Monte Ulriken – trilha para chegar até a montanha mais alta de Bergen

Conhecida como a cidade que é rodeada por 7 montanhas, Bergen na Noruega é um prato recheado para os amantes de trilhas e de uma boa aventura. A montanha mais alta de lá é o Monte Ulriken, de onde o visitante pode ter acesso através de um teleférico ou a pé (trilha). E a mais famosa de todas e a mais visitada é o Monte Fløyen.

O Monte Ulriken

Trata-se da montanha mais alta de Bergen, situada a 643 metros acima do nível do mar.

Como chegar no Monte Ulriken

É possível chegar até a base do teleférico através do transporte público. Para isso basta pegar os ônibus das linhas 2 ou 3 e descer no primeiro ponto do hospital (Haukeland Hospital) e de lá seguir caminhando em direção ao endereço (Haukelandsbakken 40, 5009 Bergen). Também tem a opção de ir em ônibus turísticos que saem do centro de informações de Bergen (centro da cidade), mas este meio sai bem mais caro para o bolso do turista. Mais detalhes no site oficial.

Se você tem disposição sobrando (meu caso hehe), também é possível ir do centro até a base do teleférico a pé mesmo em uma caminhada que dura em média 45 minutos. Vale ressaltar que Bergen é uma cidade pequena e fácil de se conhecida sem o uso de transporte público.

Subir o Monte Ulriken de teleférico

Para aqueles que não estão afim de enfrentar a trilha e tem a intenção de apenas contemplar a vista maravilhosa de Bergen vista do alto, a boa notícia é que tem um teleférico que leva os turistas até o topo do Monte Ulriken. O teleférico é conhecido como Ulriksbanen em norueguês.

O teleférico funciona todos os dias, com exceção dos dias que está com muito vento ou quando é fechado para manutenção. Dito isso, certifique-se no site oficial para ver se  estará funcionando antes de você programar sua ida até o Monte Ulriken.

Horário de funcionamento: das 09:00 – 21:00 (25 de março – 16 de outubro de 2018) e das 10:00 – 17:00 (17 de outubro – 1 dezembro de 2018)

Preços: ingresso ida/volta custa 175 coroas noruegas para adultos. Confira os valores atualizados dos ingressos para o teleférico no site oficial.

No topo do Monte Ulriken você será contemplado com uma vista de tirar o fôlego de Bergen e seus arredores como o mar,  além do contorno dos fiordes. E o mais incrível é que é possível ver todas as montanhas que cercam a cidade.

Lá no topo da montanha você vai encontrar um restaurante, loja de souvenir, café, sanitários, uma torre de televisão e acessos para trilhas. Um lugar bem procurado tanto pelos locais que gostam de se exercitar e fazer caminhadas

Sobre a trilha

Considero a trilha que leva até o Monte Ulriken um pouco que desafiadora se você não está acostumado(a) com caminhadas mais longas ou para quem não está com um bom preparo físico.

A trilha até parece fácil no início, mas com uns 30 minutos de caminhada o caminho se transforma já que a subida começa a pesar e o cansaço invade. O trajeto é composto por várias escadas de pedras que confesso que quando vi tive vontade de voltar para trás e desistir da subida (não quero desanimar ninguém hehe, já que o esforço foi recompensado no final). Além disso, se chover no dia anterior, o caminho para a trilha estará bem escorregadio e com lama em alguns trechos.

E para ter acesso ao início da trilha, ela fica logo após a base do teleférico. Como o teleférico estava fechado no dia que fui, não cheguei a perguntar se tinha algum acesso lá, o que fiz foi seguir as placas que fui vendo no caminho. Então para facilitar, a minha referência para te indicar é o endereço Johan Blytts vei 63-67, de onde iniciei a trilha (uns 15 minutos de caminhada depois que passa a base do teleférico). Ela começa bem neste local aqui da foto abaixo ⇓

No geral, eu levei um pouco mais de 2 horas para subir até o Monte Ulriken, isso porque parei bastante para fotografar a bela paisagem. O tempo de duração varia de acordo com a disposição de cada pessoa, a descida já foi mais rápida, levei algo em torno de 1 hora.

O bacana de fazer a trilha ao invés de ir de teleférico são as vistas de vários ângulos de Bergen.

De Ulriken até o Monte Fløyen

E para os mais aventureiros ainda, chegando no topo do Monte Ulriken é possível fazer a trilha que leva até a montanha mais famosa e visitada de Bergen, o Monte Fløyen (a trilha é conhecida como Vidden Trail). Este foi um dos meus objetivos, mas como o teleférico estava fechado, acabei desistindo já que só a trilha até o topo do Ulriken já me deixou exausta. A intenção era pegar o teleférico até o topo e de lá fazer a trilha até Fløyen, algo que leva em torno de 4 horas.

Bom, acho que a cidade me deixou com aquele gostinho de quero mais, pois ainda quero voltar para fazer essa trilha. Se você já fez e quiser deixar um comentário contando sua experiência, vou ficar super feliz.

Uma outra opção para quem está com pouca disposição para enfrentar a caminhada é subir de teleférico e voltar pela trilha, já que a subida é a que exige mais esforço.

Dicas úteis

  • lá do alto da montanha o tempo é bem imprevisível, portanto, prepare-se para pegar sol, neblina ou até mesmo chuva, já que Bergen está classificada como uma das cidades que mais chove na Europa.
  • já que o tempo é imprevisível, mesmo que esteja indo no verão, não esqueça de levar um casaquinho.
  • não se esqueça de usar um bom par de tênis apropriado para fazer trilhas já que tem rochas e pedras no trajeto.

E para finalizar, deixo essa foto aqui ⇓ que tirei quando terminei a trilha já no caminho perto da base do teleférico, o tempo já estava ensolarado e a vista ficou maravilhosa, bem diferente da vista que tive lá no topo da montanha.


***Confira outros posts da Escandinávia***


***Receba mais dicas de viagem***


Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples ? Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima ? Josiane Bravo



Booking.com

13 Replies to “Monte Ulriken – trilha para chegar até a montanha mais alta de Bergen”

  1. Quantos lugares lindos vc esta visitando, Josy….. E vc esta linda!
    Nao conhecia o Monte Ulriken, mas me parece um òtimo passeio no inverno, nao?
    beijinhos

  2. que ótimo passeio Josi, e Bergen é uma cidade muito linda, tenho muita vontade de conhecer, estou adorando ver suas aventuras pela Europa.

    1. Muito obrigada Flávia. Bergen é um charme de cidade, eu ameiii 🙂

  3. Que trilha mais linda e o mirante tem um visual maravilhoso! Já quero conhecer esse lugar e fazer essa trilha.

  4. Nossa, não conhecia o lugar mas adorei tudo. Não sei se encararia a trilha haha, o teleférico para mim parece ser a melhor opção. Adorei
    Obrigado por compartilhar

    1. haha, tem que ter disposição para a trilha 🙂 com certeza o teleférico facilita hehe
      Beijos

  5. Acho que subiria de teleférico e desceria pela trilha, só pra ter as duas experiências (e pra facilitar minha vida ehehe).

    1. Acho super válido haha, facilita bastante 🙂

  6. Bergen é tão fofa neh? Tivemos muita sorte pq quando fomos pegamos um dia lindo de sol! Subimos de teleférico pq a gente não ia ficar tanto tempo na cidade, mas chegando lá em cima deu muita vontade de fazer as trilhas… A Noruega é prato cheio pra quem gosta de atividades outdoor! Eu já quero voltar…

    🙂

    Beijo!!

    1. Nossa e como é fofa, eu fiquei encantada com a cidade. Ah que ótimo que vocês também tiveram a sorte de pegar um tempo bom em uma cidade que chove pra caramba. E como disse, o país é recheado de lugares incríveis para quem ama atividade outdoor, também não vejo a hora de voltar e da próxima vez quero ir a caça da aurora 🙂 Abraços

  7. […] do passeio, que seria uma viagem de trem de em torno 1 hora e meia até o destino final, a charmosa Bergen, um charme de cidade. Aproveitei para pernoitear por 2 dias lá e a minha dica é se você tiver […]

  8. […] Monte Ulriken – trilha para chegar até a montanha mais alta de Bergen […]

  9. […] Como mencionei anteriormente, eu optei em fazer a trilha. Para quem tem interesse em conhecer essa parte da cidade que fica um pouco mais afastada do centro de Bergen, escrevi um post mais detalhado sobre a trilha até o monte. Aqui você encontrará mais informações de como chegar no Monte Ulriken. […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: