Dos passeios imperdíveis na capital da Argentina, passeio na feirinha mais tradicional de Buenos Aires, a famosa Feira de San Telmo que acontece todos os domingos na Plaza Dorrego. Trata-se de um dos passeios mais procurados pelos turistas na cidade, atraindo os apaixonados por história, antiguidades, artesanato e bugigangas, além dos curiosos como eu que adora conhecer lugares diferentes.
História da feira de San Telmo
Essa feira tão famosa em Buenos Aires atrai milhares de turistas todos os domingos e sua história se iniciou lá em meados de 1930 em um dos bairros mais antigos da cidade. Na época, San Telmo era considerado o bairro mais rico da capital da Argentina e o bacana é que ele ainda preserva seus casarões históricos e ruas de paralelepípedos até os dias atuais.
Feira de San Telmo na Calle Defensa
A feira original de San Telmo fica situada na Plaza Dorrego e como tradição, desde o seu início, algumas regrinhas foram impostas pelo Museu da Cidade, e uma delas é que só poderiam ser vendidos objetos com mais de 70 anos de uso. Essa regra funciona até os dias de hoje e a feira é sempre fiscalizada.
Como a feirinha foi ficando famosa e se expandindo cada dia mais, com o passar dos anos estendeu-se pela Calle Defensa, ocupando mais de 7 quarteirões. Vale ressaltar que as barraquinhas que ficam nessa rua não fazem parte da Feira de San Telmo (a oficial), e por isso não são fiscalizadas pelo Museu da Cidade.
Leia também: Onde ficar em Buenos Aires: os 5 melhores bairros, dicas de hotéis e albergues
O curioso é que para muitos turistas a feira ficou conhecida como uma só e, por este motivo, acabam passando desinformados sobre a original feira de San Telmo (a que fica na Plaza Dorrego).
Outro fato curioso sobre a feira de San Telmo (a da praça Dorrego) é que cada comerciante só perde seu posto quando morrerem, abandonarem o local ou no caso de descumprirem as regras impostas.
O que encontrar na feira de San Telmo
-
Antiguidades, bugigangas e muito mais
Conhecer a feirinha de San Telmo é como uma volta ao tempo, pois a sensação que tive quando fiz este passeio foi de estar em meio a muita história refletidas por tantos objetos antigos.
Na feirinha você vai encontrar um pouco de tudo como vários objetos antigos, artesanatos, placas de carro, móveis, ímãs de geladeiras, luminárias, artigos de decoração, livros, ou seja, bugigangas fofas para todos os gostos.
-
Entretenimento com artistas de ruas
Ao longo da Calle Defensa você vai se deparar com vários artistas de rua fazendo a alegria de quem passeia pela feirinha de San Telmo.
São artistas dos mais variados e o que mais chama a atenção do turista são os casais que fazem apresentações de dança de tango. Além disso, é possível assistir apresentações de orquestra, bandas musicais, estátuas humanas e muito mais.
O artista que eu mais gostei foi do Guillermo Bernasconi e seu boneco Cholito (este da foto ⇓).
Outras atrações nos arredores da feira de San Telmo
-
Mercado de San Telmo
Não deixe de conhecer o Mercado de San Telmo que fica na Calle Defensa no número 961.
O mercado é aberto todos os dias e é um lugar bem procurado pelos turistas. E diquinha, se você gosta de café, não deixe de conhecer o Coffee Town, considerado um dos melhores cafés de Buenos Aires.
Café Coffee Town dentro do Mercado de San Telmo
-
Estátua da Mafalda
Bem na esquina entre a rua Chile e a rua Defensa fica uma das atrações do bairro San Telmo, a estátua de uma celebridade dos quadrinhos argentinos, a Mafalda.
A famosa estátua fica sentada em um banquinho e o que posso dizer é que essa fofura é bem disputada pelos seus fãs que estão loucos por uma foto sentada ao lado dela. Aos domingos, você vai encontrar filas enormes de pessoas esperando sua vez para tirar uma foto.
Dica: se quiser um registro com a estátua e não quer enfrentar filas, recomendo que deixe para ir no local em um outro dia menos movimentado.
Estátua da Mafalda
-
Casa Mínima
Pertinho da Calle Defensa e da Estátua da Mafalda fica uma atração pra lá de diferente e um pouco desconhecida pelos turistas que passam despercebidos. É a Casa Mínima, a casa mais estreita de Buenos Aires.
A Casa Mínima fica na Calle San Lorenzo 380, e chama a atenção por sua fachada que é composta de uma porta verde e uma sacada bem charmosa. Outro destaque é para seu tamanho pra lá de curioso de apenas 2,5 de largura e 13 de comprimento. Bem pequenina não é?
A casa mais curiosa de San Telmo ainda conta com uma história bem interessante. A construção é da segunda década do século XIX e, durante essa época, os escravos libertos recebiam dos seus amos um pequeno espaço perto da sua propriedade para construir suas casinhas.
Diz a lenda que a Casa Mínima foi moradia de um escravo liberto e durante muito tempo a casa foi até apelidada de “A Casa do Escravo Liberto”. Se é verdade ou não ninguém sabe, pois isso é um mito que caiu na boca do povo.
Fica a dica de um lugar interessante para tirar uma fotinha. Aliás, o bairro de San Telmo é um paraíso para encontrar várias construções antigas. É cada casinha linda que vi por lá.
Dicas importantes
• Tome muito cuidado com seus pertences quando visitar a feira, pois como é um lugar mais movimentado, os turistas distraídos com as compras acabam sendo um alvo fácil para os batedores de carteira. Então fica a dica, evite caminhar com celular na mão e deixe sua bolsa ou mochila na sua frente.
• Quando fui a feira, tive uma amiga que recebeu troco com nota falsa de 50 pesos. Para quem visita Buenos Aires, é bom salientar que este tipo de golpe é bem frequente em alguns lugares e por taxistas.
• Se você odeia muvuca e quer evitar a multidão de pessoas, a dica é: deixe para visitar a feira na parte da manhã, pois ela fica lotada durante a tarde. A dica que me deram é de visitá-la entre 10h e 14h.
• Cuidado com aquele impulso de consumidor que não pode ver uma coisa legal pela frente que já quer comprar tudo de uma vez. Avalie o preço e analise se realmente vai precisar daquilo, pois é fácil fácil torrar seu rico dinheirinho em menos de 10 minutos caminhando pela feira. Aliás, outra dica, pesquise, pois tem barraquinhas com preços mais camaradas para o bolso do turista.
Já contratou seu seguro viagem?
Apesar de não ser obrigatório ter seguro viagem para viajar para a Argentina, vale lembrar que ele é essencial para viagens internacionais. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E o bacana é que os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS.
Informações úteis
Local: a feira original fica na Plaza Dorrego (San Telmo) e a imitação (continuação) fica na Rua Defensa e se inicia na Plaza Mayo.
Horário: todos os domingos das 10h às 17h.
***Confira outros posts de Buenos Aires***
Buenos Aires bairro a bairro
Dicas do que fazer/ver na cidade
-
Passeo diferente em Buenos Aires, o Cemitério da Recoleta
-
Libros del Pasage: livraria fofa em Buenos Aires
-
Para se apaixonar: Teatro Colón em Buenos Aires
-
Para se apaixonar por Buenos Aires: arte de rua e grafite
-
El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina
-
Roteiro de 1 dia pelos parques de Palermo
Dica de bate e volta
Dicas de hospedagem
***Receba mais dicas de viagem***
Para salvar no seu pinterest ⇓
47 comentários
Que dica bacana. Eu adoro estes mercados. Se bem que eu vou mais p comer do que p/ comprar…kkkk… mas sempre é bom p/ conhecer a cultura local.
Abs, Marlise
Adorei o lugar!! Adoro essas feirinhas tipicas, sempre rendem boas lembrancinhas pra trazer né?? hahaha
Hehehe, e como rendem. Amo demais essas feirinhas. 🙂
Beijos
Morei 15 dias em San Telmo, para mim é o melhor lugar de Buenos Aires. Seja a vida noturna ou a feira aos domingos! Amava passear por lá aos domingos! Ótimo post.
Muito obrigada Estela. Eu fiquei um mês em Buenos Aires, bem ao lado de San Telmo e amo demais aquele bairro 🙂
Beijos
Adorei as dicas, Josy! Ano que vem vamos a Buenos Aires e já quero ir na feirinha, eu também adoro passeios assim!
Beijos.
Muito obrigada Paula 🙂 Tenho certeza que você vai se apaixonar por Buenos Aires fácil fácil 😉
Beijos
Ahhh, deu saudades da minha ida a Buenos Aires.. fui bem cedinho conhecer essa feira e adorei! A unica coisa eh que tem que levar dinheiro em especie, ne? Eles nao aceitam cartão… e dá vontade de comprar mta coisa rs
beijao
Oi Julia. Realmente, só dinheiro em espécie 🙁 rs. Eu mesma pirei com a variedade de coisinhas que vi na feirinha, queria comprar tudo, mas acabei só levando um ímã de geladeira 😉
Beijos
Ai que vontade voltar pra Buenos Aires! Quando fui não tive tempo para visitar a feira, ta aí uma ótima razão para voltar, além disso, a cidade está tão pertinho da gente que com um feriadinho já da pra curtir um monte!
Eu sou louca para voltar a Buenos Aires. E como disse, fica tão pertinho do Brasil não é. Uma ótima pedida para aproveitar um final de semana ou um feriado prolongado 🙂
Beijos
Já conhecia a feira, mas não fui até a estatua da Mafalda. Já visualizei onde fica para visitá-la numa próxima oportunidade. Amo essas feiras de antiguidades e a ultima que fui no exterior, foi em Split, na Croácia. Aproveitei para comprar uns elefantinhos de cristal.
Um absurdo recebermos troco com nota falsa. A cada dia que passa, as pessoas vão optar por comprar só com cartao de credito e a feira vai perder com isso. Uma pena!
É uma pena mesmo essa questão das notas falsas, eu mesma não tenho o costume de conferir as notas, então sou um alvo fácil para cair neste golpe 🙁 Ahh, que tudo, um dia quero conhecer essa feira da Croácia. Deve ser linda. 🙂
Beijos
Muito bacana essa feira. Gosto muito de ver antiguidades, agora meu namorado é fascinado e gasta uma grana com isso rs. Adorei as dicas e com certeza irei visitá-la quando estiver em Buenos Aires. Essas tradições são sempre obrigatórias
Muito obrigada Liany. Os apaixonados por antiguidades piram quando vão a essa feirinha hehe. 😉
Beijos
Estive em Buenos Aires em dezembro, e a feirinha me surpreendeu. Antes era bem sujinho por lá…acho que agora vale pra andar e tirar fotos com a Mafalda, mas não sou muito fã de comprar antiguidades.
Eu mesma também não sou muito fã de comprar antiguidades, mas amo ver coisinhas diferentes rs 🙂 E também percebi que tem algumas partes do bairro que realmente é um pouco sujinho.
Beijos
Legal essa feira! Parece ser um clima bacana. Ótimo post, super completo. Fofa a mafalda! Gosto dela rs.
Muito obrigada Mayara 🙂
Beijos
Gostei da feira, deve ser bem legal né?.. ahh que linda a Mafalda, queria uma foto com ela também uma graça. Parabéns pelo post, ótima dica bjs
Muito obrigada Mariliza, essa feira é imperdível. Vale a pena conhecê-la 😉
Beijos
Quanta coisa legal pra ver e pra comprar… deve ser muito legal… só penso nas gostosuras q tem nesses lugares.adorei o poste e as fotos… bjks
Rs, as gostosuras estão por todos os lados em BA. Na feira é possível encontrar várias delas hehe.
Muito obrigada
Beijos
Programinha perfeito para um domingo em BsAs mesmo!!
Essa feira é incrível e vendem de um tudo… só falta vender a mãe. hahahah
Impossível tirar uma foto da Mafalda assim no dia de domingo. Quando fui, tinha uma fila enorme e ainda assim não era possível tirar foto sozinho.
Preciso voltar a Buenos Aires ♥
Hehehe, a fila é gigante para tirar foto com a Mafalda aos domingos. A minha sorte é que tive uma outra oportunidade para voltar a estátua, então deixei para ir durante a semana, em um dia menos movimentado 😉 Também sinto que preciso voltar, amo demais Buenos Aires.
Beijos
Adoro feirinhas locais, sempre que viajo procuro saber onde fica a feirinha rsrs
Sobre os batedores de carteira já ouvi falar que o todo cuidado é pouco por quase toda cidade de Buenos Aires !!!
Pois é, todo o cuidado é pouco quando estiver visitando BA. Como disse, os batedores de carteira estão por quase toda parte 🙁 o que é muito triste né.
Beijos
Amo lugares assim!!! Além das belíssimas peças, conhecemos mais a cultura deles através de cada peça de artesanato! Adorei a dica!
Eu também adoro Priscilla, é tão bom quando juntamos duas coisas em uma só, o passeio na feirinha, mais o conhecimento histórico e cultural do local 🙂
Beijos
Josi, adorei a dica, sempre fico pendente essa feira, já fui algumas vezes a Buenos Aires, mas ainda não, adoro os restaurantes também do puerto Madero, e assim que voltar vou com certeza, adorei as fotos das barracas de artesanato.!!!
Muito obrigada Christine. Ah eu adoro Puerto Madero, aliás, cada bairro de Buenos Aires tem seu charme.
Beijos
Eu adoro San Telmo! Na primeira vez que estive lá, fui para ver a feira e me surpreendi com a arquitetura. Da última vez fui ao La Brigada e comi uma carne que foi cortada com colher e estava muito gostosa!!
A arquitetura do bairro é linda não é, eu também adorei. Como não como carne vermelha, não tive essa experiência hehe. Mas para quem ama um belo bife, Buenos Aires é o lugar ideal 😉
Beijoss
Essas feiras locais são muito legais e dizem muito sobre o local. A estátua da Mafalda rouba a cena, né? Uma graça
Hehe, com certeza, essa estátua rouba a cena aos domingos. Ela é um charme 🙂
Beijos
É muito charmosinha mesmo essa feirinha! Quando fui (faz teeeempo) ainda não tinha a estátua da Mafalda! Tão linda, preciso voltar…hehe
Heheh, essa estátua é a atração da feira 😉 Uma graça não é.
Beijos
Josi, amei o Post! Super gostoso de ler! Eu não conheci esta feira. Achei super interessante as dicas!
Muito obrigada Maria 🙂 Beijos
Essa feira é um dos meus lugares favoritos em Buenos Aires <3 morro de saudades dessa cidade!
Que delicia! Esta feirinha é parada-obrigatória mesmo! 3X na cidade e nas 3X não deixei de visita-lá..a última já fazem 5 anos e morro de saudades!
Aww eu amei demais essa feirinha rs e com certeza voltarei nela da próxima vez que for a Buenos Aires 🙂
Abraços
[…] das mais variadas. A mais famosa e que já virou passeio quase que obrigatório aos domingos é a Feira de San Telmo. É possível encontrar um pouco de tudo nas feiras da capital argentina, desde artesanatos, […]
[…] Uma simples caminhada sem pressa já rende um passeio interessante pela região. Porém, lá você encontrará outras atrações concorridas de Buenos Aires, como por exemplo, a tradicional Feira de San Telmo. […]
O seu blog é ótimo e estou planejando a minha viagem para Buenos Aires inteira com suas dicas. Muito Obrigado.
No final de algumas páginas você deixa dicas do que fazer em cada bairro, quando clico em San Telmo sou direcionado para a página sobre o Uruguai. Você teria o link correto para mandar?
Oi Danilo tudo bom. Muito obrigada pela visita 🙂 Fico feliz que os posts estão sendo úteis. E obrigada em ressaltar o erro no link (já arrumei o post). Na verdade o link direcionado para o bairro é exatamente para este post onde você está comentando. Ainda não escrevi um post mais específico sobre o que fazer em San Telmo.
Abraços 🙂
Que bacana