Já sabe o que fazer em Bergen? A pequena e charmosa Bergen ou Berga em português está entre uma das cidades mais belas da Noruega e é a porta de entrada para os passeios pelos incríveis fiordes noruegueses.
Conhecida pelas suas coloridas casas de madeira e pela paisagem montanhosa que a rodeia, a cidade apesar de pequena esbanja charme e é recheada de atrações para todos os gostos.
Sobre Bergen
Bergen é a segunda maior cidade do país e no passado já foi até capital da Noruega. Também foi uma das principais cidades da Liga Hanseática.
Rodeada por sete montanhas e com vista para o mar, Bergen é uma cidade que abraça o turista com vistas especulares e uma natureza exuberante que a rodeia. Mas ela só tem um defeitinho, está classificada como uma das cidades que mais chove na Europa, nada mais nada menos que 250 dias de chuva por ano.
Como chegar em Bergen
Os principais meios de chegar até a cidade:
De avião:
- o aeroporto de Bergen (BCO) está localizado na cidade de Flesland, que fica em torno de 17 quilômetros do centro de Bergen;
- para chegar até a cidade, a maneira mais prática e barata de locomoção é através de um ônibus expresso (shuttle), que é operado pela empresa Flybussen. Os ônibus partem a cada 15 minutos e o trajeto dura em torno de 30 minutos, parando em vários lugares da cidade. E detalhe, o bilhete pode ser comprado diretamente com o motorista;
- vale ressaltar que não existe Uber em Bergen, e táxi custa o olho da cara.
De carro:
- com certeza a maneira mais prática para chegar na cidade. Para quem vem de carro, a liberdade de ir e parar onde quiser é bem mais ampla.
De trem:
- foi através deste meio de transporte que cheguei em Bergen. Essa é a forma mais prática para chegar até a cidade, já que a viagem em si já é uma atração, pois o país está recheado de paisagens maravilhosas;
- de Oslo à Bergen por exemplo, a viagem de trem foi até reconhecida como uma das mais belas do mundo;
- para quem optar por este meio, a estação ferroviária de Bergen fica bem perto do centro de Bergen e a estação de ônibus fica logo atrás. Dependendo de onde estiver hospedado, é possível ir caminhando até seu hotel se estiver com poucas malas.
E se chegar de barco/navio, estará bem perto de centro de Bergen, já que o porto fica nessa região.
Dia 1
Relativamente pequena se comparada com as demais cidades da Europa e até mesmo Oslo, é possível conhecer as principais atrações da cidade em apenas um dia.
Neste roteiro de 2 dias, selecionei os principais pontos turísticos para o primeiro dia. Confira este mapinha aqui para ver a rota do dia 1.
A dica para aproveitar ao máximo o dia 1 é acordar cedo e curtir cada segundo nessa cidade linda. De um modo geral, como vocês vão ver no mapinha acima, todas atrações estão bem próximas uma da outra e por isso é possível fazer tudo a pé e com calma, sem a necessidade do uso de transporte público.
Já contratou seu seguro viagem?
O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, incluindo a Noruega. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS
1. Bergenhus Fortress
O Bergenhus Fortress é um antigo forte que foi usado durante vários séculos para proteger a entrada do porto de Bergen. A atração se encontra bem no centrinho histórico da cidade e trata-se de um dos fortes mais antigos e preservados da Noruega, local que já serviu de residência real no século XI.
O que encontrar no Bergenhus Fortress: a fortaleza abriga construções antigas datadas deste 1240 e outras a partir da Segunda Guerra Mundial. Para quem curte história e lugares antigos, é um local bem interessante para passar um tempinho admirando as construções medievais que se encontram dentro do castelo.
Na fortaleza você encontrará um jardim charmoso, Sala Sacerdotal, igrejas, a Torre Rosenkrantz que foi residência do Rei Eirik Magnusson no século XIII e o Bergenhus Fortress Museum que fica perto do estacionamento (museu com entrada gratuita).
Se o tempo estiver bom, através da Torre Rosenkrantz é possível ver a cidade do alto. Eu não cheguei a fazer isso, mas fica a dica para curtir uma vista das alturas do centrinho histórico de Bergen. A subida até a torre é uma atração paga, veja os horários e valores aqui.
Obs: a entrada para a parte externa da fortaleza é totalmente gratuita, mas vale ressaltar que o acesso para às salas principais é pago.
2. St. Mary Church – a igreja mais antiga de Bergen
Bem no centrinho histórico de Bryggen encontra-se a igreja mais antiga de Bergen, a Igreja de Santa Maria ou Mariakirken em norueguês. A igrejinha é relativamente pequena, porém não deixa de ser linda, e tem como diferencial duas torres que podem ser vistas de longe, além de mais de mil anos de história. Mais informações no site de turismo da cidade, o VisitBergen.
3. Bryggen – centro histórico de Bergen
Trata-se de um dos cartões postais de Bergen e a região mais famosa e fotografada da cidade, onde localiza-se as charmosas casinhas coloridas de madeira.
Bryggen é nada mais nada menos que o bairro mais antigo de Bergen, um complexo de grande valor histórico que é formado por várias construções de madeira que no passado sofreram vários incêndios, sendo os mais devastadores em 1702 e o outro em 1955.
O interessante é que mesmo depois de vários incêndios, um conjunto de casinhas coloridas de madeira que ficam situadas à beira do porto conseguiram se manter em pé. Deste então, depois da área ser revitalizada, hoje essas casinhas são o grande destaque de Bergen e Bryggen é Patrimônio Mundial da Unesco deste 1979.
E no local onde se encontra as casinhas coloridas abrigam-se restaurantes, lojas de souvenir, bares, museus, etc. Vale a pena entrar dentro do complexo para ver de pertinho o interior das casinhas e observar a arquitetura de madeira que mesmo depois de séculos ainda continuam preservadas.
Para quem gosta de história e tem curiosidade em saber como viviam os noruegueses no passado, vale a pena conferir o Bryggen Museum, um pequeno museu que fica pertinho das casinhas coloridas de Bryggen e da Igreja de Santa Maria. Confira os horários de funcionamento e valores no site de turismo de Bergen.
Além das casinhas coloridas, vários predinhos me chamaram à atenção na região de Bryggen como o do Mc Donald´s e do Starbucks, super fotogênicos. A dica é dedicar um tempinho para caminhar nessa área que é puro charme.
4. Mercado de peixes
Ainda no centro histórico de Bryggen, para os amantes de pescado, do outro lado da baía encontra-se o famoso mercado de peixes de Bergen. Eu particularmente não cheguei a ir no lugar porque não curto peixes, mas para quem gosta, vale a pena incluir no seu roteiro. Fica a dica para o almoço 😉
O mercado de peixes fica situado no mesmo local onde encontra-se o Centro de Informações de Bergen.
5. Torgallmenningen
Saindo do mercado de peixes, siga em direção para a principal avenida comercial de Bergen, a Torgallmenningen, uma rua para pedestres onde encontrará vários restaurantes, bares, cafés, algumas estátuas interessantes, além do Sjømannsmonumentet, um monumento lindo que homenageia os navegadores noruegueses deste a época viking.
6. Byparken
Saindo da área mais turística de Bergen, Bryggen, a dica é relaxar um pouco no Byparken, um parque maravilhoso que é recheado de esculturas, jardins, um coreto super fotogênico, além de um lago lindo que fica ao seu lado, o Lille Lungergardsvannet.
7. Lille Lungegårdsvannet
O Lille Lungegardsvannet é o lago mais famoso da cidade que fica coladinho com o Byparken.
O lago proporciona uma vista incrível das casinhas que ficam na montanha, e bem na época que fui as árvores estavam todas coloridas por conta do outono, dando um toque ainda mais mágico para o cenário que é composto por um chafariz que fica no centro do lago, além de vários cisnes e patos que embelezam ainda mais o lugar. Atração perfeita para tirar várias fotos.
8. Monte Fløyen
Para terminar o primeiro dia com chave de ouro, a dica é uma parada até o Monte Fløyen, que trata-se de uma das atrações mais visitadas em Bergen e local com uma das vistas panorâmicas mais incríveis da cidade.
Como chegar no Monte Fløyen:
Funicular Fløibanen: tem duas maneiras de chegar até o Monte Fløyen, (1) através do funicular ou é possível chegar a pé (2), em uma caminhada que dura em torno de 30 minutos. Se otpar pelo funicular Floibanen, a base fica bem no centro de Bergen, pertinho das casinhas coloridas de Bryggen.
Há dois funiculares que sobem e descem a montanha a cada 15 minutos, então a espera é rápida. O trajeto leva em torno de 7 minutinhos e durante a subida é feita 3 paradas.
Outra opção é subir a montanha usando o funicular e voltar a pé, já que a descida é menos cansativa. Como já estava bem cansada no fim do dia, acabei optando em fazer ambos os trajetos de funicular.
Para informações dos horários de funcionamento dos funiculares, confira aqui no site oficial. E para referência, o valor (ida/volta) do funicular para adultos é de 90 coroas norueguesas e 50 para crianças.
Chegando lá no topo do Monte Fløyen prepare-se para ter uma vista espetacular de Bergen, dos fiordes, das montanhas, das casinhas coloridas e o lago Lille Lungegardsvannet que pode ser visto de longe.
Lá em cima do monte tem restaurantes, café, banheiros, acesso para trilhas e uma área bem agradável para a criançada se divertir com a presença de um troll ao redor dos brinquedos, além de cabras super fofinhas.
Vale a pena explorar a área que é bem ampla e se o tempo estiver bom, esperar para ver o pôr do sol.
Dia 2
No segundo dia a dica é conhecer algumas atrações que ficam fora da parte mais turística de Bergen ou até mesmo retornar nos lugares que mais gostou de conhecer no dia 1.
Coloquei apenas 3 lugares para este dia, pois a última atração eu acabei optando em fazer uma trilha para chegar até o topo do Monte Ulriken, que apesar de ser a montanha mais alta de Bergen, é bem menos turística que o Monte Floyen. Em todo o caso, é possível chegar nela através de um teleférico.
9. Casinhas coloridas de madeira
Não muito longe do centro histórico de Bergen encontra-se dois bairros que ficam coladinho um ao outro, o Sydnes e o Nøstet, ambos maravilhosos e recheados de casinhas de madeira super fofas.
Achei uma área bem interessante para ver de pertinho um bairro bem típico norueguês, e como disse, fica coladinho com o centro e é possível ir a pé. Apenas para ter uma noção do que estou falando, veja as fotos ⇓
Para referência, anota aí os nomes das ruas mais fotogênicas que passei: Teatergaten, Gamle Nostegaten e Sankt Hansstredet.
10. St john’s church – Igreja de São João
Através da avenida comercial Torgallmenningen é possível ver de longe uma igreja vermelha que fica em uma parte mais alta da cidade, situada no bairro Sydnes.
A igreja de São João, ou Johanneskirken em norueguês, destaca-se pela sua linda arquitetura e claro, sua cor vermelha que é um diferencial. Eu não cheguei a entrar nela porque no dia estava fechada, mas pelo que li em outros blogs, seu interior é bem bonito.
11. Monte Ulriken (extra)
Outra montanha pra lá de linda que vai te proporcionar vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
O Monte Ulriken é a montanha mais alta de Bergen e para chegar até o topo do monte, de onde tem vários acessos para trilhas, o acesso é por meio de um teleférico que funciona todos os dias, ou por meio de trilha.
Como mencionei anteriormente, eu optei em fazer a trilha. Para quem tem interesse em conhecer essa parte da cidade que fica um pouco mais afastada do centro de Bergen, escrevi um post mais detalhado sobre a trilha até o monte. Aqui você encontrará mais informações de como chegar no Monte Ulriken.
Outras atrações que não consegui conhecer
E se sobrar tempo no seu roteiro ou se tiver mais dias livres em Bergen, vale a pena conferir as seguintes atrações que infelizmente não tive tempo de conhecer:
- Museu Hanseático: este pequeno museu fica bem coladinho com as casinhas coloridas de Bryggen. Ele mostra como viviam os mercadores alemães que formavam a Liga Hanseática entre os séculos XIV e XVI.
- Kode: trata-se de um centro de cultura composto por 4 edifícios, abrigando 4 museus distintos. No Kode 3 por exemplo, o acervo é composto por obras do grande pintor norueguês Edvard Munch, um dos maiores pintores da Noruega. Confira mais informações sobre o Kode no site Visit Bergen.
- Fantoft Stave Church: a Fantoft Stave é uma igreja de madeira que foi construída lá na Era dos Vikings, na Idade Média, por isso tem como destaque sua arquitetura pra lá de diferente e vale ressaltar que é uma das poucas igrejas típicas norueguesas que restam no mundo. Ela fica situada em Fana, Bergen. Eu não cheguei a conhecê-la porque fica mais afastada, sendo necessário o uso de carro ou transporte público.
Extra – dia 3 – passeio pelos fiordes
Como Bergen é a porta de entrada para ver os famosos fiordes, existem algumas empresas que oferecem passeios de um dia (ou mais) pelos fiordes noruegueses. Um dos mais famosos é o “Norway in a Nutshell” que é oferecido pela empresa Fjord Tours. Além dele, também tem outros tipos de passeios com duração de 4 horas.
O passeio do Norway in a Nutshell pode ser feito em apenas 1 dia (ou mais) e além de um mini cruzeiro pelos fiordes Aurlandsfjord e Nærøyfjord, ele também inclui uma viagem de trem de Flam à Myrdal, que está classificada como uma das viagens de trem mais belas do mundo.
Para mais informações sobre este passeio de 1 dia inteiro, escrevi um post bem detalhado com todas as dicas necessárias para fazer o Norway in a Nutshell. Confira aqui ⇓
Leia mais: Norway in a Nutshell – como é o tour de um dia mais famoso da Noruega
Além dos fiordes Aurlandsfjord e Nærøyfjord, a empresa Fjord também oferece outros tipos de passeios a partir de Bergen, como o tour de um dia para o maior fiorde da Noruega, conhecido como Sognefjord in a Nutshell.
Onde se hospedar em Bergen
Confira algumas sugestões de hotéis e hostels que ficam localizados na região central e nas proximidades, os quais tem ótimas referências pelo booking.com (site que uso para fazer minhas reservas) e de outros blogueiros de viagem.
- Bergen Hostel Montana: este albergue fica um pouco mais afastado do centro, uns 5 quilômetros, mas destaca-se pelo baixo custo benefício. E para quem tem interesse em visitar o Monte Ulriken, ele fica pertinho da base do teleférico.
- Bergen YMCA Hostel: localizado bem no centro de Bergen, perto do Mercado de Peixes, este albergue tem como destaque um terraço no último piso com vista para o porto da cidade.
- Bergen Børs Hotel: com uma nota de 9,1 pelo booking.com, este hotel destaca-se pela sua ótima localização, que fica bem no coração de Bergen.
- First Hotel Marin: situado no centro histórico de Bergem, em Bryggen, outro hotel que se destaca pela sua ótima localização. Essa dica eu peguei no blog Le Touriste.
- Thon Hotel Rosenkrantz: este hotel está entre um dos mais bem avaliados pelo booking.com (nota 9,3 de acordo com os hospedes) e destaca-se pela sua ótima localização e pelo ótimo café da manhã.
Já conhecem Bergen? Se já visitaram a cidade e tem alguma dica de roteiro diferente ou algum passeio interessante que deixei de mencionar no post, dá um alô nos comentários, ficarei muito feliz com o seu relato 🙂
Abraços
Josiane Bravo
Para salvar no seu Pinterest ⇓
***Confira outros posts da Escandinávia***
-
10 passeios incríveis para fazer em Copenhague na Dinamarca
-
O que fazer em Oslo na Noruega – 10 atrações imperdíveis
-
Roteiro de 6 dias na Noruega – Oslo, Bergen e cruzeiro pelos fiordes
19 comentários
Que delicia de lugar. Um charme! Amei o conjunto de casinhas coloridas e essa igreja Sao Joao. Que lugar maravilhoso. 🙂
Que lindão esse coreto do Byparken! E a St John’s Church me lembrou uma catedral de Helsinque, na Finlândia. Até que para pouco tempo deu para conhecer bastante lugares, né?
Oi Gisela, deu sim, acordando cedinho consegui aproveitar bastante 🙂 Beijos
Muito obrigado pelas informações. Vou para lá em algunas semanas, e suas dicas foram muito úteis para fazer minha programação aqui. Informações precisas e detalhadas. Muito obrigado mesmo!
Swmpre fui apaixonada pela Noruega, e estou mais apaixonda ainda vendo suas pontagens ❤️❤️.
Que maravilha Josi, obrigada pelas dicas, que mes que você foi?
Nós vamos dia 24 a 30/05, Oslo e bergen.
E como funciona as operadoras de celular?
Oi Gisele tudo bom? A Noruega é realmente apaixonante 🙂 Eu fui em outubro, no outono. Como moro na Europa eu não precisei comprar chip de celular, no meu caso usei a mesma operadora da Holanda (país que moro), então neste caso não sei te informar como funciona já que não tive essa experiência.
Abraços
Josi
Não conheci Bergen quando fui à Noruega!! Que cidade charmosa! o país é uma delicia e ja estava louca para voltar…. agora preciso incluir no roteiro!
O país é encantador 🙂
estou planejando uma viagem para a região no próximo ano e certamente irei usar suas dicas, obrigado por compartilhar! 👏🏻
eu que agradeço pela visita Amiton 🙂 Abraços
Parece tudo um conto de fadas. Achei lindas essas casinhas de Bryggen.
Parabéns pelo post! Muito informativo, prático e objetivo. Estou indo para lá e fiz meu roteiro baseado nos seus relatos. Certamente que minha viagem será mais agradável e interessante graças a voce!
Belo trabalho e que venham mais viagens e posts.
Oi Paulo tudo bom 🙂 Muito obrigada pelo elogio, fico aqui lisonjeada em saber que está baseando seu roteiro através da minha experiência. Espero que curta Bergen e os passeios quanto como eu. Se lembrar, vou ficar muito feliz em saber como foi sua visita.
Abraços e por mais viagens para nós 😉
Obrigada pela generosidade em compartilhar suas experiências. Elas me ajudaram muito!
Olá Ana tudo bom. Eu que agradeço pela visita. Boa viagem 🙂
Oi Josiane! Como consigo mais informações sobre esse passeio de trem de Oslo a Bergen? Preço e onde comprar as passagens? Obrigada!!
Oi Taisa tudo bom 🙂 Os ingressos são adquiridos pelo site da Fjord Tours. Tenho um post aqui no blog sobre este passeio que tem todas as informações que precisa como onde comprar, valores, como funciona, etc: https://umaturistanasnuvens.com/2018/05/24/norway-in-a-nutshell-noruega/
Abraços
Olá, Josiane! Estou acompanhando seus posts sobre a Noruega, super completos, parabéns! Me tira uma dúvida? Em quais datas vc fez essa viagem para pegar essas cores lindas do outono? Estava muito frio nessa época?
Oi Adriana tudo bom 🙂 Muito obrigada. Respondendo sua pergunta, fiz essa viagem na segunda quinzena de outubro. Sobre a temperatura, estava um frio que exigia cachecol e gorro como pode ver nas fotos. Achei Oslo com um clima melhor que Bergen, mas como estava chovendo em alguns dias que estive lá, o frio estava mais intenso. Não lembro exatamente, mas algo entre 6-9 e graus.
Abraços