15 costumes e hábitos dos americanos

Por Josiane Bravo

Se tem uma coisa que me fascina é viajar e conhecer uma nova cultura com seus hábitos e costumes que as vezes são bem diferentes dos nossos. Quando fiz meu intercâmbio nos Estados Unidos pude conviver e morar com uma família americana, uma experiência que me proporcionou uma imersão na cultura americana e me rendeu várias aprendizagens.

Segue alguns costumes que pude notar durante os 2 anos que morei nos Estados Unidos, ressaltando que não podemos generalizar, pois nem todos os americanos seguem estes hábitos.

1. Pontualidade

Sim, os americanos são extremamente pontuais, especialmente quando se trata de negócios. Atraso nos Estados Unidos significa desrespeito, ou seja, um pouco diferente do jeitinho brasileito. Caso marque um compromisso com um americano e não consiga chegar no horário marcado, mande uma mensagem avisando sobre o atraso ou ligue para a pessoa.

Punctuality-Leadership-Time-Management-Todd-Nielsen

2. Consumismo

Como quase tudo no país é muito barato, é de esperar que os americanos gastam muito, e como pude perceber, acabam gastando mais que o necessário. Eles são bem consumistas, compram roupas, sapatos, etc sem precisão. O que acontece é que eles acabam acumulando muitas coisas na casa, e quando percebem que a roupa já está um pouco gasta, simplesmente vão a loja e compram novas peças.

LEIA TAMBÉM: Top 10 – o que tem no Brasil que é difícil encontrar nos Estados Unidos

3. Jogar papel higiênico no vaso sanitário

Confesso que fui pega de surpresa quando vi que tem muitos banheiros nos EUA que não tem lixinho e que eles simplesmente jogam os papéis no vaso sanitário haha. No início pensei que a privada iria entupir, afinal no Brasil se fizemos isso, tenho certeza que teria que chamar o encanador.

O fato é que os encanamentos nos Estados Unidos já são próprios para isso, ou seja, a água vai correr e limpar tudo sem deixar nenhum papelzinho a vista 😉 No início achava estranho, mas depois me acostumei, e hoje para ser sincera, acho super nojentinho ver a lixeira no banheiro com aqueles papéis a mostra, muitas vezes mostrando o ato do crime. O que vocês preferem? Lixinho ou jogar no vaso sanitário?

toilet-signs

4. Jogam restos de comida na pia da cozinha

Em quase todas as casas americanas tem um triturador na pia, achei isso super prático. Bom, tudo que é casca, vegetal, ou restos de comida vai para o triturador. O interessante é que o lixo da cozinha não fica com aquele cheiro ruim de comida estragada.

5. Água de graça

Um costume que poderia existir no mundo todo, água de graça, afinal a nossa mãe natureza deixou isso para nós e é algo que não deveria ser cobrado. No entanto, vale ressaltar que em muitos países a água da torneira não é de boa qualidade.

Nos Estados Unidos quando você vai a um restaurante, bar ou outro tipo de lugar, você não precisa pagar pela água, pois ela é de graça em quase todos os lugares que frequentei. Assim que você chega em um restaurante, a primeira coisa que eles fazem é colocar um copo com água para cada pessoa.

glass-of-water

6. Patriotismo

Os americanos amam os Estados Unidos e falam do seu país com muito orgulho. Por isso é possível ver a bandeira americana na frente de várias casas.

970686_504975709573042_1999149519_n

7. Lenços umidecidos

Não sei explicar a paixão dos americanos para os lenços umedecidos, eles usam eles para tudo. Na cozinha, geralmente qualquer vestígio de sujeira será limpo com um lencinho.

8. Hora marcada

Nunca visite um americano caso não o tenha informado. Os americanos nunca vão na sua casa sem o avisar, geralmente tem hora marcada para tudo e lembrando que são pontuais.

9. Tudo vai na lava louças

A lava louças é a salvação de muitos americanos, eles colocam quase tudo dentro dela. Confesso que achei um pouco nojento, pois percebi que as louças ficavam sujas mesmo depois de limpas. A família americana com quem morei durante 1 ano eram bem limpinhos, e o que eles faziam era passar água nas louças para tirar os restos dos alimentos antes de colocá-las na lava louças.

Dishwasher_with_dishes

10. Parabéns para você sem palmas

Achei os aniversários nos Estados Unidos bem sem graça, a primeira vez que fui cantar parabéns para você, como de costume comecei a bater palmas e foi aí que percebi que os americanos não tem esse costume. Sinceramente, prefiro os aniversários no Brasil, pois são bem mais alegres e animados.

11. Gorjetas (tip em inglês)

Para tudo tem que dá gorjeta nos Estados Unidos, desde o motorista do ônibus, táxi até para os garçons. Os garçons por exemplo dependem da gorjeta para conseguirem ganhar um salário legal. Geralmente pagar-se 10% do valor total em gorjeta, claro que tem pessoas que pagam muito mais que isso, tudo vai depender da qualidade do serviço prestado. E lembrando que se você não dá a gorjeta, isso é considerado “feio”.

12. Todos param para o ônibus escolar

A primeira vez que dirigir nos Estados Unidos quase atropei as criançinhas que estavam descendo do ônibus escolar, parei o carro cantando pneu. Provavelmente você já deve ter visto em algum filme americano aqueles famosos ônibus amarelo, que trata-se dos ônibus escolares (school bus).

Como lei nos EUA, todos os motoristas são obrigados a pararem o carro quando a placa de STOP (pare) abre nas laterais do ônibus para as crianças atravessarem a rua com segurança.

Wintersnow

13. Posto de gasolina sem frentista

Esqueça dos frentistas quando estiver nos Estados Unidos, lá você será responsável em abastecer seu carro. Mas não se assuste, depois que você aprende, fica fácil e logo você acostuma.

Tudo que você tem que fazer é inserir o cartão de débito ou crédito na bomba que vai abastecer o carro, ou caso seja em dinheiro, é só ir direto para a loja de conveniência e dizer o número da bomba onde está seu carro. Depois é só abastecer e a bomba vai liberar a quantidade certa de gasolina da qual você pagou.

Colocando gasolina

Nos Estados Unidos não existe frentista, você é responsável por abastecer seu carro

14. Beber depois dos 21 e dirigir depois dos 16

Você já deve ter visto em algum filme americano jovens promovendo festas nas casas dos pais quando eles viajam, certo? Em quase todos os estados dos Estados Unidos as leis são rigorosas em relação a consumação de bebidas alcoólicas, e a idade mínima para consumir é de 21 anos, quando eles adquirem sua maioridade. Se você for em algum bar, eles sempre vão te pedir a sua identidade antes de vender alguma bebida. Agora em relação a dirigir, a idade mínima é de 16 anos, vai entender não é.

15. Café da manhã calórico

Geralmente o café da manhã dos americanos é mais calórico que dos brasileiros. Em geral, eles adoram comer bacon e ovos mexidos. Também gostam de comer os famosos baguels, aquelas rosquinhas em forma de anel, e para deixá-las ainda mais calóricas, eles tem o costume de colocar muito cream cheese (um tipo que requeijão de queijo).

Claro que esse café da manhã não são todos os dias que acontece, eles também gostam de torrada ou algum cereal com fruta. Ah e de final de semana, como não estão trabalhando e sobra mais tempo, eles tem o costume de fazer panquecas com maple syrup.

mcdonalds-sg-american-breakfast-platter

Extra (arrotar em público)

E um costume bem diferente, que para nós brasileiros é quase falta de educação é ARROTAR em público. Sim, os americanos não tem vergonha de soltar um arroto alto. A impressão que tive é que parece algo cultural, algo que as crianças deste pequenas já fazem isso como uma forma de imitar os pais. Como não posso generalizar, não sei se são todos os americanos que fazem isso. Mas se um dia você for para os Estados Unidos e ver alguém arrotar, não se assuste, lá é normal 😉

Esses são alguns costumes e hábitos que me chamaram mais atenção. E você, já esteve nos Estados Unidos, concorda? Tem algum outro hábito do qual lhe chamou atenção? Já esteve em algum outro país do qual os costumes eram bem diferentes dos nossos? Se gostou do post, aproveita para salvar a imagem abaixo no seu pinterest.


***Confira outros posts dos Estados Unidos***


***Receba outras dicas de viagem***


 

Leia também

35 comentários

Francis 4 de fevereiro de 2016 - 21:04

Concordo totalmente e eu mesmo já tenho um monte desses hábitos incorporados! Gostei do Post!

Responder
josianebravo 4 de fevereiro de 2016 - 21:20

rs, eu também. Obrigada Francis 🙂

Responder
CARLOS ROBERTO HARDUIM DE SOUZA 19 de abril de 2021 - 11:14

Gostaria de acrescentar outros hábitos, os quais paguei mico demais.
1- Jamais bata no ombro de um americano, como fazemos no Brasil, como gesto afável. Eles consideram agressão. Se for um ex Marine, você pode apanhar feio.
2- Nunca diga Goodnight, quando chegar na casa de um americano para jantar. Diga Goodevening. Goodnight é para despedida depois que tiver de saída.
3- Nunca, ao entrar na sala de um Diretor que você não conhece ainda, estenda você primeiro a mão para ele. Vai ficar com a mão no alto. Ele não te conhece, o gesto parte dele na sua direção.
4- Se não conhece ainda a pessoa que está lhe sendo apresentado, jamais perguntar coisas do tipo Como vai você ou Como tem passado. Ele pode te perguntar sem lhe responder, daonde você o conhece ou pior ainda, o que lhe interessa.
5- Jamais tente beijar uma americana no rosto, se ela não te conhece. Isso é assédio sexual e pode lhe trazer problemas em alguns Estados conservadores.

Responder
Josiane Bravo 3 de maio de 2021 - 05:33

Hahah, muito obrigada Carlos pelo depoimento dos micos, quem nunca né? O goodnight é muito comum as pessoas falarem nos primeiros meses morando nos EUA. Bater no ombro eu nunca fiz porque mulher não tem este costume kkk, mas sei que muitos homens têm este costume no Brasil (meu pai é um deles e ele bate com força a ponto dos próprios amigos não gostarem) – acredito que americano deve achar isso a coisa mais fora do normal se alguém faz isso com eles.
Grande abraço

Responder
alex 24 de maio de 2020 - 13:27

Esqueceu de falar sobre as armas de fogo rs

Responder
Melo e Mulkey 10 de fevereiro de 2016 - 23:41

O único que não gosto é do café da manhã. E pretendo não me acostumar com ele. kkkkkkkkk.
Beijo Josi. <3 <3 <3

Responder
josianebravo 11 de fevereiro de 2016 - 00:11

haha, concordo, também não gosto, nunca gostei de bacon. A única coisa que sinto falta são os baguels. Beijos Melo e Mulkey

Responder
karine leite 14 de junho de 2017 - 14:32

EU CONCORDO KKKKK

Responder
Marcella Baggio 5 de setembro de 2016 - 14:30

Parabens pelo Post super me ajudou no meu trabalho ! obrigada!

Responder
Josiane Bravo 5 de setembro de 2016 - 16:19

Muito obrigada Marcella, fico feliz por ajudá-la 🙂

Abraços

Responder
Roteiro de 4 dias no Alasca – Uma Turista Nas Nuvens 9 de outubro de 2016 - 03:08

[…] –15 motivos pelos quais VIAJAR é tão bom –Bate-volta de Las Vegas ao Grand Canyon West –Havaí: O que fazer em 6 dias em Oahu. –Top 20 coisas para fazer na California –23 cidades para conhecer nos Estados Unidos –15 costumes e hábitos dos americanos […]

Responder
Monica Barros 17 de novembro de 2016 - 22:52

Adorei! É assim mesmo, tudo bem típico dos americanos. E confesso que curto o way of life deles, na verdade, curto muito os EUA!

Responder
Josiane Bravo 18 de novembro de 2016 - 00:19

Muito obrigada Monica 🙂 Olha, eu curto o jeitinho americano de viver também, tem mais a ver comigo rs.

Beijos

Responder
Catarina 30 de dezembro de 2021 - 17:29

Jogar papel higiênico dentro do vaso ? Fiz isso minha vida toda. Rio, BH, São Paulo, Floripa…Acho que você se refere a cidades do interior do Brasil. Chocante você se deparar com um balde ao lado do vaso, com papel cheio de cocô. Imagino o cheiro.

Responder
Josiane Bravo 9 de fevereiro de 2022 - 12:08

Oi Catarina tudo bom? Sim, são cidades do interior do Brasil, mas já fui várias vezes para São Paulo capital, viajei para cidades grandes no Brasil e até mesmo em hotéis já me deparei com um lembrete no banheiro com “não jogue papel no vaso”.
Abraços

Responder
Dâmaris Rodrigues Cassemiro Guimarães Souza 21 de junho de 2017 - 18:24

Tbm gostei mtt, ajudou mt no meu trabalho de escola, e quer saber tô quase querendo ir morar nos eua, kkk mt maneiro, já descobri tanta coisa legal ?

Responder
Josiane Bravo 21 de junho de 2017 - 20:55

Oi Dâmires tudo bom 🙂 Muito obrigada, feliz que você gostou. Aww, os EUA é um país lindo, eu amei os 2 anos que morei lá, por mim, moraria lá para sempre rs
Abraços <3

Responder
kelly Fernandes 12 de agosto de 2017 - 17:23

Super legal,amei o post ,Josiane é verdade que os americanos não são de falar com as pessoas e que você não pode se referir a eles ,que tem que espertar eles se referirem a você ,não dão bom dia e tal ,isso é verdade??

Responder
Josiane Bravo 12 de agosto de 2017 - 19:49

Oi Kelly tudo bom, muito obrigada. Fiquei um pouco confusa sobre sua pergunta rs. Sobre o bom dia, muito pelo contrário, eles falam bom dia, boa tarde, para estranhos, algo que eu achei lindo e super educado da parte deles. Aqui no Brasil eu não tenho o costume de falar bom dia para uma pessoa que não conheço, algo que até estranhei quando cheguei lá, pois sempre que ia ao mercado, ou fazia alguma caminhada pelo bairro, o pessoal que encontrava geralmente me cumprimentava 😉

Abraços

Responder
jaqueline 23 de setembro de 2017 - 23:03

Eu nunca fui nos EUA, más eu ouvi falar que eles não tomam banho todo dia.Minha professora de Inglês disse que eles também não gostam muito do toque.Tipo abraçar,beijar.

Responder
Josiane Bravo 25 de setembro de 2017 - 08:43

Oi Jaqueline tudo bom. Olha, realmente já ouvi falar de americanos que não tomam banho todos os dias hehe. As crianças que eu cuidava por exemplo, eu só dava banho nelas a cada 2 dias e eles só tomavam banho todos os dias nos dias de verão. Mas não posso generalizar porque não são todos assim né 😉 Beijos

Responder
Kerolaine Sousa 7 de dezembro de 2017 - 17:20

Boa tarde, Josiane ! Achei super interessante o seu post sobre o costume dos americanos. Meus parabéns. Estou namorando um americano de Texas que vive Houston pela internet há 5 meses e em fevereiro do ano, que vem ele virá para o Brasil pra nos conhecermos. Ah, e detalhe: Eu não falo inglês e nem ele português e quando ligamos a Web cam para nos ver é até engraçado rsrs, ele me fala coisas e eu só sei rir já que não entendo. Entendo apenas algumas coisas que ele diz, do tipo : I miss you, I love you, Goodnight, Good afternoon, How are you? e outras coisitas a mais rs. Eu e o Jason conversamos todos os dias, tudo que ele faz me manda foto, ou quando está comendo manda foto também rsrs. Ele gosta do meu jeito, da minha personalidade e eu gosto do jeito dele. O meu amor é lindo! ♥

Responder
Josiane Bravo 9 de dezembro de 2017 - 09:23

Olá Kerolaine, tudo bom. Muito obrigada pela visita e pelo elogio 🙂 Que legal sobre sua história rs, estou aqui tentando entender como vocês fazem para se comunicar haha, mas se tenho uma sugestão, começaria um curso de inglês antes dele vir para o Brasil para vocês conseguirem se comunicar pelo menos haha, pois quando estamos falando pelo computador a facilidade de usar o tradutor é mais fácil, mas pessoalmente vai ser mais difícil. Estou aqui torcendo por vocês e muito obrigada por compartilhar sua história aqui, muito fofo 😉 Beijos

Responder
Joao Verdades 1 de junho de 2018 - 08:51

A mim me deixou chocado os hábitos e quantidade de desperdício deles e a sua falta de respeito pelo ambiente especialmente os oceanos. Consumir tudo à grande e depois vai “tudo para a trituradora” ou pelo cano do vaso abaixo o que eventualmente vai para nos oceanos. Todo o lixo deles vai parar pelo cano abaixo . Mesmo tipo americano: tudo à grande! Consumir à grande e desperdiçar à grande como se tudo nunca se fosse acabar e fosse deles por direito.

Responder
Josiane Bravo 6 de junho de 2018 - 09:34

Olá João Verdades, obrigada pela visita e por sua posição diante do desperdício dos americanos. Bom, este post não tem como foco frisar o que é o “politicamente” errado ou não. Em todo o caso, não sou nenhuma expert em relação a este tema e para mim, te faço uma pergunta, para onde vão os restos de comida que vão para o lixo dos EUA, saberia me responder? Pelo que está falando os restos de comida que vão para o triturador vão parar o oceando né, o que realmente é uma falta de respeito com a nossa mãe natureza. Você não me conhece, quem é você para dizer que estou faltando com respeito com a natureza por conta de um post onde citei que todo resto de comida vai para o triturador, jogá-los no lixo é mais correto? o que você faz com seu lixo João?

Abraços

Responder
Bruno Silva 9 de junho de 2018 - 00:41

Ótimo post! Os Estados Unidos são a maior nação da história do mundo!

Faltou você falar uma coisa, Josiane! Em qual estado você morou lá nos USA?

Abraços.

Responder
Josiane Bravo 9 de junho de 2018 - 07:40

Muito obrigada Bruno. Eu morei em Nova Iorque e na Califórnia 🙂

Abraços

Responder
Guilherme Luís 21 de junho de 2018 - 17:16

Thank you so much!

Responder
Johnny Gonçalves Goes 21 de fevereiro de 2019 - 21:42

Legal!!!! esse post, me ajudou muito no meu trabalho de inglês obrigada mesmo de coração. Tenho 13 Anos de idade e entrei aqui pq eu ia apresentar um seminário de inglês, e tava na pior procurando hábitos estadunidenses e achei o post perfeito obrigada!!!😊😊😊

Responder
Josiane Bravo 6 de março de 2019 - 01:02

Olá Johnny tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita e pelo tempo dedicado para escrever este comentário fofo. Sucesso na sua apresentação 😉
Abraços

Responder
Sandro 13 de fevereiro de 2020 - 15:32

Vamos puxar o saco do americanos!

Responder
Kalel 6 de maio de 2020 - 16:52

Não existe tb um costume de deixar as chaves do carro no para-sol?

Responder
Josiane Bravo 7 de maio de 2020 - 12:13

Oi Kalel, este costume confesso que nunca vi.

Responder
Israel 13 de maio de 2023 - 12:31

Josiane, quando o rapaz disse ”[…]desperdício deles e a sua falta de respeito[…]” , ele ainda estava falando dos americanos, e não de você. É porque normalmente falamos na terceira pessoa, e se lermos rapidamente, acabaremos interpretando de maneira errada. Acalme-se. kk

Responder
Paula Ramos 14 de novembro de 2023 - 09:58

Gente que post leve e tão rico em informações, parabéns e obrigada por compartilhar sua vivencia Josiane. amei.

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.