Arte de rua e grafite em São Paulo no Beco do Batman – Vila Madalena

Por Josiane Bravo
34 comentários

Já ouviram falar sobre o Beco do Batman em São Paulo? Calma, o batman não existe, é só um beco que ficou carinhosamente conhecido com este nome depois de uma foto deste personagem de quadrinhos ter aparecido em uma parede do local.

O Beco do Batman é  um dos lugares mais fotogênicos e coloridos da terrinha da garoa, uma verdadeira galeria de arte a céu aberto que atrai os amantes de grafite e arte de rua.

Onde fica o Beco do Batman

O Beco do Batman fica entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, e também tem uma entrada pela rua Harmonia. A famosa travessa fica em um dos bairros mais badalados da cidade, o bairro boêmio da zona oeste de São Paulo, o Vila Madalena .  

Como chegar no Beco do Batman

É possível ir de carro e deixá-lo estacionado em um dos estacionamentos que ficam nos arredores do Beco. E a opção mais recomendada já que dirigir em são Paulo pode ser um pesadelo em dias de semana, é ir de transporte público, de metrô.

Para ir de metrô, as estações mais próximas são:

  • Estação Fradique Coutinho da linha amarela: depois de descer na estação, ainda será preciso caminhar uns 15 minutinhos até chegar no Beco do Batman;
  • Estação Vila Madalena da linha verde: fica uns 18 minutos de caminhada do Beco.

História do Beco do Batman

Adoro uma contação de histórias e, apenas um resumão da história desse pedacinho de São Paulo que esbanja alegria através das múltiplas cores e criatividade dos grafiteiros, que aliás, tenho que tirar o chapéu para eles, pois são uns verdadeiros artistas e merecem todo reconhecimento pelo lindo trabalho.

A história do Beco começou lá na década de 80, quando um desenho do homem-morcego foi encontrado em uma das paredes do bairro. Desde então, diz a lenda que depois dessa descoberta fantástica do morceginho, o desenho atraiu estudantes de artes plásticas e por isso o lugar  foi ganhando novas cores e desenhos de influência cubista e psicodélica.

E por causa do morcego, o beco foi carinhosamente apelidado de Beco do Batman, nome carinhoso que até ganhou uma placa logo na entrada da travessa e até mesmo no google maps.

Antes de ficar famoso, a travessa era apenas uma ruela sem cor e desconhecida pelos locais, ainda com passagem para carros. Mas com a fama, hoje o Beco do Batman é um pontos turísticos mais famosos do Vila Madalena, atraindo vários turistas apaixonados por cores e grafite.

E uma curiosidade é que os desenhos são sempre renovados, então cada vez que você visitar o lugar, prepara-se para encontrar novos grafites. Eu já fui duas vezes, em 2016 (quando escrevi este post) e em 2018. Por isso digo que cada visita é única e especial.

Alguns grafites acabam ficando por um bom tempo, como é caso deste mural comunitário na foto abaixo, que trata-se de uma obra coletiva feita por 6 artistas diferentes (Fefe Talavera, Hebert Baglione, Boleta, Milo Tchais, Ninguém Dorme e Highgraff).

Beco do Batman no Vila Madalena em São Paulo - arte de rua

Até o momento as disputas por uma parede entre os artistas está sendo feita de uma forma amigável e sem brigas.

beco do batman em são paulo

beco do batman em são paulo

Essa foto eu tirei em 2016, mas essa parede ganhou novas cores e desenhos

Para vocês terem uma noção da inovação e mudança dos grafites, veja como ficou essa parede na foto abaixo (tirada em 2018).

Os grafites do Beco do Batman

O bacana é olhar com calma cada detalhe dos grafites do Beco e se tiver tempo, é interessante até pesquisar sobre a história por trás de cada imagem e artista.

Digital Orgânico

Este mural lindo e mega colorido é obra do talentoso artista Nove, que é um dos responsáveis pelos murais mais coloridos e digitais de São Paulo.

Milo Tchais e Boletabike

Dois artistas são responsáveis por este mural fofo de um beija-flor, Milo Tchais e Boletabike.

O trabalho de Milo Tchais é bem característico, envolvendo bastante natureza. E Daniel Boleta, artisticamente conhecido como Boleta, é outro artista que também gosta de usar animais em seus grafites, em especial os pássaros.

Enivo

O pavão do Beco do Batman é um dos novos murais que virou uma das maiores atrações e um dos mais disputados para fotos. O dono dessa obra linda que inclui dois pavões é o artista Marcos Ramos, mais conhecido como Enivo.

Grafite pavão no Beco do Batman - São Paulo

Outros grafites lindos do Beco do Batman ⇓

Abuse nas poses e tire muitas fotos nos murais

O Beco do Batman é o lugar perfeito para os amantes de fotografia. É possível brincar e abusar nas poses na frente dos grafites coloridos.

A sensação que tive foi de estar em um livrinho de quadrinhos com tanto desenho maravilhoso. E detalhe, essa atração é totalmente gratuita.

beco do batman em são paulo

Fazendo pose nesse grafite maravilhoso de Paulo Ito (este mural já não existe mais)

beco do batman em são paulo

As Asas de Anjo do Vila Madalena

As asas de anjo dominaram geral as proximidades do Beco do Batman, sendo o mais famoso as asas do mural que fica na Rua Harmonia no número 150.

“Às vezes a desculpa é não ter asas, quando na verdade é o medo de voar.”

O mural ficou tão famoso no instagram que dependendo do dia é possível enfrentar até filas de espera por uma foto. Anota aí a referência: ele fica na loja Kotton, ao lado de um estacionamento que também conta com um mural lindo.

Explore as proximidades do Beco do Batman

E as atrações do Vila Madalena não param por aí, além do Beco do Batman, se sobrar um tempinho, não deixe de conferir outros grafites que ficam nas proximidades. Além dos murais coloridos que estão por quase todas as partes do bairro, você também vai encontrar ótimos bares, restaurantes, cafés deslocados e muito mais.

Confira algumas sugestões de passeios pelo Vila Madalena:

  • Escadaria do Patápio: uma escada com mais de 90 degraus que ganhou novas cores depois de passar por um projeto de revitalização. A escada foi decorada com azulejos em 2015 pelo artista plástico Élcio Torres. Com certeza um grande diferencial e um projeto bacana que deu mais vida para uma área que antes passava despercebida.
  • Armazém da cidade: coladinho com a Escadaria do Patápio fica o Armazém da Cidade, que é um galpão que hoje virou um espaço multicultural e lugar que reúne música ao vivo e comidinhas. E outro grande destaque do local é sua entrada que é representada com um mural lindo do famoso grafiteiro Kobra.
  • Galeria Choque Cultural: espaço dedicado a arte urbana brasileira.

Curiosidades 

  • Muitos artistas (grafiteiros) famosos já deixaram sua marca registrada lá no Beco como Speto e o Binho Ribeiro.
  • Não sou fã da Anita, mas para quem gosta, o local já foi cenário para o clipe da música “Deixa Ele Sofrer” da cantora ⇓

Onde ficar em São Paulo

Eu sou do interior de São Paulo e todas as vezes que vou à capital sempre fico na Pousada dos Franceses, que conta com uma localização ótima, pertinho da Avenida Paulista. A pousada fica em uma rua bem tranquila no bairro Bela Vista.

Já me hospedei várias vezes na pousada e amo o ambiente aconchegante que faz a gente se sentir em casa, e outro destaque é o maravilhoso café da manhã que conta com várias frutas, frios, pães e muito mais.

Leia também:

Qual o lugar mais colorido que você já visitou? Eu adorei  Valparaíso, uma cidade no Chile que esbanja cores e também é um paraíso para quem gosta de arte de rua. E fiquei apaixonada com os grafites de Buenos Aires, em especial os do bairro Palermo.

Bom passeio
Josiane Bravo


***Receba mais dicas de viagem***


 

34 comentários
0

Leia também

34 comentários

Ana Carolina Vasconcellos Miranda 2 de dezembro de 2016 - 01:08

Josiane, adorei a dica. Gostei também de conhecer um pouco da história do Beco do Batman. Vou a São Paulo em breve e quero ir conhecer. Valeu pela dica!

Reply
Josiane Bravo 2 de dezembro de 2016 - 21:40

Muito obrigda Ana, vai adorar conhecer o Beco 🙂

Beijos

Reply
analuciasouto71 2 de dezembro de 2016 - 01:14

Faz muito tempo que não vou a São Paulo, mas deu muita vontade de conhecer o Beco do Batman e de tirar umas fotos nesses grafites. Adorei a dica.

Reply
Josiane Bravo 2 de dezembro de 2016 - 21:41

Muito obrigada Ana, o Beco é sem dúvida um lugar perfeito para quem gosta de fotografar 🙂

Beijos

Reply
nasestradasdoplaneta 2 de dezembro de 2016 - 12:34

Nossa, quanta cor. Cada canto um clique especial. Deve ter sido difícil selecionar essas fotos entre tantas.

Reply
Josiane Bravo 2 de dezembro de 2016 - 21:42

Hahaha, muito obrigada. Foi difícil mesmo, a vontade era de colocar todas as fotos rs 🙂 Muito obrigada

Beijos

Reply
Vem que te conto 2 de dezembro de 2016 - 17:34

Os grafiteiros são verdadeiros artistas mesmo. Um talento impressionante. Não conheço ainda o Beco do Batman, mas pelas fotos concordo com você sobre a comparação com Valparaíso.

Reply
Josiane Bravo 2 de dezembro de 2016 - 21:43

Muito obrigada 🙂 Gostei muito dos grafites em Valparaíso, um paraíso para quem ama cores.

Abraços

Reply
Camila Lisbôa 2 de dezembro de 2016 - 17:54

Adorei a comparação com Valpo 🙂 Acho que é por esse motivo que gosto tanto do Beco… (ou seria o contrário? Eu gosto de Valpo pelo Beco… vai saber hahaha).

Cada vez é um surpresa e garantia de fotos lindas 🙂

Reply
Josiane Bravo 6 de dezembro de 2016 - 01:51

Hahaha, eu gostei muito de ambos os lugares, uma pena que não tenho nenhuma foto de Valparaíso para fazer um post de lá, pois tive a infelicidade de ser roubada lá e acabei ficando sem o cel que tinha todas as fotos 🙁

Muito obrigada pela visita
Abraços 😉

Reply
viagenseviagenseviagens 3 de dezembro de 2016 - 01:58

Adorei conhecer a história desse lugar tão colorido… Pra quem gosta de graffiti, é o lugar ideal…

Reply
Josiane Bravo 6 de dezembro de 2016 - 01:59

É um verdadeiro paraíso, amo <3
Beijos

Reply
Lorraine Faria 3 de dezembro de 2016 - 11:38

Beem parecido com Valparaiso mesmo! E eu morando em SP ainda a quase 3 anos não conheci, e Valparaíso fui.. vai entender nossa lógica né? hahha

beeeijo :*

Reply
Josiane Bravo 6 de dezembro de 2016 - 02:04

Hahaha, não acredito que não conhece o Beco rs, vai lá mulher (brincadeira). Entendo perfeitamente, pois moro ao lado de Holambra por exemplo, e ainda não conheço a cidade das flores 😉

Beijos

Reply
Deisy Rodrigues 4 de dezembro de 2016 - 04:53

Uns dos meus lugares preferidos de São Paulo, sempre que estou ali por perto procuro dar uma passadinha e tirar algumas fotos, procrastino um post sobre ele, justamente por saber que será uma tortura escolher apenas algumas fotos. Quando estiver em Sampa me avise.

Reply
Josiane Bravo 6 de dezembro de 2016 - 02:12

Hahaha, é uma tortura mesmo a escolha das fotos. E muito obrigada, moro no interior de SP e em breve quero voltar para ai para conhecer os outros pontos turísticos (procrastino em turistar em Sampa rs). Vou avisá-la quando for, seria ótimo um encontro <3

Abraços

Reply
angiesantanna 4 de dezembro de 2016 - 13:09

acho muito legal que a galeria sempre está viva e mudando! vi muitas ilustrações aí que não estavam quando visitei!

Reply
Josiane Bravo 6 de dezembro de 2016 - 02:12

É incrível não é, essa renovação dos grafites. Quero ir mais para frente conferir as novas pinturas 😉
Beijos

Reply
Katarina Holanda 4 de dezembro de 2016 - 18:24

Adoro o Beco do Batman, fotogênico demais mesmo <3 Pena que quando eu conheci não pude ficar muito, preciso voltar!

Reply
Josiane Bravo 6 de dezembro de 2016 - 02:16

Oi Katarina, já tem um motivo para voltar para conferir os novos grafites do Beco rs.
Beijos

Reply
Viviane 5 de dezembro de 2016 - 14:49

Tenho muita vontade de conhecer o Beco do Batman. Adoro arte urbana!!!

Reply
Josiane Bravo 6 de dezembro de 2016 - 02:19

Oi Vivi 😉 O Beco é uma graça, se estiver visitando SP, vale a pena dá um pulo lá no Vila.
Beijos

Reply
Sinthia 5 de dezembro de 2016 - 20:04

Ótima dica! Não imaginava que existia um lugar assim em São Paulo.
O lugar mais colorido que eu conheci foi o Caminito em Buenos Aires.

Reply
Josiane Bravo 6 de dezembro de 2016 - 01:37

Oi Sinthia, muito obrigada pela visita. Nossa, com certeza o Caminito está na listinha dos lugares coloridos que já conheci, ele ganha do Beco e relação a cores <3 Adoro BA

Abraços e um ótimo início de semana querida

Reply
Maíra Silveira 15 de dezembro de 2016 - 19:13

Vou pra sampa em 1 semana e usarei o seupost pra converncer todo mundo a ir comigo fazer foto ai! Afnal preciso de fotografo né Josy? hahah Adorei! E aah, achoque me sentirei num gibi tb! Bjss

Reply
Josiane Bravo 17 de dezembro de 2016 - 15:08

Hahaha, muito obrigada Maíra. É bom ter um fotografo mesmo kkkk, se puder, vou lá te encontrar para turistar em Sampa. Beijoss

Reply
Ale Maróstica 19 de dezembro de 2016 - 19:57

Moro em São Paulo e ainda não conheço o Beco do Batman, acredita? Vou ver se aproveito as férias de janeiro para finalmente matar a minha curiosidade! Adorei o post!

Reply
Josiane Bravo 20 de dezembro de 2016 - 15:19

Rsrs, muito obrigada. Entendo perfeitamente, pois moro pertinho de Holambra, a cidade das flores e ainda não a conheço rs 🙂 Beijos

Reply
Cris Andrade 21 de dezembro de 2016 - 22:27

Tantas coressssss lindasssss! 🙂

Reply
Retrospectiva: as melhores viagens de 2016 – Uma Turista Nas Nuvens 28 de dezembro de 2016 - 20:01

[…] Beco do Batman: o lugar mais fotogênico e colorido de São Paulo […]

Reply
tassilablog 2 de janeiro de 2017 - 22:25

Deve ser muito legal. Não conheço.
Parabéns pelo Blog.
Seguindo.

Reply
Josiane Bravo 16 de março de 2017 - 21:46

Oi Tassia tudo bom 🙂 Muito obrigada pela visita, fico feliz que gostou.
Volte sempre 😉
Beijos

Reply
fabiopastorello 22 de maio de 2017 - 17:46

Apaixonado por esse lugar, não conhecia direito esses detalhes da história do lugar. Adorei!!! Vida longa ao Beco do Batman!!!

Reply
Josiane Bravo 2 de junho de 2017 - 11:02

Muito obrigada Fábio 🙂 É lindo o Beco não é, eu também sou apaixonada e não vejo a hora de voltar para ver os novos grafites.
Abraços

Reply

Deixe um comentário