Da série livrarias mais belas do mundo para conhecer na Europa, Selexyz Dominicanen, a livraria na Holanda que fica localizada em uma antiga igreja dominicana na histórica cidade de Maastricht.
E por falar em igrejas, como quase metade da população holandesa são ateus, o que acabou sobrando no país foram igrejas com portas fechadas para funções religiosas. E já que destruir algo que está intacto não é a melhor solução, algo impressionante em quase todo o país é que antigas igrejas se transformaram em outros tipos de estabelecimentos como apartamentos, bares, cafés e até livrarias como a Selexyz Dominicanen.
Além da Selexyz, que tive o privilégio de conhecer quando estava morando na Holanda, também já visitei outras livrarias que estão classificadas entre as mais belas do mundo como a El Ateneo em Buenos Aires e a Libreria Acqua Alta em Veneza.
História da Boekhandel Selexyz Dominicanen
A maravilhosa livraria holandesa Selexyz Dominicanen, que já ganhou o título de a livraria mais bela do mundo pelo jornal britânico The Guardian, fica em uma antiga igreja dominicana do século XIII localizada em Maastricht no sul da Holanda.
A antiga igreja que hoje abriga a livraria Selexyz tem uma história pra lá de conturbada e segura essa, mais de 700 anos de muita história.
Construída no estilo gótico, a igreja começou a ser construída em 1260 e deste sua construção ela já passou por vários perrengues como incêndios e invasões. Em 1794, liderado por Napoleão Bonaparte, a igreja foi invadida pelo seu exército francês e como consequência os dominicanos foram expulsos de lá.
Danificada pela invasão e nas mãos do exército francês, a igreja dominicana teve que suspender os serviços religiosos e durante anos ficou abandonada. Para vocês terem uma ideia do abandono, ela já serviu até para depósito de bicicletas.
E depois de anos de abandono a igreja finalmente teve um final feliz. Em 2006 a empresa Selexys comprou o edifício e a transformou nessa linda livraria que hoje atrai turistas apaixonados por arquitetura e livros.
Em resumo, a igreja foi reformada e projetada pelo escritório de arquitetura Merkx + Girod. O resultado final foi tão lindo que o contraste da arquitetura moderna com o histórico atraiu os olhares de quem entende do assunto. Em 2007, a livraria ganhou o prêmio holandês de arquitetura (Architect Interior Prize).
Pelas fotos, já deu para perceber que a livraria mereceu o prêmio e além do espaço maravilhoso que foi criado para quem curte livros, o projeto também colaborou para manter preservados um patrimônio histórico da Holanda.
A decoração da livraria foi tão impressionante que para manter as características da antiga igreja, a ideia genial dos arquitetos foi criar uma estrutura preta de metal que é dividida em três andares. Cada andar tem passarelas onde ficam as estantes que são recheadas com vários livros distribuídos por sessões. O acesso é por meio de escadas ou elevadores.
Já no térreo, o grande destaque vai para o altar da igreja, onde o coro se apresentava. O antigo altar deu lugar a um aconchegante café que é administrado por uma das redes de café mais famosas na Holanda, a Coffeelovers, que funciona deste 1878. Café e livros é sempre uma boa combinação não é?
E ao visitar a livraria, a dica é, admire a beleza do café do alto no segundo ou terceiro andar da estrutura metálica. Você vai ver que a mesa central do café tem formato de cruz, uma forma para lembrar os visitantes que no passado aquele era um espaço sagrado.
Além dos livros, a Livraria Selexyz também é espaço para exposições e eventos culturais. E para quem viaja com crianças, tem um espacinho dedicado para os pequenos.
Como chegar na Livraria Selexyz
A Livraria Selexyz fica localizada no centro de Maastricht, entre as duas principais praças da cidade.
Se você estiver em Amsterdam, é possível fazer um bate e volta. Mas a dica para conhecer a cidade com calma é passar pelo menos uma noite em Maastricht.
Veja algumas opções de hotéis em Maastricht
Saindo de Amsterdam a viagem de trem dura de 2 horas e meia a 3 horas. Os trens saem da Estação Central de Amsterdam.
Para planejar sua viagem, confira informações de horários e valores das passagens no site da principal companhia ferroviária da Holanda, a NS.
Outras informações
Endereço: Dominicanerkerkstraat 1
Horário de funcionamento:
quarta-feira: 09:00–18:00
quinta-feira: 09:00–21:00
sexta-feira: 09:00–18:00
sábado: 09:00–18:00
domingo: 12:00–18:00
segunda-feira: 10:00–18:00
terça-feira: 09:00–18:00
Site: www.libris.nl/dominicanen
Outras livrarias lindas para conhecer:
- Livraria Acqua Alta em Veneza – uma das livrarias mais diferentonas que visitei e também está na lista das mais belas do mundo.
- El Ateneo em Buenos Aires – a mais bela da América Latina.
- Daunt Books – a livraria mais charmosa de Londres
- Mas Puro Verso – Montevidéu.
Conta para mim nos comentários, qual a livraria mais bela que já visitou?
***Confira outros posts da Holanda***
-
Giethoorn – a vila sem ruas da Holanda que parece ter saído de um conto de fadas
-
O que fazer em Naarden – a cidade em forma de estrela na Holanda
-
O que fazer em Zaanse Schans – o vilarejo dos moinhos na Holanda
-
10 lugares com vistas incríveis para ver Amsterdam do alto
-
Como é celebrado o Dia do Rei em Amsterdam – a maior festa da Holanda
-
Compras em Amsterdam – conheça nove ruazinhas lindas (9 Straatjes)
-
Castelo de Haar – visite o maior castelo da Holanda (e o mais lindo)
***Receba mais dicas de viagens***
9 comentários
Amei conhecer a Holanda, que país sensacional, cheio de inovações e ótimas surpresas. Esta é uma delas, que maravilha, adoraria conhecer esta livraria instalada neste cenário fantástico. Parabéns pelo post!
Muito obrigada Gisele 🙂 Eu sou suspeita para falar da Holanda, amo aquele país e cultura holandesa.
😱😱 Menina que lugar mais incrível. Eu adorei e acho que iria amar passar o dia nessa livraria/igreja/cafeteria. Que máximo e que belo final ekes deram para a igreja.
Oi Maytê, a gente acaba se esquecendo do horário nessa livraria, passeio muito agradável 🙂 Abraços
Que maneiro! Não conhecia e fiquei super animado para conhecer quando voltar a Amsterdam. A maior parte dos livros à venda são em inglês?
Oi Leo, a livraria conta com uma fileira inteira só em inglês. Os idiomas são diversificados, tem livros em inglês assim como no holandês, francês entre outros idiomas.
Abraços
Nossa que interessante, não conhecia essa livraria. Deve ser uma experiencia unica ler um livro num ambiente assim.
Que lugar incrível, ficaria horas “perdida” entre os livros nessa livraria/igreja. Quando for a Holanda vou querer conhecer
Lindo não é 🙂