Como é celebrado o Dia do Rei em Amsterdam – a maior festa da Holanda

Por Josiane Bravo

A festa mais louca da Holanda (Países Baixos), o feriado mais importante e famoso do país, é assim que descrevo o Dia do Rei em Amsterdam, que é celebrado todos os anos em grande estilo pelos locais e turistas que acabam entrando na festa ao visitar a cidade.

O que é o Dia do Rei na Holanda?

O Dia do Rei (Koningsdag) é nada mais nada menos que um feriado nacional onde comemora-se o aniversário do Rei Willem-Alexander, o monarca reinante. Trata-se do feriado mais importante na terrinha dos moinhos, onde o país todo entra em festa, ou seja, quase o equivalente ao nosso carnaval no Brasil, com muita festança em vários lugares e claro, muita bebedeira também.

Quando se celebra o Dia do Rei?

O feriado é comemorado deste 2014 no dia 27 de abril, dia do aniversário do atual rei da Holanda. E ressaltando que essa data muda de acordo com quem está no comando da família real (a data de aniversário do rei/rainha reinante). E se a data cai em um dia de domingo, a comemoração acontece no sábado.

E por curiosidade, antes o Dia do Rei era chamado de o “Dia da Rainha”, já que quem estava no comando era a Rainha Beatriz. Mas o que aconteceu é que a rainha decidiu passar a coroa para seu filho Willem-Alexander, o rei atual da Holanda.

LEIA TAMBÉM: 20 passeios gratuitos em Amsterdam para curtir a cidade gastando pouco

O fato curioso é que antes o feriado era celebrado no dia 30 de abril, mas essa é data de aniversário da mãe da rainha (rainha anterior). O motivo pela escolha em manter a data é que Beatriz nasceu em 31 de Janeiro, uma época nada favorável para festejar nas ruas, já que é pleno inverno no país. Por isso a escolha sensata em manter a comemoração em abril.

As ruas do bairro Jordaan lotadas de gente

Como é celebrado o Dia do Rei em Amsterdam?

Todos se vestem de laranja

Todos se vestem de laranja e saem para as ruas de Amsterdam para beber, farrear com os amigos, dançar ao som de músicas de vários estilos que são tocadas nos pequenos palcos que são montados em várias partes da cidade. Resumindo, o povo realmente sai para festejar o aniversário de um rei que muitos nem sabem do nome.

E a dica para comemorar a festa é seguir o fluxo da multidão de pessoas que estarão pelas ruas com seus amigos(a).

E o laranja é a cor oficial da família real. Então como uma forma de prestigiar e se divertir, o povo de um modo geral é bem criativo na hora de escolher o traje. Sabia que laranja em holandês é “oranje”?

Amsterdam fica alaranjada, as pessoas usam perucas, maquiagem, chapéus, óculos, pinturas no rosto, etc. Resumindo, tudo o que você imaginar na cor laranja pode ser usado no dia. Não precisa exagerar, mas como no carnaval no Brasil, quanto mais destaque melhor.

E se você está vindo para Amsterdam no feriado e não tem nada, não se preocupe, muitas lojas como a Action por exemplo, o que não faltam são acessórios para comprar para usar no Dia do Rei. Aliás, a dica é ir confortável e se possível usar um tênis. Dessa forma vai curtir a festança sem dor nos pés.

E também rola festas fechadas nas casas dos locais, eventos espalhados pela cidade e por todo o país. Além dos bares, nightclubs e restaurantes que organizam festas.

A festa começa um dia antes, a Noite do Rei

Para quem tem disposição sobrando, pode começar a festança no dia anterior, a Noite do Rei como é chamado. É como um esquenta, mas é preciso ter cautela, já que se beber muito pode acabar ficando com uma ressaca brava no dia seguinte. A dica é deixar um pouco de energia sobrando para o dia seguinte.

Amsterdam se torna um grande mercado de pulgas (rua)

Tá aí algo que confesso que me surpreendeu foi ver que os locais realmente sabem aproveitar o feriado para colocar os itens que não precisam à venda.

A festa também se torna um grande mercado de rua, já que muitas pessoas montam barraquinhas na frente das casas para vender objetos, roupas, entre várias bugigangas interessantes para comprar e olhar (não tirei foto porque no dia a festa estava tão boa que acabei esquecendo de registrar).

Leia também: Heineken Experience em Amsterdam: como é o tour na fábrica de cerveja

Congestionamento de barcos pelos principais canais de Amsterdam

E quer algo mais holandês do que sair festejando pelos canais de Amsterdam à bordo de um barco. Este era meu objetivo, mas nem eu nem minhas amigas conseguimos descolar amizades com os locais que têm barcos haha.

É assim que funciona, os amigos se reúnem em barcos privados e como é de se imaginar, os canais ficam LOTADOS, principalmente o canal Prinsengracht (um dos mais famosos e agitados no Dia do Rei).

Olha como ficou o canal Prinsengracht no Dia do Rei – no bairro Jordaan

Outra opção é alugar um barquinho.

Além de Amsterdam, outras cidades do país também entram em festa

E a festa não acontece apenas em Amsterdam, o resto do país também gosta de celebrar. Outras cidades como Utreque, Haia, Rotterdã, Breda, Groningen e muito mais estarão em festa.

E o transporte público em Amsterdam, como funciona no feriado?

Tratando-se da maior festa da Holanda, é de se esperar que o transporte público fique um caos no feriado. Os trams e ônibus ficam basicamente paralisados em Amsterdam. Por isso, para quem está vindo para a cidade no Dia do Rei, é bom estar preparado para passar perrengue se for depender do transporte.

Alguns trams até funcionam, mas os horários são alterados para funcionamento no dia do feriado. A farra mesmo é bater perna pelas ruas da cidade 😉

E por via das dúvidas, para verificar os horários dos trams e ônibus, tem um app muito usado na Holanda que eu recomendo, o 9292, e para os horários de trens, é possível verificar no próprio site do NS.

E ressaltando, para se locomover de uma cidade para outra, os trens geralmente funcionam normalmente, o problema é com o transporte dentro de Amsterdam.

Dia do Rei em Amsterdam

Onde comer no Dia do Rei em Amsterdam?

O que não vai faltar é comida de rua no dia do feriado, são barraquinhas espalhados por todos os cantos da cidade. Além das comidinhas, também encontra-se várias barracas vendendo cervejas, entre outras bebidas.

Se quiser economizar, vale ir em um dos mercados no dia anterior (tem Albert Heijn por exemplo) e comprar as bebidas para levar para a festa. Eu e minhas amigas levamos um “cooler”. Apesar do trabalho de ter que ficar levando para um lado e para outro, vale a pena a economia.

Dia do Rei em Amsterdam - Holanda

É possível visitar os museus e as atrações turísticas em Amsterdam no Dia do Rei?

Possível é, já que os mais famosos como Van Gogh, Rijksmuseum e Anne Frank estarão abertos no dia do feriado. A parte chata é chegar nestes museus, já que o congestionamento de pessoas vai a loucura neste dia. Em todo o caso, se não é do tipo de pessoa que gosta de festança, é uma boa pedida, afinal um pouco de cultura é sempre bem vindo.

E outra atração que atrai multidões de turistas e que acontece entre meados de março e maio é o famoso parque das flores, o Keukenhof, que também estará aberto no Dia do Rei.

Dia do Rei em Amsterdam - Holanda

Outras informações

  • No Dia do Rei a disputa por uma vaga nos banheiros é grande, aliás, não tem muita opção para banheiros públicos para mulheres. Então, não se assuste se por um acaso ver algumas pessoas com um pouco do efeito do álcool fazendo xixi pelos canais. Já ouvi CAUSOS de gente que caiu no canal por conta disso.
  • A maioria dos estabelecimentos no dia estarão cobrando para o uso do banheiro algo como 0,50 centavos ou mais. Então a dica é levar moedinhas. Para os homens a coisa fica mais prática, já que tem urinários espalhados em várias partes.
  • Para conferir as festas que estarão rolando em Amsterdam no Dia do Rei, fiquei de olho no site I amsterdam.
  • Por mais que Amsterdam seja considerada uma cidade segura, no dia da festa fique atento com seus pertences e objetos de valor como celular. Os batedores de carteira estarão curtindo a festança também.
E mais um fato curioso, mesmo Amsterdam sendo a cidade que recebe a maior muvuca no Dia do Rei, acredita que o rei não vai para lá festejar. Então, acontece que a cada ano uma cidade é escolhida para receber a visita ilustre da família real. Em 2019 o rei passou em Amersfoort. Já em 2020 o rei vai curtir a festa em Maastricht.

Agora me conta nos comentários, já participou de uma festa à céu aberto neste estilo? Já passou o Dia do Rei na Holanda? 🙂

Abraços e até a próxima


***Confira outros posts da Holanda***

Dicas de Amsterdam:
Dicas de bate e volta a partir de Amsterdam:

Leia também

11 comentários

alexandrajoia 14 de agosto de 2018 - 11:10

Adorei seu post. Lindo ver como a população celebra essa data. Espero um dia estar presente.

Responder
Carlos e Gleidys 14 de agosto de 2018 - 11:49

Muito legal essa imersão na cultura de um povo. Celebrar o aniversário do Rei, pode parecer para nós algo estranho, mas num pais como Amsterdam é motivo de muita alegria. Vamos celebrar. Lindo seu artigo

Responder
Josiane Bravo 15 de dezembro de 2018 - 12:17

Os holandeses ficam orgulhosos com a celebração. Muito obrigada 🙂

Responder
Adriana Magalhães - blog Atravessar Fronteiras 14 de agosto de 2018 - 13:25

Eu passei o Dia do Rei lá ano passado e simplesmente ADOREI!!! Mas o tempo tava MUUITO mais frio do que o que você passou (vi pelas fotos), ano passado tava uns 2, 3 graus. Depois de passar o dia inteiro andando e bebendo nessa temperatura, eu quase tive uma hipotermia kkkk. Mas a festa é massa, né?

Responder
Josiane Bravo 21 de agosto de 2018 - 11:38

Haha, a festa é massa não é. Que bom que você também essa oportunidade de festejar. Ano passado eu não estava aqui em abril, mas este ano a temperatura está bem melhor, inclusive tivemos um verão maravilhoso, bem diferente do que foi no ano de 2017. Mas imagino que passar o dia todo no frio não foi fácil kkk.
Abraços

Responder
passagemparaomundo2 14 de agosto de 2018 - 23:39

Nossa, que máximo! Amei conhecer Amsterdam, então imagino que se tivesse curtido esta festa, nem ia querer voltar pra casa. Parece muito divertido!

Responder
Josiane Bravo 28 de agosto de 2018 - 06:04

haha, bem capaz 😉

Responder
angiesantanna 5 de setembro de 2018 - 14:11

ahh eu quase peguei o dia do rei! maaas infelizmente não fiz as reservas antes, tava tudo muito caro ai decidir ir numa proxima

Responder
Josiane Bravo 15 de dezembro de 2018 - 12:20

Oi Angela, as passagens ficam bem mais caras nessa data. Para aqueles que não gostam de muvuca, a dica é até evitar ir para Amsterdam na semana do Dia do Rei.

Responder
Thaise 16 de março de 2019 - 14:19

Muito bom seu post, me esclareceu várias coisas. Já fui em 2017 e estou indo agora em 2019. Super ansiosa rs.

Responder
Josiane Bravo 31 de março de 2019 - 20:33

Oi Thaise tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita. Hehe,uma pena que este ano eu vou perder essa grande festa, imagino que realmente esteja bem ansiosa e contando os dias né. Curta a festança por mim 🙂
Abraços

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.