Heineken Experience em Amsterdam: como é o tour na primeira fábrica da cervejaria

Por Josiane Bravo

Heineken Experience em Amsterdam, da série cervejarias mais famosas no mundo para conhecer. A cervejaria holandesa está entre os passeios mais procurados pelos turistas que visitam a cidade dos canais.

Confira neste guia prático todas as informações necessárias para visitar a antiga fábrica da marca. Este passeio é imperdível para os cervejeiros de plantão e fãs da Heineken. E para quem não curte, também recomendo.

Heineken Experience: uma das cervejarias mais famosas do mundo

A história da famosa marca de cerveja holandesa começou em 1864, quando foi fundada pelo holandês Wandscheer Heineken, que na época estava com apenas 22 aninhos. O jovem rapaz comprou a cervejaria De Hoolberg, local onde instalou a primeira fábrica de cerveja da marca e o prédio onde hoje localiza-se o museu da Heineken Experience.

Com o tempo, o jovem empresário foi buscando formas de fortalecer a marca e ao longo dos anos abriu outras cervejarias em outros locais. Hoje, a Heineken entra no ranking da terceira maior cervejaria do mundo, atrás dela disputam a concorrência a SABMiller e a InBev. Ao todo, são mais de 110 cervejarias espalhadas em vários países do mundo.

Como os moradores começaram a reclamar do forte odor que vinha da fábrica em Amsterdam, o primeiro prédio da marca teve que ser desativado em 1988. Mas nem por isso ficou totalmente abandonado, depois de alguns anos, a ideia genial foi de transformar a antiga fábrica no museu “Heineken Experience”, uma espécie de museu interativo.

Como é o tour na Heineken Experience?

Logo na entrada, antes de iniciar o tour você ganhará uma pulseira verde que contém dois botões (chamados de tokens), que depois podem ser trocados por 2 copos de cerveja de 350ml cada. Este agrado já está incluso no valor do ingresso. Caso esteja viajando com crianças ou menores de 18 anos, ao invés da cerveja, a opção é trocar os botões por refrigerante.

Com a pulseira no braço e prontos para curtir o passeio pela antiga fábrica, depois o visitante será direcionado para uma sala onde encontrará com um funcionário da empresa que servirá de guia para as primeiras apresentações sobre a história da Heineken e do tour.

Vale ressaltar que o tour pela fábrica não é guiado, mas em todos lugares sempre vai ter algum funcionário para esclarecer suas dúvidas ou ajudar com informações sobre o local. O bacana é que você pode conhecer a cervejaria com calma e sem ter que ficar seguindo os demais grupos de visitantes. O tour é feito no seu ritmo.

O tour é todo em inglês, caso não mande muito bem no idioma, não desanime. A boa notícia é que a Heineken disponibiliza um app gratuito para ajudar os visitantes durante a visita. Dentre os idiomas disponíveis, tem o português. O aplicativo funciona como um guia que te informará sobre cada sala do passeio. Ele pode ser baixado em celulares do sistema iOS (Apple Store) ou Android (Google Play).

Para entender como funciona o tour, confira comigo a “Experiência Heineken” passo a passo.

1. Pequeno museu

O passeio inicia-se em um pequeno museu sobre a Heneiken. É nessa sala onde o visitante encontrará o funcionário(a) da empresa que vai servir de guia para fazer as apresentações sobre a história da marca.

No pequeno museu você vai encontrar alguns objetos como antigos barris, além de fotos antigas sobre a marca, os rótulos que a marca já utilizou, assim como as garrafas antigas. É o momento para a história da Heineken e, se tiver alguma pergunta para fazer para o guia, aproveite a oportunidade. No geral, achei todos os funcionários bem simpáticos.

Feito a primeira apresentação, o guia libera o pequeno grupo para conhecer as demais atrações (salas) da cervejaria. E se lhe interessar, é possível ficar mais tempo no museu para ver com mais calma as relíquias da marca.

Na próxima sala, outro funcionário apresenta quais são os ingredientes compostos em uma Heineken como a cevada, água, levedura e lúpulo. Este é o momento para sentir o cheiro e textura dos elementos da composição da cerveja.

Heineken Experience em Amsterdam

2. Antigo salão de fabricação da Heineken

Passando pelo pequeno museu, depois você chega em uma sala enorme, onde acontecia a famosa fabricação da cerveja. O salão é composto por tanques de cobre gigantes e era neles onde as cervejas eram processadas no passado, ou seja, fermentadas. Vale destacar que eles já não estão mais em funcionamento.

No salão alguns funcionários ficam espalhados para tirar dúvidas e também é neste lugar onde o visitante tem a oportunidade de colocar a mão na massa e moer o grão da cevada. Se interessar, pode experimentar o mosto da Heineken, ou seja, beber o líquido da cerveja antes dela passar pelo processo de fermentação (eu não provei).

3. Estábulo

Saindo do grande salão de tanques, chega-se ao estábulo da Heineken, onde contará com a presença de belos cavalos que representam a história da marca.

Como era comum no passado, os cavalos eram encarregados de transportarem as cervejas nas charretes. Para manter viva essa tradição, o estábulo da cervejaria é mantido apenas para fins “turísticos”, para relembrar a história da marca.

4. Cinema 4D – o simulador de cerveja da Heineken Experience

Depois de viajar pela história cervejeira, é hora de se transportar para o futuro em um simulador 4D que vai te transformar de um grão para uma cerveja.

O nome dessa atração é o “Brew your Ride”, que trata-se de uma sala enorme que é composta de telões que mostram de uma forma bem divertida e tecnológica o processo de produção da Heineken. A gente literalmente viaja durante toda a produção até a parte final, onde aparece as garrafas na esteira até o momento de sermos “engarrafados”.

Terminando essa atividade, na sala ao lado acontece a primeira degustação. Todos ganham um copo de cerveja e já que estamos na Holanda, a dica é brindar em holandês, dizendo “proost”.

Heineken Experience em Amsterdam
We say Proost em holandês

5. Interatividade e diversão

Feita a primeira degustação, é hora de se divertir na parte mais interessante e diferentona dessa Heineken Experience, é o momento mais interativo com direito à várias luzes, garrafas da marca, brinquedos, além de outras coisas onde o visitante pode passar horas e horas brincando. Tem jogos por todas os lados e para mim, um dos melhores momentos do tour.

Nessa parte do tour o foco é na tecnologia e uma forma de mostrar ao público a presença da marca como patrocinadora de eventos esportivos importantes no mundo como a Liga dos Campeões da UEFA . Essa é a atração que difere o museu da Heineken das demais cervejarias famosas ao redor do mundo.

Heineken Experience em Amsterdam
Heineken Experience em Amsterdam - interatividade

Dentre as atrações que eu mais curtir foi o de umas bicicletas com cestinhas da Heineken onde você tem que pedalar cantando uma música em holandês (tipo um kareokê). Conforme a música toca, é mostrado na tela de uma TV o seu vídeo pedalando pelos principais pontos turísticos de Amsterdam. E o legal é que depois podemos receber o vídeo de graça, basta colocar o e-mail e em questão de alguns dias você recebe o arquivo. Vou dar o spoiler de como fica o vídeo 🙂

E se você quiser uma foto clássica da Heineken, a dica é tirar uma fotinha onde a gente sai de um tanque. É foto tosca, mas eu curto e recomendo essas recordações. Da mesma forma da bicicleta, o arquivo também pode ser enviado por e-mail.

Heineken Experience em Amsterdam - Holanda
Foto tosca para guardar de recordação

Outro destaque dessa parte interativa é uma parede linda de garrafas da marca que vai te render um belo souvenir do passeio. Fica a dica.

Heineken Experience em Amsterdam

E caso se interesse, também nessa parte do passeio você pode personalizar sua própria garrafa da Heineken, onde seu nome sairá impresso. Eu não fiz porque achei um pouco caro. Mas acho que para os amantes da marca, essa é uma das melhores lembranças para levar para casa e colocar na estante de recordações.

Heineken Experience em Amsterdam
Essas são as máquinas onde o visitante pode personalizar sua própria garrafa da Heineken

6. Hora da degustação no Bar da Heineken Experience

E depois de passar pela história da marca e de conhecer os segredos da fabricação da cerveja Heineken, é hora de finalmente curtir o que essa cervejaria tem de melhor, a cerveja.

Lembram-se que lá no início do post falei da tal pulseira com dois botões, então, agora é hora de usá-las. Cada botãozinho (token) é o equivalente a uma cerveja, no total, contando a primeira cerveja que você já degustou, ainda tem direito a mais dois copos, somando 3.
Heineken Experience em Amsterdam

O bar da Heineken, que é composto por vários balcões, é um ambiente bem iluminado que até lembra uma baladinha, com direito a DJ, música alta e muitas luzes.

É no bar da Heinekenn onde o visitante pode colocar em prática tudo o que aprendeu durante o tour, além de degustar, você pode servir sua própria cerveja. O problema é que é preciso enfrentar uma fila, que por sinal, é bem concorrida.

Bar da Heineken Experience em Amsterdam

7. Lojinha da Heineken Experience

Alegres depois de experimentar 3 copos de cerveja, chegou ao fim o tour pela fábrica. Mas antes, que tal passar na lojinha da Heineken para conferir as lembrancinhas das mais variadas da marca. Tem copos e canecas que você pode personalizar até itens de decoração. Para quem curte levar presentinhos para os amigos e familiares, tem muita coisa interessante.

E é na loja da marca onde você retira a garrafa personalizada com o texto gravado.

Onde e como comprar os ingressos para a Heineken Experience?

A Heineken Experience oferece 3 tipos de ingressos como:

  1. Heineken Tour: este é o ingresso básico, que inclui o tour autoguiado pela fábrica que dura em torno de 1h30m + 2 copos de cerveja de 350ml. O valor do passeio é de € 21 se comprar na hora, e se optar pela compra online tem o desconto de € 3, então sai mais barato (18 euros).
  2. Vip Tour: essa é uma opção mais luxuosa que além do tour pela fábrica, ainda te dá direito a algumas regalias como uma degustação privativa que inclui 5 cervejas Premium da Heineken, além de petiscos holandeses como queijos. Além disso, conta com um guia exclusivo que te acompanhará durante o tour (tour em inglês). Como o passeio é mais glamouroso e dura em torno de 2h30m, o valor é mais salgadinho, custa € 55.
  3. Rock the City: este é o ingresso combo, que combina a Heineken Experience com outros passeios famosos em Amsterdam como: Heineken Experience + Passeio com o barco da Heineken pelos canais da cidade de aproximadamente 45 minutos + acesso ao mirante mais famoso de Amsterdam, o A´dam Lookout (aquele que tem um balanço). Só vale ressaltar que este combo não inclui balançar no balanço. O valor é de € 32,50.

Como trata-se de uma das atrações mais procurados em Amsterdam, recomendo que compre seu ingresso antecipadamente pelo site oficial da Heineken Experience, ou pela Get Your Guide, assim evita as filas.

Já contratou seu seguro viagem?

O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS.

Além dos 3 euros que ganha de desconto se comprar o ingresso online, existem outras formas de economizar como:

I Amsterdam Card: este é o famoso cartão de descontos de Amsterdam. Com ele você tem direito a 25% de desconto no ingresso. No entanto, só é possível ganhar o desconto adquirindo o bilhete na bilheteria da Heineken.

Aqui no blog indico a Get Your Guide, uma empresa alemã que vende ingressos para passeios famosos no mundo todo. O bacana é que adquirindo seu ingresso pelo site você também ganha 3 euros de desconto. E como a empresa é parceira do blog, comprando qualquer tour ou passeio pelo site eu ganho uma pequena comissão 🙂

Veja aqui ingressos para passeios em Amsterdam

Quanto tempo dura o tour pela Heineken Experience?

O passeio pela fábrica dura em entre 1h30-2h. Mas, pode demorar muito mais que isso, tudo vai depender do seu interesse e tempo disponível para curtir todos os ambientes com calma. Como já mencionei, é possível passar umas horinhas só no ambiente interativo, aquele que tem os jogos, assim como na lojinha.

Vale ou não a pena visitar o Heneiken Experience?

As opiniões sobre o passeio são bem relativas, mas baseando-se na minha experiência, como vale a pena. Como estava morando na Holanda, confesso que não tinha intenção de visitar a cervejaria já que não curto muito cerveja. Mas como uma amiga veio visitar a cidade, claro que essa foi a oportunidade de acompanha-la no passeio.

O tour em si é bem diversificado e de um modo geral, muito divertido mesmo para quem não curte cerveja. E se você entende do assunto e é daqueles apreciadores assumidos de cerveja, ah, tá aí um passeio que não pode faltar na sua visita em Amsterdam.

A Heineken Experience une história, tecnologia e interatividade em um só lugar. Importante: não vá esperando um tour convencional, daqueles onde você ver a cerveja sendo produzida. A pegada do passeio é diferente.

Outros passeios para combinar com a Heineken Experience

Como a cervejaria fica próxima de outras atrações turísticas em Amsterdam, a dica é aproveitar a proximidade para combinar o passeio com:

Feira Albert Cuyp: a feirinha de rua a céu aberto mais famosa de Amsterdam. Assim como o museu da Heineken, a feira também fica no bairro De Pijp, bem pertinho, apenas 4 minutos a pé. É uma boa pedida para saborear comidas típicas holandesas como os famosos stroopwaffles. E como fica em um bairro de imigrantes, também vai encontrar outras gostosuras de outros países, além de itens dos mais variados.

Museumplein: é uma praça enorme onde ficava o famoso letreiro Iamsterdam. É lá onde se encontram os dois museus mais famosos da cidade, Van Gogh e o Rijksmuseum. A praça fica apenas 10 minutos de caminhada da Heineken.

Museu Rijksmuseum

Como chegar na Heineken Experience?

Dependendo de onde estiver hospedado, é possível ir a pé. Se estiver no centro, saindo da Estação Central você pode pegar o tram de número 24 (os bondinhos de Amsterdam) e descer na parada Marie Heinekenplein. Outras opções são os trams de número 7, 10 e 16.

Para consultar os horários dos trens e trams, indico o aplicativo 9292, muito útil para quem visita Amsterdam e o queridinho dos locais. Eu sempre usei para tudo. Outra forma é consultar o Google Maps, que mostra as opções de rotas usando o transporte público.

               

Outras informações

  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 10h às 19h30 – de sexta a domingo das 10h30 às 21h. Vale ressaltar que a última entrada para o tour só é possível com duas horas antes da fábrica fechar.
  • Se possível, evite visitar a fábrica aos sábados, pois este é o dia mais movimentado.
  • Site: www.heineken.com

Abraços

Para salvar no seu Pinterest ⇓

Heineken Experience em Amsterdam


***Confira outros posts da Holanda***

Dicas de Amsterdam:
Dicas de bate e volta a partir de Amsterdam:


***Receba mais dicas de viagens***


 

Leia também

2 comentários

Jordana 13 de junho de 2020 - 19:46

Olá boa tarde, uma pergunta, é possível comprar itens na lojinha sem ter de fazer o “tour”, ou seja ir apenas para comprar na loja? Desde já obrigada. Parabéns pelo site, já coletei várias infos, bacana 🤗

Responder
Josiane Bravo 15 de junho de 2020 - 21:22

Olá Jordana tudo bom 🙂 Muito obrigada. Até onde sei é sim possível ter acesso a loja sem a necessidade de adquirir o ticket do tour. Em todo o caso, se chegar lá e não conseguir entrar rs, valeu a pena ver o prédio do local não é? Brincadeiras À parte, não tenho absoluta certeza se o acesso é livre, mas fui conferir em alguns sites para ver essa informação e vi comentários que a lojinha é aberta para o público em geral 😉

Abraços

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.