15 coisas que sinto falta dos Estados Unidos

Por Josiane Bravo

Quando decidimos passar um tempo fora do país para vivenciar uma experiência internacional, deixamos para trás nossos costumes, comida, família, etc. No entanto, isso também acontece quando moramos fora e depois voltamos para o nosso país. A readaptação não é fácil e requer um tempo até nos readaptarmos novamente no nosso país.

Antes de sair do Brasil para ir morar nos Estados Unidos (intercâmbio au pair) fiquei um pouco aflita e com medo do novo, com medo de ser mal recebida no país, de não gostar da comida, de me sentir sozinha, dirigir, etc. Contudo, o que aconteceu foi o oposto, eu simplesmente me apaixonei pelo país e me adaptei muito rápido.

Leia também: Top 10: o que tem no Brasil que é difícil encontrar nos Estados Unidos

Confira 15 coisas que mais sinto falta dos Estados Unidos, claro que tem muito mais, mas as que vou listar são as mais marcantes para mim 🙂

1. Segurança

Andar na rua e se sentir segura não tem preço. Não posso generalizar, pois assim como qualquer lugar no mundo tem lugares bem perigosos no país. No entanto, pelo menos nas cidades onde morei a segurança era ótima. Nunca fui roubada e em todas as minhas viagens de férias nada me aconteceu. Sinto falta dessa segurança, que apesar de não ser 100%, ainda assim me deixava mais tranquila comparando com o Brasil.

Obs: certifique-se de onde você vai nos Estados Unidos, onde morei em Nova Iorque e San Francisco era seguro, mas assim como qualquer lugar no mundo existe lugares bem perigosos no país como o bairro Mission em San Francisco, cidades como Detroit e Oakland tem a fama de serem uma das mais perigosas do país.

2. Roupas a preço de banana

A primeira coisa que fiz quando cheguei nos Estados Unidos foi ir às compras. Já nos primeiros dias fui conferir a Tj Maxx (uma loja que eu adoro) para comprar roupas de inverno que não tinha levado do Brasil. Não precisa dizer, pirei com o valores super baixos das roupas.

A palavra mais bonita que via quando saia para comprar é SALES, que significa promoção, liquidação em português. Lojas como a Forever 21 e Ross eram as minhas queridinhas.

3. Ninguém liga para aparência, liberdade para vestir o que quiser

Diferente do Brasil (este post não é para criticar o meu país, eu amo o Brasil, apenas quero ser sincera em relação as diferenças que notei ) onde as pessoas nos olham e nos avaliam através da aparência, nos Estados Unidos eu achei eles mais tranquilos em relação a essa parte, em especial onde morei na Califórnia (em San Francisco).

Pelo menos nos lugares onde visitei e morei lá, vi pessoas com roupas de todos os estilos, deste as mais simples até as mais estilosas e outras com um estilo bem diferenciado.

As pessoas colocam roupas bem coloridas e saem na rua sem se importar com a opinião dos outros. Para ir ao shopping, não tem essa de ir de salto e toda produzida, um chinelo havaiana é mais que suficiente. Claro que existe exceções.

11178_555111691226110_915177230_n

Em Universal Studios de chinelo havaianas, me sentindo super estilosa e confortável

4. Starbucks

Starbucks, o queridinho dos americanos. Você já deve ter visto o famoso logo em algum filme americano onde as pessoas aparecem segurando aquele copo com café para todos os lugares onde vão?

A primeira vez que fui ao Starbucks e experimentei o famoso café, não vi nada demais, muito pelo contrário, odiei, achei muito fraco se comparado com o café forte que temos no Brasil. Mas com o tempo aprendi a colocar um pouquinho de leite e simplesmente viciei no café.

Todos os lugares nos Estados Unidos tem Starbucks e o que mais gosto no lugar é que dependendo da cidade tem uns que são mais sofisticados, uns com mesas do lado de fora, ao ar livre, onde você pode encontrar com suas amigas para bater um papo. Outra coisa interessante é que muitos americanos vão ao Starbucks para estudarem, outras estão até mesmo trabalhando com seus laptops na mesa.

starbucks coffee

5. Wifi e acesso a internet de boa qualidade

Não tem coisa melhor do que você ir em um lugar e ter acesso gratuito ao wifi 😉 O acesso ao wifi é possível em quase todos os lugares nos Estados Unidos. E a internet? Internet de qualidade, rápida e barata.

No celular não existe essa de internet ruim e limitada, em quase todos os lugares que você for a internet vai funcionar. Mas vale ressaltar que nem tudo é perfeito né, claro que existe exceções, se você for para um lugar mais afastado como um parque, você corre o risco de ficar sem internet.

6. Diversidade de cultura e etnia

Muitos pensam que nos Estados Unidos só tem pessoas brancas, loiras e dos olhos azuis. Porém, o país é basicamente construído por imigrantes. Em Nova Iorque por exemplo, você vai ver uma mistura tão grande de raças e culturas. No trem, na escola, nas ruas, você vai ouvir línguas de várias partes do mundo, o que menos se ouve é inglês.

Na Califórnia há muitos mexicanos, em San Francisco muitos indianos, no Havaí muitos descendentes de japoneses. Só ressaltando que tem cidades, estados nos EUA onde não há muito imigrante como na Georgia e estados menos famosos. Ou seja, lá sim você vai ver muitos americanos brancos dos olhos claros.

7. Educação e simpatia das pessoas

Se tem uma coisa que admiro muito nos americanos é a educação, sei que não posso generalizar, pois existe sim pessoas mal educadas por lá assim como em qualquer canto do mundo. Mas notei que aquelas palavrinhas mágicas são bem frequentes como ouvir um THANK YOU (obrigada), YOU´RE WELCOME (por nada), EXCUSE ME (com licença). Um exemplo da educação deles: se você está entrando em um banco, eles geralmente seguram a porta para você entrar caso estejam entrando por último.

8. Estradas

As estradas são ótimas e sem buracos. É possível viajar o país inteiro de carro sem se preocupar com as condições das estradas, pois além de ótimas, tem umas que nos deixam de queixo caído de tão lindas que são. A Highway 1 que faz o trajeto de San Francisco a Los Angeles é cenário de filme. As estradas sempre são muito bem sinalizadas e geralmente tem acostamentos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Estrada nos Estados Unidos, no Lago Tahoe na California

9. Viajar

Viajar, quem não sente falta? Eu amei viajar nos Estados Unidos, o país tem cada cidade linda e parques nacionais de tirar o fôlego.

Alugar um carro fica mais barato que no Brasil, além disso a gasolina também tem um preço mais camarada e é possível fazer uma viagem bem econômica se estiver com mais de 2 pessoas.

Realizei muitas viagens durante os 2 anos que estive. Fui até no Havaí e Alasca, que são um dos estados mais caros para visitar e um dos mais afastados.

viagem

Na foto, Nova Iorque, Alasca, Las Vegas e Los Angeles

10. Culinária de várias partes do mundo

Como sinto saudades da variedade de comida de todos os estilos que tem nos Estados Unidos. Como há muitos imigrantes no país, pode-se imaginar que com eles veio a culinária (Obs: morei em Nova Iorque e San Francisco, sei que tem regiões, cidades menores onde isso não será possível, pois não tem muitos imigrantes).

E não vamos esquecer dos típicos restaurantes com comida americana como o Apple Bees, Outback e o meu favorito, o restaurante com o bolo mais gostoso que experimentei nos Estados Unidos, o Cheesecake Factory.

comida

Comida do Japão, da Etiopia, Tailândia (a do abacaxi) e da China (a sopa)

11. Diversidade de cenários

O país é enorme e com ele suas belas paisagens, cenários super diversificados. Se for para o Alasca você vai encontrar neve e muitas montanhas, Já na Califórnia tem desertos, parques nacionais com granizos enormes (Yosemite), além do Lago Tahoe com sua água bem cristalina e azul. Se você for para Florida e Havaí você vai encontrar belíssimas praias.

usa

Havaí, Alasca, Grand Canyon e Yosemite Park na California

12. Facilidade para trocar mercadoria e respeito ao consumidor

Sabe quando você compra aquela roupa que acabou não gostando depois de quase 1 mês, então, você tem o direito de ir na loja e trocá-la por outra, ahh e o melhor, caso você não deseje fazer a troca é possível receber seu dinheiro de volta. Isso é possível nos Estados Unidos, onde o consumidor vem em primeiro lugar.

Cada lugar tem sua política, mas em geral é sempre possível fazer a troca sem constrangimento. Isso é válido para tudo, desde eletrônicos até uma fruta estragada.

13. Target

Uma loja de departamento com tudo que você imaginar desde roupas, eletrônicos, cosméticos, até um supermercado.

14. Decoração de Natal e Halloween

O Natal e Halloween nos Estados Unidos é algo mágico, do jeito que vemos nos filmes. Os americanos realmente são mestres na questão de criatividade na hora de decorar as casas. O Natal é lindo, nas casas eles têm a árvore toda decorada e com presentes ao redor. Além disso, geralmente tem a lareira, onde eles colocam aquelas meias de natal.

E o Halloween, o famoso trick or treat (doces ou travessura), é motivo para colocar a mão na massa e decorar as casas. As crianças amam a festa e saem nas ruas fantasiadas com fantasias das mais criativas. E as pessoas decoram o lado de fora das casas também, a criatividade é tanta que surgem até cemitérios que ficam assustador durante à noite.

halloween..

15. Falar inglês

Por último, tenho saudades de falar inglês e aprender um palavra nova todos os dias. Sinto falta de ir ao cinema e ver o filme com sua língua real, sem aquela dublagem que nunca fica legal e que eu sinceramente não gosto. E quando tentamos pronunciar uma palavra difícil da qual não é tão fácil para brasileiros. Sinto falta desses desafios e de cada dia aprimorar meu inglês.

Bom, este foi apenas um breve relato das coisas que amo e sinto falta nos Estados Unidos. E você? Já foi viajar para algum outro país? Se sim, do que mais sente falta?

Apenas relembrando que é um relato pessoal e que talvez nem todos pensem assim. Conheço pessoas que odiaram viver nos EUA e assim como tem coisas que sinto falta, também tem aquelas que não gostei como o número excessivo de comida industrializada, o excesso de consumismo e desperdício, além de outras coisas.

Abraços
Josiane Bravo


***Leia também***


***Receba mais dicas de viagem***


 

Leia também

13 comentários

meloemulkey 17 de janeiro de 2016 - 15:54

EUA realmente é maravihoso <3 <3 <3

Responder
Melo e Mulkey 14 de fevereiro de 2016 - 16:28

Oi Josi, aqui é o Rodrigo, esposo da Vanessa. Realmente algumas dessas coisas fazem bastante falta, principalmente agora que estamos no México. Morei por 8 anos nos Estados Unidos. Gosto muito da diversidade cultural que existe por lá e fiz amigos de todas as partes do mundo. E sem contar que adoro restaurantes de todos os lugares, principalmente comida Thailandesa, que nunca encontrei no Brasil. A Vanessa sempre fala de você e estamos juntos com você nessa luta. Que Deus te abençoe.

Responder
josianebravo 14 de fevereiro de 2016 - 17:08

Muito obrigada Rodrigo, por favor, manda um abraço para a Vanessa 🙂 Essa diversidade cultural é fascinante, de volta no Brasil, agora sinto falta da comida mexicana tbm rs. Infelizmente onde eu moro aqui não tem muita variedade de restaurante.
Tenha um ótimo dia e Happy Valentine´s Day para vc e a Vanessa.
Abraços

Responder
rodrigo 5 de dezembro de 2016 - 16:19

Bom dia, talvez seja um chato, um louco mas nao consigo me adaptar, moro em Clinton CT, mas concordo com todos seus pontos apontados.

Responder
Josiane Bravo 5 de dezembro de 2016 - 17:37

Boa tarde Rodrigo, primeiramente, muito obrigada pela visita 🙂 Nossa, há quanto tempo mora aí? Eu morei bem perto de CT, e amo demais aquele estado, especialmente a cidade de Stamford. Mas cada um tem um olhar diferente não é. Torcendo aqui para que você se acostume.

Um grande abraço

Responder
Raquel Marcionilo 20 de janeiro de 2017 - 23:51

Meu sonho morar nos Estados Unidos!

Responder
Josiane Bravo 24 de janeiro de 2017 - 19:21

Os Estados Unidos é um país lindo, uma pena que seja tão burocrático para morar lá 🙁 Mas nunca desista dos seus sonhos querida. Eu sonhei em morar lá e o realizei (queria que fosse para sempre, mas não deu). Beijos

Responder
EDVANDRO CERQUEIRA PEREIRA 6 de fevereiro de 2017 - 15:18

Volta pra lá com certeza a chegada do Donald Trump, esta tudo mais façil.Boa sorte

Responder
Josiane Bravo 6 de fevereiro de 2017 - 17:55

rs, vai ficar mais fácil não 🙁 Obrigada pela dica

Responder
Renata 7 de agosto de 2017 - 01:28

acho que é coisa que vc sente falta DOS EUA e não NOS EUA. vim aqui achando que seria um post sobre coisas brasileiras q vc sente falta nos EUA….

Responder
Josiane Bravo 7 de agosto de 2017 - 12:40

Olá Renata tudo bom. Obrigada pelo toque, realmente “nos” ficou controverso. Acabei de mudar o título para “dos”, assim não acontece o mesmo engano 🙂 Abraços

Responder
Rute 5 de julho de 2020 - 10:35

Olá, queria somente dar minha opinião
Aqui no Brasil, temos etnia e temos cultura, assim como temos também varias pontos turísticos bonitos, e varias comidas típicas de outros países.
No resto eu concordo com você.

Responder
Josiane Bravo 28 de julho de 2020 - 21:21

oi Rute tudo bom? Está certíssima, nosso Brasil é lindo e recheado de paisagens lindas. Em momento algum citei o contrário. Quando a gente volta para a casa depois de um tempo fora, é normal sentimos falta e saudades do que vivemos em outro lugar. A mesma coisa acontece quando mudamos de um estado do Brasil para outro. Sou mineira, mas moro em São Paulo deste pequena 🙂
Abraços e obrigada pelo comentário.

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.