Havaí: O que fazer em 6 dias em Oahu

Por Josiane Bravo

Aloha 🙂

No ano de 2014 tive a oportunidade de conhecer um dos estados mais isolados dos Estados Unidos, o Havaí, que localiza-se em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico. E se você tem planos de conhecer esse destino que é tudo de lindo, neste post quero compartilhar tudo que fiz durante os 6 dias incríveis que passei lá.

Algumas informações sobre o Havaí

O Havaí é um dos cinquenta estados dos Estados Unidos e é formado por 8 ilhas principais de origem vulcânica. É na ilha de Oahu onde se localiza a capital do Havaí, Honolulu.

Curiosidades

  • No Havaí você vai ouvir Aloha por todos os lugares, é a maneira como os Havaianos se referem a “sejam bem vindos“, como uma forma de saudação.
  • As pessoas no Havaí são muito educadas e simpáticas, além do Aloha, tem outras palavras que você vai ouvir bastante, como Mahalo, que significa obrigado.
  • A grande parte da população do Havaí é formado por descendentes de japoneses e havaianos. Aliás, apenas pessoas com descendência havaiana são considerados “havaianos”.
  • Mesmo durante o inverno (época que fui), o clima no Havaí é sempre quente. Por isso, o ano todo é de sol, mas você pode pegar dias chuvosos durante o inverno.
O que fazer em Oahu no Havaí

Se locomovendo

Cheguei no Havaí através do principal aeroporto de Oahu (Aeroporto Internacional Daniel K), que fica em Honolulu. Para se locomover na ilha, uma das melhores maneiras é através de carro, assim você terá a liberdade de ir e parar em todos os pontos turísticos que estiver no caminho. Aliás, você já vai ter a facilidade de sair de carro do aeroporto.

Já contratou seu seguro viagem?

Para viajar para os Estados Unidos o seguro viagem não é obrigatório. No entanto, vale ressaltar que o sistema de saúde não é público como no Brasil, ou seja, se ficar doente ou ter um acidente, vai ter arcar com as despesas hospitalares que podem passar de 3,000 dólares a diária. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui  e faça uma cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS


Dirigir em Oahu é uma experiência única, as estradas são cinematográficas e rodeadas de paisagens maravilhosas pela costa da ilha. Então a dica é, se possível, não deixe de alugar um carro. Mas caso essa não seja a melhor opção para você, não se preocupe, pois há ônibus que fazem o percurso para quase todos os pontos turísticos da ilha, você só precisa saber os horários de funcionamento e as linhas que tem que pegar.

O que fazer em Oahu no Havaí
E uma vez no Havaí, alugar um conversível é daquelas experiências incríveis

Quantos dias ficar em Oahu?

A Ilha de Oahu é recheada de coisas para fazer e a vontade vai ser de ficar lá pra sempre. Eu fiquei 6 noites e fui embora com aquele gostinho de quero mais. Consegui conhecer quase todas as principais atrações, mas ainda faltou tempo para explorar outras praias menos conhecidas, fazer outras trilhas, etc. Portanto, recomendo pelo menos uns 6-7 dias para curtir a ilha com calma.

Onde se hospedar em Oahu

Recomendo ficar hospedado em um dos lugares mais agitados de Oahu, Waikiki, que trata-se de uns dos bairros de Honululu.

Em Waikiki optei em me hospedar em um hostel, que está entre um dos albergues mais baratos. E como estava com mais 3 pessoas nessa viagem, resolvemos pegar um quarto com uma mini quitinete. Nos hospedamos no Waikiki Beachside Hostel, um lugar simples, mas que ficava bem próximo da praia, a apenas um quarteirão. Ou seja, localização perfeita.


O que fazer em Oahu no Havaí
Praia em Waikiki

Se você não faz o perfil de quem curte albergues, opções de hotéis e resorts luxuosos é o que mais tem na ilha. Aliás, tem alguns deles que já até viraram ponto para tirar fotos como o fotogênico The Royal Hawaiian, que ganhou destaque no Instagram por conta da sua fachada cor de rosa. Outro famosinho que também fica situado em Waikiki é um hotel histórico que tem uma arquitetura linda, o Moana Surfrider.

Hotel Moana Surfrider – foto divulgação (Booking.com)
Hotel Royal Hawaiian em Waikiki – foto divulgação (Booking.com)

O que fazer em 6 dias em Oahu no Havaí?

Para facilitar no planejamento, confira este resumão do roteiro. Ressaltando que aqui não está incluso o dia de chegada. Aliás, eu cheguei cedo e já sai com o carro alugado do aeroporto. Como ainda tinha quase o dia inteiro para curtir, optei em fazer uma volta pela ilha, algo que recomendo demais para fazer no primeiro dia.

  • Dia 1: Manoa Falls – Diamond Head – Ko’Olina Lagoons – Makaha Beach
  • Dia 2: Hanauma Bay – Halona Blowhole lookout – Makapu’u lookout – Lanikai – Luau no Paradise Cove
  • Dia 3: Pearl Habor
  • Dia 4: North Shore (Turble Beach, Waimea Falls, Shark´s Cove, Bunzai Pipeline e Sunset Beach)
  • Dia 5: Kuoloa Ranch – Koko Head Trail
  • Dia 6: Waikiki

Primeiro dia

Roteiro: Manoa Falls – Diamond Head – Ko’Olina Lagoons – Makaha Beach

  • Manoa Falls

Para aproveitar cada segundo, o dia começou bem cedo com uma caminhada em Manoa Falls, uma floresta tropical havaiana cheia de bambus, plantas e raízes de árvore. Uma ótima oportunidade para contemplar vários pássaros e se sentir como na serie Lost e o filme Jurassic Park que tiveram algumas cenas gravadas no local.

A trilha é de moderação fácil e a caminhada leva em torno de 45 minutos. No final, depois de passar por muitas árvores e trechos com bambus você chegará até uma cachoeira, que na época que fui estava bem vazia.

Atenção: vai preparada para se sujar de lama se você estiver indo em Novembro, pois essa época do ano chove muito na ilha e alguns trechos da trilha podem ficar bem lamentos.


  • Trilha em Diamond Head

Trata-se de um dos locais onde fica a cratera de um vulcão. Diamond Head fica bem próximo de Waikiki, em torno de uns 15 minutos. Para chegar até o topo cratera, de onde é possível ter uma vista panorâmica do mar, é preciso fazer uma pequena caminhada que leva em torno de 30 minutos em uma trilha pavimentada.

 
Leia mais:  O que você precisa saber sobre o vulcão e trilha para o Diamond Head
Oahu - vulcão Diamond Head
Vista para a praia de Waikiki, no mirante de Diamond Head

Onde alugar equipamento de Snorkeling em Waikiki

Como o Havaí é cheio de praias paradisíacas com ótima visibilidade da água, este é um destino perfeito para a prática do mergulho, snorkeling. E para isso, se você não tem os equipamentos apropriados como as nadadeiras e  máscaras, existem vários locais onde é possível alugar esses itens. Eu aluguei o meu em uma loja em Waikiki, no Snorkel Bob’s. Na época, o aluguel para uma semana custou 25 dólares.

  • Ko’Olina lagoons

 A tarde do primeiro dia no paraíso foi reservada para conhecer uma praia super calma, Ko’Olina lagoons, que trata-se de uma lagoa em forma de concha e com vários resorts de luxo nas suas proximidades. Na verdade, são quatro lagoas, uma região que tem até um resort da Disney.

ko'olina lagoon
Ko’Olina Lagoons visto do alto, no avião
  • Makaha

Para terminar seu dia, não deixe de conhecer Makaha, uma praia linda que fica na parte oeste da ilha, em torno de 25 minutos de Ko’Olina lagoons. O que eu mais gostei nessa praia foi que ela é rodeada de uma montanha bem verdinha, além de ser o local onde pude apreciar um belíssimo pôr do sol.

Pôr do sol em Makaha

O Havaí não é um lugar muito barato para o turista, alimentação lá é bem mais caro. Por este motivo, comer fora todos os dias em restaurantes é luxo, e até mesmo compras no mercado sai caro para o bolso do turista (os havaianos têm descontos no mercado apresentando a carteira de identidade). O lugar mais em conta para compras, e que eu amei, é no Walmart. Lá você vai encontrar várias coisinhas para levar de lembrança da ilha, como roupas e chinelinhos decorados com flores, bem no estilo havaiano.


Em Makaha

Segundo dia

Roteiro: Hanauma Bay – Halona Blowhole lookout – Makapu’u lookout – Lanikai -Luau no Paradise Cove

  • Hanauma Bay

A manhã foi dedicada para conhecer uma das praias mais bonitas em Oahu, Hanauma Bay, que fica na parte Sul da ilha. Essa praia é uma das melhores para a prática do mergulho, e uma dica é chegar bem cedo, pois o estacionamento de lá fica lotado facilmente, e você pode correr o risco de não adquirir sua vaga dependendo do horário. Para estacionar o carro, tem o valor de 1 dólar.

Hanauma Bay

A praia é uma reserva ambiental maravilhosa e para você ter acesso a ela, é necessária pagar uma taxa de  $7.50 por pessoa. Saiba mais como planejar uma visita a Hanauma Bay, dicas de como chegar, etc.

  • Halona Blowhole lookout

Depois de Hanauma Bay, a atração foi dirigir em uma rodovia da qual você vai querer parar em vários pontos para fotografar a bela paisagem. O primeiro mirante que parei foi em Halona Blowhole lookoutuma praia formada por pedras vulcânicas, onde a água bate nelas fazendo esguichos. Além da bela vista panorâmica, se tiver um tempinho, você pode descer até a prainha pelo meio das pedras.

O que fazer em Oahu -Halona Blowlole
Halona Blowhole
Vista para o mar no mirante de Halona Blowhole
  • Makapu’u lookout

Seguindo a rodovia, parei em um outro mirante perfeito para fotos, Makapu’u lookout. O lugar é lindo, com belas vistas para o mar. E se você tiver tempo, algo que não tive, recomendo a trilha que te levará até Makapu’u Lighthouse, que trata-se de um farol lindo.

O que fazer em Oahu no Havaí -mirante de Makapu'u
Vista para o mar no mirante de Makapu’u
  • Lanikai

Lanikai, a praia que para muitas pessoas é considerada a mais bonita de Oahu, e que eu digo em voz alta, ô lugar com uma beleza sem igual. Com uma água bem cristalina e duas ilhotas que dão o charme para o visual da praia, é neste paraíso onde o ex presidente Obama costuma passar suas férias (lembrando que ele nasceu no Havaí).

É possível passar o dia de boa nessa praia. Se o mar estiver calmo, para os mais animados, pode alugar pranchas de SUP e curtir o visual. Quer mais aventura, algo que não sabia na época que fui, era da existência de uma das trilhas com um dos mirantes mais bonitos de Oahu, a trilha Pillbox Trail. Do alto você vai ver Kailua e Lanikai.


10329811_10203717586404406_3169189181031524280_o
Lanikai, uma das praias mias lindas de Oahu
  • Luau no Paradise Cove

O Luau é uma famosa festa havaiana que acontece na beira da praia, com shows de dança Hula e muita comida típica havaiana. E um dos melhores lugares na ilha para ver este espetáculo é no Polynesian Cultural Center, onde além do luau, há outras coisas para fazer durante o dia, como passeio de canoa, etc. Como este lugar fica na parte norte da ilha, o ideal é reservar o dia todo só para isso. Por este motivo, optei em ver o luau em Paradise Cove, que fica situado em Ko’olina lagoons.

Se você se interessou e quiser saber como foi minha experiência, confira este post aqui, onde conto com mais detalhes sobre como é o luau do Paradise Cove.

O que fazer em Oahu - luau paradise cove
Luau em Paradise Coe

Terceiro Dia

  • Pearl Habor

Dia de conhecer um dos lugares que marcou a história dessa ilha, Pearl Habor. Para relembrar, para os que gostam de história, foi nesta base militar onde os japoneses atacaram os Estados Unidos na segunda guerra mundial. Eles bombardearam o lugar, onde foi atingido o navio USS Arizona, causando a morte de milhares de soldados americanos. Uma história muito triste, e claro que visitar Pearl Habor também será um momento de muita tristeza.

Se você quiser conhecer o local, a atração é paga, mas você tem a chance de conseguir um ingresso gratuito, pois eles oferecem 2000 tickets para as primeiras pessoas. Por esse motivo, tente chegar cedo para garantir seu ticket e economizar, e também tem um horário marcado para chegar até o memorial que é feito através de uma travessia de balsa.

Por causa da chuva e ventos, não pude ir até o memorial, pois eles acabaram tendo que cancelar este passeio por motivos de segurança.

Além do USS Arizona Memorial, há outras opções de tours e atrações (que são pagas), como memoriais, museus dentro de navios, submarinos e até mesmo aviões. Se você tem planos de fazer os tours oferecidos, é possível passar o dia todo lá. Eu fiz um outro tour pelo navio USS Battleship Missouri.

Importante: não pode entrar com bolsas e sacolas. Para economizar, deixei minha bolsa no carro escondida. Caso contrário tem guarda volumes no local (3 dólares).


Onde comer em Waikiki

De volta em Waikiki, a noite aproveitei para passear, e um lugar que eu super recomendo é o Duke´s Waikiki, um bar e restaurante na beira da praia que tem uma vista maravilhosa. E se for para lá, não deixe de tomar o famoso Mai Tai, que trata-se de uma bebida bem típica no Havaí.

duke´s bar
Bebidas que escolhemos, em Duke´s Waikiki

Quarto dia

Roteiro: North Shore (Turble Beach, Waimea Falls, Shark´s Cove, Bunzai Pipeline e Sunset Beach).

Dia de ir conhecer o lugar favorito dos surfistas, North Shore, que fica na parte Norte da ilha e onde tem as praias com as ondas gigantes mais famosas do mundo.

North Shore fica em torno de 1 hora de Waikiki, e a dica é, opte em ir bem cedo, pois por ser uma parte da ilha bem procurada pelos turistas, o trânsito é bem chatinho na rodovia que tem apenas uma via. Se você for de carro, coloque a cidade Haleiwa no gps para seguir até este lugar lindo.


Haleiwa é o primeiro lugar que você pode parar se quiser conhecer o centrinho da cidade. Lá há vários trailers com várias opções de comida, como camarão, etc. E se você mora nos Estados Unidos, e quiser matar as saudades de uma delícia do Brasil, aproveite o Havaí para comer açaí. Encontrei vários lugares na ilha que vendem essa gostosura, e North Shore foi uma dessas regiões.

North Shore em Oahu - Havaí
  • Turtle Beach

A primeira praia para você parar em North Shore será Turtle Beach ou Laniakea beach como também é conhecida. A praia é famosa por suas tartarugas que costumam descansar na areia. Infelizmente, como o dia não estava muito ensolarado, elas não estavam na areia, mas eu conseguir avistá-las de longe dentro da água.

Turtle beach
Turtle beach
  • Waimea Falls

Segunda parada do dia, Waimea Falls, que trata-se de uma cachoeira bem bonita que já serviu de cenário para a serie Lost. Para chegar até ela é preciso fazer uma caminhada em uma trilha pavimentada, algo rápido e super fácil. Mas para isso, tem um valor de aproximadamente 14 dólares para entrada.

Quando você chegar na cachoeira, é possível entrar na água para um mergulho, e se você não sabe nadar (meu caso), tem salva vidas disponíveis para os visitantes.

Eu adorei o banho, mas já vou adiantar que a água é bem geladinha.

  • Shark´s Cove

Segunda praia que conheci em North Shore foi  Shark´s Cove, um lugar perfeito para você ver peixinhos de várias espécies e fazer snorkelingEu adorei mergulhar nessa praia, mas como o mar estava agitado, acabei me machucando por causa das ondas fortes, o que me fez bater em uma pedra.

  • Banzai Pipeline

Terceira praia, a famosa e queridinha pelos surfistas, Banzai Pipeline ou apenas conhecida como Pipeline. Trata-se de uma das praias com as ondas mais altas do mundo, onde acontece o campeonato de surf todos os anos.

Se quiser ver as ondas gigantes, a pipeline (nome que foi dado para essa onda gigantesca), isso só acontece durante o inverno. E foi exatamente nessa época que fui para lá, em novembro, durante a semana que estava acontecendo o campeonato de surf que o brasileiro Medina foi campeão.


Como no inverno o mar está violento, não é aconselhável entrar na água, a não ser que você seja um surfista profissional. E o que eu mais gostei nessa parte da ilha foi ver a variedade de surfistas de todas as partes do mundo por lá.

Banzai Pipeline - surf em Oahu no Havaí
Olha o tamanho dessa onda gigante
  • Sunset Beach

Bem coladinha com a Pipeline fica Sunset Beach, uma das praias mais famosas da ilha para você ver o pôr do sol, que aliás, é maravilhoso.

Sunset Beach em Oahu no Havaí
Sunset Beach

Dica extra

Pertinho da praia Pipeline tem um trailer brasileiro na praia. Para mim, foi uma alegria ver que no Havaí foi possível encontrar comida brasileira. Você vai encontrar coxinha, pastel, guaraná, etc. E o trailer é bem procurado pelos surfistas e turistas que passam pelo local.

pipeline
Trailer brasileiro em Pipeline/North Shore

Quinto dia

Roteiro: Kuoloa Ranch – Koko Head Trail

  • Kuoloa Ranch

Para os apaixonados por filmes e series, não deixem de conhecer Kuoloa Ranch, local que fica no leste da ilha. Neste lugar já foram gravados vários filmes famosos como: Como Se Fosse A Primeira Vez, Jurassic Park, a serie Lost e Pearl Habor. E se você quiser conhecer este lugar, eles oferecem vários tours como: passeio que leva até os locais onde serviu de cenário para os filmes, passeios de barco, cavalo e até quadriciclos. Confira a descrição dos tours AQUI.

Eu fiz o tour no qual passa pelo cenário onde foram gravados os filmes. O passeio é feito por meio de um ônibus bem diferentão (tipo aqueles para safari) e tem duração de pouco mais de 1 hora.

  • Koko Head Trail

Terminei o meu penúltimo dia no paraíso fazendo uma trilha em Koko Head Trail. Trata-se de uma trilha bem desafiadora que é feita através de uma escada enorme com mais de 1000 degraus. O bacana dela é que ela leva até um mirante maravilhoso, onde fica um vulcão inativo.

Koko Head - Oahu - Havaí
Trilha em Koko Head

Sexto dia

  • Waikiki

Reservei o último dia para explorar a praia mais badalada do Havaí, WaikikiAproveitei para passear pelo calçadão da praia, e ver a estátua do Duke, que simboliza o pai do surf. Bem na frente da estátua acontece o show de Hula gratuito (dança), todas as terças, quintas e sextas.

1888547_797713476965929_2358029171954737274_n
Praia em Waikiki

Waikiki não é uma das praias mais mais bonitas do Havaí, mas ela é perfeita se você está procurando fazer compras, sem contar nos restaurantes e bares. Lá você vai encontrar o Hard Rock Cafe, o meu queridinho Cheesecake Factory, etc. E para quem quer aproveitar a praia, você tem a opção de surfar dependendo do dia (tem dias que as ondas não estão tão boas para o surf). Outra opção para se divertir é fazer stand up paddle.

Se quiser garantir uma foto, vale conferir a fachada rosa do Hotel Royal Hawaiian. Já para finalizar o dia com chave de ouro, ver o pôr do sol.

Faltou conhecer: 

Como comentei no início do post, Oahu é uma ilha recheada de coisas legais para fazer além das praias. Faltaram algumas atrações que vai ficar para uma próxima visita, mas se você tiver tempo sobrando, vale a pena conferir:

  • Hoomaluhia Botanical Garden: é um jardim botânico lindo que rende as fotos mais bonitas de Oahu, daquelas de cartão postal. Uma das atrações do local já fica logo na entrada, na estrada.  É provável que já tenha visto fotos de lá passando pelo seu feed no Instagram. A boa notícia? A entrada é totalmente gratuita 🙂

Conta pra mim, vale ou não a pena conhecer um destino recheado de praias maravilhosas? Se já conhece outras ilhas do Havaí ou se tem alguma dica, por favor, deixe um alô nos comentários. Mahalo 😉

Se gostou do post, aproveita para salvar as imagens abaixo no seu Pinterest.


***Confira outros posts dos Estados Unidos***


***Receba mais dicas de viagem***


Comece a planejar sua viagem aqui

Continue planejando sua viagem usando um dos parceiros do blog. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, eu ganho uma pequena comissão. Você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a manter o blog.

Reserve seu hotel/hostel: faça sua reserva pelo Booking.com, site de hospedagem que garante os melhores preços em qualquer lugar do mundo. Além disso, muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito.

Seguro Viagem: curta sua viagem sem preocupação adquirindo um seguro viagem. Lembrando que na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos não existe saúde pública. Faça aqui sua cotação com a Seguros Promo e garanta os melhores preços. E olha que legal, você pode pagar em até 12x no cartão de crédito ou ter 5% de desconto no boleto.

Hospedagem: ganhe até R$180 de desconto na sua primeira reserva no Airbnb, uma plataforma de aluguel de casas e apartamentos ao redor do mundo.

Ingressos: evite filas, compre ingressos com antecedência para atrações turísticas, excursões entre outros passeios pela Get Your Guide.

 

Leia também

14 comentários

Barbara 23 de dezembro de 2015 - 12:40

Você aproveitou muitoo!! Roteiro maravilhoso!!!

Responder
josianebravo 23 de dezembro de 2015 - 15:28

Aproveitei sim Barbara, umas das minhas viagens prediletas 🙂 Obrigada

Responder
15 coisas que sinto falta nos Estados Unidos | Sonhe Alto by Josiane 17 de janeiro de 2016 - 01:45

[…] viagens durantes esses 2 anos que estive lá e posso te dizer que nunca gastei muito. Fui até no Havaí e Alasca, que são um dos estados mais caros para se visitar e um dos mais […]

Responder
Monica Barros 12 de fevereiro de 2016 - 16:27

Maravilhoso!!!!!! Que sonho!

Responder
23 cidades para conhecer nos Estados Unidos | Uma Turista nas Nuvens 10 de maio de 2016 - 15:50

[…] lá durante 6 dias, para quem tem interesse em conhecer essa cidade e quer dicas de roteiro, clique aqui para mais informações sobre o […]

Responder
Renata Sucena 3 de setembro de 2016 - 17:20

Ótimas dicas!! O Hawai tá na minha listinha!! Abraços

Responder
Josiane Bravo 3 de setembro de 2016 - 19:02

Muito obrigada pelo comentário Renata 🙂 O Havaí é um paraíso

Abraços

Responder
Destaques da Semana 92: Recife, China, Havaí, França, Grécia | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem 12 de outubro de 2016 - 12:26

[…] Turista Nas Nuvens,, por Josiane Bravo: Havaí: o que fazer em 6 dias em Oahu Confira esse roteiro completíssimo de 6 dias na ilha de Oahu, uma das mais visitadas no Havaí. […]

Responder
Cristina Ferreira Rocha 12 de novembro de 2016 - 20:46

Olá, Josiane! Amamos praias e o Havaí é um lugar abençoado! Visitamos Oahu também em 2014 e achamos o seu post supeeer completo. As fotos estão incríveis, o conteúdo bem detalhado e muitas atrações interessantes no caminho. O seu post nos deixou com vontade de voltar! Parabéns pela matéria. Abraços, Cristina e Renato.

Responder
Josiane Bravo 12 de novembro de 2016 - 21:39

Muito obrigada Cristina, feliz com o comentário 🙂 Não gosto de ir em lugares que já visitei, mas o Havaí me deixou com uma vontade enorme de voltar. E por incrível que pareça, eu sempre leio esse post rs, é como viajar de novo 😉

Um grande abraço

Responder
Cris Andrade 21 de dezembro de 2016 - 22:39

Que sonhooooooooo! Amei!

Responder
Josiane Bravo 27 de março de 2017 - 15:08

Muito obrigada Cris 🙂 Havaí é um sonho de destino não é.
Beijos

Responder
Alexandra 7 de abril de 2017 - 16:32

Aloha Josiane. Seu post já me ensinou a primeira palavra que falarei no Havaí. Adorei o post, um sonho de criança conhecer o Havai e participar de um luau havaiano.

Responder
Josiane Bravo 14 de abril de 2017 - 20:16

Aloha Alexandra. Hehehe, o Havaí é um sonho de destino não é.

Mahalo
Beijos

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.