Kenai Fjords: passeio de barco para ver as geleiras no Alasca (mini cruzeiro)

Por Josiane Bravo

O mini cruzeiro que leva os turistas para ver as geleiras no Alasca (Alaska) é um dos passeios mais incríveis para fazer quando estiver visitando o maior estado dos Estados Unidos. Este é um destino para deixar qualquer pessoa encantada e apaixonada com tanta beleza, pois lá você encontrará um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e animais.

Kenai Fjords National Park

O Kenai Fjords National Park ou Parque Nacional dos Fiordes de Kenai em português é um parque nacional que fica ao lado de uma cidade super fofa no Alasca, Seward, e à aproximadamente 200 quilômetros de Anchorage.

É no Kenai Fjords onde os turistas poderão ver uma das atrações do Alasca, as geleiras, mas para isso é necessário contratar um tour que oferece passeios de barcos.

 
LEIA TAMBÉMRoteiro completo de 4 dias incríveis no Alasca

SPOILER: prepararem-se, pois durante o passeio é possível ver uma grande variedade de  animais marinhos como baleias, focas, golfinhos, aves de várias espécies, leões marinhos, lontras, e muito mais.

Mini cruzeiro nas geleiras no Alasca
Paisagem durante o passeio de barco

Como e onde comprar o tour  para ver as geleiras no Alasca?

Existem várias empresas que oferecem o passeio de barco para o Kenai Fjords National Park. De um modo geral, os valores são bem parecidos e salgadinhos. Apesar de ser um tour caro para o bolso do turista, ressalto que é um investimento que vale a pena cada centavinho.

 
A empresa que fiz o passeio foi a Major Marine, e o tour escolhido foi o Kenai Fjords National Park Cruise com duração de 7h30 (obs: como fiz este passeio em 2014, ao conferir o site vi que o tour de 7h30 não está mais disponível). No site da empresa você encontrará outras opções de tours com duração de 3h30, 5h, 6h e o mais longo deles de 8h30. E se você não tem o dia todo disponível, acho uma boa pedida fazer o passeio de 3h30, um dos mais baratos.
  • Preço: na data de hoje (Março/2021) o tour de 6h sai por 169,00 dólares por adulto e 84,50 para crianças.
  • Horário: início às 11h30 da manhã e retorno previsto às 17h30. A empresa orienta que os passageiros cheguem com 1 hora de antecedência para fazer o check-in.
  • Ponto de partida do tour: todos os passeios de barco para o Kenai Fjords saem do porto de Seward.
  • A dica é que você faça a reserva do tour com antecedência. Para mais informações, entre no site oficial do parque Kenai Fjords.

Além da empresa que fiz o tour (Major Marine), no site Get Your Guide você também encontra outra opções de passeios em Seward que talvez te interesse. Só ressaltando que a empresa é parceira do blog, por isso indico. Veja só algumas opções de tours ⇓

Como chegar no porto de Seward

Se estiver em Anchorage, a viagem de carro tem duração de 2 horas e você vai dirigir em uma rodovia rodeada por belíssimas paisagens, a Seward Highway.

No meu caso, como a intenção era apenas de fazer o mini cruzeiro de um dia, acabei optando em voltar para Anchorage no mesmo dia, mas se tivesse mais tempo, com certeza teria me hospedado em Seward para conhecer mais a cidade que me parece um charme. E se estiver sem carro, não se preocupe, é possível ir de trem pela Alaska Railroad.

Para os mais aventureiros com tempo sobrando para ficar em Seward: reserve pelo menos 1 dia para explorar mais o parque Kenai Fjords e aproveite para fazer a trilha do Exit Glacier.

Mini cruzeiro nas geleiras no Alasca

Como é o passeio de barco?

Cheguei no porto de Seward com antecedência para fazer o check-in no escritório da Major Marin e ainda sobrou um tempinho para tirar algumas fotos nas lojinhas do porto.

Mini cruzeiro nas geleiras no Alasca
Fazendo pose na frente do escritório da Major Marin no porto de Seward

Que estilo de roupa devo usar para fazer o cruzeiro?

Lembre-se de ir bem agasalhada mesmo que sua viagem seja durante o verão. Acreditem que tive a coragem de ir com apenas uma jaqueta jeans. A minha sorte é que minha amiga foi bem solidária comigo e me emprestou sua blusa de frio por alguns momentos do passeio.

Dentro do barco é quentinho, mas o fato é que para ver as geleiras e os animais você vai querer passar boa parte do tempo na parte de fora, onde faz frio e venta muito. Pelo que me disseram, sempre chove em algum momento (foi o que aconteceu no dia que fui). Por isso,  além dos agasalhos, a dica é levar uma capa de chuva.

Sorrindo e feliz, mas na realidade estava tremendo de frio

É servido almoço durante o passeio?

O valor do tour não inclui refeição quente, mas dentro do barco é vendido comidas (estilo buffet) e bebidas. É oferecido opções para os vegetarianos e veganos (tem que fazer a solicitação do prato com antecedência). Por este motivo, como o tour é de um dia todo, a dica é levar lanchinhos para economizar com refeição.

Importante: durante o passeio é oferecido café, água e chá como cortesia. Já para os tours de duração mais longa como o de 6h e 8h30, além das bebidas, também inclui 1 sanduíche e outros lanchinhos como maçã, brownies, chips. Se você quiser saber o que tem no cardápio e valores das refeições e bebidas, entre aqui.

O passeio iniciou-se exatamente no horário programado, e durante as primeiras horas o tempo ainda estava limpo e com boa visibilidade. E para deixar os passageiros informados, tem um guia que vai falando sobre todas as curiosidades sobre os animais que habitam a região, história, geografia e muito mais.

Mini cruzeiro nas geleiras no Alasca

A paisagem e os animais marinhos 

As primeiras horas do passeio o barco passa pela Baía da Ressurreição, com uma paisagem rodeada por montanhas super verdinhas e de penhascos onde vi vários pássaros. Um dos primeiros animais que avistei foram os golfinhos que fazem a alegria dos passageiros.

Mini cruzeiro nas geleiras no Alasca
Este branco na rocha que está atrás de mim são aves marinhas

O animalzinho que mais me impressionou e o que eu não fazia ideia sobre sua existência foi os fofinhos dos puffins, uma espécie de ave pequena conhecida como papagaio do mar em português. Além deles, também vi uma águia americana (Eagle Bald), mas como estava dentro do barco no momento, não consegui tirar fotos.

Mini cruzeiro nas geleiras no Alasca
Não me lembro o nome dessas aves, mas elas lembram pinguins

Outro animal que fez sucesso foram as lontras do mar (sea otters) flutuando na água. Uma pena que não tinha uma câmera boa para dá um zoom para vocês verem.

Mini cruzeiro nas geleiras no Alasca
Lontra fofa flutuando na maior paz nessa água gelada

Apesar de já estar acostumada com os leões marinhos do Pier 39 em San Francisco, ver estes grandões fazendo poses nas pedras também foi uma tremenda alegria.

Mini cruzeiro nas geleiras no Alasca
Leões marinhos se exibindo no Alasca

A triste parte do passeio é que antes de chegar nas famosas geleiras (Holgate e Aialik Glaciers) o tempo ficou todo nublado e começou a chover, o que acabou me atrapalhando pelo fato de não ter ido agasalhada 🙁 Ver as geleiras de tão perto foi uma emoção que não tenho palavras para descrever.

O gigante paredão de gelo, as geleiras

O barco fica um tempo parado na frente das geleiras, tempo suficiente para admirar, passar muito frio e tirar algumas fotos.

Depois que vimos as geleiras, já no caminho de retorno, outra grande atração foi ver uma família de baleias da espécie Humpback (baleia Jubarte em português) salteando felizes na frente do barco. Com certeza um dos momentos mais marcantes do tour, gostei tanto que até me esqueci do frio de doer as orelhas e sai para fora do barco por alguns instantes para vê-las (estava chovendo muito neste momento).

Mini Cruzeiro nas geleiras no Alasca
Baleia da espécie Jubarte
Mini Cruzeiro nas geleiras no Alasca
Rabinho de uma baleia

Infelizmente, não tive tempo de explorar a cidade de Seward e seus arredores, mas o pessoal do blog Pegadas na Estrada teve essa oportunidade e escreveram um post incrível de um roteiro de 2 dias em Seward (Kenai Fjords).

E você, já esteve no Alasca? Já fez algum passeio parecido em algum outro lugar?


***Confira outros posts dos Estados Unidos***


***Receba mais dicas de viagem***


Leia também

35 comentários

Paulo 6 de fevereiro de 2017 - 17:54

Excelente post! Mas você não viu puffins na Califórnia?! Bom saber do trânsito de Anchorage para o porto, preciso me programar. Agora quase 400 dólares por casal vai ser tenso… programar x2 então… preciso conhecer!

Responder
Josiane Bravo 8 de fevereiro de 2017 - 12:10

Muito obrigada Paulo. Nossa acredita que eu não vi os puffins em Cali rs, não sabia que eles habitavam aquela região também. Hehe, o preço é bem salgadinho do tour não é, mas é um passeio que vale a pena, pois é quase o dia todo 😉 Tem que conhecer, vocês vão adorar o Alasca e toda paisagem exuberante do lugar. Beijos

Responder
Marcela 7 de fevereiro de 2017 - 12:18

Ai gente… Só lendo o seu relato e lembrando do pesadelo que foi esse meu tour… hahahahha

Seward é muito fofa mesmo, foi uma das minhas cidades preferidas, ficamos lá por 3 dias (e foi onde tive uma das melhores experiencias da viagem, a trilha do Harding Icefield.) Toda sorte que tive com o dia de sol da trilha do Icefield não tive no dia que planejamos esse tour. Tava chovendo e o mar tava LOUCO, muito muito mexido… Obviamente que o passeio é super seguro e não ia acontecer nada, mas o nosso barquinho ficava voando de onda em onda… Achei que ia morrer ali mesmo (mas ia morrer feliz, no Alaska, não é mesmo??? hahahahhaha)

Bom, no fim o nosso “motorista” bem tentou, tentou achar baleias… Mas nem sombra delas. 🙁
Eu já tinha feito um outro cruise em Valdez pelo menos, onde vimos muitas geleiras e muitos animais, num dia bem mais tranquilo (e ali também não é mar aberto, mas tb não tem baleia).

Resumo… Preciso voltar pra fazer esse tour de novo, num dia de sol! hahahah

(PS: Spoiler: acho que não tenho coragem de repetir não… hahahaha)

Beijão!

Responder
Josiane Bravo 8 de fevereiro de 2017 - 12:06

Nossa Marcela, que experiência chata essa do tour hein, eu hein, iria ficar morrendo de medo também. Quando eu fui o tempo não estava bom também, e até ânsia me deu em alguns momentos por causa do barco balançar muito (esqueci de mencionar isso no post rs), mas tirando isso acho que foi um passeio tranquilo. Aww que pena que você não conseguiu ver as baleias, elas foram a minha maior alegria neste tour. Mas em compensação você fez a trilha de Harding Icefield e eu não 🙁 não tive tempo suficiente para fazer essa trilha, mais um motivo para eu voltar para o Alasca de novo hehe. KKKKK, e conselho, tem que repetir o tour sim rs, a segunda vez você já vai está mais preparada e mais acostumada 😉
Beijos e muito obrigada pela visita 🙂

Responder
lalarebelo 9 de fevereiro de 2017 - 13:41

Uau que vontade tenho de conhecer o Alasca!!! Parabéns pelo post. Beijos, lala rebelo

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 22:08

Muito obrigada 🙂 Beijos

Responder
Ana Flores 9 de fevereiro de 2017 - 14:49

Que sonho de viagem!!! Já planejei ir ao alaska algumas vezes, mas nunca consegui prosseguir com os planos 🙁

Responder
KEUL FORTES 9 de fevereiro de 2017 - 14:49

Que lugar lindo! Agora já sei porque é um passeio imperdível. rs E essas fotos? Arrasou! Parabéns pelo post! =**

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 22:01

Rs, é um paraíso para quem gosta de animais e natureza não pe 🙂 Muito obrigada

Responder
Patricia Zaina 9 de fevereiro de 2017 - 15:06

Eu já queria conhecer o Alasca, depois deste post fiquei mais inspirada. Parabéns pelo post! Abraços

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 22:01

Muito obrigada 🙂 Beijos

Responder
Mirella Matthiesen 9 de fevereiro de 2017 - 18:35

Ai que passeio lindo!!! Amei as fotos… sou doida para ver os puffins ao vivo 🙂

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 21:58

Muito obrigada 🙂 Os puffins são fofos demais, animalzinho que mais que especial.
Beijos

Responder
Casal com rodinhas nos pés 10 de fevereiro de 2017 - 04:23

Simplesmente incrível!!!!
Meu marido é obcecado pela ideia de ir ao Alasca, só que ele pretende fazer isso numa viagem bemmmmmm longa e de motorhome.
A cada relato que leio sobre o assunto, me faz compreender que ele tem razão, haha.
Fotos lindas Josiane.
Um abraço!!!

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 21:56

Muito obrigada 🙂 Uauu, ir para o Alasca de motorhome deve ser um sonho hein, eu adoraria fazer uma viagem assim também. Acho que para conhecer o Alasca com calma, deveria ficar por lá pelo menos 1 mês rs, ô lugar grande 😉
Beijos

Responder
biancaiglesias 10 de fevereiro de 2017 - 09:34

Essas geleiras devem ser incrivelmente lindas 🙂 Estou de olho em Ushuaia…

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 21:48

Eu sonho em conhecer Ushuaia 😉 deve ser lindo também.
Beijos

Responder
Rozembergue Nominato 10 de fevereiro de 2017 - 20:42

Lugar maravilhoso e post completo! Parabéns! Adorei!

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 21:42

muito obrigada 🙂

Responder
Mapa na Mão 11 de fevereiro de 2017 - 01:07

Ai Josi, só pra me fazer passar vontade esse post né, credo hahahaha Sou louca para ir para o Alasca há muito tempo (inclusive é um sonho meu e do namorado – no nosso primeiro Natal juntos ele me deu um guia do Alasca! Quando estávamos nos conhecendo ainda eu contei do meu gosto por viagens, ele também – ufa haha – e ele perguntou ok, me diz um lugar que tu quer muito conhecer, e eu falei Alasca, e assim virou nosso destino sonho, haha!), mas enquanto a vida universitária persistir, vou ter que esperar um pouco haha! Que passeio lindooo, que relato lindo, que fotos lindas! E me assustasse tanto do frio que friorenta que eu sou lá vou levar um cobertor com braços mesmo hahahah bj!!!

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 21:47

Aww que lindo de ler este comentário tão fofo, muito obrigada. E tão legal quando a gente tem essa vontade de conhecer um lugar e tem companhia rs. Quando dizia para minhas amigas que queria conhecer o Alasca, ninguém queria ir comigo rs (não tinha namorado para compartilhar do sonho rs). O Alasca é lindo de ver, e estou aqui torcendo para você e seu namorado conhecerem este paraíso para os amantes da natureza. E se for durante o verão, não se assuste não rs, não é tão frio assim. Eu passei frio porque era nas geleiras, mas tem lugares como Anchorage por exemplo que acabei usando até regatinha kkk 😉
Beijoss

Responder
Salonisses 11 de fevereiro de 2017 - 16:37

Que incrível. Sou louca pra conhecer o Alasca mas sei que vou sofrer com o frio hehe. Adorei o post e as fotos estão demais 🙂 Deu vontade.

Responder
Josiane Bravo 13 de fevereiro de 2017 - 21:43

Heheh muito obrigada. O Alasca é friozinho mesmo no verão, mas achei tranquilo, nada que um agasalho não resolva 😉 Beijos

Responder
Adriana Magalhães 13 de fevereiro de 2017 - 18:38

Que delícia de post. Adorei você de sandalinha kkkkk

Responder
Me Leva Embora Estrada Afora 13 de fevereiro de 2017 - 19:03

Ai, sério, que incrível!!! Vou começar um mochilão do Brasil ao Alasca em abril e guardei esse link para relembrar as dicas quando estiver chegando! Brigadão!
Bjs,
Rafa Ely
http://www.melevaembora.com.br

Responder
Josiane Bravo 12 de março de 2017 - 20:40

Muito obrigada Rafa. Você vai adorar o Alasca 😉 E esse mochilão vai ser incrível hein, algo que sonho em fazer algum dia. Vou adorar acompanhar essa viagem 🙂 Beijos

Responder
MARCIO VITAL VALENÇA 14 de fevereiro de 2017 - 11:08

Lugar encantador! Está na minha wish list!

Responder
cynara00 16 de fevereiro de 2017 - 10:09

Quero muito conhecer o Alasca, mas pretendo ir com os meninos e claro fazermos esse passeio. Dicas anotadas.

Responder
Josiane Bravo 12 de março de 2017 - 20:45

O Alasca é incrível e é um destino perfeito para ir com crianças, já que é uma ótima oportunidade para deixá-los em contato com a natureza e além disso, tenho certeza que eles vão adorar ver tantos animais no seu habitat natural 😉 Beijos

Responder
nyrdagur 25 de fevereiro de 2017 - 21:24

Que incrivel, Josi! Adorei ver esse passeio por aqui porque o Kenai Fjords é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer no Alasca. Que incrível ver essas geleiras e ainda ver esses animais marinhos, que sonho!

Responder
Josiane Bravo 12 de março de 2017 - 20:38

Muito obrigada 🙂 Este passeio foi um sonho realizado, amei tudo. É uma experiência incrível ver tantos animais marinhos no seu habitat natural.

Beijos

Responder
Cristina 19 de fevereiro de 2018 - 11:27

Olá, Josiane! Uma viagem incrível e inesquecível, né?

Muito obrigada pela indicação do nosso site, é muito bom poder compartilhar esses momentos.

Beijos
Cris

Responder
Josiane Bravo 19 de fevereiro de 2018 - 16:44

Olá Cristina, e como é incrível e inesquecível. Sonho com o dia de voltar ao Alasca para rever as paisagens maravilhosas daquele estado 🙂
E como é bom rs
Beijos

Responder
Guilherme 19 de julho de 2019 - 17:45

Ola josiane, mto legal seu relato! meu sonho é ver de perto as geleiras!
caríssimo esse passeio rsrsr mas tb é imperdível..
vc disse q fez o de 7h30…vc considera q da pra ver realmente bem as geleiras, ou vale a pena gastar mais um pouco no passeio de 8h30?

Responder
Josiane Bravo 2 de agosto de 2019 - 21:50

Oi Guilherme tudo bom 🙂 Muito obrigada. Hehe, é caroo mesmo, mas como mencionei, vale cada centavinho o passeio. Como estava frio pra caramba e chovendo, confesso que não consegui admirar as geleiras como gostaria, pois optei em ficar dentro do barco porque não tinha capa de chuva e acabei não indo bem agasalhada (fica a dica, pois pode chover). Então, mesmo que tivesse uma hora a mais ou menos, isso não faria tanta diferença na minha experiência. Só de estar tão pertinho das geleiras já valeu muito a pena mesmo no frio. Acho que o passeio de 7h30 deu para curtir bastante, mas claro, se tem mais tempo e dinheiro para investir, faria o de 8h30 também 🙂
Abraços e torcendo aqui para que realize seu sonho.
Josiane Bravo

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.