Castelo de Haar – visite o maior castelo da Holanda (e o mais lindo)

Por Josiane Bravo

Da série castelos para conhecer nos Países Baixos. Se você quiser conhecer um pouco da Holanda além da capital Amsterdam, aqui no blog já falei sobre a cidade dos moinhos, Zaanse Schans. Também escrevi sobre Giethoorn, um vilarejo onde não tem ruas e que é apelidado de a “Veneza da Holanda”. Além das belíssimas tulipas na primavera e das cidadezinhas holandesas, tem mais uma atração que parece ter saído de um conto de fadas, o Castelo de Haar.

O Kasteel de Haar é o maior e mais luxuoso castelo da Holanda e, na minha humilde opinião, o mais lindo do país. Aqui neste post você vai encontrar todas as informações úteis para visitar este lindo castelo que fica situado nos arredores da charmosa Utrecht.

Kasteel de Haar

Além da belíssima arquitetura no estilo neogótico, a história por trás da construção do Castelo de Haar é bem interessante e envolve muitooo dinheiro e ostentação.

A propriedade do castelo, que estava em ruínas lá em 1300 e alguns quebrados, foi herdada pelo Barão Etienne e sua esposa Hélene van Zuylen logo após o casamento dos dois.

Quando se casaram, diz as más línguas que Etienne não era um homem tão rico para época e, a Baronesa Hélene pertencia a família Rothschild, uma das famílias mais ricas da Europa na época, e por isso a moça era herdeira de uma fortuna de dar inveja.

Parece até uma historinha de princesa, mas aqui a situação inverte, um moço riquinho com uma moça milionária. Como queria ser essa princesa sortuda cheia das granas.

Com a aquisição da propriedade nos arredores de Utrecht, o casal resolveu reformar o castelo em ruínas em um castelo enorme e luxuoso que serviria para receber a família e amigos nas férias de Setembro, ou seja, uma “casinha humilde” que seria usada apenas uma vez ao ano.

E como dinheiro não era um problema para a família, o responsável pela restauração do castelo foi nada mais nada menos que o renomado arquiteto holandês Pierre Cuypers. Foi ele quem desenhou o famoso Rijksmuseum e a lindíssima Estacão Central de Amsterdam.

A restauração do castelo começou em 1892 e levou uns 20 anos para ser concluída. E sabe quantos quartos tem na propriedade? Apenas 200 quartos e 30 banheiros. Além disso, como Ettiene adorava ostentar, ainda mandou transplantar 700 árvores em idade adulta para o local.

E para vocês terem uma noção da ostentação da família, Ettiene ainda quis ter um labirinto no estilo Alice nos País das Maravilhas.

Castelo de Haar na Holanda

Para referência, Brigite Bardot, Roger Moore, Coco Chanel, são alguns dos hóspedes que já passaram pelo Castelo de Haar.

Nos dias de hoje, o Castelo de Haar pertence a fundação Haar. No entanto, os herdeiros de Ettiene ainda têm o privilégio de usar a propriedade para passar as férias em um local anexo ao castelo.

Como chegar ao Castelo de Haar

O Castelo de Haar fica perto de Haarzuilens na província de Utrecht, e em torno de 40km de Amsterdam. Para chegar até lá você pode usar os seguintes meios de transporte:

Transporte público (trem + ônibus)

Se você estiver em Amsterdam, o deslocamento envolve 2 trens e um ônibus. Como não tem trem que vai direto para Vleuten (estação de trem mais próxima do castelo), será necessário fazer uma baldeação em Utrecht. Como faz?

  • da Estação Central de Amsterdam pegue um trem para Utrecht Central e de lá pegue outro trem para Vleuten;
  • de Vleuten será necessário pegar o ônibus 127 (via Haarzuilens) que te deixa próximo ao castelo, na parada Brink;
  • depois que descer do ônibus ainda será preciso caminhar uns 15 minutos até o castelo;
  • o trajeto de Amsterdam até o Castelo de Haar usando essa combinação de transporte público dura em torno de 1h e 40m;
  • o ônibus 111 que sai de Vleuten é a melhor opção já que ele deixa bem na porta do castelo, mas ele só funciona de quarta, finais de semana e nas férias escolares;
  • você pode conferir todos os detalhes deste trajeto como os valores das passagens e horários dos trens no site da NS, que é responsável pelo sistema ferroviário da Holanda.

Carro

Com certeza a maneira mais prática. De Amsterdam o trajeto dura em torno de uns 45 minutinhos. E chegando no castelo tem estacionamento pelo valor de 5 euros.

De bicicleta

Foi através deste meio que cheguei até o castelo. Como estava morando na Holanda e tinha uma bicicleta, resolvi me aventurar e pedalar até lá com umas amigas. Mas o que eu não sabia é que o google maps é um pouco mentiroso, nele falava que o percurso levaria em torno de 2 horas de Blaricum (cidade onde morava) até o castelo. Sabe quanto tempo levamos? Quase 4 horas.

Segundo o google maps, o percurso de Utrecht até o Castelo de Haar de bicicleta dura em torno de 40 minutos. Mas já adianto, eu levei quase 2 horas para chegar até a cidade. Como já não aguentava mais pedalar, resolvi ir até Utrecht na volta e de lá pegar um trem até a estação mais próxima de onde morava. Você também tem essa opção de levar sua bike no trem pelo custo de 6 euros e uns quebrados.

A vantagem de ir de bicicleta é que você pode vivenciar um pouco mais da cultura holandesa e ver pequenos vilarejos que ficam ao longo do caminho, além de contemplar as casinhas charmosas e o trajeto que é bem de boa.

Jardins do Castelo de Haar na Holanda

Tour no Castelo de Haar

Você tem duas opções para conhecer o castelo: através de um tour guiado pelo interior do castelo, e a outra é a visita apenas para os jardins.

Visitar os jardins:

Foi essa a minha escolha já que quando cheguei no local o castelo estava quase fechando. O valor é de 5 euros apenas para conhecer a parte externa. Eu achei super válido e se você tiver tempo e o dia estiver ensolarado, é um local bem bacana para tirar várias fotos e até mesmo fazer um piquenique na grama verdinha do parque.

Eu fui no mês de maio, já era primavera na Holanda, mas como o inverno foi bem rigoroso este ano (2018), os jardins do castelo não estavam tão floridos. Mesmo assim, achei bem charmoso e fotogênico. Tem um pequeno lago artificial na parte externa, além de várias árvores estilosas e diferentes, torres e pontes charmosas.

Jardins do Castelo de Haar na Holanda

Tour guiado:

O tour guiado é oferecido em holandês, e pelo valor adicional de 1 euro você tem a opção de ter um guia de audio em inglês.

Como não fiz este passeio, não tenho muitas informações para passar. Pelo que sei, não é permitido tirar fotos dentro do castelo. E li em outros blogs que as instalações da parte interna é puro luxo.

O valor do ingresso é de €16,00 para adultos e €10,00 para crianças e, se você tiver o passe de museus da Holanda (Museumkaart), a entrada é gratuita.

É possível comprar os ingressos diretamente na bilheteria que fica dentro de uma lojinha de souvenir, logo na entrada do castelo.

Castelo de Haar na Holanda

Horário de funcionamento

Os jardins do castelo fica aberto das 9:00 às 17:00. No entanto, a visita guiada ao interior do castelo só funciona a partir das 11:00.

Vale ressaltar que o castelo oferece alguns eventos especiais e particulares durante o ano e por isso, nessas datas ele pode estar fechado ou pode ter seu horário de funcionamento alterado. Confira a programação de eventos de acordo com as informações fornecidas no site do Castelo de Haar.

19 de Novembro Castelo fechado
20 a 25 de Dezembro Country & Christmas Fair – os preços e horário de funcionamento definidos pelo evento
1 de Dezembro Castelo fecha às 16:30
24 de Dezembro Castelo fecha às 16:00
31 de Dezembro Castelo fecha às 16:00
1 de Janeiro Castelo fechado
30 de Junho horário de funcionamento definidos pelo evento que acontece nessa data

Castelo de Haar na Holanda

Informações úteis

Conta para mim nos comentários, qual o castelo mais lindo que já visitou? O Castelo de Haar é ou não é um encanto?

Abraços

Para salvar no seu Pinterest ⇓

Castelo de Haar- maior castelo da Holanda

 


***Confira outros posts da Holanda***



***Receba mais dicas de viagens***


Leia também

11 comentários

Ruthia Portelinha 2 de novembro de 2018 - 13:53

Nunca tinha lido nada sobre esse castelo maravilhoso. Que triste vida ter um lugar assim para ir passar uma semana por ano (suspiro)! As fotos ficaram lindas

Responder
Josiane Bravo 3 de dezembro de 2018 - 18:30

hahah, bem triste né.
Muito obrigada 🙂

Responder
Gabriela Torrezani 2 de novembro de 2018 - 17:12

Uau, o castelo de Haar é lindo MESMO, parece que saiu de um conto de fadas! Eu adorariaaaaaaa visitar, já vou colocar na minha lista de destinos!

Responder
De boa na trip 2 de novembro de 2018 - 22:18

Gente, que coisa lindaaa! Eu sou loooouca por castelos. Sempre fico encantada quando me deparo com algum numa viagem. Já quero conhecer este.

Responder
Edson Amorina Jr 5 de novembro de 2018 - 07:10

Que lindo, nós precisamos visitar esse castelo, massa demais! 🙂

Responder
angiesantanna 5 de novembro de 2018 - 08:49

MULHER DO CEU QUE LUGAR LINDO E ESSE VESTIDOOO
parece uma princesa!! amei, nunca tinha visto uma foto dele e quero muito tirar uma foto nesses jardins tb

Responder
Josiane Bravo 10 de novembro de 2018 - 16:22

Rs, muito obrigada Angela 🙂
Beijos

Responder
Aninha 5 de novembro de 2018 - 09:39

NOSSA, Que lugar lindo! E sua foto plenissima de vestido arrasou!
Uma pena o acesso ser difícil, acho que por isso ainda não tinha visto muito dele!

Responder
Josiane Bravo 10 de novembro de 2018 - 16:22

Hehe, muito obrigada pelo elogio 🙂 Abraços

Responder
Patti 7 de novembro de 2018 - 14:35

Que lindo esse castelo! Quero muito visitar, ótima dica!

Responder
Josiane Bravo 1 de janeiro de 2019 - 21:46

Obrigada Patti 🙂 é lindinho né

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.