Feira de San Telmo: o melhor passeio de domingo em Buenos Aires

Se tem uma coisa que não deve faltar na sua visita a capital da Argentina é um pulinho até a feira mais tradicional de Buenos Aires, a famosa feira de San Telmo que acontece todos os domingos na Plaza Dorrego. Trata-se de um dos passeios mais procurados pelos turistas na cidade, atraindo os apaixonados por história, antiguidades, artesanato e bugigangas, além dos curiosos como eu que adora de conhecer lugares diferentes.

História da feira de San Telmo

Essa feira tão famosa em Buenos Aires atrai milhares de turistas todos os domingos e sua história se iniciou lá em meados de 1930 em um dos bairros mais antigos da cidade. Na época, San Telmo era considerado o bairro mais rico da capital da Argentina e o bacana é que ele ainda preserva seus casarões históricos e ruas de paralelepípedos até os dias atuais.


Feira de San Telmo na Calle Defensa

A feira original de San Telmo fica situada na Plaza Dorrego e como tradição, desde o seu início, algumas regrinhas foram impostas pelo Museu da Cidade, e uma delas é que só poderiam ser vendidos objetos com mais de 70 anos de uso. Essa regra funciona até os dias de hoje e a feira é sempre fiscalizada.

O problema é que a feirinha foi ficando tão famosa que ela foi crescendo cada dia mais e com o passar dos anos, ela se estendeu pela Calle Defensa, ocupando mais de 7 quarteirões. Vale ressaltar que as barraquinhas que ficam nessa rua não fazem parte da Feira de San Telmo (a oficial), e por isso não são fiscalizadas pelo Museu da Cidade. O fato curioso é que para muitos turistas, a feira ficou conhecida como uma só e por este motivo acabam passando desinformados sobre a original feira de San Telmo (a que fica na Plaza Dorrego).

Outro fato curioso sobre a feira de San Telmo (a da praça Dorrego) é que cada comerciante só perde seu posto quando morrerem, abandonarem o local ou no caso de descumprirem as regras impostas. Neste caso, podemos dizer que ter uma barraquinha na feira de San Telmo é quase como ganhar na mega sena.

O que encontrar na feira de San Telmo

  • Antiguidades, bugigangas e muito mais

Conhecer a feirinha de San Telmo é como uma volta ao tempo, pois a sensação que tive quando fiz este passeio foi de está em meio a muita história refletidas por tantos objetos antigos. Lá você vai encontrar de tudo um pouco, como vários objetos antigos, artesanatos, placas de carro, móveis, ímãs de geladeiras, luminárias, artigos de decoração, livros, ou seja, bugigangas fofas para todos os gostos.

Feira de San Telmo em Buenos Aires

  • Entretenimento com artistas de ruas

Ao longo da Calle Defensa você vai se deparar com vários artistas de rua fazendo a alegria de quem passeia pela feirinha de San Telmo. São artistas dos mais variados e o que mais chama a atenção do turista são os casais que fazem apresentações de dança de tango. Além disso, é possível assistir apresentações de orquestra, bandas musicais, estátuas humanas e muito mais. O artista que eu mais gostei foi do Guillermo Bernasconi e seu boneco Cholito (este da foto ⇓).

Outras atrações nos arredores da feira de San Telmo

  • Mercado de San Telmo

Não deixe de conhecer o Mercado de San Telmo que fica na Calle Defensa no número 961. O mercado é aberto todos os dias e é um lugar bem procurado pelos turistas. E diquinha, se você gosta de café, não deixe de conhecer o Coffee Town, considerado um dos melhores cafés de Buenos Aires.

Café Coffee Town dentro do Mercado de San Telmo

  • Estátua da Mafalda

Bem na esquina entre a rua Chile e a rua Defensa encontra-se uma das atrações do bairro San Telmo, trata-se da estátua de uma celebridade dos quadrinhos argentinos, a Mafalda. A famosa estátua fica sentada em um banquinho e o que posso dizer é que essa fofura é bem disputada pelos seus fãs que estão loucos por um foto sentada ao lado dela. Aos domingos, você vai encontrar filas enormes de pessoas esperando sua vez para tirar uma foto.

Dica:se quiser um registro com a estátua e não quer enfrentar filas, recomendo que deixe para ir no local em um outro dia menos movimentado.

Estátua da Mafalda

Dicas importantes

• Tome muito cuidado com seus pertences quando visitar a feira, pois para a infelicidade do turista, lá tem muito batedor de carteira. Então fica a dica, evite caminhar com celular na mão e deixe sua bolsa ou mochila na sua frente.

• Quando fui a feira, tive uma amiga que recebeu troco com nota falsa de 50 pesos. Para quem visita Buenos Aires, é bom salientar que este tipo de golpe é bem frequente em alguns lugares e por taxistas.

• Se você odeia muvuca e quer evitar a multidão de pessoas, a dica é: deixe para visitar a feira na parte da manhã, pois ela fica lotada durante a tarde. A dica que me deram é de visitá-la entre 10h e 14h.

• Cuidado com aquele impulso de consumidor que não pode ver uma coisa legal pela frente que já quer comprar tudo de uma vez. Avalie o preço e analise se realmente vai precisar daquilo, pois é fácil fácil torrar seu rico dinheirinho em menos de 10 minutos caminhando pela feira. Aliás, outra dica, pesquise, pois tem barraquinhas com preços mais camaradas para o bolso do turista.

Informações úteis

Local: a feira original fica na Plaza Dorrego (San Telmo) e a imitação (continuação) fica na Rua Defensa e se inicia na Plaza Mayo.
Horário: todos os domingos das 10h às 17h.


***Confira outros posts de Buenos Aires***

Buenos Aires bairro a bairro

Dicas do que fazer/ver na cidade

Dica de bate e volta


***Receba mais dicas de viagem***



Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar  a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples 😉 Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima 🙂 Josiane Bravo


Booking.com


40 Comment

  1. Que dica bacana. Eu adoro estes mercados. Se bem que eu vou mais p comer do que p/ comprar…kkkk… mas sempre é bom p/ conhecer a cultura local.
    Abs, Marlise

  2. Adorei o lugar!! Adoro essas feirinhas tipicas, sempre rendem boas lembrancinhas pra trazer né?? hahaha

    1. Hehehe, e como rendem. Amo demais essas feirinhas. 🙂
      Beijos

  3. Morei 15 dias em San Telmo, para mim é o melhor lugar de Buenos Aires. Seja a vida noturna ou a feira aos domingos! Amava passear por lá aos domingos! Ótimo post.

    1. Muito obrigada Estela. Eu fiquei um mês em Buenos Aires, bem ao lado de San Telmo e amo demais aquele bairro 🙂
      Beijos

  4. Adorei as dicas, Josy! Ano que vem vamos a Buenos Aires e já quero ir na feirinha, eu também adoro passeios assim!
    Beijos.

    1. Muito obrigada Paula 🙂 Tenho certeza que você vai se apaixonar por Buenos Aires fácil fácil 😉
      Beijos

  5. Ahhh, deu saudades da minha ida a Buenos Aires.. fui bem cedinho conhecer essa feira e adorei! A unica coisa eh que tem que levar dinheiro em especie, ne? Eles nao aceitam cartão… e dá vontade de comprar mta coisa rs
    beijao

    1. Oi Julia. Realmente, só dinheiro em espécie 🙁 rs. Eu mesma pirei com a variedade de coisinhas que vi na feirinha, queria comprar tudo, mas acabei só levando um ímã de geladeira 😉
      Beijos

  6. Ai que vontade voltar pra Buenos Aires! Quando fui não tive tempo para visitar a feira, ta aí uma ótima razão para voltar, além disso, a cidade está tão pertinho da gente que com um feriadinho já da pra curtir um monte!

    1. Eu sou louca para voltar a Buenos Aires. E como disse, fica tão pertinho do Brasil não é. Uma ótima pedida para aproveitar um final de semana ou um feriado prolongado 🙂
      Beijos

  7. Já conhecia a feira, mas não fui até a estatua da Mafalda. Já visualizei onde fica para visitá-la numa próxima oportunidade. Amo essas feiras de antiguidades e a ultima que fui no exterior, foi em Split, na Croácia. Aproveitei para comprar uns elefantinhos de cristal.
    Um absurdo recebermos troco com nota falsa. A cada dia que passa, as pessoas vão optar por comprar só com cartao de credito e a feira vai perder com isso. Uma pena!

    1. É uma pena mesmo essa questão das notas falsas, eu mesma não tenho o costume de conferir as notas, então sou um alvo fácil para cair neste golpe 🙁 Ahh, que tudo, um dia quero conhecer essa feira da Croácia. Deve ser linda. 🙂
      Beijos

  8. Muito bacana essa feira. Gosto muito de ver antiguidades, agora meu namorado é fascinado e gasta uma grana com isso rs. Adorei as dicas e com certeza irei visitá-la quando estiver em Buenos Aires. Essas tradições são sempre obrigatórias

    1. Muito obrigada Liany. Os apaixonados por antiguidades piram quando vão a essa feirinha hehe. 😉
      Beijos

  9. Estive em Buenos Aires em dezembro, e a feirinha me surpreendeu. Antes era bem sujinho por lá…acho que agora vale pra andar e tirar fotos com a Mafalda, mas não sou muito fã de comprar antiguidades.

    1. Eu mesma também não sou muito fã de comprar antiguidades, mas amo ver coisinhas diferentes rs 🙂 E também percebi que tem algumas partes do bairro que realmente é um pouco sujinho.
      Beijos

  10. Legal essa feira! Parece ser um clima bacana. Ótimo post, super completo. Fofa a mafalda! Gosto dela rs.

    1. Muito obrigada Mayara 🙂
      Beijos

  11. Gostei da feira, deve ser bem legal né?.. ahh que linda a Mafalda, queria uma foto com ela também uma graça. Parabéns pelo post, ótima dica bjs

    1. Muito obrigada Mariliza, essa feira é imperdível. Vale a pena conhecê-la 😉
      Beijos

  12. Quanta coisa legal pra ver e pra comprar… deve ser muito legal… só penso nas gostosuras q tem nesses lugares.adorei o poste e as fotos… bjks

    1. Rs, as gostosuras estão por todos os lados em BA. Na feira é possível encontrar várias delas hehe.
      Muito obrigada
      Beijos

  13. Programinha perfeito para um domingo em BsAs mesmo!!
    Essa feira é incrível e vendem de um tudo… só falta vender a mãe. hahahah
    Impossível tirar uma foto da Mafalda assim no dia de domingo. Quando fui, tinha uma fila enorme e ainda assim não era possível tirar foto sozinho.
    Preciso voltar a Buenos Aires ♥

    1. Hehehe, a fila é gigante para tirar foto com a Mafalda aos domingos. A minha sorte é que tive uma outra oportunidade para voltar a estátua, então deixei para ir durante a semana, em um dia menos movimentado 😉 Também sinto que preciso voltar, amo demais Buenos Aires.

      Beijos

  14. Adoro feirinhas locais, sempre que viajo procuro saber onde fica a feirinha rsrs
    Sobre os batedores de carteira já ouvi falar que o todo cuidado é pouco por quase toda cidade de Buenos Aires !!!

    1. Pois é, todo o cuidado é pouco quando estiver visitando BA. Como disse, os batedores de carteira estão por quase toda parte 🙁 o que é muito triste né.

      Beijos

  15. Priscilla Fujihara says: Responder

    Amo lugares assim!!! Além das belíssimas peças, conhecemos mais a cultura deles através de cada peça de artesanato! Adorei a dica!

    1. Eu também adoro Priscilla, é tão bom quando juntamos duas coisas em uma só, o passeio na feirinha, mais o conhecimento histórico e cultural do local 🙂
      Beijos

  16. Josi, adorei a dica, sempre fico pendente essa feira, já fui algumas vezes a Buenos Aires, mas ainda não, adoro os restaurantes também do puerto Madero, e assim que voltar vou com certeza, adorei as fotos das barracas de artesanato.!!!

    1. Muito obrigada Christine. Ah eu adoro Puerto Madero, aliás, cada bairro de Buenos Aires tem seu charme.
      Beijos

  17. aninhauffgmailcom says: Responder

    Eu adoro San Telmo! Na primeira vez que estive lá, fui para ver a feira e me surpreendi com a arquitetura. Da última vez fui ao La Brigada e comi uma carne que foi cortada com colher e estava muito gostosa!!

    1. A arquitetura do bairro é linda não é, eu também adorei. Como não como carne vermelha, não tive essa experiência hehe. Mas para quem ama um belo bife, Buenos Aires é o lugar ideal 😉
      Beijoss

  18. Essas feiras locais são muito legais e dizem muito sobre o local. A estátua da Mafalda rouba a cena, né? Uma graça

    1. Hehe, com certeza, essa estátua rouba a cena aos domingos. Ela é um charme 🙂
      Beijos

  19. É muito charmosinha mesmo essa feirinha! Quando fui (faz teeeempo) ainda não tinha a estátua da Mafalda! Tão linda, preciso voltar…hehe

    1. Heheh, essa estátua é a atração da feira 😉 Uma graça não é.
      Beijos

  20. Josi, amei o Post! Super gostoso de ler! Eu não conheci esta feira. Achei super interessante as dicas!

    1. Muito obrigada Maria 🙂 Beijos

  21. Essa feira é um dos meus lugares favoritos em Buenos Aires <3 morro de saudades dessa cidade!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: