Para você que está planejando um intercâmbio para aprimorar seu inglês ou uma outra língua, seja por 1 ano ou até mesmo por um período inferior, algo de 3 meses, aqui vou listar algumas dicas das quais foram muito úteis para mim durante os 2 anos que morei fora.
Morar fora por um tempo para aprender uma língua não vai garantir que você vai sair de lá sabendo tudo, ou até mesmo falando a língua como um nativo, claro que isso é possível, mas exigi um pouco mais de dedicação da pessoa, e é isso que quero comentar neste artigo.
Só para ilustrar, já conheci várias pessoas que moram há anos nos Estados Unidos (país onde fiz o intercâmbio), que não sabiam se comunicar muito bem em inglês. Sendo assim, o problema é que muitos acabam se acomodando com o português, pois geralmente só estão ao redor de brasileiros. Cidades como Nova Iorque tem muito brasileiro, ou seja, vai ser muito fácil fazer amizade com pessoas do nosso país, e como consequência, o português vai seu meio de comunicação.
Leia também: Passo a passo para ser Au Pair nos Estados Unidos (intercâmbio)
1. Evitar falar português
Essa é com certeza uma das coisas que precisa evitar fazer quando estiver morando fora para aprimorar o seu inglês. Você já falou português durante sua vida toda, e agora é o seu momento de deixar sua língua materna de lado para focar no propósito da viagem, que é aprender o máximo possível e ganhar fluência na língua.
2. Evitar ficar grudado só com brasileiro
Experiência própria, não tem coisa melhor do que encontrar brasileiros quando estamos fora, porém, como consequência, a tendência é que vamos nos comunicar em português, certo?
Durante esses dois anos que morei nos Estados Unidos, fiz várias amizades com brasileiras e com pessoas de outros países. E o que colocava como regra era sempre que saíssemos, não poderíamos nos comunicar em português, só em inglês. E a regrinha funcionou bem. Mas adianto, não é fácil.
3. Tentar ler jornais, revistas todos os dias
Quando você pega um jornal em inglês para ler, você estará adquirindo novo vocabulário e aprimorando suas habilidades na leitura, e claro, ficando por dentro das notícias.
Além de jornais e revistas, aconselho a ir em uma biblioteca e tentar ler um livro. Para os que não estão acostumados, comece com livros mais simples, com poucas páginas. Livros infantis serão uma ótima forma para você iniciar, pois eles são curtos e com um vocabulário bem simples.
4. Ouvir música, assisitir filmes
Não tem coisa melhor do que assistir filmes no seu idioma original. Quando você assisti filmes em inglês, estará treinando sua audição, e com isso aprendendo um novo vocabulário e assimilando os sons da língua. Mesmo que não consiga entender metade do filme, tente ir até o final, aos poucos vai se acostumando.
E já que você está em um país diferente, aproveite para assisti um pouco de televisão para ver os programas locais e até mesmo o noticiário. Por último, o que eu mais fazia quando estava no carro era ouvir a rádio local.
5. Não tenha medo de errar
Sempre digo que aprendemos com os nossos erros, e isso é fato. Não nascemos com os pés apoiados no chão e já andando, certo? Quando estamos aprendendo a andar, levamos alguns “tombinhos” e aos poucos vamos aprendendo. Com o inglês ou outro idioma, funciona da mesma forma, não se preocupe se você pronunciou uma palavra do jeito incorreto ou se trocou uma palavra por outra. Nada mais natural que aprender com os erros.
Algo que fiz questão de fazer é pedir para amigos e minha família americana (host family, família anfitriã que te acolhe quando você faz intercâmbio) para me corrigirem, caso eu cometesse algum erro como pronúncia. Isso é ótimo, sei que tem pessoas que se sentem um pouco sem graça quando alguém os corrige, mas não tenha medo de errar, arrisque, e se alguém te corrigir, agradeça-os 🙂
6. Faça amizades com pessoas de outros países
Quando fazemos amizades com alguém de outro país, além de ter que se comunicar apenas em inglês, outro ponto positivo é que você também vai aprender um pouco sobre o país de origem dessas pessoas. Essa imersão cultural é simplesmente incrível.
7. Peça ajuda
Se está na rua sem saber a localização de algum lugar, ou se está em um supermercado querendo encontrar certo item, não fique tímido, peça ajuda e pratique seu inglês.
8. Fique atento a novo vocabulário todo o dia, seja curioso
Eu já sou curiosa por natureza, e isso é super fácil para mim. Quando estava em algum restaurante por exemplo, gostava de ler o menu para ver os nomes dos pratos em inglês. Se via uma palavra nova, sempre que possível tentava anotá-las para mais tarde não esquecê-las. E tem mais, quando a família americana com quem eu morava falava uma expressão diferente, eu perguntava e pedia explicação sobre o significado da palavra.
9. Fazer um curso de inglês para estrangeiros (ESL)
Esse curso é um dos mais procurados pelos estrangeiros, pois o intuito dele é ensinar inglês, como sua estrutura gramatical, etc. Sei que muitos já fizeram anos de inglês no Brasil antes de ir viajar (eu estudei 7 anos, formada em Letras e era professora de inglês antes do meu intercâmbio), mas mesmo assim acho válido se ingressar em um dos cursos ESL oferecidos em quase todas as universidades americanas e community college.
Eu fiz o curso preparatório do TOEFL (uma prova de proficiência exigida em quase todos as universidades americanas, caso tenha a intenção de fazer um curso de graduação, mestrado, etc) e um curso de pronúncia. Além de você estar estudando, também vai ter a oportunidade de fazer novas amizades com pessoas de várias partes do mundo.
10. Praticar, praticar todos os dias
E por último, pratique muito, mas muito mesmo, todos os dias. Saia de casa, conheça os pontos turísticos da cidade, converse com os locais, com o garçom do restaurante, peça informações, vá ao cinema, etc. Senti-se imerso na língua e na cultural local é uma experiência única. Aproveite cada momento e fale inglês o máximo possível 🙂
Mais dicas: intercâmbio de 1 mês vale a pena? Dica do blog Foco no Mundo.
Abraços
Josiane Bravo
Leia também: Onde estudar espanhol em Buenos Aires?
25 comentários
Que máximo Josi. Eu realmente preciso aprimorar meu inglês, sua dicas são maravilhosas. Olha te indiquei para o Prêmio Dardos http://meloemulkey.com/2016/01/28/nosso-premio-dardos/ Beijãoooo
Muito obrigada meloemulkey 🙂 Agora quero aprimorar meu espanhol rs. Beijos <3
muitissimo obrigada pela indicação, fiquei super feliz 🙂
Oi Josiane, tudo bem?
No post você falou em ler em inglês partindo de leituras simples, eu sou aluno letras portugues e literaturas, não ligo muito pro inglês, mas um dia peguei um livro do James Joyce, Retrato de um artista quando jovem e logo no começo, uma palavrinha me chamou atenção: moo-cow, fui perguntar para o meu professor de literatura brasileira que sabe falar até alemão, se não me engano, e ele me disse que essa palavra significa vaquinha em inglês, e é o personagem quando ele era criança;
A minha dúvida é será que começar por textos de livros infantis e ir avançando até os textos mais complexos dá certo?
Oi Rômulo, estou bem obrigada 🙂 Muito obrigada pelo seu comentário. Eu sou formada em Letras também rs e professora de inglês. Eu sempre falo para os meus alunos para iniciarem com leituras mais simples, livros curtos se possível. Eu acho que dá certo sim, pois mesmo que você não entenda todo o vocabulário do livro, você vai acabar entendendo de acordo conforme você vai avançando na leitura. Por exemplo, o moo-cow que você não entendeu no início, pode ser que na pág 30 rs essa palavra surja novamente e você pode acabar associando seu significado com o contexto da história. Um conselho: não veja as traduções das palavras, caso contrário você vai ficar muito focado com a tradução. Aos poucos você vai se acostumando com o livro. Eu sou tradutora e por isso te digo, a tradução é bem complexa, até para nós tradutores, as vezes fica difícil achar um significado para certa expressão em inglês. Desculpa pela longa mensagem rs. E parabéns pelo curso que esta fazendo. Tenho saudades das minhas aulas de literatura.
Beijos
Josi, te indiquei para uma tag super fofinha do universo. A TAG dos Gatinhos + Livros http://meloemulkey.com/2016/02/02/tag-dos-gatinhos-livros/ Beijos, Melo.
Muitíssimo obrigada pela indicação Melo 🙂 <3 Beijos
Olá, já falo inglês (nível avançado), e super concordo com as coisas que você disse, consegui aprender inglês apenas ouvindo meu avô e minha mãe conversando com apenas 5 anos! Mas até hoje tento aprimorar mais e mais, afinal, não dá para saber tudo. Eu leio e escrevo muito bem, e escuto melhor ainda, mas na hora de falar, o bicho pega, eu travo muito, mas não sei o motivo, será que teria mais dicas para eu conseguir aprimorar a minha fala? E estou começando no coreano (bem difícil), mas escolhi essa língua, pois amo a cultura de lá! Mas está muito difícil decorar os caracteres, será que tem alguma outra dica para me dar? Achei seu blog pela publicação da Melo e do Mulkey, só li esse post, e já amei, parabéns <3 Vou continuar fuçando em seu blog.
Muito obrigada 🙂 Fico feliz que gostou do blog. Que legal que vc está estudando coreano, acredito que deve ser uma língua bem difícil rs. Eu estou estudando espanhol no momento (por mim mesma), o que eu estava fazendo e que me ajudou muito , foi skype com uma amiga colombiana. Infelizmente na parte da fala, só conseguimos aprimorar quando colocamos a mão na massa, ou seja, quando praticamos. Vc conhece alguém que fala inglÊs? Quando estudava inglês, sempre combinava com umas amigas de nos encontrarmos uma vez por semana para conversar só em inglês, a ideia foi ótima e ajudou muito. Também era um pouco travada na hora de falar e tinha um pouco de medo de errar, mas como comentei no post, deixe e medo para trás, arrisque. Veja se consegue alguém para fazer skype, qualquer dia podemos fazer um skype se vc quiser praticar um pouquinho rs. Sobre o coreano, não sei como funciona a língua, eu sou bem visual, só aprendo se tive figuras, imagens. O que eu faria, um dicionário visual com os caracteres e a imagem ao lado. Depois disso, tente montar frases conforme vc vai aprendendo, por exemplo, se hj vc aprendeu o que é DOG, vai tentando montar o máximo de frases possíveis com o vocabulário novo. Espero ter te ajudado um pouco. Boa sorte com o coreano 🙂
Muito obrigada mesmo, acredito que vá me ajudar muito! Vou tentar praticar bastante, fico agradecida pela ajuda! Continue com seu ótimo trabalho ❤️?
obrigada 🙂
[…] 10 dicas para aprimorar seu inglês durante o intercâmbio […]
Concordo muito com esse post. Fiz um intercâmbio em NewCastle Upon Tyne (norte da Inglaterra), uma das minhas regras era justamente isso: não falar português, não ficar com muitos brasileiros e não ter medo de errar. 🙂 Compartilhei seu post na minha página do facebook, achei legal divulgar para quem está indo nessa experiência, ok? Bjos
Oi Vanessa, feliz com sua visita e com seu comentário. Muito obrigada por ter compartilhado o meu post, ganhei o dia com isso rs 🙂 Tem muita gente que as vezes se engana, pensando que só de morar fora já é o suficiente para ficar fluente na língua né?
Um grande abraço e um ótimo final de semana
Muito boas as dicas, gosto muito de ter em mente não ter medo de errar. Somos estudantes de outras línguas e erros certamente acontecerão mas faz parte, o medo trava e nos impede de evoluir né?? Muito bom seu texto.
Muito obrigada Luciana 🙂 Errar é humano não é rs, e são com os erros que aprendemos, e quando estamos aprendendo um idioma é impossível não cometer erros. Beijinhos
Josiane, que post ótimo! Fiz um intercâmbio para estudar inglês fora e percebi que os momentos que mais aprendi foram os que eu não estava com brasileiros. Realmente fazer amigos de outras nacionalidade e se comunicar em inglês ajuda muito. Amei as dicas =)
Muito obrigada Alyssa 🙂 Realmente, quando estamos com pessoas de outras nacionalidades é o momento onde podemos praticar. E você já viu né, brasileiro com brasileiro só sai português rs.
Abraços
As dicas são ótimas, principalmente a de não ficar grudado com brasileiros, rs. Estar com pessoas de outros países é ótimo tanto para o inglês, quanto para aprender sobre novas culturas.
Hehe, muito obrigada 🙂 Encontrar brasileiro é uma alegria quando estamos fora, mas por um outro lado, acaba atrapalhando quando a intenção é aprimorar um outro idioma. Beijos
adorei as dicas e gifs de gatinhos! apliquei todas quando fiz meu intercambio na Alemanha..claro que é só trocar a lingua haueahue aprendi muito!
Muito obrigada 🙂 hehe, amo gatinhos
Beijos
Olá Josiane vou tratrabalhar para um casal americano este mês com 2 filhos e não sei nada em inglês o que posso fazer ?
Olá Marlene tudo bom. É possível aprender as palavras básicas para se usar com as crianças se você se esforçar em aprender por conta própria. Tem muitos vídeos disponíveis no Youtube com aulas gratuitas de inglês. Acho que é melhor que nada não é, mas aprender mesmo o idioma requer tempo.
Abraços
Oi Josiane, como vai? Espero que bem!
Eu fiz um curso de inglês no colégio em que estudei a mais de 30 anos atrás, mas não dei seguimento aos estudos pra aperfeiçoar minha dicção e hoje não lembro de mais nada…kkkkk.Claro que consigo associar algumas palavras e frases, mas nem chego perto do que sabia naquela época! Hoje quero muito me tornar fluente. Qual conselho você me daria?
Um forte abraço!