A capital da Argentina é daquelas cidades onde você encontrará uma grande oferta de atrações culturais para todos os gostos. E não é para menos, além de ter encontrado uma das livrarias mais belas que já vi, a El Ateneo, também tive o privilégio de conhecer um dos maiores teatros de ópera do mundo, o belíssimo Teatro Colón em Buenos Aires.
O Teatro Colón é uma verdadeira obra-prima, sua arquitetura e sua imensidão deixa qualquer um de boca aberta com tanta beleza e luxuosidade nos detalhes. Lá já se apresentaram grandes artistas, e hoje o teatro serve como palco para concertos, óperas, apresentações musicais e peças teatrais.

Frente do Teatro Colón na Avenida 9 de Julio
História do Teatro Colón
Trata-se de umas das principais casas de óperas de Buenos Aires e o maior teatro lírico da América Latina. Além disso, o Teatro Colón está na listinha de um dos cinco melhores teatros do mundo acusticamente falando.
Leia também: 15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires
Depois de mais de 20 anos de obras, o Teatro Colón foi inaugurado em 25 de maio de 1908 com a ópera Aida de Giuseppe Verdi. Mas vale ressaltar que antes dessa inauguração ele já existia em um outro local. O antigo teatro ficava situado na Plaza Mayor, onde hoje se encontra o Banco Nacional, e ele funcionou entre 1857 a 1888.
Tamanha é sua importância, que o Teatro Colón está na lista de um dos teatros líricos mais importantes do mundo, e em 1989 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional.

No salão principal do Teatro Colón no dia de um espetáculo

Palco principal
Características do Teatro Colón
O teatro é gigantesco e para você ter uma noção do seu tamanho, ele ocupa um quarteirão inteiro. Ele possui sete andares e se destaca pela sua arquitetura lindíssima que é puro glamour, com lustres e vitrais chiquérrimos.
E para você ter o privilégio de admirar todo glamour arquitetônico do teatro, uma das melhores maneiras de conhecer seu interior é através de uma visita guiada. Dessa forma além de ver de pertinho os detalhes de decoração, teto, lustres, também é uma forma bacana de aprender mais sobre a história do local.
Além da visita guiada, outro jeito bacana é conhecê-lo indo em algum espetáculo.
Como conhecer o Teatro Colón de graça?
Quando for a Buenos Aires, preste atenção no dia e data, pois geralmente acontece concertos gratuitos em algum momento do mês (no domingo). No meu caso, não paguei absolutamente nadica para conhecer o Teatro Colón.
Como estava fazendo um curso intensivo de espanhol na cidade, tive mais tempo para conhecer com calma as atrações de Buenos Aires. E só fiquei sabendo deste ingresso gratuito por conta de uma hospede que estava no mesmo hostel onde estava hospedada.
E como faz? Para ganhar esse ingresso gratuito você precisa ir até a bilheteria do teatro e retirá-lo com antecedência ao dia da apresentação (na sexta feira). E lembre-se: como são de graça, eles se esgotam rápido.
- Se você tem interesse em fazer a visita guiada ao Teatro Colón e quiser mais detalhes sobre como funciona, veja esse post AQUI do blog Meus Roteiros de Viagem ou este AQUI do blog Descortinando Horizontes.

Hall de entrada do Teatro Colón

Hall de entrada
Visita guiada e como comprar os ingressos
Existem duas opções para comprar seus ingressos, tanto da visita guiada como dos espetáculos, você pode comprá-los na bilheteria do teatro ou online no site oficial do Teatro Colón.
E lembre-se, não deixe para comprar os ingressos na hora, pois eles se esgotam rápido. A dica é comprá-los com antecedência.
Leia mais sobre como funciona a visita guiada, post do blog Viajante Comum
Horário de funcionamento: as visitas guiadas funcionam todos os dias, inclusive feriados (com exceção dos dias 01/05 – 24 3 25 de dezembro e 01/01) das 9h às 17h.

Entrada principal do Teatro Colón na rua Libertad
Localização do Teatro Colón
O Teatro Colón localiza-se bem no coração de Buenos Aires (centro), na Avenida 9 de Julio e pertinho do Obelisco. Mas atente-se ao chegar no teatro, pois ele possui 4 entradas, e por incrível que pareça, a entrada principal não é na Avenida 9 de Julio, e sim do lado oposto, na rua Libertad que fica de frente com a Praça Lavalle.
Conta pra mim, já esteve em um teatro tão lindo quanto o Teatro Colón? Este foi o primeiro teatro que visitei na minha vida e espero conhecer outros teatros ao redor do mundo.
***Confira outros posts de Buenos Aires***
Buenos Aires bairro a bairro
Dicas do que fazer/ver na cidade
-
O magnifíco Rosedal dos Bosques de Palermo
-
Passeo diferente em Buenos Aires, o Cemitério da Recoleta
-
El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina
-
Curso intensivo de espanhol na UBA em Buenos Aires
-
Libros del Pasage: livraria fofa em Buenos Aires
-
Roteiro de 1 dia pelos parques de Palermo
-
Feira de San Telmo: o melhor passeio de domingo em Buenos Aires
33 comentários
[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]
Puxa, não fui ao Teatro, mais um motivo para voltar a Buenos Aires – e agendar a visita guiada! Elas fazem toda diferença, não é? abraços
As visitas guiadas no teatro devem ser o máximo, mas como fui em um espetáculo acabei nem fazendo. Também tenho um motivo para voltar a Buenos Aires rs, pois além da visita guiada, também queria ter visto alguma apresentação de dança. Beijos 🙂
Teatro Cólon está na minha lista também, que lugar maravilhoso! Fico apaixonada por ele em todas as fotos que vejo, essa arquitetura do prédio, o glamour que tem no interior, é tudo tão lindo!!
Suas fotos estão ótimas! Quando for quero ver se consigo as duas experiências: visita guiada e espetáculo!
Beijos.
Oi Paulo, muito obrigada, feliz que gostou. E sim, o teatro é maravilhoso. Fiquei de boca aberta com a arquitetura e detalhes do lugar. Vale a pena uma visita 😉
Abraços
Nossa, você arrasou no post. A riqueza de detalhes está show, meus parabéns! E essas fotos? Amei! <3
Muito obrigada Ana, feliz pelo elogio 😉 Um grande abraço
Estive recentemente em BsAs, mas não visitei o Teatro Colón por dentro, só conheci por fora mesmo. Adorei conhecer o interior através de seus olhos, quanta riqueza de detalhes, na próxima não perco por nada. Beijo.
O teatro é belíssimo não é. E ele é mais lindo visto de perto. Uma pena que não pude fazer a visita guiada, senão ia postar mais fotos dos detalhes da arquitetura do Teatro Colón 😉
Abraços
Que teatro tão poderoso, como adoraria caminhar por esses corredores e assistir a uma peça de teatro aí. Quando for a buenos aires, vou ai!
*SORTEIO DO LIVRO EPIC BLOG*
São lindos não é. Assistir uma peça no Teatro Colón é um sonho 😉
Besitos
Não me conformo que dei a bobeira de não ir ao Colon nas duas vezes que fui para BsAs.. que lugar é esse gente :O lindo demais em cada detalhe!!
beeeijo
É lindo não é Lorraine, agora você tem um motivo para voltar a BA rs 😉
Muito obrigada pela visita
Besitos
esse teatro é um espetáculo, lembro-me da primeira vez que entrei nele, eu me emocionei, é tudo tão lindo! Essa cidade é uma das minhas preferidas!
É emocionante não é, também fiquei impressionada quando entrei no Teatro Colón 😉 E na hora do concerto que assisti, confesso que quase chorei de emoção rs.
Beijos
Que lindeza de teatro, Josi.. imagino a experiencia de ver tudo isso de pertinho, ainda mais de graça? Que legal! Certamente mais um lugar pra adicionar na minha listinha de coisas pra se ver em Buenos Aires 🙂
É tão lindo não é, e foi uma emoção assisti a um concerto completamente gratuito. E mesmo que tivesse que pagar, acho que é um investimento que deve valer a pena. Quando voltar a BA quero fazer a visita guiada que deve ser incrível também 😉
Beijos
que maravilhoso esse teatro, deve ter sido mágico assistir uma apresentação aii! ele me lembra o Teatro Solís de Montevidéu, claro em uma proporção menorzinha ahuehae
Foi lindo Angie 🙂 agora acredita que quando fui a Montevidéu, eu não entrei no Teatro Solís rs, ô arrependimento.
Beijos
Nossa, parece mesmo incrível! Tem um teatro em Recife que tem uma arquitetura nesse estilo, mas é beeem menor. E ele já me deixa doida, imagina esse <3 haha. Lindo!
Hahaha, imagino Katarina. Sou louca para conhecer o Recife, e quando for vou me lembrar de ir neste teatro que você mencionou rs.
Beijos
[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]
[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]
[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]
[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]
[…] a Visita Guiada, recomendamos ver o post da blogueira Josiane Bravo do blog Uma Turista nas Nuvens: Teatro Colón: um dos mais belos da América Latina. Que gentilmente também cedeu o uso da foto acima do Palco do Teatro. Confira todos os detalhes no […]
[…] a Visita Guiada, recomendamos ver o post da blogueira Josiane Bravo do blog Uma Turista nas Nuvens: Teatro Colón: um dos mais belos da América Latina. Que gentilmente também cedeu o uso da foto acima do Palco do Teatro. Confira todos os detalhes no […]
Que belíssimo Teatro! Fiquei triste agora, pois quando estive em Buenos Aires, passei em frente ao Teatro Colón, olhei, pensei, tirei algumas fotos e decidi não entrar. Aiiii se arrependimento matasse…. Amo música e preciso muito assistir a um concerto neste lugar incrível!!!
Oi Ale tudo bom. Nossa eu falar para você que eu fiz a mesma coisa, acredita. A sorte minha é que fiquei em Buenos Aires durante 1 mês e uma amiga que me falou sobre um espetáculo de graça no teatro. A princípio, eu só tinha passado na frente mesmo. Agora você tem um motivo para voltar a capital da Argentina rs. Beijos
Fizemos a visita guiada mas não conseguimos um espetáculo que se encaixasse no nosso roteiro, mas isso está na lista para nossa próxima viagem à Buenos Aires, O Teatro Colón é realmente maravilhoso.
Oi Cynara tudo bom. Ah que pena que não conseguiram um tempinho para ver um espetáculo, bom, agora vocês tem um motivo para voltar a Buenos Aires rs. Assistir a uma apresentação no Teatro Colón é sem dúvida emocionante. Eu adorei 🙂
Abraços
olá! Acabei de ver sua recomendação do meu post! Muito obrigada! 😉 beijos
Olá Melissa, imagina, eu que agradeço. Seu post está lindo.
Beijos 🙂