá se matricular. Se você puder falar um pouco mais sobre isso, inclusive a respeito de numero mínimo de alunos para formar uma turma, se esse tipo de política existe na UBA, eu agradeço muito.

Responder
Josiane Bravo 6 de junho de 2018 - 09:16

Olá Evelyne tudo bom. Muito obrigada 🙂 Sobre sua dúvida, eu não tive nenhum problema em relação ao fazer a matrícula na UBA, não enfrentei nenhuma fila, quando fui me matricular a única coisa que tive que fazer foi fazer o pagamento em um banco que fica pertinho. Eles emitiram uma espécie de boleto, fui lá no banco fazer o pagamento do valor total do curso e depois retornei com o comprovante para finalizar a matrícula. Também sai do Brasil com a mesma insegurança, sem saber ao certo se correria o risco de ficar sem abrir turmas. Fui com a cara e a coragem para ser sincera rs, nem cheguei a enviar e-mail para eles para tirar dúvidas. Em todo o caso, para melhor esclarecimento sobre isso, recomendo que envie um e-mail para eles para tirar essa dúvida. Não sei ao certo o número minímo para formar turma, mas no meu caso a minha turma ultrapassou o número de alunos e no caso tiveram que até dividi-la em duas turmas.

Abraços 🙂

Responder
Evelyne 1 de setembro de 2018 - 20:37

Oi Josiane, muito obrigada! Você é muito gentil e me ajudou bastante! Abraços

Responder
Mariana Rodrigues 21 de julho de 2018 - 10:51

Oi Joseane, amei suas dicas!! Estou começando a pesquisar sobre ir estudar lá. Rodei em outros sites e blogs e estou meio perdida ainda. Parei aqui e fiquei bem mais segura pra perguntar/tirar algumas dúvidas. Minha pergunta é, você acha importante sair do brasil com algum, mesmo que o minimo, conhecimento em espanhol? Sei que vou pra lá pra aprender, mas eu realmente não tenho nenhum conhecimento no idioma e gostaria de começar estudando justamente no país. Minha segunda dúvida, despesas em geral, vc pode me falar quanto foi aproximadamente? Se prosseguir com essa ideia, talvez eu vá ano que vem, assim consigo juntar uma graninha. =D Obrigada!

Responder
Josiane Bravo 30 de julho de 2018 - 17:15

Muito obrigada Mariana 🙂 Sobre sua dúvida, como mencionei no post, eu estudei 1 ano de espanhol, sabia o básico e mesmo assim acabei entrando na turma do básico na UBA porque no meu teste de nível não fui tão bem 🙁 Dito isso, na minha humilde opinião, é possível acompanhar o curso de boa sem ter nenhum conhecimento em espanhol. Não vi muito progresso quando estudei no Brasil em uma escola de idiomas. Achei que neste 1 mês em BA, aprendi tudo que levei para aprender em 1 ano de curso no Brasil por exemplo. Claro que se for aula particular, a história é diferente
Sobre a segunda dúvida, gastava em média 80 reais por dia, isto incluindo hospedagem no hostel, que como era alta temporada, estava com a diária um pouco mais salgada, algo em torno de 50 reais. Outra coisa, tudo vai depender do câmbio também, ou seja, eu fiz essa viagem em 2016, então os preços já mudaram bastante. Para economizar, sempre fazia (cozinhava) no hostel onde me hospedei, assim como aproveitava ao máximo para comer bastante no café da manhã que já estava incluído no valor da diária 😉
E se for para BA, te desejo que sua viagem seja maravilhosa e que saia de lá falando pelo menos o basicão em espanhol
Abraços

Responder
Victoria 3 de agosto de 2018 - 10:41

Oi Josiane! Obrigada por ter mencionado a Coined. Espero que no futuro você possa fazer um curso conosco para comparar e ver a diferença.

Se seus contatos tiver perguntas sobre o programa de intercâmbio, podem enviar um email para a gente a [email protected] ou uma mensagem de WhatsApp para mim: +54 9 11 3334 6993

Ótimo dia!

Responder
Josiane Bravo 21 de agosto de 2018 - 12:09

Muito obrigada Victoria 🙂 Adoraria ter essa experiência de conhecer (e estudar) na Coined, quem sabe no futuro.
Abraços

Responder
Victoria Pinheiro 4 de setembro de 2018 - 00:05

Ola, Eu pretendo ir morar lá. As aulas na UBA começam em março, quando você acha que devo ir pra fazer o curso de espanhol?

Responder
Josiane Bravo 25 de setembro de 2018 - 12:02

Olá Victoria tudo bom. Que legal que vai morar em BA 🙂 amo aquela cidade e moraria lá fácil. Sobre sua dúvida, se sua intenção é fazer o curso intensivo, ele só é oferecido em datas específicas. Se for estudar em um curso regular de 4 meses por exemplo, pode ir com uma semana de antecedência da data da inscrição para o curso para garantir sua matrícula.
Abraços

Responder
Mônica Dias 4 de janeiro de 2019 - 23:16

Oi, Joseane, obrigada pelas dicas. Você sabe se na UBA tem curso de 3 meses, com, pelo menos, 10 horas por semana (contingências do meu trabalho)?

Responder
Josiane Bravo 10 de janeiro de 2019 - 14:58

Oi Mônica tudo bom, pelo que vejo no site eles só tem cursos para 2 meses de 8 horas por semana, ou o curso de 4 meses com 4 horas (http://www.idiomas.filo.uba.ar/spanish-foreigners).
Abraços

Responder
Izabela 13 de janeiro de 2019 - 23:44

Oi, tudo bem?
Para crianças de 6 anos, vc indica algum curso em BA? Estou querendo fazer um “intercâmbio” c minha pequena…

Responder
Josiane Bravo 20 de janeiro de 2019 - 22:54

Oi Izabela tudo bom. Muito obrigada pela visita. Sobre sua pergunta, eu não tenho como te passar essa informação pois não tenho referências de escolas que têm cursos voltados para crianças. No final do post eu mencionei algumas escolas particulares de idiomas em BA, se puder entrar em contato com elas por e-mail para verificar se eles oferecem o curso de espanhol para sua pequena.
Abraços
p.s: muito fofo da sua parte o interesse em fazer um intercâmbio com sua pequena 🙂

Responder
Francisco Ribeiro 6 de maio de 2019 - 08:40

Olá bom dia!

parabéns pelo post, infelizmente o valor está muito alto 🙁

infelizmente vou precisar adiar um pouco heheheh

muito obrigado pelas informações.

obrigado.

Responder
Josiane Bravo 16 de maio de 2019 - 22:03

Oi Francisco tudo bom. Ah que pena que vai ter que adiar 🙁 Torcendo aqui para que consiga fazer o curso em breve.
Abraços

Responder
Lara 9 de maio de 2019 - 10:03

Olá as inscrições se encerram rapidamente?

Responder
Josiane Bravo 16 de maio de 2019 - 22:11

Oi Lara, não sei como anda as inscrições para o curso. A dica é programar para chegar já no primeiro dia que abrir as inscrições para garantir sua vaga. Não recomendo deixar para última hora, ou seja, para o último dia. Em todo o caso, enviando um e-mail para o pessoal da escola é possível ter mais informações sobre como anda a demanda do curso.

Abraços

Responder
Lara 9 de maio de 2019 - 10:04

Sobre faltas com funciona? Queria passar 3 dias em santigo. Obrigada m!

Responder
Josiane Bravo 16 de maio de 2019 - 21:59

Oi Lara tudo bom. Não sei se mudou alguma coisa, mas quando eu fiz o curso tinha sim um limite de faltas, não estou certa se era 2 ou 3 faltas no máximo. Como você vai passar um mês, é possível ir na sexta a tarde e voltar na segunda para Buenos Aires, dessa forma só faltará 1 dia já que não tem aulas nos finais de semana. Outra dica também é fazer um bate e volta até Colonia del Sacramento no Uruguai, a cidade é uma gracinha e fica apenas 1 hora de balsa de BA 🙂

Abraços

Responder
Gustavo 9 de maio de 2019 - 21:38

Josi, tudo bem?

Adoro acompanhar o seu blog e estou pensando em fazer esse curso nas férias. Mandei um e-mail pra UBA perguntando se a matrícula pode ser feita no último dia do período estabelecido ou se há risco de fecharem as turmas e eu ficar sem vaga se chegar no último dia. Faz uma semana e eles ainda não me responderam…

Você por acaso sabe disso

Responder
Josiane Bravo 16 de maio de 2019 - 21:54

Oi Gustavo tudo bom. Muito obrigada 🙂 Uma semana é muito tempo, mas atrasos sempre acontecem. Recomendo que envie um novo e-mail para ver se eles te respondem. Vi que mandou este comentário já tem mais de 1 semana, estou um pouco atrasada para responder, mas espero que eles já o tenham respondido. Como disse no post, eu planejei chegar em Buenos Aires já no primeiro dia que abriu as inscrições para o curso para garantir minha vaga. Acredito que sempre tem turmas, mas imagino o receio que tem de se planejar, gastar com passagens etc e depois chegar lá e não conseguir se inscrever. Passei por esse mesma situação.

Abraços

Responder
Juliana 13 de maio de 2019 - 12:31

Ola, Boa tarde!

Gostei bastante do Post, sabe me informar alguma agência que auxilie nos procedimentos?

Obrigada!

Responder
Josiane Bravo 16 de maio de 2019 - 21:48

Oi Juliana tudo bom. Muito obrigada 🙂 Infelizmente não conheço nenhuma agência que auxilie para fazer este curso da UBA.
Abraços

Responder
Raylane Mello 16 de maio de 2019 - 16:41

Ola. Vou fazer o curso de intensivo de Julho, e seu blog me ajudou muito. Obrigada! So estou com um medo de ir para BA sem ter realizado a matricula, como vc mencionou… da um medinho…rs Você aconselha chegar 2 dias antes da matricula?

Responder
Josiane Bravo 2 de agosto de 2019 - 22:59

Oi Raylane tudo bom 🙂 Peço desculpa pela demora em responder seu comentário. Acredito que já tenha feito a viagem depois de tanto tempo, falha minha. E respondendo, recomendo chegar com 2 dias antes da matrícula, foi o que fiz. Melhor ser o primeiro na fila do que o último né hehe. E como este medinho atormenta né.
Abraços

Responder
Rodrigo 8 de agosto de 2019 - 09:25

Olá Josiane. Eu estou querendo ir pra BA em janeiro e pensei em fazer o curso da UBA de 2 meses. Tenho estudado espanhol sozinho, tenho uma base ok. Eu estou na dúvida se faço o mesmo curso em 2 meses, ou faço cada mês um nível do curso. Gostaria voltar de lá sabendo bem espanhol, será que é possível?

Responder
Josiane Bravo 15 de agosto de 2019 - 23:08

Oi Rodrigo tudo bom. Você pode optar pelo curso de 2 meses. Mas sobre minha experiência, para voltar de lá sabendo bem espanhol, eu pelo menos senti a necessidade de passar pelo menos uns 6 meses para voltar dominando bem o idioma. Acho que é até possível aprender muita coisa em 2 meses, mas tudo vai depender do seu esforço e quão dedicado é. Por exemplo, eu passei boa parte do tempo em Buenos Aires falando inglês com o pessoal que conheci no hostel, ou português. Falava espanhol mesmo apenas durante as aulas ou quando saia. Foi uma grande falha minha, mas foi quase inevitável já que nem todas as pessoas que conheci falava espanhol. Então fica difícil dizer se vai voltar sabendo ou não. Ah, e quero ser bem sincera, acho que apenas 2 meses de curso não é suficiente na minha humilde opinião para voltar dominando bem o idioma (quero dizer, no nível mais que avançado).
Abraços

Responder
Natasha 6 de setembro de 2019 - 07:51

Oi, Josiane. Td bem? Vc sabe se há alguma restrição de idade para inscrição no curso? Tenho um afilhado de 17 anos que gostaria de estudar lá. Vi no site que também há cursos de outras línguas, porém com carga horária inferior. Vc sabe se há algum impeditivo para inscrição em 2 cursos, não havendo, claro, conflito de horários?

Responder
Josiane Bravo 8 de setembro de 2019 - 14:21

Oi Natasha tudo bom. Até onde sei não tem restrição quanto a idade, inclusive na minha turma tinha uma menina com menos de 18 anos. Mas não posso te afirmar com exatidão. Recomendo que envie um e-mail diretamente para o pessoal da UBA. A outra dúvida, deste que os horários não interfiram, é possível se inscrever em mais de um curso.
Abraços

Responder
Yashmin Araujo 9 de junho de 2020 - 17:37

eu amei o post… ajudou demais!! onde vc mora hoje?

Responder
Josiane Bravo 15 de junho de 2020 - 21:38

Oi Yashim tudo bom 🙂 Grata pelo elogio. Hoje eu moro no Brasil, no interior de São Paulo – Salto. Mas com planos futuros de me mudar no ano que vem para a Holanda hehe.
Abraços

Responder
Izabel Cunha Nascimento Heitor 29 de junho de 2020 - 15:14

Oi Josiane : muito bom o seu artigo.Fiquei bastante interessada,mas tenho uma dúvida.Tenho 56 anos.Estudo espanhol na USP.É a primeira vez na minha vida que estou estudando um idioma estrangeiro.Gostaria muito de fazer um intercâmbio cultural.Nunca fiz.Seja sincera : você acha que o seu intercâmbio seria apropriado para mim ?

Responder
Josiane Bravo 28 de julho de 2020 - 21:00

Olá Izabel tudo bom? Muito obrigada 🙂 Minha resposta: nunca é tarde para aprender algo novo e viver novas aventuras, não importa a idade. Minha melhor amiga que tive quando estava cursando o curso de letras, tinha em torno de 50 anos na época. Depois que graduamos, sabe o que ela fez? Foi fazer um intercâmbio de 1 mês na Irlanda para aprimorar seu inglês. Buenos Aires é uma cidade linda recheada de coisas para fazer para todas as idades.
Abraços

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.