Arraial do Cabo: dicas do que fazer no Caribe Brasileiro

Já ouviram falar do Caribe Brasileiro? Sim ele existe, e você nem precisa viajar para o exterior para ir em praias paradisíacas, pois tudo isso você vai encontrar em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. Com águas transparentes e uma areia bem clarinha, hoje Arraial está classificado como um dos destinos com as melhores praias do Brasil. 

E se você quiser visitar este paraíso, recomendo pelo menos uns 4 dias para conhecer as praias de Arraial com calma.

Localização

Arraial do Cabo fica localizado na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, em torno de 2h30 de carro da capital carioca e coladinha com Cabo Frio. E para aqueles que gostam de muita agitação e vida noturna, Arraial fica a 38 km de Búzios.

O que fazer em Arraial do Cabo

1. Praias  

– Prainha

Trata-se de uma das primeiras praias que você vai ver quando chegar em Arraial, e também a que tem mais infraestrutura para o turista. A Prainha é uma das praias mais badaladas da região e lá você vai encontrar várias barraquinhas com mesas para sentar e aproveitar o seu dia comendo um petisco ou tomando uma cervejinha. E tem mais, na Prainha dá para alugar caiaques, pranchas de SUP e fazer passeios de banana boat.

Para os amantes de animais, prestem atenção no céu e na água quando estiverem na Prainha, pois foi lá onde tive o privilégio de ver vários mergulhões buscando sua comida no fundo do mar. Uma pena que o vídeo que gravei não ficou bom, pois ver essas aves mergulhando foi incrível.

 

Atençãoexistem duas Prainhas em Arraial, mas uma é a Prainha (a que fica na entrada de Arraial), e a outra é a que os locais se referem apenas como “as prainhas” que na verdade chamam-se Prainhas do Pontal do Atalaia.

– Praia dos Anjos 

A  Praia dos Anjos é lugar onde se encontra o porto de Arraial, e é de lá que saem os passeios de barcos. Como essa praia fica localizada onde fica o porto, ela não é muito apropriada para o banho.

Praia dos Anjos vista do alto, na trilha da Praia do Forno

– Praia do Forno 

Uma praia com uma beleza única, essa é a Praia do Forno, da qual você terá 3 possibilidades de acesso: (1) através de uma trilha tranquila que sai da Praia dos Anjos (2) por meio dos barcos de passeios (3) ou por meio de pequenas embarcações  (barco táxi).

E a minha dica é, deixe para ir a praia por meio da trilha, pois é através dela que você vai ter o privilégio de ver a Praia do Forno do alto. A trilha é bem rápida e dura em média 15 minutinhos, só tem um trecho dela que é um pouco chatinho, pois se trata de uma subida.

O legal de fazer essa trilha é que você vai ver vários mirantes ao longo do trajeto como a Praia dos Anjos, e uma das vistas mais lindas na minha opinião, a Praia do Forno do alto, considerada um dos cartões postais de Arraial.

praia-do-forno-em-arraial-do-cabo2
Sentada em um banquinho em um mirante da trilha da Praia do Forno

E se você é daqueles que ama comer e beber quando está na praia, existem vários quiosques espalhados pela areia da Praia do Forno. Também existe um restaurante flutuante, mas esse eu não tive a oportunidade de conhecer.

praia-do-forno-em-arraial-do-cabo1
Quiosques da Praia do Forno

– Praia do Farol

Situada na Ilha de Cabo Frio, a Praia do Farol é uma das praias mais lindas de Arraial do Cabo, e até mesmo do Brasil. A praia tem uma beleza de deixar qualquer um de queixo caído, com suas águas bem calmas e com vários tons de azul. E para deixá-la mais linda, ainda conta com dunas ao redor que podem ser vistas de longe quando estiver no barco.

Dunas da Praia do Farol

O acesso a Praia do Farol só é possível através de barcos, dos quais necessitam de uma autorização da Marina Brasileira para chegar até ela. Como essa praia é protegida, seu acesso é restrito a uma quantidade máxima de 250 pessoas, no qual só é possível ficar neste paraíso por apenas 45 minutos. Devido a essa restrição, no dia que eu fiz este passeio, tive que esperar 40 minutos dentro do barco para a Marina liberar as pessoas a descerem, Por este motivo, recomendo que faça o passeio bem cedinho, para evitar essa fila de espera e poder aproveitar mais a praia enquanto ela está vazia.

praia-do-farol-em-arraial-do-cabo1
Praia do Farol

Aproveite cada precioso segundo na Praia do Farol, pois mesmo com a super lotação de barcos e pessoas, me senti em uma verdadeira praia paradisíaca. Ah e tem mais, com a água calma e clara, é uma praia perfeita para quem quer fazer snorkeling, se tiver máscaras de mergulho, lembre-se de levá-las. Caso contrário, no barco que eu fui, eles alugavam acessórios para mergulho. E prepare-se para ter um mergulho bem gelado, pois o único defeitinho que achei em Arraial foi que mesmo em dias com o sol de rachar, a água do mar é geladíssima.

Praia do Farol em Arraial do Cabo
Praia do Farol vista na sua lateral direita

Por ser preservada, a Praia do Farol não tem nenhuma infraestrutura, além disso,  não é possível levar comida ou bebidas para a praia. Acho isso ótimo, pois um paraíso como este merece toda a proteção.

– Prainhas do Pontal do Atalaia 

Trata-se de duas praias maravilhosas e paradisíacas, que ficam bem de frente com a Praia do Farol. As Prainhas do Pontal do Atalaia são apenas dividas por um pedra, e para chegar até elas você pode ir de carro ou de barco. Para quem for de carro, ao chegar nas prainhas, o acesso será através de uma escadaria enorme que foi construída recentemente. Como eu fui de barco, não tive o privilégio de conhecê-la, é através dela que você vai ter uma vista deslumbrante das Prainhas do Pontal vista do alto.

Para mais informações sobre como chegar nas Prainhas do Pontal do Atalaia, e o que fazer por lá, te indico a leitura deste post AQUI do blog Viagens Cine.

– Praia Brava

Não tive tempo de conhecer essa praia, mas ela, como o próprio nome diz, é daquelas praias bravinhas mesmo, quero dizer, com águas bem agitadas. Como trata-se de uma praia um pouco que selvagem, dizem que é ótima para quem quer surfar. Se você quiser conhecê-la, novamente, recomendo um outro post do blog Viagens Cine, no qual tem dicas de como chegar até a Praia Brava e até um vídeo super lindo (veja ele  AQUI).

– Praia Grande

Trata-se de uma das maiores praias de Arraial, e por ter uma faixa de areia bem extensa, é o lugar perfeito para uma caminhada pela orla. Como a Praia Grande fica no mar aberto, ela é ótima para a prática do surf. Agora sobre o tibum no mar, já não sei se isso é aconselhado, pois dizem que ela tem uma das águas mais geladas de Arraial.

Na Praia Grande, você também encontrará vários quiosques e restaurantes na beira da praia. Outro destaque deste lugar é que lá se encontra uma estátua da atriz Flávia Alessandra, que nasceu lá. E dica, não deixe de apreciar o pôr do sol nesta praia, pois dizem ser um dos mais lindos de Arraial. Infelizmente, eu não tive essa chance, vai ficar para um próxima visita.

praia-grande-em-arraial-do-cabo
Foto com a estátua da Flávia Alessandra na Praia Grande. Já era final do dia, e por causa de algumas nuvens não foi possível ver o pôr do sol

2. Mergulho

Além das praias paradisíacas que encantam os turistas, Arraial do Cabo também está classificada como sendo um dos melhores lugares para a prática do mergulho. E se você quiser se aventurar nas águas geladas de Arraial, existem várias escolas de mergulho por lá, tornando-se o lugar perfeito para fazer o mergulho de batismo. Eu não tive essa experiência, mas se você se interessou, a Bia do blog Roda Mundo participou dessa aventura e contou tudo neste  post AQUI

3. Passeio de barco

Não deixem de fazer o passeio imperdível de barco, um dos mais procurados pelos turistas. Existem várias empresas das quais fazem este passeio, e a que eu escolhi foi a do Saveiro Don Juan, que foi tudo de bom, com direito até música a bordo.

Barquinhos de passeio na Praia do Farol

Este passeio dura em média 4 horas e ele me custou 60 reais (nov/2016), mais uma taxa de embarque de 5 reais que você paga no momento de embarcar. Apenas uma prévia dos lugares do itinerário do passeio de barco: Praia do Farol, Fenda da Aparição-Nossa Senhora, Gruta Azul, Praia Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno. Este é o roteiro padrão, mas ele pode mudar de acordo com as condições do dia, por exemplo, no dia que eu fui, por causa da ressaca do mar não foi possível ir a Gruta Azul (que fica em mar aberto).

Esse foi um dos momentos do passeio de barco onde é possível ver a Fenda da Aparição e a vista do Boqueirão

4. Trilhas

Para os trilheiros de plantão, Arraial tem várias trilhas que levam a mirantes maravilhosos. Infelizmente, só tive a oportunidade de fazer a trilha da Praia do Forno.

O blog Retrip tem um POST com dicas de outras trilhas para fazer em Arraial do Cabo.

trilha-da-praia-do-forno-em-arraial-do-cabo
Plaquinha super fofa em um dos mirantes da trilha da Praia do Forno

5. Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Essa igrejinha mais fofa, em branco e azul fica situada no centro histórico de Arraial, na Praia dos Anjos. Eu não sou religiosa, mas confesso que tenho uma quedinha por igrejas, e essa se destaca por se tratar de umas das primeiras edificações do país, erguida em 1503 pelos portugueses.

igreja-nossa-senhora-dos-remedios-em-arraial-do-cabo1
Igreja Nossa Senhora dos Remédios

E Apesar de ser muito pequena e com pouca infraestrutura para receber os turistas, além da igrejinha, o centro histórico ainda conta alguns restaurantes com ótima opções gastronômicas, e algumas barraquinhas pelas ruas.

6. Pôr do sol

Uma das atrações do final do dia em Arraial é o espetáculo de ver o sol se pondo, e um dos melhores lugares para ver o pôr do sol é na Praia Grande e no Pontal do Atalaia. A Carla do blog Fui, Gostei, Contei foi conferir o pôr do sol no Pontal do Atalaia e contou como foi sua experiência neste post AQUI.

Onde se hospedar em Arraial?

A Pousada do Capitão tem ótimas referências pelo booking, uma opção de hospedagem com ótimo custo benefício, além de boa localização. O blog Aprontando as Malas falou mais sobre ela neste post AQUI.

Outras informações

–  dependendo da época do ano é possível ver golfinhos e até tartarugas em Arraial, como na Praia do Farol.
–  O clima em Arraial do Cabo é quente o ano todo, e durante os meses de novembro a maio suas águas ficam mais calmas. Na alta temporada, o lugar fica lotado de turistas, então aquela sensação de está em um paraíso pode ser comprometida por causa da super lotação de pessoas.
– a Auto Viação 1001 é uma das principais operadoras de ônibus que fazem o trajeto até a Região dos Lagos (onde se encontra Arraial do Cabo). Ela opera em vários horários do dia, confira no site.
– Para quem procura curtir a vida noturna, esqueça disso quando estiver em Arraial, pois a região é bem tranquila e lembra mais uma vila de pescadores. A maioria das pessoas escolhem a badalada cidade de Búzios na Região dos Lagos para aproveitar a noitada.

Gostou de Arraial? Para te deixar ainda com mais vontade de conhecer este paraíso, te indico este vídeo AQUI do blog Cris Pelo Mundo.



Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar  a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples 😉 Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima 🙂 Josiane Bravo



Booking.com



Leia também: Roteiro de 1 dia no Rio de Janeiro



***Receba mais dicas de viagem***

46 Comment

  1. Com o maridão tendo casa em Cabo Frio, Arraial do Cabo virou nosso destino mais comum das férias! Adoramos esse lugar! Parabéns pelo post, super completo!

    1. Muito obrigada Tassia 🙂 Nossa que delícia, uma casa em Cabo Frio é tudo o que eu queria rs.

      Beijoss

  2. Sou apaixonada por praia e Arraial está muito na minha lista, também! Esse post bem detalhado vai me ajudar quando eu conseguir ir. Obrigada!

    1. Muito obrigada Gabi 🙂 Arraial é lindo demais
      Besitos

  3. Nossa!!! Não imaginava que tinha esse tanto de coisa pra fazer em Arraial do Cabo!!! Pensei em dar uma passadinha no caminho de Búzios, mas não deu certo… Ainda bem!!! Agora posso me programar pra ir somente pra Arraial mesmo…

    1. Rsrs, tem muita coisa não é. Eu mesma não imagina que tinha tantas praias para visitar em Arraial. Agora preciso voltar para conhecer Búzios, pois não tive tempo 😉

      Beijos

  4. Uma das maiores vergonhas da minha vida é morar no RJ e não conhecer Arraial do Cabo! 🙁 Vivo dizendo que vou marcar de ir e nunca vou! Fico babando nas fotos que vejo por aí! Adorei o post super completo! Já favoritei pra pegar dicas quando eu for pra la! 🙂

    1. Muito obrigada Marianne. Nossa entendo perfeitamente rs, me lembrou de um ditado “Casa de ferreiro, esperto de pau”, kkkkk, moro no interior de SP e ainda não conheço Ubatuba e Ilhabela pro exemplo rs 😉

      Beijoss

  5. […] dica: se tiverem mais tempinho no Rio de Janeiro, não deixem de ir conferir o Carbe Brasileiro, Arraial do Cabo, que fica no norte da capital carioca. Arraial está classificado como um dos lugares com as praias […]

  6. Esta pequena vila de pescadores parece-me muito pitoresca, um cenário perfeito para passar umas férias para descansar, a avaliar pelas bonitas fotos que colocaste. Parabéns pelo artigo.

  7. Que lindas as fotos, adorei relembrar Arraial do Cabo através do seu post. E obrigadão pelas indicações.

    1. Muito obrigada Fábio 🙂 Feliz com o comentário. Beijos e um ótimo final de semana.

  8. Arraial do Cabo é maravilhoso!!! E esse post está super completo… Parabéns!!!

    1. Muito obrigada Vivi 🙂 Beijos

  9. Arraia do Cabo está na lista dos destinos que preciso conhecer em 2017; E está tão perto. Dá para pegar o carro de São Paulo e ir tranquilamente :O

    1. Oi Eloah, realmente, não é muito longe. Eu mesma moro em SP e achei uma viagem bem rápida 😉 Abraços

  10. A Praia do Farol é surreal de tão linda! Já admirava Arraial, mas nunca tinha visto foto dessa praia apenas, que coisa mais linda, Josi! Amei e fiquei com vontade MESMO de ir lá conhecer!
    Beijos.

  11. Uau! Realmente é lindo demais. Anotei todas as dicas para quando eu for 🙂

    1. Muito obrigada Fernanda 🙂 Beijos

  12. Arraial é o paraíso mesmo! Ano que vem já programamos uma ida pra matar a saudade e apresentar esse pedaço de terra ao filhotinho.
    Excelentes dicas, anotei tudo.

    1. Muito obrigada Camila 🙂 Aww que fofo que você levará seu pequeno para conhecer o paraíso, tão novinho e já é um viajante rs.
      Beijos

  13. Não é a toa que a cidade de Arraial é considerada o Caribe Brasileiro! Post super completo, com muitas dicas. Apesar de conhecermos Arraial, não fizemos nenhuma trilha. Gostei da dica! Parabéns pelo post

    1. Muito obrigada Cristina 🙂 Eu só fiz uma trilha, mas gostaria de ter feito mais se tivesse mais tempo. Tenho que voltar rs.

      Beijos

  14. Arraial é lindo demais! Não é atoa que é o Caribe brasileiro…

    1. Não é, amo aquele paraíso 🙂 Beijos

  15. Quanta coisa maravilhosa pra se fazer em Arraial do Cabo, Josi! Amei esse post com todas essas dicas e claro, fiquei aqui morrendo de vontade de visitar. Quero fazer todas essas trilhas e poder ter essa vista sensacional das praias, que lindeza!

    1. Muito obrigada 🙂 Eu queria fazer todas as trilhas também rs, mas vai ficar para uma próxima visita. Arraial é lindo demais, você vai adorar. Beijoss

  16. Acredita que eu moro pertinho e nunca fui lá?! Erradíssimo né. Mas depois do seu post vou me programar bem direitinho e vou conhecer esse lugar lindão.

    1. Rsrsrs, acredito sim 🙂 Mas se morasse no Rio acho que passaria todo final de semana em Arraial se pudesse rs. Beijos

  17. Arraial tem praias muito lindas mesmo!!! Tô precisando voltar lá.

    1. Arraial é lindo não é 🙂 Beijos

  18. Quero muito conhecer toda essa região linda! A gente acaba conhecendo tantos lugares fora do Brasil e deixa de conhecer esses encantos aqui pertinho!!!

    1. Oi Cris, realmente, concordo com você. Sempre me coloco pensando nessa questão, de deixar de conhecer mais os lugares do nosso Brasil para ir para o exterior. Quero muito viajar mais por aqui 😉 Beijos

  19. […] Arraial do Cabo: dicas do que fazer no Caribe Brasileiro […]

  20. Que delícia, Josi!! Com esse calorão, até suspirei vendo as fotos…

    1. Haha, praia é tudo que queremos neste calorzão não é 🙂 Muito obrigada

    2. Hahaha, lugar perfeito para se refrescar do calor não é 🙂 Abraços

  21. Adorei o roteiro!
    Arraial parece ser um lugar tão lindo, com esse mar de caribe! <3

  22. Que lindas! Quando eu fui tava bem nublado e não consegui conhecer muita coisa de Arraial, quero demais voltar!

    1. Aww que pena que estava feio o tmepo Katarina 🙁 agora você tem um motivo para voltar a Arraial
      Beijos

  23. Você soube muito bem mostrar as belezas de Arraial, nosso caribe.

  24. Ainda não conheço Arraail do Cabo e teu post só aumentou minha vontade de conhecer!
    Adorei!

    1. Muito obrigada Simone 🙂 Arraial é um paraíso no nosso lindo Brasil.
      Beijos

  25. Adoro Arraial do Cabo, é simplesmente maravilhoso!!! Como moro no Rio sempre que posso faço um bate volta pra lá.

    1. Aww como queria morar no Rio Vivi, acho que se morasse ai, eu iria para Arraial todo fim de semana 😉
      Beijos

  26. Adorei demais esse post, vou indicar no meu blog!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: