21 passeios imperdíveis para fazer em San Francisco

Por Josiane Bravo

O que fazer em San Francisco – If you’re going to San Francisco, be sure to wear some flowers in your hair. Já ouviram essa música? Ela fala sobre uma das cidades mais lindas da Califórnia, San Francisco (São Francisco). Famosa por seus bondinhos e lugar onde se encontra a ponte mais linda e fotografada do mundo, a famosa Golden Gate.

O que fazer em San Francisco

São Francisco é uma cidade para ser conhecida com calma. Morei pertinho de sempre tinha algo novo para fazer no meu tempo. Recomendo pelo menos uns 3 dias para conhecer as principais atrações da cidade e se sobrar tempo, pelo menos uns 2 dias para conhecer os arredores da cidade como a charmosa Sausalito e a região de vinícolas que fica ao norte, Napa Valley.

1. Golden Gate Bridge

Trata-se de um dos cartões postais de San Francisco e uma das pontes mais conhecidas do mundo. Essa linda ponte laranja ou vermelha para algumas pessoas liga as cidades de San Francisco a Sausalito.

E se você quiser ver a Golden Gate Bridge de vários ângulos, há vários pontos como: Lands End, Fort Point, Baker Beach (praia), Fort Baker (praia), Battery Spencer, Crissy Field (praia), Marin Headlands, Vista Point, entre outros.

Leia mais: 14 lugares incríveis para ver a ponte Golden Gate
Baker Beach

Marshall Beach

Dica: San Francisco tem a famosa neblina ou “fog” como é conhecida, ou seja, dependendo do horário que você visitar a Golden Gate, a ponte poderá está coberta de neblina. Deixe para visitá-la na parte da tarde, depois da 1h, ou umas 2 horas antes do pôr do sol.

Já contratou seu seguro viagem?

Para viajar para os Estados Unidos o seguro viagem não é obrigatório. No entanto, o sistema de saúde não é público como no Brasil, ou seja, se ficar doente ou ter um acidente, vai ter que arcar com as despesas hospitalares que podem passar de 3,000 dólares a diária. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS

2. Alamo Square

Quem já assistiu ao seriado “Três é demais” ou “Full House” em inglês? Se sim, provavelmente vocês se lembram que este seriado é gravado em San Francisco, cuja a abertura mostra as casinhas no estilo vitoriano conhecidas como Painted Ladies.

As charmosas casinhas ficam de frente com uma praça bem movimentada, a Alamo Square, de onde é possível ter uma vista panorâmica do centro de San Francisco.

Alamo Square

Alamo Square

3. Union Square

A Union Square fica no coração de San Francisco, no centro. Uma praça bem charmosa onde tem quatro corações, um em cada ponta. E uma curiosidade é que como tradição, a cada ano os corações são renovados e os antigos leiloados.

E se você gosta de ir às compras, é nessa região da Union Square onde encontram-se os restaurantes e as lojas mais famosas como a Macy´s e Tiffany.

union-square-san-francisco

Union Square

Não deixe de ir na Cheesecake Factory que fica dentro da loja Macy´s, lá dentro do restaurante você consegue ter a vista da praça inteira. Este é um dos meus restaurantes prediletos nos Estados Unidos, eles tem uns pratos de massas deliciosos, e o bolo é divino.

Union Square San Francisco

Vista de dentro da Cheesecake Factory na loja Macy´s, que fica em frente a Union Square

Pertinho da Union Square encontram-se os pontos de partida para um dos programas mais tradicionais de San Francisco, o passeio de bondinho. Há duas linhas para os passeios, Powell-Mason e Powell- Hyde, mas cada uma tem um percurso diferente, e, em ambas o destino final é no Fisherman´s Wharf.

O valor do passeio é pago na hora, algo em torno de 5 dólares, e você tem a opção de ir sentada ou em pé. As linhas começam na esquina com a Market e Powell street, em frente a loja Forever 21 e Gap.

bondinho em San Francisco

Bondinho em San Francisco

4. Lombart Street

Uma das ruas mais lindas do mundo e lugar que já serviu de cenário para vários filmes e séries, a Lombart Street. Essa rua íngreme em forma de zigue-zague foi construída para possibilitar o tráfego de automóveis e ao desce-la você vai ter uma vista maravilhosa da baía de San Francisco, além das casinhas fofas ao seu redor.

l

Lombart Street em San Francisco

5. Fisherman´s Wharf e Pier 39

Para os amantes de caranguejo e peixe, o Fisherman´s Wharf é o bairro dos antigos pescadores locais, o lugar ideal para ir em algum restaurante ou em uma das várias barracas que há no local.

O Pier 39 fica no Fisherman´s Wharf e trata-se de um shopping center com vários restaurantes, cafés e lojinhas. Uma das atrações principais do local e a que faz a alegria dos turistas são os fofos dos leões marinhos, que vivem fazendo poses e sorrindo para seus visitantes.

Pier 39, leões marinhos

Pier 39, leões marinhos em San Francisco

6. Alcatraz

É uma ilha no meio da baía de San Francisco onde anos atrás foi construído uma prisão de segurança máxima. No ano de 1972 a ilha se tornou um ponto turístico, atraindo vários turistas para visitar a tão temida prisão que hoje é aberta ao público. O percurso até a ilha é feito através de um barco. Durante o passeio você pode contemplar a vista para a baía da cidade se o tempo não estiver nublado e ouvir sobre a história do presídio.

As visitas para a ilha funcionam todos os dias, e para ir ao alcatraz você precisa comprar o ticket pelo SITE com antecedência. Mas lembre-se: não deixe para comprá-lo no dia, a probabilidade de você não achar ingressos será grande, pois eles se esgotam super rápido.

Alcatraz

7. Chinatown

O bairro tem a maior população chinesa fora do continente asiático. Um ótimo lugar para você comprar lembracinhas e souvenirs com preços bem camaradas.

Entrada para a Chinatown

8. Ferry Building Market

No distrito Embarcadero encontra-se a Ferry Building, um antigo prédio que funciona o mercado municipal da cidade. Vale a pena conhecer o lugar e apreciar a linda vista da Bay Bridge, a ponte que liga San Francisco com Oakland.

Vista da frente da Ferry Builiding

Vista da frente da Ferry Builiding

E se você tiver mais tempo, coladinho com o Embacadero fica um parque bem agradável e com uma vista linda da Bay Bridge. A grande atração do Rincon Park é uma enorme escultura em forma de cupido, conhecida como fica Cupid´s Span.

Cupid´s Span

9. Pier 7

Do lado esquerdo da Ferry Building fica um dos Piers mais lindos de San Francisco na minha humilde opinião, o Pier 7.

pier em sf

Pier 7 em San Francisco

10. Twin Peaks

Quem for conhecer a Twin Peaks vai ter uma vista privilegiada de San Francisco, isso se o tempo estiver ensolarado e limpo. Com uma das vistas mais altas, é possível ver a cidade inteira, até a Golden Gate.

Vista de San Francisco na Twins Peaks

11. Palace of Fine Arts

Localizado na Marina, um bairro boêmio de San Francisco, encontra-se o Palácio de Belas Artes, que atrai vários turistas por causa da sua linda arquitetura no estilo greco-romana.

Leia mais sobre o Palácio de Belas Artes
Palace of Fine Arts

Palace of Fine Arts

12. Golden Gate Park

O Golden Gate Park é como o Central Park em Nova Iorque, um parque imenso cheio de atrações como museus, jardins e lagos. E a dica é, reserve um tempinho para conhecer o parque com calma e, se possível, até mesmo o dia inteiro.

Para os admiradores das artes, vale a pena conhecer os museus que estão dentro do parque, e para os apaixonados por flores e jardins, não deixem de conhecer o Japanese Tea Garden, o Jardim Botânico e o Conservátorio de Flores.

13. Japanese Tea Garden

Sinta-se no Japão ao visitar este charmoso e autêntico jardim japonês e casa de chá que fica no Golden Gate Park. O local é perfeito para quem quiser experimentar um delicioso chá verde japonês e admirar a beleza das pontes e lagos que ficam no jardim.

Japanese Tea Garden San Francisco

14. California Academy of Science

Este foi um dos museus que eu mais gostei nos Estados Unidos. Um museu de ciências naturais super diversificado que é recheado de atrações como uma mini floresta com borboletas, planetário, um simulador de terremoto, e no seu terraço há um espaço maravilhoso, um jardim construído no topo.

Mini floresta dento do Museu

Mini floresta dento do Museu

15. Castro

Um dos lugares mais descolados de San Francisco, trata-se de um dos bairros Gays mais famosos do mundo, a Castro.

Curiosidade: você vai ver várias bandeiras de arco-íris na frente das casas deste bairro, pois ela simboliza a diferença, o símbolo do orgulho gay.

16. Coit Towel

São Francisco é uma cidade que tem várias colinas, mas uma delas chama à atenção por estar na região central. É Telegraph Hill, onde encontra-se uma torre da qual você será contemplada com vistas espetaculares da baía, a Coit Towel.

É possível ver as duas pontes mais famosas em San Francisco, a queridinha Golden Gate e a Bay Bridge. Dito isso, fica a dica de um ótimo lugar para ter vistas panorâmicas da cidade vista do alto.

Vista ao redor da Coit Tower, Golden Gate ao fundo da foto.

Vista ao redor da Coit Tower, Golden Gate ao fundo da foto.

17. Haight e Ashbury

O bairro Haight- Ashbury é o paraíso dos hippies, localizado entre as esquinas das ruas Haight e Ashbury. Um lugar super eclético com arquiteturas super coloridas, com vários restaurantes , cafés e bares.

18. Mission Dolores Park e Mission District

No distrito da Mission você vai encontrar o Dolores Park, um parque situado em uma grande praça onde você pode relaxar e curtir a vista de San Francisco, além de ser lugar perfeito para reunir-se com os amigos e até mesmo fazer um piquenique.

Dolores Park

Dolores Park em Mission

Além do parque, não deixe de explorar um pouco desse bairro, pois ao caminhar pelas ruas do Mission District você encontrará vários grafites lindos em algumas paredes.

E detalhe, o Mission é um dos bairros onde está concentrado a maior população de latinos em San Francisco, dito isso, você vai encontrar ótimos restaurantes com comida mexicana de qualidade, além de bares com música latina.

Obs: um ponto negativo do bairro é que ele não é muito seguro, existe altos índices de assalto em determinadas regiões, então, quando for para lá, tome cuidado com seus pertences e não facilite ao andar sozinho durante à noite.

mission district

19. 16th Avenue Tiled Steps (escadas de mosaico)

A famosa escadaria de mosaico, também conhecida como Mosaic Steps ou Moraga Steps em inglês é uma escada linda que poucos turistas conhecem. Com 163 degraus decorados de várias formas com elementos da natureza, a escada faz parte de um projeto que uma moradora do bairro criou com a colaboração da vizinhança.

Hoje a escada de mosaicos é uma atração que atrai admiradores de arte e mosaico do mundo todo. E para quem for conhecê-la, não desanime-se em subir todos os degraus até o final da escada, o esforço é super válido e a vista lá do alto é linda.

Escadaria de mosaicos em San Francisco

Escadaria de mosaicos em San Francisco

20. Ghirardelli Square

Para os fãs de chocolate (como eu), não deixe de conhecer a famosa Ghirardelli e se sentir como no filme “A famosa fábrica de chocolate” (exagerei, mas foi assim que me sentir quando vi tanto chocolate a minha volta).

A Ghirardelli é uma famosa marca de chocolate nos Estados Unidos, e a Ghirardelli Square em San Francisco já foi um dia uma fábrica de chocolates. Hoje o local conta com lojas de chocolate e restaurantes que estão sempre lotados de turistas. Além disso, ao chegarmos na loja somos recebidos com um pequeno agrado na entrada, uma barrinha de chocolate de cortesia.

Detalhe: a Ghirardelli fica pertinho do Fisherman’s Wharf e Pier 39.

ghirardelli em San Francisco

Ghirardelli Square em San Francisco

21. Japantown

Japantown é uma região oriental de San Francisco, um lugar perfeito para os apaixonados por comida japonesa e pela cultura oriental. E se você quiser comer alguma coisa ou comprar lembracinhas, recomendo o shopping Center (Japão Center), onde possui diversas lojas e restaurantes com ótimas opções do melhor da culinária oriental.

Japan Town - O que fazer em San Francisco

Japan Town em San Francisco

Além dessa variedade de passeios para todos os gostos, pela localização privilegiada o que não vai faltar são opções de bate e volta a partir de San Francisco.

SAIBA MAIS: 15 lugares incríveis para conhecer próximos de San Francisco

Onde se hospedar em San Francisco?

Super recomendo o USA Hostels San Francisco que fica bem no centro da cidade, perto de vários pontos turísticos. O hostel é bem limpinho, tem café da manhã incluso, que por sinal é ótimo.

Consulte outras opções de hospedagem em San Francisco


***Confira outros posts da Califórnia***


***Receba mais dicas de viagem***


Aproveita para salvar essa imagem no seu pinterest ⇓


Leia também

34 comentários

23 cidades para conhecer nos Estados Unidos | Uma Turista nas Nuvens 10 de maio de 2016 - 15:49

[…] Gay todos os anos. E ai, ficou com vontade de conhecer essa cidade? Para mais informações clique aqui para mais dicas sobre o que fazer em San […]

Responder
Top 20 coisas para fazer na California | Uma Turista nas Nuvens 23 de maio de 2016 - 15:10

[…] para seus visitantes. Para mais informações sobre o que fazer nessa cidade maravilhosa, veja aqui neste […]

Responder
Napa Valley: um passeio pela vinícola Castello Di Amorosa | Uma Turista nas Nuvens 24 de junho de 2016 - 01:23

[…] Unidos, o lugar fica no condado de Napa, no norte da California. Se você estiver em San Francisco, não deixe de conhecer a famosa região das vinícolas, pois ela fica no norte da cidade, em torno […]

Responder
San Francisco: o Palácio de Belas Artes | Uma Turista nas Nuvens 24 de junho de 2016 - 15:08

[…] Palace of Fine Arts (ou Palácio de Belas Artes em português) de San Francisco na California é parada obrigatória se você gosta de arte, tranquilidade e de tirar muitas, […]

Responder
San Francisco: Palácio de Belas Artes | Uma Turista nas Nuvens 24 de junho de 2016 - 22:27

[…] Palace of Fine Arts (ou Palácio de Belas Artes em português) de San Francisco na California é parada obrigatória se você gosta de arte, tranquilidade e de tirar muitas, mas […]

Responder
Escadaria de Mosaicos em San Francisco | Uma Turista nas Nuvens 26 de junho de 2016 - 16:54

[…] San Francisco é uma cidade linda, que encanta por todos os cantos. Com as famosas casas Vitorianas que embelezam as ruas da cidade, além da famosa ponte Golden Gate que é um show de arquitetura, o lugar também esconde uma escadaria de mosaico belíssima, que por incrível que pareça, ainda é pouco conhecida. Essa escadaria (que também pode ser conhecida como Mosaic Steps ou Moraga Steps) é uma das mais lindas que já vi, ela tem uma beleza única, um colorido que atrai todos os olhares. […]

Responder
Road Trip pelos Estados Unidos | Uma Turista nas Nuvens 28 de junho de 2016 - 02:51

[…] O que fazer em San Francisco na California […]

Responder
Hippie Tree: o balanço escondido de Tiburon | Uma Turista nas Nuvens 2 de julho de 2016 - 00:09

[…] você estiver visitando San Francisco, não deixe de ir conhecer uma cidadezinha super fofa, Tiburon, que fica em torno de 30 minutos da […]

Responder
San Francisco: 14 lugares para ver a ponte Golden Gate | Uma Turista nas Nuvens 22 de agosto de 2016 - 00:54

[…] Leia mais: O que fazer em San Francisco na California […]

Responder
15 coisas que sinto falta nos Estados Unidos | Uma Turista nas Nuvens 22 de agosto de 2016 - 01:15

[…] amigos e meus pets. Em relação a comida, foi fácil me adaptar, pois onde morei em Nova Iorque e San Francisco sempre tinha algum local do qual era possível encontrar comida brasileira. Me adaptar nos Estados […]

Responder
2 dias no Parque Nacional Yosemite | Uma Turista nas Nuvens 27 de agosto de 2016 - 17:59

[…] dos lugares mais bonitos localizado na California, que fica em torno de 320 km (3 hrs e meia) de San Francisco. O parque é famoso pelos granitos gigantes, árvores gigantes (as famosas sequóias), cachoeiras, […]

Responder
O programa de intercâmbio Au Pair nos Estados Unidos. | Uma Turista nas Nuvens 28 de agosto de 2016 - 02:13

[…] meu primeiro ano como au pair, e no segundo ano, resolvi estender com uma outra família, morei em San Francisco na California. Vou colocar algumas fotos minhas, tiradas durante esses 2 anos como au pair, para […]

Responder
Mapa na Mão 22 de setembro de 2016 - 16:34

Que saudade de São Francisco… Lindas fotos e amei o post! Parabéns!

Responder
Josiane Bravo 22 de setembro de 2016 - 23:03

Muito obrigada 🙂 Também morro de saudades de SF.
Abraços

Responder
California: passeio na sede do Google no Vale do Silício – Uma Turista Nas Nuvens 11 de outubro de 2016 - 03:43

[…] fica no Vale do Silício, na cidade de Mountain View na California. Para quem estiver visitando San Francisco, a sede da Google fica em torno de 1 hora de onde se encontra a ponte mais linda do mundo, […]

Responder
Gabi 28 de outubro de 2016 - 10:17

Eu fiquei apaixonada por San Francisco, e pra mim o passeio de bicicleta da cidade até Sausalito, passando pela Golden Gate, foi um dos mais bonitos que fiz na vida. Até chorei de emoção. Vale super a pena, e eu nem tenho o melhor condicionamento físico do mundo. Não vi tudo que você postou aí, mas em breve devo voltar e vou anotar suas dicas 🙂

Responder
Josiane Bravo 28 de outubro de 2016 - 14:13

Oi Gabi, nossa esse passeio de bike é tudo de bom não é, e Sausalito é um encanto de cidade. Eu tive a oportunidade de ver todos esses lugares porque morei em SF, mas quando fui para lá a primeira não fiz nem a metade do que mencionei no post. E olha que ainda deixei de fazer muita coisa por lá, também preciso voltar <3

Beijinhos

Responder
nyrdagur 28 de outubro de 2016 - 10:24

Uau, que baita guia, Josiane! Fiquei morrendo de vontade de ir agora mesmo explorar tudo isso em San Franciso. Acho que ficaria perdidinha em qual atração ir primeiro. Essa rua de zigzag.. o que falar? Fiquei doidinha aqui querendo ir conhecer, acho que nunca tinha ouvido falar nela. Eu também adoraria ir tirar umas fotos da Golden Gate com neblina viu, acho que daria umas fotos maravilhosas! 🙂

Beijos!

Responder
Josiane Bravo 28 de outubro de 2016 - 14:17

Olá, essa rua de zigzag é maravilhosa não é, e ela é considerada uma das mais bonitas do mundo. Eu sou péssima para fotografar e como você deve ter percebido, cada foto foi tirada com uma câmera ou cel diferente rs. Eu acho lindo ver a neblina cobrindo a Golden Gate, mas a foto fica bonita mesmo para os profissionais que sabem fotografar haha.

Beijos 🙂

Responder
Katarina Holanda 28 de outubro de 2016 - 12:36

Sou DOIDA pra conhecer São Francisco. <33 Seu post ficou um super guia, adorei! 😀

Responder
Camila Lisbôa 28 de outubro de 2016 - 16:46

Preciso assumir que eu tinha um ‘preconceito’ (bem infundado) sobre viajar pelos Estados Unidos… Vi muitos filmes e séries e nunca tinha me convencido do destino… sei lá porque!

Mas depois que entrei no mundo blogueiro e vi que tem tanta coisa linda, acho que tenho que ar uma chance

Responder
Josiane Bravo 28 de outubro de 2016 - 17:46

Camila, eu entendo você, pois tinha o mesmo preconceito. Até que fui cair de paraquedas nos EUA, onde vivi durante 2 anos. Não precisa dizer que eu me apaixonei pelo país, e olha, tem muitos lugares que me deixaram de boca aberta, daqueles que nem em filme eu conhecia, como os parques nacionais. E sim, dá uma chace para o coitado e pobre dos EUA kkkk 😉

Beijinhos

Responder
Lorraine Faria 28 de outubro de 2016 - 17:46

O sonho do meu marido é ir para São Francisco e emendar uma viagem ao Vale do Silício! haha e seu post tá completo demaaaais :O vi vários lugares que queria conhecer e vários outros que nem imaginava que existisse hahaha

Responder
Josiane Bravo 29 de outubro de 2016 - 15:03

Oi Lorraine, muito obrigada 🙂 Eu conheci o Vale do Silício e é lindo também, na verdade, tudo na Bay Area é maravilhoso. Haha, tem muita coisa para ver em SF e arredores 😉

Beijinhos

Responder
Juny 29 de outubro de 2016 - 11:18

Excelente Post, Josie!!! Uma viagem pela West Coast está entre os meus sonhos e nos possíveis planos dos próximos 5 anos (só depende do dólar cair! rs).
E uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer é San Francisco!
Cada uma dessas atrações do post parece o maximo. Fico imaginando como Golden Gate Bridge deve ser monumental ao vivo! E passeios sem rumo no Pier, com possibilidade de ver Lobos Marinhos estão também entre as coisas que mais gostaria de fazer la.

Juny // http://www.junypelomundo.com.br/

Responder
Josiane Bravo 29 de outubro de 2016 - 15:09

Juny, muito obrigada 🙂 San Francisco é um sonho de lugar, e ver a Golden Gate de pertinho é uma experiência incrível, principalmente atravessá-la de bike que é demais 😉 E os fofos dos leões marinhos embelezam o Pier, um show ao vivo para quem passa por lá rs. Você vai adorar conhecer SF e estou torcendo para que possa realizar esse sonho o mais breve possível. E vamos torcer para o dolar cair kkkk, assim eu vou visitar SF de novo 😉

Abraços querida.

Responder
Flávia Donohoe (@quartodeviagem) 29 de outubro de 2016 - 21:29

Não consegui ir a São Francisco da última vez, mas já está na lista prioritária, todo mundo fala tão bem da cidade que é difícil não querer ir logo, é verdade que a cidade é cara como dizem? São tantos passeios, as dicas estão incríveis Josi <3

Responder
Josiane Bravo 30 de outubro de 2016 - 00:18

Oi Flávia. Um pena que você não conseguiu ir a SF. Ah, e sobre sua pergunta, para a infelicidade do turista, San Francisco é realmente uma cidade bem cara, tudo lá custa o dobro do que nas outras cidades da California 🙁

Muito obrigada Flávia 🙂
Abraços

Responder
yasgraeml 30 de outubro de 2016 - 00:10

Que saudade de São Francisco!! Quando eu tinha 4 anos morei em Berkeley (do outro lado da ponte) por 6 meses com os meus pais. A gente ia para São Francisco quase todo fim de semana. Não me lembro super bem mas sempre que vejo as fotos me da uma vontade louca de voltar!
http://www.qualquerlatitude.com

Responder
Josiane Bravo 31 de outubro de 2016 - 01:49

Olá. Que legal, eu morei coladinho com Berkely, em Oakland. Adoro aquela cidade 🙂 Faz 1 anos que mudei da California, mas também morro de vontade de voltar.

Um grande abraço

Responder
Cíntia de Melo 30 de outubro de 2016 - 12:57

Bom, eu morei um ano em San Francisco então eu sou muito suspeita pra dizer qualquer coisa né. Mas acho que o Pier 39 é o que eu era mais apaixonada, amava a polk stret pras noites por lá e twin peaks <3

Responder
Josiane Bravo 30 de outubro de 2016 - 14:44

Oi Cíntia, San Francisco é lindo não é, eu também sou suspeita, pois morei durante 1 ano lá também haha. Saudades eterna daquela cidade <3

Abraços

Responder
Camila Salgueiro 31 de outubro de 2016 - 10:34

Oi Josiane!
Ain, acho San Francisco demais! Tenho muita vontade de fazer uma super road trip pela California! Que sonho *-*

Responder
Josiane Bravo 31 de outubro de 2016 - 15:02

Oi Camila, a road trip pela California é um sonho, uma das mais bonitas que já fiz. Torcendo para que você realize o seu sonho 🙂

Abraços

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.