A vida é uma caixinha de surpresa, estou com câncer.

Por Josiane Bravo
28 comentários

Olá 🙂

Há alguns meses resolvi criar este blog para relatar minhas viagens que fiz durante meu intercâmbio nos Estados Unidos. Contudo, como a vida é uma caixinha de surpresa, há algumas semanas descobri que estou câncer 🙁 Receber a notícia que você tem um tipo de câncer que não é muito comum não foi nada fácil. Chorei, fiquei isolada no quarto, faltei do trabalho, fiquei revoltada… Acho que essa reação é normal quando algo inesperado acontece com a gente, não é?

Tenho apenas 28 anos, cheia de planos para a vida, vários lugares que quero conhecer e agora com essa “doença”, terei que adiar meus planos. No entanto, não vou desistir dos meus sonhos porque estou com essa doença, agora vejo que ela veio para me ensinar algo novo, para que eu possa me tornar uma pessoa melhor. Acredito que nada na vida vem por acaso, tudo tem um sentido, no momento estou consciente de tudo que terei que enfrentar durante meu tratamento, do qual será feito através de quimioterapia.

As viagens das quais estava planejando vão ter que ser adiadas, e por enquanto, o foco é na minha recuperação e tratamento.

Em resumo: descobri que tenho Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que até o momento da descoberta não sabia e nunca tinha ouvido falar sobre ele.

O que é Linfoma de Hodgkin?

A Doença, ou Linfoma de Hodgkin, é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático. É um doença no sangue que pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum na idade adulta (25 a 30 anos) .

Como eu descobri que tinha Linfoma de Hodgkin?

Tive uma gripe e depois notei que estava com um pequeno caroço no pescoço (as famosas ínguas como é conhecido). A princípio, pensei que não seria nada, que a íngua iria sumir depois de umas semanas.

Passaram-se 3 semanas e nada do caroço sumir, e para ajudar, ainda surgiu mais um novo caroço que me deixou ainda mais preocupada. Depois disso já comecei a pesquisar na internet e surgiram várias doenças das quais um dos sintomas é o aumento dos gânglios (ínguas), e uma delas era o Linfoma de Hodgkin. Preocupada com o caroços que já estavam se espalhando por outras partes do pescoço, procurei um médico imediatamente. Com a avaliação, foi solicitado exames de sangue e ultrassom do pescoço.

Voltei ao médico com os exames prontos e como estavam todos alterados foi solicitado uma biopsia do caroço. Ele também me encaminhou para um médico de pescoço e cabeça. Não precisa dizer a angustia e desespero neste corre e corre de um médico para outro.

Passei com o médico de cabeça e ele me disse que poderia ser várias coisas, até mesmo tuberculose. Fiz a biopsia, da qual foi retirado um dos gânglios (ínguas ou linfonodos) para análise.

Imagina o sofrimento que passei com a espera do resultado, horrível resume isso. Quem já passou pela experiência sabe o quanto a sensação de não saber o que está acontecendo com nosso corpo é desesperador. Tive que esperar quase 15 dias para ficar pronto o resultado, porém quando ficou pronto, a patologista do laboratório disse que tinha dado uma alteração nas células e que tinha células anormais.

Voltei ao médico de pescoço e cabeça e ele me solicitou uma imuno- histoquímica, que é um outro tipo de biopsia que é mais detalhada. O médico me disse nesse momento que eu poderia está com linfoma e que este exame que havia solicitado seria para diagnosticar qual tipo de linfoma eu tinha (existe vários tipos de linfoma). E detalhe, minha mãe estava viajando e todo este processo eu fiz sozinha. Fui da minha cidade de carro até outra cidade e voltei o caminho todo chorando depois de ter ouvido que talvez minha vida mudaria em breve.

Chorei muito, mas sempre fiquei confiante e nunca desanimei. Depois de 20 dias o resultado chegou e foi constatado a doença. Fui encaminhada para o hospital do câncer de Jaú, e lá já passei com os médicos especialistas. Foram tantos.

Fiz exames de sangues novamente, raio x e também uma tomografia (PET scan). Através da tomografia de imagem é possível ver o corpo inteiro e verificar se há mais câncer espalhado por outras partes do corpo.

Depois de pronto todos os exames a médica me passou meu protocolo, ou seja, as etapas do meu tratamento, que seria através de quimioterapias.

Com as quimioterapias um dos efeitos colaterais seria a queda do cabelo, que para uma mulher, acredito que seja uma das coisas que nos deixa ainda mais triste. Afinal, a auto estima baixa muito durante o tratamento. Enfim, vamos pensar positivo, certo? Se eu ficar careca, cabelo nascer de novo. Saúde é algo extremamente importante, sem ela não somos nada.

10665817_757419577661986_7650059199069192151_n

Quero muito vencer essa batalha e depois ter um final feliz para contar para vocês.

Obrigada a todos que passam por aqui pelo meu blog 🙂

Atualização: hoje, em 2019, já estou curada e com 3 anos de remissão. Os cabelos já cresceram, minha vida voltou ao normal, inclusive fui fazer um novo intercâmbio (na Holanda). Quero dizer que o “câncer” não é o fim do mundo, tem cura e tratamento. A minha vida segue em frente com os acompanhamentos médicos uma vez por ano. Aprendi muita coisa durante essa fase da vida e hoje me considero uma pessoa ainda melhor. Se você conhece alguém que esteja enfrentando o mesmo problema ou caso seja essa pessoa, aqui neste post relatei como foi a minha experiência convivendo com o câncer (falo sobre como foi o tratamento, etc).

Abraços
Josiane Bravo

carpe diem

28 comentários
0

Leia também

28 comentários

Monica Barros 20 de novembro de 2015 - 16:33

Jose querida, tenha muita muita muita fé. Vai dar tudo certo, vc tem que sempre procurar canalizar sua energia e pensamentos para coisas positivas, para a crença de que vc vai ficar boa logo. Sei que não é fácil passar pelo tratamento e certas angústias, e encontrar respostas então, é ainda mais difícil. Mas acredito muito na força que temos, na fé interior. Vc vai vencer!
Como vc disse, vc é uma menina muito jovem, linda e com um sorriso iluminado. Mantenha-se firme e acredite muito que em breve sairá dessa.

Fique com Deus e conte conosco.

Um beijo,
Monica

Reply
josianebravo 20 de novembro de 2015 - 17:36

Que linda mensagem Monica <3 muito obrigada 🙂 Vou vencer esse câncer se Deus quiser, estou confiante que tudo vai dar certo.

Ámen
Beijos,
Josiane

Reply
Sonia Niara 29 de dezembro de 2015 - 21:50

Olá Josiane! Recebi uma notificação de uma atividade sua no meu blog e vim ver o seu. Primeiro que adooooro viagens, então já comecei a fuçar de curiosidade. Mas, impossível não parar neste post!
Tudo que te digo, a princípio, é que TUDO tem um propósito em nossas vidas. Eu era cheia de planos e sonhos como você, e hoje tenho mais ainda do que antes. Então, tenho certeza que, se você confiar em Deus e buscar entender o agir Dele, vai ver que através dessa notícia naaada legal, sua vida pode ser transformada! E, diferente do que muitos acreditam, pode ser transformada para muito melhor! O caminho do aprendizado nem sempre é o mais fácil.
Booom, mas não vou falar um monte, pois como já viu eu tenho um blog e um canal no youtube para auxiliar outras mulheres nesse processo. Mas, saiba que te desejo muita força de Deus, para que suporte cada dia, e muita alegria de Deus para celebrar cada vitória. No que eu puder ajudar, conte comigo. Beijo querida.

Reply
josianebravo 30 de dezembro de 2015 - 01:30

Muito obrigada Sonia 🙂 Adorei o seu blog, andei lendo alguns posts, o que me ajudaram muito, pois não estou sozinha nessa batalha e sei que é possível vencemos. Como vc disse, Deus tem planos para nós, e sei que se estamos passando por isso, não é por acaso. Fé sempre. Obrigada pela lin
da mensagem <3

Reply
meloemulkey 17 de janeiro de 2016 - 16:05

Josi, ficamos muito felizes com seu comentário no nosso blog e tivemos curiosidade sobre você. Que doença triste. Claro que você é muito nova para passar por esse tipo de coisa e ninguém nesse mundo merece ter qualquer tipo de doença. Queremos orar por você e com você. Entra em contato conosco (meloemulkey@gmail.com) ou nos passa o teu contato (não encontrei teu e-mail aqui no blog). Que Deus te dê a cura minha linda. Beijos :-*

Reply
josianebravo 17 de janeiro de 2016 - 16:21

Muito obrigada pelo carinho 🙂 Fico feliz que passou para deixar essa linda mensagem. Meu e-mail é josianebravo25@gmail.com. Obrigada pelo suporte, vou entrar em contato sim. Beijos <3

Reply
Luciano 24 de janeiro de 2016 - 23:55

Josiane,

Desejo acima de tudo que você tenha vitória sobre essa situação e que venham muitas viagens e experiências boas de vida. Mas nessa caminhada rumo a sua vitória desejo que tenha essas duas atitudes:
– 1º Desistir jamais! lute sempre, mantenha seus sonhos vivos e se veja lá do outro lado realizando seus sonhos, sua determinação será fundamental nesse processo. Essa alegria e força de viver, que contagia, não pode perder forças para nada desse mundo.
– 2º Clame a Deus! Quando as forças se esgotam, quando o limite é chegado, nesse momento que ele age. Deus faz aquilo que não podemos fazer. Seu milagre é possível com ele. Então traga, ou mantenha ele perto de você. Com ele nesse processo, ele renovará suas forças e animo e te mostrará seus propósito.

Agradecerei a Deus também ao saber da sua cura!

Força guerreira!
Fica com Deus.

Reply
josianebravo 24 de janeiro de 2016 - 23:59

Que belas palavras. Muito obrigada pelo carinho e por essa linda mensagem Luciano 🙂 Estou confiante que tudo vai dá certo, e como vc mencionou, desistir jamais. <3 Abraços

Reply
Francis 3 de fevereiro de 2016 - 17:02

Uma palavra pra você. GUERREIRA!

Reply
josianebravo 3 de fevereiro de 2016 - 18:36

Muito obrigada Francis 🙂

Reply
parklatifa 3 de fevereiro de 2016 - 20:31

Como disse no outro comentário, eu vim fuçar, e quando li “câncer” já me assustei, por mais que esse post tenha um tempinho já, devido a casos na minha família, sei que será uma batalha dura e muito longa, mas com a ajuda e apoio de seus familiares, amigos e etc, o caminho a se fazer será muito mais fácil! Sei que no começo, você provavelmente se isolou por conta da noticia, pois é claro que não é algo agradável de se saber, mas daqui para frente não se isole, seja feliz, saia com os amigo, namorado e até sozinha, mas apenas se divirta e esqueça que está com essa doença por um tempo! Tenho certeza que isso é só uma prova de que você é forte, e isso será apenas uma fase de sua vida, que mais para frente você vai falar “EU VENCI”, tenha uma boa sorte, tudo vai melhorar, e logo passa, beijocas!

Reply
josianebravo 3 de fevereiro de 2016 - 22:47

Muito obrigada pela linda mensagem e pelo carinho. Já estou no meu terceiro mês em tratamento com quimioterapia. Estou super bem até o momento, não me isolei rs, só estou tomando cuidado pois devido a minha imunidade está baixa, não posso sair com muita frequÊncia. Estou super confiante e sempre com pensamento positivo. Como vc mencionou, em breve estarei gritando, EU VENCI <3 Beijos 🙂

Reply
parklatifa 3 de fevereiro de 2016 - 22:49

Já que não pode sair, nada melhor do que chamar os amigos em casa, rs! Estou torcendo por ti! ❤️

Reply
josianebravo 3 de fevereiro de 2016 - 22:50

hahaha, boa ideia 🙂 Obrigada

Reply
Convivendo com o câncer | Sonhe Alto by Josiane 13 de fevereiro de 2016 - 21:41

[…] Descobri que estou com linfoma de hodgkin, um tipo de câncer no sangue, no sistema linfático (Clique aqui para saber mais sobre como descobri a doença). A partir do momento que você ouve do seu médico […]

Reply
Aline Marçal 4 de abril de 2016 - 04:19

Olá Joseane!!!
Muuuuuuuito linda e triste ao mesmo tempo sua história de vida e de superação. Passei para fazer pesquisas sobre essa doença e acabei achando seu blog. Nossa como você é verdadeiramente uma pessoa abençoada por Deus. Isso é magnifico tanta força, coragem e determinação. Mesmo diante de tantas conquistas e tantos sofrimentos, você ainda se mostra ser uma pessoa muito feliz . Não te conheço pessoalmente, mais desde já acredite que ganhou mais uma admiradora e oradora por você. São pessoas guerreiras como você que torna nossos dias melhores, pois mesmo diante da morte todos os dias tem uma fé inabalável, uma força capaz de mudar o mundo e uma luz que brilha bem mais forte todos os dias. Mostrando a realidade da vida para, pessoas saudáveis que não dão valor a saúde que tem e nem esse Deus maravilhoso, que tenta nos mostrar sempre o caminho certo seguir. Fazendo assim de seu próprio corpo um habitar de Drogas e Bebidas Alcoólicas. Joseane meus parabéns pela guerra que você tem e nunca deixe de acreditar que tudo isso vai passar e que Jesus te ama! Por isso está aqui mostrando para o mundo que mesmo com suas limitações dias melhores viram. Que o Senhor Jesus continue sempre presente do seu lado. Beijos minha linda!!!

Reply
josianebravo 4 de abril de 2016 - 14:16

Aline, muito obrigada pela bela mensagem. Fico muito contente quando recebo mensagens das quais fazem o meu dia ficar ainda melhor 🙂 Este mês estou muito feliz, pois acabei de concluir meu tratamento com quimioterapia (a parte mais difícil, por causa dos efeitos colaterais). Mal posso esperar para ver meu cabelo crescer rs e viajar novamente 🙂 Espero poder ajudar pessoas que estão enfrentando essa doença, pois com ela aprendi tantas coisas das quais não enxergava antes.
Tenha um ótimo dia Aline
Beijos <3

Reply
Lígia Antoniazzi 28 de abril de 2016 - 18:37

Oi Josi! Tudo bem?
Conversamos esses dias pelo Instagram e em alguns comentários no meu blog, mas eu ainda não conhecia o seu… Passei para dar uma olhadinha e esse post me chamou a atenção… Nossa, mto chocante receber uma notícias dessas! Pode ser triste no começo e difícil por algum tempo, mas tenho certeza que vc vai vencer isso!
Pelo que vi das suas fotos no insta vc já raspou o cabelo e continuou linda!! Use essa energia boa (que dá pra sentir msm de longe, só de ler seus textos e ver suas fotos) pra te dar cada vez mais força e vencer essa fase difícil…
Muita fé, luz, força e energias boas pra vc! Logo logo mais e mais viagens estarão de volta! =)
Bjoo

Reply
josianebravo 29 de abril de 2016 - 01:15

Oi Lígia. Eu estou bem, muito obrigada 🙂 Eu já cortei meus cabelos, infelizmente não deu para manter os poucos fios que restaram. Agora, para minha alegria, eles já estão dando o ar da graça, já tenho novos fios rs. Já terminei com as quimio há 1 mês e agora vou iniciar com as radio, graça a Deus estou quase no fim do tratamento 🙂 Não vejo a hora de poder viajar, aliás tenho uma viagem programada para Julho se tudo correr certo com meu tratamento. Muito obrigada pelo apoio e pela visita aqui no blog.
Bjos <3
Josiane

Reply
anacalabria 10 de maio de 2016 - 00:18

Oi Josiane, só hoje pude passar pelo seu blog, e assim fiquei conhecendo sua história! Não se preocupe, vai dar tudo certo, o principal você tem que é a fé na vida,e isso vai fazer toda a diferença no tratamento! Posso avaliar sua luta, pois recentemente sai de uma batalha dolorosa, minha filha caçula fez uma cirurgia de apendicite em março desse ano e complicou, ela quase morre, passou 15 dias no hospital, fez 5 cirurgias, mas agora está bem Graças a Deus. Por isso que também resolvi mudar o blog, fiquei completamente fora do prumo! Mas é isso aí, como você mesma disse, a vida é uma caixinha de surpresas! Força e fé! Beijos! Ana Luiza

Reply
josianebravo 10 de maio de 2016 - 02:56

Oi Ana, muito obrigada pela visita aqui no blog e pelo comentário. Fico feliz que deu tudo certo com a cirugia da sua filha 🙂 Imagino o quanto deve ter sido difícil esse momento no qual você passou. Acredito que minha mãe sofre mais do eu em relação a minha doença. Amor de mãe não tem igual <3 Obrigada pelo carinho e pela suporte 🙂
Beijos

Reply
Antes de Partir: filme para inspirar você a viajar mais | Uma Turista nas Nuvens 27 de junho de 2016 - 15:35

[…] câncer não é terminal, na verdade é um dos cânceres com o índice de cura mais alto, tenho linfoma de hodgkin.  Eu sempre fui uma pessoa que adora “explorar” e conhecer novos lugares, inclusive […]

Reply
Matheus Crespo 2 de janeiro de 2017 - 23:22

Josi, muito emocionante a sua história e mais emocionante ainda é a sua postura.
A gente tem uma tendência a se desesperar por tantas coisas né, as vezes coisas tão bobas. E a positividade com a qual você encara a vida é inspiradora.
Pelos comentários aqui eu sei que tem muita gente torcendo pela sua recuração, eu também estarei. Desejo que você veja o mundo, realize todos os seus sonhos e espalhe muitos sorrisos por aí.
Força minha querida, que Deus a abençoe e vou ficar esperando notícias boas, que tenho certeza que virão aos montes.
Um abraço

Reply
Josiane Bravo 4 de janeiro de 2017 - 16:02

Awww, que comentário mais meigo Matheus. Muito obrigada pelo carinho. Acho que a chave para esse tratamento é a fé e manter o pensamento positivo sempre. Não foi fácil enfrentar essa doença, mas hoje estou curada e feliz da vida rs, pronta para iniciar este novo ano com novas metas. Desejo a você um Feliz 2017, que este ano seja maravilhoso e iluminado para todos nós. Abraços querido 🙂

Reply
Mariana Bueno 3 de fevereiro de 2017 - 17:05

Oi Josiane! Vim comentar um post do mega share, vi o título deste e li seu relato… Primeiramente quero te parabenizar pela forma aberta como vc falou sobre a doença, o que mostra que vc é uma inspiração para outras pessoas que possam também estar enfrentando algo do tipo. Que bom que você está bem! Que continue assim e siga compartilhando com todos nós suas belas histórias. Um grande abraço, fique com Deus!

Reply
Josiane Bravo 26 de março de 2017 - 23:16

Olá Mariana tudo bom 🙂 Muito obrigada pelo carinho e por este comentário tão fofo. Felizmente, essa história teve um final feliz rs e hoje tudo o que eu quero é inspirar as pessoas que enfrentam a mesma doença. Não foi uma fase fácil, mas eu só tenho a agradecer, pois hoje estou curada 🙂
Novamente, muito grata pelo comentário lindo.
Beijos
Até

Reply
Vivian 14 de fevereiro de 2019 - 10:46

Como que vc está hoje, espero que bem, grande abraço 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Reply
Josiane Bravo 19 de fevereiro de 2019 - 20:40

Oi Vivian tudo bom. Já estou completando 3 anos em remissão, estou ótima e minha vida voltou ao normal. Fora o medo da doença voltar, confesso que nem parece que fiquei doente a ponto de perder os cabelos. Meu cabelo já cresceu 🙂 Abraços e obrigada pelo comentário.

Reply

Deixe um comentário