Já sabe o que fazer em Copenhague? A capital e maior cidade de um dos países nórdicos da Europa, a Dinamarca, é um charme e apesar de pequena é recheada de atrações para todos os estilos.
Charmosa e rodeada por canais e prédios bem coloridos, assim como Amsterdam, Copenhague também é conhecida como a cidade das bicicletas, um dos meios de transporte mais usados pelos locais.
Confira aqui 10 atrações incríveis para conhecer em Copenhague
Para facilitar, deixo este mapinha ⇓ com os locais citados no post 🙂
1. Visitar a estátua da Pequena Sereia e o Kastellet
A Pequena Sereia ou “Little Mermaid” em inglês é uma das estátuas mais famosas de Copenhague. Trata-se de uma escultura de bronze de uma sereia sentada em uma pedra à beira da água, que foi inspirada em um conto do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Como o próprio nome diz, a estátua é pequenina, nas fotos ela até parece grandinha, mas aí o visitante chega no local e tem a grande surpresa. Por isso é um passeio que pode deixar o turista chateado ao ver que o que parece grande nas fotos, na verdade é uma atração mega pequena e rodeada de turistas.
Eu achei a estátua uma gracinha e mesmo com o céu todo cinzento a vista do lugar é linda, vale a pena uma visita.
Já o Kastellet (cidadela) é uma fortificação super bem preservada construída em forma de estrelinha em 1664. Hoje o local funciona como uma espécie de parque onde as pessoas aproveitam para fazer caminhadas entre outras atividades ao ar livre.
Além da estátua da Pequena Sereia, o local também abriga uma igreja bem charmosa no estilo barroco (Igreja de Saint Albans), prédios militares e até um moinho.
2. Caminhar pelo Nyhavn
O Nyhavn é um dos cartões postais de Copenhague e para mim é a atração mais colorida, fotografada e fofa da cidade. Trata-se do porto mais charmoso que já vi onde ficam vários predinhos com fachadas bem coloridas que hoje abriga restaurantes, bares e lojas.
E é através do porto Nyhavn onde saem os passeios de barcos, uma ótima forma do turista ter uma experiência diferenciada e ver os principais pontos turísticos de Copenhague visto de um outro ângulo.
Já contratou seu seguro viagem?
O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS
3. Se divertir nos Jardins de Tivoli
Situado bem no coração de Copenhagen encontra-se o Tivoli Gardens, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, construído em 1843.
Essa é uma das atrações imperdíveis para quem viaja com crianças e diversão para a família toda já que o parque abriga brinquedos tanto para adultos e para os pequenos, além dos restaurantes e barraquinhas de comida.
Informações úteis: o parque só abre entre a primavera e verão (de abril a setembro). Nos outros meses do ano só abre em datas específicas como no Halloween e Natal.
Horário de funcionamento: de domingo a quinta das 11:00 às 23:00 e de sexta a sábado das 11:00 às 00:00.
Mais detalhes no site oficial: www.tivoligardens.com/
Interessou pelo passeio? A dica é evitar filas adquirindo seu ingresso pelo site Get Your Guide, uma empresa que oferece várias opções de ingressos para atrações turísticas e excursões ao redor do mundo. É um jeito bacana de ajudar o blog comprando seus ingressos antecipadamente aqui ⇓
Veja aqui ingressos para atrações turísticas em Copenhague
4. Conhecer a cidade livre de Christiania
Se você ama grafite, atrações artísticas e curte ter uma experiência diversificada na sua viagem, não deixe de conhecer Christiania, uma comunidade independente fundada por hippies lá na década de 70.
Também conhecida como a Cidade Livre de Christiania ou Distrito Verde de Copenhague (uma folha de cannabis é usada como símbolo), assim como o próprio nome sugere, Christiania é uma parte da cidade onde os moradores criaram suas próprias leis (regras), sendo até comparado como o Distrito Vermelho de Amsterdam, onde o consumo da maconha é permitido, assim como a venda da famosa erva.
Vale ressaltar que fora da comunidade de Christiania, na Dinamarca o consumo de drogas é ilegal.
Christiana é daquelas atrações turísticas diferentonas que vale incluir no seu roteiro. Um local onde os moradores vivem um estilo de vida bem alternativo. No entanto, antes de visitar este bairro hippie da cidade, uma dica, deixe para conhecê-lo durante o dia, pois segundo os locais o Christiania não é um lugar muito seguro para visitar durante à noite.
Leia também:
Arte de rua e grafite em São Paulo no Beco do Batman – Vila Madalena
Importante: os turistas não podem tirar fotos dentro da comunidade e não é permitido correr, já que isso pode causar a impressão que tem algum ladrão na área ou algo que cause pânico. Obs: tem lugares que tem plaquinhas onde diz se é permitido fotografar ou não. Portanto, atente-se na hora de tirar fotos.
5. Assistir a troca de guarda no Palácio de Amalienborg
O Palácio de Amalienborg é o lar doce lar da família real da Dinamarca. O local é composto por quatro prédios idênticos que ficam situados nos arredores de uma praça com uma estátua do rei Frederik V no centro.
Dentre os quatro prédios apenas um deles é aberto para visitação, cujo o local abriga um museu com exposições da monarquia.
E uma dica para quem visita o Palácio de Amalienborg é que diariamente acontece a troca de guarda ao meio-dia na praça. Infelizmente, não consegui ir no horário, mas para quem tem tempo disponível acho super válido deixar para visitar o local no horário do almoço e ver os guardas marchando ao som da banda. É uma atração que dura em torno de 15 minutinhos e algo diferente para ver, e detalhe, é de graça.
6. Igreja de Mármore (Frederik’s Church)
E bem no meio da praça do Palácio de Amalienborg você verá uma construção maravilhosa, a cúpula da Igreja de Mármore, que também é conhecida como Frederik´s Church ou Marmorkirken.
A igreja foi construída entre 1749 e 1894 e projetada pelo arquiteto Nicolai Eigtvede. Segundo informações de outras fontes acredita-se que foi inspirada na Basílica de São Pedro no Vaticano.
A uma curiosidade é que a igreja tem o maior domo dentre todas as igrejas da Escandinávia, com 31 metros de diâmetro que são sustentados por 12 colunas.
Horário: de segunda a quinta e sábado das 10h às 17h. De sexta e domingo das 12h às 17h.
Dica: dependendo do horário é possível subir até a cúpula da igreja, de onde o visitante vai ter uma vista privilegiada da cidade. A entrada para o mirante custa 35 coroas dinamarquesas. Veja mais informações aqui.
7. Caminhar pela rua de pedestres Strøget
Mesmo que você não seja lá um fanático por compras, não deixe de conferir a rua de pedestres mais movimentada e famosa de Copenhague. A Strøget é uma rua hiper charmosa que começa bem na praça onde fica localizado a prefeitura da cidade (Copenhagen City Hall – Københavns Rådhus) e vai até a Kongens Nytorv. E curiosidade, é uma das ruas mais antigas da Europa.
E se for na época do natal (quando fui), você vai encontrar a rua toda iluminada durante à noite com uma decoração que deixa o turista de boca aberta de tão fofa.
E o que encontrar na Strøget: lojinhas de souvenir, lojas de roupas de marcas famosas como (Zara, H&M, Gucci, etc), além de cafés e restaurantes para todos os estilos e bolso.
8. Palácio Chistiansborg
O Palácio de Chistiansborg ou Christianborg Slot em dinamarquês, é um lindo palácio onde encontra-se a sede do Parlamento dinamarquês, do Gabinete do Primeiro Ministro e da Suprema Corte da Dinamarca. E sabe o fato curioso, é que ele é o único edifício no mundo que abriga todos os três poderes de um país (a sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário).
E o que encontrar no Palácio de Chistianborg: aposentos reais utilizados pela família real em eventos especiais, estábulos reais, ruínas, museu do Teatro, capela do palácio, torre onde tem um mirante de onde é possível ver Copenhague de vários ângulos vista do alto, além dos salões de recepção.
Eu só passei na frente do palácio para tirar uma foto, não cheguei a conhecê-lo por dentro, mas sabe a boa notícia, a visitação para alguns aposentos do palácio é gratuita.
9. Ver Copenhague do alto no mirante da igreja Vor Frelsers Kirke
Mesmo que você não seja fã de visitar igrejas, essa eu recomendo entrar no seu roteiro. O motivo, a igreja Vor Frelsers Kirke ou Igreja de Nosso Salvador tem uma torre de espiral maravilhosa, de onde o visitante com um pouco de esforço pode encarar alguns degraus (cerca de 400) para chegar até o topo da torre.
O plano era subir no mirante, mas não tive essa oportunidade já que o tempo estava horrível quando visitei Copenhague. Como peguei boa parte do dia com neblina e chuva, a torre estava fechada por motivos de segurança.
Se você se interessou na visita, segundo informações de outros blogs, o mirante da igreja proporciona uma das vistas do alto mais belas de Copenhague. Só vai preparado para enfrentar a escada que é bem íngreme 😉
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 09:30 às 19:00 (verão) e das 10:00 às 16:00 nas demais estações. De domingo das 10:30 às 19:00 (verão) e das 10:00 às 16:00 nas demais estações.
Obs: a torre é fechada nos meses de janeiro e fevereiro, assim como alguns dias restritos em dezembro ou em dias em que as condições do tempo não está muito apropriada para a subida na torre (por questão de segurança).
Entrada para a torre: 35 coroas dinamarquesas
10. Castelo Rosenborg
Essa é uma das atrações que acabou ficando fora do meu roteiro por falta de tempo. O Castelo Rosenborg (ou Rosenborg Slot em dinamarquês) é um lindo castelo que foi construído lá em meados do século 16 para ser o lar doce lar do Rei Christian IV.
Passados vários anos, o castelo acabou tornando-se local onde abriga as riquezas do rei como antiguidades, joias da família real entre outros objetos de valor. Em resumo, um museu aberto ao público.
O castelo fica dentro do parque Kongens Have e olha a dica, o visitante pode conhecer a área externa sem custo nenhum, ou seja, pode fotografar e admirar o lindo jardim do castelo de graça.
E se sobrar tempo, não deixe de caminhar sem rumo pelas ruas charmosas de Copenhague. Dentre as mais charmosas destacam-se a Magstræde e Snaregade, as ruas mais antigas da cidade e onde encontrará várias casinhas coloridas, assim como a rua Strædet.
Dica do leitor: eu não tive a chance de conhecer, mas uma leitora (Renata) deixou uma dica aqui nos comentários do post indicando o Torvehallerne, que é um mercadão fechado onde você vai encontrar várias coisas bacanas para a hora da comilança. Ela também indicou a cervejaria Mikkeller para os cervejeiros de plantão.
Onde se hospedar em Copenhague
Copenhague é uma cidade pequena e a grande maioria das atrações turísticas ficam localizadas no centro e arredores. Dito isso, a dica na hora de escolher onde se hospedar é de ficar próximo do centro ou perto da estação de trem, de onde saem trens e ônibus para vários pontos da cidade.
Confira algumas sugestões de hostels e hotéis indicados por outros blogueiros e os quais têm ótimas recomendações pelo booking.com, com avaliação superior a 7.5.
- Copenhagen Downtown Hostel – este albergue está entre um dos mais econômicos.
- Danhostel Copenhagen City – albergue com ótima localização e segundo opinião de outros hóspedes mais se parece com um hotel por conta do seu design no estilo 5 estrelas.
- Generator Copenhagen – este albergue se destaca por conta do seu ótimo custo-benefício e localização.
- Absalon Hotel – hotel próximo à estação central e tem como ponto positivo o ótimo café da manhã que é bem elogiado pelos hóspedes, além da sua infraestrutura linda e jovial.
- Axel Guldsmeden – outro hotel que fica próximo à Estação Central de Copenhague e do Jardins de Tivoli, destaque para os quartos com decoração exclusiva.
Importante: Copenhague não é uma cidade barata, muito pelo contrário, está entre uma das cidades mais caras da Europa. Por isso, não se assuste com os valores das diárias 😉
Outras informações úteis
- a moeda usada na Dinamarca é a coroa dinamarquesa (DKK);
- o idioma é o dinamarquês, mas boa parte dos locais falam inglês fluente;
- eu fiquei só 2 dias em Copenhague, mas o ideal para conhecer a cidade com calma é de pelo menos 3 ou 4 dias.
Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema #listatop10. Confira abaixo os posts de outros blogueiros participantes.
Destinos por onde andei… – As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York
Atravessar Fronteiras – 10 coisas para fazer em Brasília de graça
Foco no Mundo – O que fazer em Buenos Aires? 10 atrações imperdíveis!
Contando Destinos – 10 principais pontos turísticos de Munique, na Alemanha
Turistando.in – 10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)
Viagem Lado B – O que fazer na Avenida Paulista – 10 lugares imperdíveis
Vamos Por Aí – 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças
Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes
Mulher Casada Viaja – San Diego: 10 Lugares para Visitar ao Sul da Califórnia
Uma Viagem Diferente – 10 museus para conhecer em São Paulo
Ligado em Viagem – 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
Descansa na volta – 10 praias para conhecer no Brasil
Viagens e Caminhos – As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil
Foco em Orlando – 10 coisas para fazer de graça em Orlando
E aí, Férias! – 10 cidades da Estrada Real que adoramos
De Mochila e Caneca – Os 10 principais parques de Curitiba
Cantinho de Ná – Top 10 atrações para crianças em Las Vegas
Imagina na Viagem – 10 cidades da França que você PRECISA conhecer!
Para salvar no seu Pinterest ⇓
***Confira outros posts da Escandinávia***
-
O que fazer em Oslo na Noruega – 10 atrações imperdíveis
-
Norway in a Nutshell – como é o tour de um dia mais famoso da Noruega
-
Roteiro de 6 dias na Noruega – Oslo, Bergen e cruzeiros pelos fiordes
-
O que fazer em Bergen em 2 dias – 15 lugares imperdíveis
29 comentários
Conhecer Copenhague é um sonho para mim! Fiquei apaixonada por esse post. Salvei!!!
Eu conheci Estocolmo e me apaixonei. Copenhague é a próxima da minha “lista nórdica”. Já tô salvando as dicas aqui!
Ah preciso conhecer Estocolmo. Está na minha listinha de lugares para visitar 😉
Abraços
Gente me apaixonei por Copenhague depois desse post! Ai que vontade de estar lá conhecendo cada item dessa lista! Parabéns pelo post! Abraços!
Muito obrigada Angélica 🙂
Belas atrações! As que gostei mais foram Nihavn e as belas casas enfileiradas, e a rua de pedestres.
Com certeza um dos pontos turísticos que eu também mais gostei, amo lugares coloridos 🙂
Adorei conhecer Copenhague pelas suas dicas!! <3
Nem estava frio quando vc foi praì, hein?
Eu vi um post sobre a Cidade Livre de Christiania e fiquei morrendo de vontade de conhecer!
😉
hahah, nossa nem me fale, e como estava frio 🙁 a vontade que me deu foi de nem sair na rua rs
Adorei a lista e as fotos estão muito boas, como sou uma pessoa mais verão fiquei imaginando essa cidade e essas fotos com um pouco mais de sol, mas deve ser incrível em ambas as estações. adorei o post
Rs, nossa foi isso que pensei quando estive na cidade, uma pena que o tempo estava tão ruim, mas imagino que Copenhague nos dias de verão deve ser ainda mais linda e agradável.
Abraços e muito obrigada
Que lugar encantador! Tô doida pra conhecer Copenhagen. Ótimo post!
Ainda não conheço Copenhague, mas adoraria visitar esta cidade linda, amei suas fotos e suas dicas para conhecer a cidade. Me pareceu com Amsterdam, que inclusive adorei, tenho certeza de que adorarei Copenhague também, rsrs.
Muito obrigada Gisele. Eu também achei que a cidade lembrou bem Amsterdam por conta das bicicletas e até aquele clima nada agradável no qual a chuva sempre faz parte.
Ainda não conheço Copenhague, mas está na lista de lugares que quero conhecer. Seu post fez com que minha vontade só aumentasse! Ótimas dicas!
Muito obrigada Carol 🙂
Quantas coisas lindas, Josi! Vejo que está aproveitando bem sua temporada na Europa, que bom!
E como estou aproveitando 🙂 amando cada segundo neste continente.
Abraços Márcia
Ainda não fomos em Copenhague, mas está na nossa lista de próximas viagens.
Os lugares são lindos. Adoramos a lista e as suas fotos!!
Muito obrigada 🙂 Abraços
Post incrível com dicas excelentes! Copenhagen é uma cidade maravilhosa mesmo! Super obrigada por citar o Viajonários! 🙂
Muito obrigada pela visita, sempre um prazer citar o Viajonários aqui no blog, adoro o blog de vocês 🙂
Copenhagen é uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer! Piro em cada foto, sou apaixonada pela arquitetura e coleciono atrações pra quando chegar a hora de montar o meu roteiro… a que mais me gera interesse é Christiania… deve ser uma experiência, no mínimo, curiosa!
Adorei a lista inteirinha! 🙂
Muito obrigada Marina 🙂 Christiania é sem dúvida um lugar bem diferente para conhecer em Copenhague. E como a arquitetura é linda, fiquei encantada.
Que fotos lindas! Amo passear pelas margens de rios e canais, a paisagem sempre é encantada.
Muito obrigada Cynara 🙂
Vai ser a minha terceira vez nesta cidade maravilhosa! Não canso de visitar =)
ótimo post!
Sugiro como passeios legais tb, conhecer o Torvehallerne, um food market bem interessante (caro como tudo na Dinamarca) e a cervejaria Mikkeller, que é uma referência cervejeira mundial (pra quem curte, claro)
Oi Renata tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita. Realmente é uma cidade incrível. Eu fui em um final de semana de muita chuva, e mesmo assim fiquei apaixonada com a beleza da cidade e organização. Pretendo voltar em breve e obrigada pela indicação dos passeios, vou acrescentá-los aqui no post 🙂
Abraços