É necessário Seguro Viagem para a Europa? Quanto custa – como funciona – onde contratar e +

Por Josiane Bravo
0 comentário

A sua tão sonhada viagem para o velho continente já está marcada. Quase tudo pronto, mas aí surgem as dúvidas como quais são os documentos necessários para passar na imigração. É obrigatório ter um seguro viagem para a Europa? Sim. Mas o que é este tal de Tratado Schengen? Seja você um viajante de primeira viagem, ou uma pessoa bem viajada, acredite, ainda tem muita gente que ignora este requisito.

Apesar de ser obrigatório ter o seguro viagem para a entrada em vários países da Europa, vale ressaltar que ele é um item essencial para qualquer viagem internacional. Não é querendo pensar pelo lado negativo, mas já pensou se cai na rua e torce o pé, ou quebra um dente?

Pequenos acidentes podem acontecer em qualquer lugar, mas ninguém quer passar perrengue na hora de pagar as contas. Por isso saliento que é melhor sair do Brasil preparado para curtir cada segundo da sua viagem sem preocupações.

O que é seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço que tem como função cobrir as despesas hospitalares do viajante durante o período que estiver viajando, auxiliando-o com assistência médica caso necessário. Além disso, ele também cobre outras coberturas que mencionarei no decorrer do post.

Seguro Viagem Europa –  é obrigatório?

No caso de viajar para o exterior, nem sempre o seguro viagem é um item obrigatório. Mas para quem vai para a Europa, lembre-se disso, ele é um requisito para entrar em vários países do continente. Então não tem como fugir, ou você faz o bendito seguro, ou corre o risco de ser barrado na imigração ao tentar entrar em um dos países membros do Tratado de Schengen.

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen (ou Acordo de Schengen) é um acordo entre vários países da Europa no qual permite a livre circulação de pessoas entre os países membros. Em outras palavras, dá mais liberdade para os cidadãos europeus circularem de um país para o outro sem ter que ficar passando por controle de passaporte cada vez que cruzar uma fronteira. Isso é válido também para os turistas brasileiros.

Já que acordo facilita na hora de cruzar as fronteiras sem ter a necessidade de passar pela imigração, as viagens dentro do espaço Schengen são consideradas “domésticas”. Ou seja, ótimo para quem pretende visitar vários países europeus na mesma viagem seja de avião, ônibus ou carro.

Para ilustrar, você chegou na Itália, passou pela imigração e teve seu passaporte carimbado. Depois comeu muita pizza, cansou dos gelatos e resolveu conhecer seu país vizinho, a França. A boa notícia é que para as demais viagens não será mais preciso passar pela inspeção (imigração) ao cruzar as fronteiras entre os países membros do Espaço Schengen. Só lembre-se, em todas as viagens, leve sempre com você seu passaporte. 

Brasileiros podem ficar até 90 dias no Espaço Schengen como turista, sem a necessidade de ter um visto.

É necessário Seguro Viagem para a Europa
Foto divulgação – Pixabay

Quais são os países que fazem parte do Tratado de Schengen?

Atualmente, são mais de 26 países que fazem parte do Espaço Schengen como: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Além destes, outros 4 países ainda não fazem parte do Tratado de Schengen, mas já estão em fase para se integrar ao espaço como: Bulgária, Chipre, Croácia e Romênia.

Seguro Viagem para a Europa – qual é a cobertura mínima exigida?

Vale lembrar que além do seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros, outros documentos podem ser exigidos para a entrada no Espaço Schengen como:

  • passagem aérea de ida e volta;
  • comprovantes de hospedagem;
  • comprovantes financeiros que mostrem que tem condições para manter a viagem como: dinheiro em espécie, cartão de crédito ou débito internacional;
  •  passaporte com validade mínima de seis meses.

Importante citar que nem sempre os fiscais da imigração exigem mostrar os documentos citados. Em todas as vezes que estive na Europa nunca foi me solicitado nada. Mas como são requisitos para entrar no Espaço Schengen, caso seja solicitado, qualquer estrangeiro que não esteja com os comprovantes, podem ter sua entrada negada no país. Este é o risco que corre. Então é melhor ir com tudo que precisa, se possível, organize todos os documentos em uma pastinha e fique com ela quando passar pelo controle de passaporte.

E antes de adquirir seu seguro viagem, fique atento se os seguintes requisitos estão listados no seguro que pretende adquirir.

Coberturas obrigatórias:

  • translado de corpo caso algo trágico aconteça (melhor nem pensar no pior);
  • o seguro deve abranger todos os países membros do Tratado Schengen;
  • regresso sanitário;
  • translado médico;
  • cobrir as despesas hospitalares em caso de acidente, enfermidades e repatriação.

Essas são as coberturas obrigatórias exigidas para entrar no Espaço Schengen. Vale ressaltar que de um modo geral, os seguros para a Europa já cobrem os itens listados acima. Mas o seguro pode incluir muito mais.

Coberturas adicionais:

  • evacuação de emergência;
  • extravio de bagagem;
  • acompanhante familiar (em caso de algo acontecer e precise de alguém para o acompanhar durante a hospitalização);
  • cancelamento de viagem;
  • assistência jurídica;
  • interrupção de viagem.
O que fazer no Alasca em 4 dias - Denali - Trilha Triple Lakes
Parque Denali no Alasca

Onde e como contratar um bom Seguro Viagem?

Para quem ainda não foi à Europa, é possível adquirir o seguro viagem por conta própria, sem a necessidade de auxílio de uma agência. É muito fácil e não vai custar um rim. Hoje em dia as principais seguradoras já oferecem o Seguro Viagem Europa, ou seja, com a cobertura mínima exigida.

E já que praticidade é uma mão na roda na hora do planejamento, recomendo e uso a Seguros Promo (que é parceira do blog). O site é uma plataforma online de buscador e comparador das principais seguradoras ao redor do mundo. Só para ilustrar, em um único lugar você pode analisar quais são as empresas de seguradoras e escolher a que melhor se encaixe no seu perfil e orçamento. Só lembrando de conferir se o plano cobre a cobertura mínima de 30 mil euros.

Como funciona a Seguros Promo?

Na hora de entrar na Seguros Promo, é muito fácil fazer a pesquisa. É só selecionar o destino que pretende viajar, que no caso é a Europa, assim como a data de ida e retorno. Dessa forma, o site vai fazer uma busca das seguradores e depois mostrar os melhores planos de acordo com o custo-benefício, ou seja, dos preços mais baixos para o mais alto.

A Seguros Promo também solicita o e-mail e número de telefone para contato. Sendo assim, depois de fazer a pesquisa, no geral um atendente da empresa liga para o cliente para oferecer mais suporte como solução de dúvidas, etc.

Na Seguros Promo você vai encontrar as seguintes seguradoras, que estão entre as mais conhecidas no mundo:

  • Affinity
  • Assist Card
  • Assist Trip
  • GTA
  • Travel Ace

Vale ressaltar que essas seguradores oferecem atendimento 24 horas e em português. Então fica mais fácil a comunicação.

Depois de passar pelas etapas de fornecer informações e efetuar o pagamento, receberá um e-mail contendo a sua apólice do seguro viagem, ou seja,  o documento fornecido pela seguradora que formaliza o contrato do seguro. Depois é só imprimir.

Por quanto tempo é necessário contratar o seguro viagem?

Se vai ficar por 7 dias na Europa por exemplo, tem que contratar para todos os dias que for permanecer no exterior. Vamos dizer que vai sair do Brasil no dia 1 de dezembro e voltará no dia 8 do mesmo mês. Neste caso, a data de início é a partir do momento que sai da sua casa para pegar o voo para a Europa, e a data de término é só quando retorna para seu lar doce lar. 

Quanto custa um Seguro Viagem para a Europa?  

Me atrevo a dizer que o valor de um seguro viagem é uma “pechincha” se comparado com os valores que tiver que arcar com despesas hospitalares caso precise. Apenas para vocês terem uma noção, o valor de uma consulta na Europa é mais caro que um seguro.

Mas quanto custa? O valor é relativo, pois vai depender de fatores como tempo de viagem, tipo de cobertura (plano), idade (gestantes e idosos tem um seguro específico), e até mesmo para o estilo de viajante (aventureiros que praticam esportes radicais também tem planos especiais). No geral, um seguro que cobre os requisitos para entrar no Espaço Schengen custa em torno de 10 reais a diária. Tá vendo, não é caro.

Da última vez que estive na Europa contratei um seguro viagem básico para 29 dias e ficou 310,00 reais. Veja só uma exemplo de quanto fica um seguro para 7 dias.

Seguro Viagem para a Europa - Seguros Promo

Então a dica é analisar o melhor plano e custo-benefício e depois ainda tem a possibilidade de pagar em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Para ilustrar, pague em reais e sem valor de IOF na Seguros Promo.

Desconto no seu seguro viagem

Se chegou até aqui, já sabe como funciona e como contratar um seguro viagem. Então merece um desconto como bônus. Ao contratar seu seguro viagem pela Seguros Promo, todos os leitores do blog ganham um desconto de 5% usando o código promocional UMATURISTANASNUVENS. Obaaa. A empresa também oferece mais 5% de desconto para pagamentos por boleto bancário.

Benefícios de viajar com um Seguro Viagem

Sabemos que acidentes são imprevisíveis e podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Então um dos melhores benefícios do seguro viagem é sem dúvida sair de casa já protegido. Assim viaja mais tranquilo e prevenido caso algo aconteça.

Em casos de morte, caso não tenha um seguro, já imaginou quanto custa um translado de corpo para o Brasil?

Só tenho a agradecer que até hoje, mesmo depois de várias andanças pelo mundo, nunca precisei usar o seguro viagem. Mas conheço histórias de pessoas que já precisaram. Um ex namorado meu foi para a Índia e teve o azar de ser mordido por um macaco. Como não tinha vacina contra raiva, as despesas hospitalares foram altas já que foi necessário tomar a vacina logo depois do acidente.

Seguro Viagem para a Europa
Bergen – Noruega

Em caso de emergência, como usar o Seguro Viagem durante a viagem?

  • Primeiramente, é ter o número de contato da seguradora e uma dica importante: se possível, passe o número do seu contrato de seguro para um familiar de confiança.
  • Se acontecer algum acidente ou fique doente, não espere muito, contate a seguradora e depois procure por um dos postos de atendimento médico indicado. As ligações para as seguradoras são gratuitas e funcionam 24h. Caso o acidente seja grave e não tenha condições de fazer a ligação, entre em contato com a seguradora assim que possível ou peça para alguém fazer isso por você. 
  • Importante: certifique-se de ler todas condições do seguro, pois tem seguradoras que impõem um limite máximo de horas para o cliente contatar a seguradora.
  • Depois de ser atendido no hospital indicado pelo atendente da seguradora, não se esqueça de guardar todos os comprovantes das despesas hospitalares que receber. É preciso ficar com os recibos caso necessite de reembolso.

Dicas úteis

  • Pesquise, compare e uma dica importante é pesquisar a reputação das seguradoras para ver as avaliações dos clientes. Essa é uma forma de avaliar a confiabilidade da seguradora.
  • Antes de fechar o seguro, confira o que não é coberto pelo plano que pretende escolher.
  • Avalie o seu perfil, se for fazer esportes radicais, considere um plano que cubra acidentes que envolvem aventura. Está grávida? Tem um plano para gestantes.
  • Lembre-se de levar a apólice do seguro viagem imprensa, juntamente com os demais documentos necessários. E em hipótese alguma, não coloque este documento na mala despachada, a apólice, assim como os outros documentos têm que está com você, de fácil acesso na hora de passar pela imigração.

E você, quando viaja, tem costume de fazer seguro viagem? Qualquer dúvida, deixe um alô nos comentários 😉

Abraços


***Confira outros posts da Europa***


***Receba mais dicas de viagens***


Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.