Sabe quando você tem aquele sonho de viajar, mas está com o dinheiro contadinho e guardando cada “centavinho” para a sua viagem. Então, quando isso acontece, pode-se dizer que luxo só vai deixar sua viagem ainda mais cara. E que tal economizar um pouco e deixar o conforto de se hospedar em um hotel e se aventurar em um hostel, ou albergue como é conhecido em português.
Aqui no Brasil, os albergues ainda não ganharam muita fama como no exterior, mas acredito que aos poucos haverá mais opções de hostels por aqui, uma forma bem mais barata de hospedagem para brasileiros e estrangeiros.
Então vamos lá, segue alguns motivos pelos quais eu amo essa opção de hospedagem barata.
Vantagens de se hospedar em hostels
Praticar um novo idioma
A primeira vez que me hospedei em um hostel foi aqui no Brasil, em São Paulo, por recomendação de uma amiga que já tinha morado no exterior. Como eu nunca tinha saído do Brasil, achei uma experiência bem bacana, pois tive a oportunidade de praticar um pouco de inglês com as gringas que estavam comigo no mesmo quarto.
Economizar dinheiro
As diárias de um hostel são bem mais em conta que um hotel. Os valores da estadia variam de acordo com sua preferência. Por exemplo, tem hostels que oferecem quartos para 8 pessoas, 6 pessoas, até mesmo um quarto privado. Caso opte em um quarto para 2 pessoas por exemplo, tenha em mente que este valor vai ser mais caro se comparado com os quartos compartilhados.
Geralmente uso o booking para fazer as minhas reservas 😉
Dica: antes de fazer a reserva, eu sempre olho as reviews, gosto de ler os comentários que as pessoas fazem no site para ver a opinião delas sobre o lugar. Através dessa pesquisa é possível ver a nota que as pessoas estão dando para o hostel e, assim, avaliar a reputação do lugar.
Um lugar descolado e diferente
Geralmente os hostels são lugares bem descolados, alguns são temáticas, e o que eu mais gosto é que tem muitos que tem uma decoração bem diferente e bem animada. E detalhe, tem albergues bem luxuosos também, alguns tem até piscina.
Já fiquei em hostels dos quais não me agradaram em relação ao visual, mas como o post é para falar das vantagens rs, quero falar das coisas boas.
Cozinha coletiva
Uma das vantagens que mais gosto é a cozinha coletiva. Além de você economizar com a hospedagem, você ainda tem a chance de fazer seu próprio lanchinho, almoço e janta. Geralmente, nas cozinhas dos hostels sempre tem uma geladeira e alguns utensílios de cozinha para você preparar sua comida.
Dica: escolha um mercado barato para fazer suas compras, mas lembre-se de não exagerar, compre apenas o suficiente para o que pretende fazer. Se sobrar ingredientes e for passar mais tempo no hostel, te aconselho a colocá-los em um saquinho com o seu nome escrito, pois como a geladeira é coletiva, a possibilidade de alguém pegar suas coisas existe.
Encontrar outros viajantes e fazer novas amizades
Para quem está viajando sozinho(a), eu super recomendo escolher ficar em hostels ao invés de um hotel. A vantagem é que, geralmente, há pessoas de várias partes do mundo em hostels, e a maioria deles sempre estão abertos a fazer novas amizades. Dificilmente você vai ficar sozinha, sempre vai ter alguém que vai puxar assunto e até mesmo te convidar para fazer parte de seu grupo e fazer os passeios juntos.
Ao contrário dos hotéis, dos quais as pessoas ficam mais isoladas, no hostel, muitos costumam ficar no espaço social, onde é possível ficar conectado com a internet, ler um livro, assistir TV (alguns hostels não tem TV, verifique no site antes da reserva), e o mais legal, conhecer novas pessoas e compartilhar dicas e experiências 🙂 Ah detalhe, em alguns hostels tem mesa de bilhar e até mesmo bar, discoteca ou restaurante.
Festinhas no hostel
Muitos hostels oferecem festinhas organizadas para o pessoal se conhecer. Isso é simplesmente ótimo, pois você vai comer, beber, se divertir sem sair do hostel.
Além das festinhas, muitos hostels organizam atividades extras que são feitas em grupos, como a noite da pizza, trekking, etc (tem atividades que são de graça, outras você tem que pagar).
Comentei apenas sobre as vantagens de se hospedar em um hostel, claro que existem as desvantagens, mas para quem não tem muito dinheiro para gastar, e mesmo assim quer viajar, acho que se “privar” de um pouco de conforto não vai matar ninguém.
Mais uma dica: se na próxima viagem optar em se hospedar em um hostel, te aconselho a verificar no site se existe armários com lockers no quarto, pois assim você pode deixar suas coisas guardadas com mais segurança. Eu aconselho a levar um cadeado, pois pode acontecer do hostel não ter.
Outra dica é verificar o wifi, por isso a importância de ler as reviews antes de fazer a reserva. Você não vai gostar de ficar desconectado durante sua viagem, certo? Outro ponto importante que sempre presto atenção antes de fazer a reserva é sobre o café da manhã, pois muitos hostels oferecem esse serviço que já é incluso no valor da diária. Geralmente o café da manhã nos hostels não são dos melhores se comparado com os do hotéis, mas mesmo assim, é melhor um café simples do que nada.
Outro ponto muito importante na escolha do hostel, é sobre a localização, certifique-se em verificar se o lugar fica perto das principais atrações turísticas. Você não vai querer economizar com hospedagem e depois acabar tendo que gastar muito com transporte se o lugar for muito afastado.
Leia também: É necessário Seguro Viagem para a Europa? Quanto custa – como funciona; onde contratar e +
E vocês já se hospedaram em algum hostel? Qual é o seu favorito? Os meus favoritos até o momento são o USA Hostels em San Francisco e o Banana Bungalow em Los Angeles.
5 comentários
Gosto muito de hostel, às vezes precisamos analisar se valem a pena. Mas é muito bom quando se viaja com a grana bem contada.
Concordo Camila, tem lugares que as vezes ficar em hostel acaba não sendo vantagem. Muito obrigada por passar por aqui pelo blog 🙂
Beijos
[…] Vantagens de se hospedar em um hostel […]
[…] estudando espanhol e foi um sonho minha estadia na capital da Argentina. Conheci muita gente no hostel que me hospedei, turistei muito e até aula de tango eu tive hehe, comi muitas medialunas e bebi […]
Adorei essa visão positiva dos hostels. Nunca tive essa experiência, mas curti saber dessa vantagens todas!