15 motivos pelos quais VIAJAR é tão bom

Por Josiane Bravo

Poderia escrever páginas e páginas falando sobre o porquê viajar faz tão bem. Para começar, “Para viajar basta existir”, viajamos nos sonhos, viajamos quando estamos assistindo um filme e vemos aquela cena de um lugar que você sempre quis ir, viajamos entre as páginas de um livro e viajamos antes mesmo de embarcar, quando estamos planejando.

Dizem que viajar enriquece a alma, abre a mente e faz bem ao coração, concordam? Eu não tenho dúvida, viajar é sair da sua zona de conforto e se conhecer, conhecer gente nova, uma cultura nova, aprender um novo idioma, entre outras razões que me inspiraram a fazer essa listinha com 15 motivos pelos quais viajar é TÃO BOM. Viajar é uma terapia para mim, é um REMÉDIO, é um vício.

1. Conhecer gente nova

Seja no quarto do hostel, em uma mesa do bar, na rua, em um café, você sempre estará rodeado(a) de pessoas diferentes, de várias partes do mundo. Mesmo que você seja tímido, é quase que inevitável ficar sozinho durante uma viagem. Você conhece gente nova em quase todos os lugares. Adoro quando você recebe um convite para um almoço ou janta comunitária em um hostel, ou quando alguém te convida para fazer um passeio juntos. Fazer novas amizades durante uma viagem é tudo de bom.

“A felicidade só é verdadeira quando compartilhada.”
(Chris McCandless)
motivos pelos quais viajar é tao bom

Novas amizades, pessoas que conheci em um hostel em Buenos Aires.

2. Sentir-se livre

Viajar faz você se sentir livre para fazer o que quiser. Esqueça sua rotina diária, esqueça que você tem que trabalhar no dia seguinte. Quando estamos viajando, esquecemos dos nossos problemas, nos sentimos mais livres para fazer o que bem entender, sem se preocupar com as obrigações diárias.

grand-canyon-arizona-estados-unidos

No Grand Canyon no Arizona

3. Experimentar uma comida diferente

Sentir um cheiro diferente, comer uma fruta exótica que não tem no seu país, experimentar uma bebida típica do local, comer uma comida diferente, isso é tão bom. Viajar é ter a oportunidade de conhecer um restaurante diferente e experimentar algo da culinária local.

comida motivos porque viajar é tão bom

Comida da Etiópia, China, Japão e Tailândia

4. Se divertir

Viajar é se divertir muito. É se diverti quando o seu dia está recheado de coisas para fazer e novos lugares para conhecer, como uma trilha de mais 3 horas que passa por paisagens exuberantes. É se divertir na companhia de seus amigos, é se divertir sozinho, é diverti-se dos seus micos, dos seus perrengues e de momentos incríveis que a viagem nos proporciona.

Divertir no sentido de ter um dia no qual você nem tem tempo de checar seu Instagram ou Facebook, isso sim é diversão, quando estamos tão felizes que esquecemos que até a internet existe. Em outras palavras, divertir no sentido de dá muita risada até a barriga doer.

Havaí-Lanikai Beach-Estados Unidos

Na praia de Lanikai na ilha de Oahu

5. Ter muitas histórias para contar

História, como eu amo recordar, como adoro ter algo para contar quando volto de uma viagem. Seja um perrengue, um desastre amoroso ou algumas das loucuras que você aprontou durante sua viagem, como lembranças são importantes.

Viajar é ter uma história para contar, como aquele dia que você resolve ir para um cruzeiro pelas geleiras no Alasca e acaba levando só uma jaqueta jeans, pois você pensou que era um pinguim e que não iria passar muito frio, SÓ QUE NÃO, o pinguim congelou durante o passeio. Viajar é recordar, é ter algo para contar para seus amigos, familiares, é ter muito assunto para passar horas e horas conversando em uma mesa de bar.

motivos porque viajar é tão bom

6. Se conhecer

Porque viajar te faz uma pessoa muito melhor. Viajar é se conhecer, é quando enxergamos o quanto nossa existência neste planeta faz sentido e é importante. É quando percebemos o quão longe podemos ir, ou seja, viajar é a melhor forma de nos reencontrar com o nosso interior.

“Viajar é minha terapia.”

O que fazer no Alasca em 4 dias

No Parque Denali

7. Aprender um novo idioma

Viajar é aprender um novo idioma, ouvir um novo sotaque, ouvir uma palavra desconhecida que desperta sua curiosidade.

Leia também: Curso intensivo de espanhol na UBA em Buenos Aires

8. Refletir

Está estressado ou com algum problema na sua vida, arrume as malas e conheça um lugar diferente. Viajar é um momento para se divertir, mas também é uma ótima forma para você refletir, um momento para analisar naquilo que já passou e pensar sobre metas a serem cumpridas, etc.

“Viajar é encontrar tudo que você não sabia que estava a procura.”

motivos porque viajar é tão bom

9. Aprender algo novo

Eu nunca fui muito boa com as aulas de geografia, mas depois que comecei a viajar, hoje posso dizer que aprendi muito, sei até que Istambul é a única cidade dividida entre dois continentes (Ásia e Europa).

Quando viajamos aprendemos tanta coisa, como história, geografia, cultura local, culinária, etc. Viajar sempre te ensina algo diferente, seja um novo idioma, um novo esporte, até mesmo cozinhar. As aprendizagens são infinitas.

“O mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem apenas uma página.”
(Santo Agostino)

10. Conhecer uma nova cultura

Conhecer o novo, conhecer a cultura local, que as vezes é tão diferente da nossa que nos deixam até surpresos. Eu, quando viajo costumo dizer que não sou uma turista, e sim uma viajante, onde gosto procuro vivenciar o máximo possível do lugar que estou visitando e aprender algo com os locais, assim como visitar aqueles lugares menos turísticos que não aparecem nos guias de viagens.

pascoa-nos-estados-unidos

Esse colorido no chão são os ovos de páscoa nos Estados Unidos

11. Descansar

E viajar também é um momento para você descansar a mente e o corpo do estresse do cotidiano ou da sua rotina de trabalho. Uma viagem na qual você não vai ter obrigações ou tarefas a fazer e sim, um momento para você curtir o barulhinho do mar, caminhar sem rumo, fazer uma trilha, apreciar a natureza, dá um mergulho, descansar no gramado do parque, ou até mesmo deitar em uma rede e ler um bom livro.

no-central-park-em-nova-iorque

Descansando no Central Park em Nova Iorque

12. Conhecer novas paisagens, novos lugares

O objetivo da viagem é exatamente conhecer lugares novos, mas tem lugares que nos impressionam por causa da paisagem. As vezes você acaba descobrindo lugares incríveis que antes nem estavam no seus planos. Viajar também é explorar e não somente seguir aquele roteiro turístico, o legal é sair, caminhar por toda a cidade, explorar cada cantinho. Explore, se tiver que fazer uma trilha de 5 horas para chegar em algum mirante, o faça.

“Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir.”
(Amyr Klink)
No parque Yosemite na California-Estados Unidos

No parque Yosemite na California-Estados Unidos

13. Dá muitas gargalhadas, se aventurar, ser feliz

E viajar é ser feliz, dá muitas risadas, se divertir com os micos que passa, sair para passear e caminhar até o pé doer, dá muitas risadas das histórias de aventuras de outros viajantes, rir quando você é assaltada (neste caso, rir para não chorar). São tantos momentos que nos fazem felizes quando estamos viajando. Até mesmo quando tenho que dormir no aeroporto para economizar uma diária de um hostel, eu rio de mim mesma, afinal, uma viagem sem uma aventura não tem graça.

Como se escreve felicidade? V-I-A-G-E-M
Motivos pelos quais viajar é tão bom

Uma trilha no Mount Tamalpais State Park, no condado de Marin na California

14. Vencer o medo

“Não descobriremos terras novas se não nos atrevermos a perder de vista a margem durante longo tempo.” (André Gide)

Seja vencer o medo de viajar de avião, ou até mesmo de viajar sozinho, que seja, viajar também é superar seus medos. Na minha última viagem, eu fiz couchsurfing pela primeira vez sozinha, e confesso que fiquei com um pouco de medo, mas quem não arrisca não petisca, certo? Outra experiência que tive foi fazer rafting no Alasca, pois eu não sei nadar e tenho um certo medo de água, mas quem disse que eu desisti? Aqui a prova de uma superação ⇓ Gostei tanto da experiência que quero repetir 😉

O que fazer no Alasca em 4 dias - Denali - rafting

Maior aventura no Alasca – rafting

15. Valorizar o que você tem

Viajar também é dá valor ao que temos, como por exemplo, quando estamos fora vemos o quanto o brasileiro é hospitaleiro e alegre comparando com um europeu. E o feijão e frutas tropicais, quem nunca sentiu saudades da nossa comida quando está viajando no exterior. E não posso deixar de mencionar da família, as vezes brigamos, ficamos com raiva, mas quando estamos longe, a saudade é tão grande que nos faz refletir o quanto nossa vida é rodeada de pessoas importantes e especiais.

“Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros e tevês, precisa viajar, por si, com os olhos e pés, para entender o que é seu.”
(Amyr Klink)

***Receba mais dicas de viagens***


***Leia também***


Leia também

41 comentários

pollyanerezende 17 de setembro de 2016 - 08:37

Amei!! Lindas fotos e emocionantes experiências 🙂 Concordo com tudo o que vc disse! Beijo!
P.s. Ainda tô sem acreditar que vc só levou uma jaqueta jeans para o ALASCA? :OOO

diariodepolly.com

Responder
Josiane Bravo 17 de setembro de 2016 - 15:42

kkkkkkk, muito obrigada Polly 🙂 Nem eu acredito até hoje, pensei que por ser verão, não iria está muito frio (sqn). Vivendo e aprendendo, né? 😉

Abraços

Responder
Mapa na Mão 19 de setembro de 2016 - 17:50

Concordo plenamente com todos os itens. Adorei!

Responder
Josiane Bravo 19 de setembro de 2016 - 20:25

Muito obrigada <3 🙂
Abraços

Responder
Marcela 6 de outubro de 2016 - 14:11

Só de ver a sua foto na frente da geleira com uma jaquetinha já congelei aqui por dentro!! hahahahah
Apesar que em um dos cruises que fizemos tinha uma menina (de lá, COM CERTEZA) super de buenas, de SHORTS e CHINELO. Enquanto eu tava com 3 calças, 5 blusas e ainda congelando!! hahah
Adorei o post… Viajar pra mim é viver! Eu não sei viver de outro jeito, é motivação pro dia a dia… Mesmo que seja escapar um fim de semana pra alguma cidade perto… Não precisa de muito dinheiro, não precisa de luxo…
🙂

Beijão!

Responder
Josiane Bravo 7 de outubro de 2016 - 04:16

Haha, você viu que loucura, só eu para ir para o Alasca só com uma jaqueta. Mas eu também até cheguei a usar shorts um dia lá, mas acabei passando frio também kk. Ah, viajar é sem dúvida tudo de bom, eu já estou na abstinência aqui, pois esse mês vai fazer 2 meses que fiz a minha última viagem. Preciso programar alguma coisa, nem que seja visitar a cidade vizinha como você disse.

Abraços querida e fico feliz com o seu comentário aqui.

Responder
Sinthia 10 de outubro de 2016 - 20:03

Oi Josiane! Adorei o teu blog. Outra coisa que eu adoro nas viagens é a proximidade e estreitamento de laços com as pessoas que fizeram parte desse momento, pois cada vez que voltamos a nossa família fica mais fortalecida.
Um grande beijo!

http://www.geoturistando.com

Responder
Josiane Bravo 22 de outubro de 2016 - 16:17

Sinthis, muito obrigada pela visita e por esse comentário tão lindo. Os benefícios de “viajar” são ótimos né, e essa união da família, fazer novas amizades é uma das coisas que mais me fascinam quando estou viajando. E você está certísssima, viajar fortalece a união entre a família, isso é maravilhoso <3

Um grande beijo e um ótimo final de semana querida

Responder
abordodomundo 22 de outubro de 2016 - 07:37

Lista bem completa! Total identificação!

Responder
Josiane Bravo 22 de outubro de 2016 - 16:00

Muito obrigada querida. Por mim acrescentaria mais coisa kkk.

Abraços 🙂

Responder
Fran Agnoletto 12 de novembro de 2016 - 01:15

Concordo com tudo o que você escreveu.
Amei o post e compartilhei!!!

Viajar é bom demais!!!

Responder
Josiane Bravo 12 de novembro de 2016 - 15:30

Oi Fran, muito obrigada. Viajar é a melhor terapia não é 😉

Um grande abraço e um ótimo final de semana

Responder
Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 12 de novembro de 2016 - 14:52

Acho que todo blogueiro escreve sobre isso – deve ser equivalente a uma sessao de terapia -rsrs- e é sempre bom ler a respeito, né? como se a gente dissesse “viu, por isso quero viajar maIs e mais!” O que é bom tem que ser compartilhado. Isso aí!

Responder
Josiane Bravo 12 de novembro de 2016 - 21:42

Haha, está certa quando disse que quase todo blogueiro tem sua listinha, por isso quis fazer uma também 😉 E é uma terapia mesmo escrever sobre viajar, amo, amo 🙂

Um grande abraço

Responder
Lorraine Faria 12 de novembro de 2016 - 15:47

E essa lista ainda vai longe ne? Viajar é bom demais <3

beeeeijo

Responder
Josiane Bravo 14 de novembro de 2016 - 23:55

Oh se vai longe hahaha. É bom demais da conta 😉

Beijos

Responder
Katarina Holanda 12 de novembro de 2016 - 15:49

Amo demais cada um desses itens <3 Que post incrível!

Responder
Josiane Bravo 12 de novembro de 2016 - 21:43

Muito obrigada Katarina <3 Beijinhos

Responder
Camila Lisbôa 12 de novembro de 2016 - 18:50

Adorei a lista 🙂 Assino embaixo em cada um dos itens e tô aqui, viajando pelos blogs enquanto não chega a minha próxima viagem 🙂

Responder
Josiane Bravo 12 de novembro de 2016 - 21:45

Hahaha, Camila, muito obrigada 🙂 Faz 3 meses que estou viajando pelos blogs haha. A próxima viagem nem está programada ainda.

Abraços

Responder
Daniela Xavier 12 de novembro de 2016 - 19:11

Josiane, sua lista é sensacional!!! Viajar nos enriquece, nos transforma, é um alimento para a alma!!! Bjs e sucesso

Responder
Josiane Bravo 12 de novembro de 2016 - 21:39

Muito obrigada Daniela 🙂 É fácil falar sobre as vantagens de viajar não é rs.

Beijos e um bom final de semana

Responder
angela sant anna 13 de novembro de 2016 - 13:30

esse post é tudo de bom!! acho que viajar enriquece demais a alma, te dá outra visão de mundo e te deixa feliz!!

Responder
Josiane Bravo 13 de novembro de 2016 - 19:21

Com certeza Angela, viajar nos renova 😉

Beijos

Responder
Mariana G. 13 de novembro de 2016 - 17:54

Ahhh, que delícia de post! Concordo com todos os itens, mas os meus preferidos são aprender coisas novas e ter histórias para contar. Afinal, o que é a vida além disso, né? E, menina, que história é essa de fazer um cruzeiro no Alasca e levar só uma jaqueta jeans? hahahaha

Responder
Josiane Bravo 14 de novembro de 2016 - 23:54

Muito obrigada Mariana 🙂 E essa história da jaqueta foi pura bobeira mesmo kkkk, fui burrinha em não leva agasalho apropriado para um lugar frio até mesmo no verão. Bom, mais uma aprendizagem, por isso que essa é a melhor parte e concordo com você 😉

Beijos

Responder
Paula Abud 13 de novembro de 2016 - 19:45

Concordo com todos os itens da lista, aliás AMEI a lista e as fotos! Realmente felicidade também significa VIAGEM. Vendo suas fotos fico contando os dias pra ir viajar também kkk.
Beijos.

Responder
Josiane Bravo 14 de novembro de 2016 - 23:52

Muito obrigada Paula. Eu viajo nessas fotos também haha, mas a vontade mesmo é de viajar agora mesmo, também estou aqui contando os dias para a próxima viagem 🙂

Abraços

Responder
quartodeviagem 13 de novembro de 2016 - 20:42

Que demais Josi, é bem isso mesmo, são tantas coisas a favor que é difícil não amar viajar! Meus preferidos, 1,3,7, 10 e 11 ?

Responder
Josiane Bravo 14 de novembro de 2016 - 23:50

Muito obrigada 🙂 Não tem como não amar não é mesmo, por mim, viveria conhecendo lugares novos.

Beijinhos

Responder
Roberta Freitas 13 de novembro de 2016 - 22:59

Que post gostoso de ler! Concordo com todos, mas pra mim o 3, 4 , 10, 12, 13 e 15 são os melhores!

Responder
Josiane Bravo 14 de novembro de 2016 - 23:48

Muito obrigada Roberta, feliz que gostou 🙂

Um grande abraço

Responder
Juliana Almeida 13 de novembro de 2016 - 23:52

Que lista maravilha <3
Concordo com todos os itens.
E principalmente a questão do valorizar o que você tem, seja nosso lar, nossa família ou a nossa cultura.

Responder
Josiane Bravo 14 de novembro de 2016 - 23:47

Muito obrigada Juny, sim, essa questão de valorizar a família é primordial 🙂

Abraços

Responder
Cristina Ferreira Rocha 19 de dezembro de 2016 - 13:37

Caramba, você disse tudo! Concordo com os 15 motivos. Viajar é tudo! Parabéns pelo post, abraços 😉

Responder
Josiane Bravo 20 de dezembro de 2016 - 15:19

Muito obrigada Cristina 🙂 Beijos

Responder
nayaraimazu 20 de fevereiro de 2017 - 11:21

Adoreeei! Me identifiquei super com esse post, muito bem escrito! Viajar é lindooo <3

Responder
Josiane Bravo 23 de fevereiro de 2017 - 12:49

Muito obrigada 🙂

Responder
Bruno Enzzo 17 de julho de 2018 - 11:44

Grupo SEDA realiza congresso gratuito de intercâmbio e oferece quatro semanas de curso de inglês na Austrália, Canadá, Irlanda e Malta

https://www.intercambiodesucesso.com.br/

Totalmente online, evento tem como foco a troca de experiências e histórias de sucesso de quem já rodou o mundo

O Grupo SEDA, líder no segmento de educação internacional na Irlanda, promove a segunda edição do Congresso Online Intercâmbio de Sucesso, de 23 a 27 de julho, das 19 às 22 horas. Para compartilhar vivências, dicase inspirar quem sonha estudar fora e explorar novas culturas, o Grupo SEDA convidou intercambistas experts em destinos como Austrália, Canadá, Irlanda e Malta.

O evento contará também com a orientação de profissionais especializados em planejamento financeiro, choque cultural e preparação psicológica, temas fundamentais para a realização de um intercâmbio de sucesso. Os interessados devem acessar o link para fazer a inscrição gratuita.

Todos os inscritos irão concorrer a uma bolsa de estudos de quatro semanas para cada um dos países abordados durante o evento. Não estão inclusas despesas com acomodação, passaporte, assistência viagem, passagem aérea e gastos pessoais durante o programa. O curso é pessoal e intransferível.

Responder
Janaina 18 de julho de 2018 - 10:20

Que legal! Vou participar!

Responder
Aline 25 de dezembro de 2019 - 20:41

Eu amo viajar, e prefiro viajar do que gastar so com bens materiais. Nao se leva nada dessa vida, so as experiencias vividas!
Meu instagram é de viagens: http://www.instagram.com/alinestravels
Ja visitei mais de 70 paises e trabalho com cruzeiro, viajo sozinha pelo mundo e realizo os meus sonhos. Compratilho no meu instagram minhas fotos de momentos com experiencias incriveis.
@alinestravels

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.