Um dos cartões postais do Brasil, é na famosa cidade do Rio de Janeiro onde encontra-se uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor. Tema de várias músicas, o Rio é conhecido como “A Cidade Maravilhosa”, um dos lugares onde o nosso país mais recebe visitantes e gringos.
Dizer que é possível conhecer o Rio em apenas um dia é até cruel, mas se você não tem muito tempo, como foi o meu caso, dá para ir em alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Mas o recomendado mesmo, é de pelo menos uns 5 dias para poder conhecer a cidade maravilhosa com calma.
Onde se hospedar?
Fiquei hospedada no Hotel Astoria Copacabana, localizado a apenas 300 metros da Praia de Copacabana. O ponto de destaque para o hotel foi pela ótima localização, que além da praia, ainda conta com teatros, restaurantes e lojas nas proximidades. Além disso, outro ponto positivo é o café da manhã que é maravilhoso, com direito a frios, pães dos mais variados, frutas e muito mais. Confira as fotos do hotel aqui.
O que fazer no Rio de Janeiro em apenas 1 dia
Dica: comece o dia acordando bem cedo para aproveitar cada segundo na cidade maravilhosa.
Optei em iniciar o dia indo ao Corcovado, e a dica é, para evitar as longas filas de espera, deixe para ir ao Cristo Redentor bem cedo, assim que abrir, às 8 horas da manhã ou no final da tarde.
Corcovado/ Cristo Redentor
Para chegar ao Cristo Redentor há apenas duas maneiras, de van ou de trenzinho. Eu fui de carro, e deixei-o estacionado no estacionamento das Paineiras (para chegar até lá você vai pegar a Estrada das Paineiras). Comprei meu ingresso lá mesmo, e paguei 35 reais (jun/2015). Como cheguei bem cedinho, não peguei nenhuma fila.
Para mais informações sobre como chegar no Corcovado e como comprar o ingresso, o blog Viaje Na Viaje tem um texto com todas as dicas necessárias.
Durante o percurso, vi dois macacos pregos pela estrada, e como só tinha eu e mais 2 pessoas dentro da van, o motorista foi bem gentil e parou um pouquinho para eu fotografar os macaquinhos fofos.
Pão de Açúcar/Trilha do Morro da Urca
Depois de um tempo fotografando a linda vista do alto do corcovado, próxima parada, o Pão de Açúcar. Optei em fazer a trilha do Morro da Urca, e detalhe, é de GRAÇA 🙂 Lembrando que essa trilha não leva até o pão de açúcar, e sim para a primeira parada do bondinho.
Se você quiser pegar o bondinho, tem que comprar seu ticket antes de iniciar a trilha. Para saber mais informações sobre valores, entre aqui no site do Pão de Açúcar.
A entrada da trilha se dá pela Pista Claudio Coutinho, do lado esquerdo da Praia Vermelha, cujo o acesso se dá pelo estacionamento do Círculo Militar, e onde você pode aproveitar para deixar seu carro estacionado.
A trilha do Morro da Urca leva em torno de 30 minutos para chegar até lá em cima. No dia que fui tinha alguns trechos com um pouco de lama, o que acabou deixando a caminhada mais animada, já que alguns pontos estavam bem escorregadios. Eu considero uma trilha fácil, mas para algumas pessoas pode exigir um pouco mais de esforço físico, pois tem alguns lugares que é íngreme e em alguns trechos é formado por degraus naturais com galhos.
Para você que optar em fazer a trilha, será contemplada(o) com o encontro de vários macaquinhos (micos) durante o percurso 🙂
E quando você chegar lá no PLATÔ DO MORRO DA URCA, lá do alto é possível ver a ponte do Rio Niterói, Corcovado, Cristo Redentor, Aeroporto, Praia do Botafogo e o mais lindo, o Pão de Açúcar. Lá do alto do morro há restaurantes, sanitários, lanchonetes e até algumas lojinhas (o preço é um pouco salgadinho).
Reserve algum tempo para admirar a vista e ver os aviões que decolam e aterrissam no aeroporto Santos Dummond.
Praias/Ipanema e Copacabana
Próxima parada, as famosas praias de Ipanema e Copacabana.
Depois de Ipanema, sugiro um pulinho na praia de Copacabana. O que eu mais gostei nessa praia foram as esculturas de areia que embelezam o lugar, um show de arte da qual chama a atenção de todos os turistas que passeiam por lá.
Para finalizar sua tarde, nada melhor do que admirar o lindo pôr do sol da Pedra do Arpoador, que fica localizada entre o Forte de Copacabana e Rua Francisco Otaviano com a Avenida Vieira Souto. Infelizmente eu não conseguir ver isso, pois o tempo estava bem nublado 🙁
Tem muita coisa para ver no Rio e um dia não é nada. Se possível, reserve pelo menos uns 4 ou 5 dias para conhecer a cidade com calma. Cada pessoa tem um ritmo diferente, eu acabei conhecendo muita coisa em apenas 1 dia, mas foi porque comecei o dia bem cedo e tive a sorte de não pegar filas.
Se você tiver mais tempo, não deixe de conferir os seguintes lugares: a Praia do Leme (trilha do leme), Leblon, Jardim Botânico, Pedra Bonita, Parque das Ruínas, Pedra da Gávea, Morro dois irmãos, Prainha, Bairro Santa Teresa, Vista Chilena e Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana). E aproveite para conhecer uma das novas atrações da cidade maravilhosa, o Museu do Amanhã e o Parque Laje.
12 comentários
[…] quer que eu faça radio, vou ter que adiar minha viagem? A minha última viagem foi para o Rio de Janeiro em julho do ano passado, então imagina como estou me “coçando” para poder viajar e […]
[…] Leia também: Roteiro de 1 dia no Rio de Janeiro […]
Olha, mas pra um dia é bastante coisa, hein! O Rio é realmente encantador, mas sou suspeita pq é minha cidade, né? E Não pode esquecer de sentar num dos quiosques da praia de copacabana ou assistir o famoso por do sol do Arpoador ou de Ipanema!
Beijos
Oi Juliana, tudo bom 🙂 Hehe, é muita coisa né, mas para quem está sem muito tempo, no meu caso deu para conhecer todos estes lugares de carro, mas acredito que se fosse usar o transporte público isso já não seria possível. Mas claro que 1 dia não é nada para o Rio. Eu mencionei no post sobre ver o pôr do sol, mas eu mesma não tive essa chance já que o tempo estava nublado 🙁
Beijos
Ahhh tudo vale a pena quando a alma não é pequena!!! o Rio é lindo e é melhor fazer tudo corridinho e ver bastante coisa do que perder a oportunidade, né? Beijo
hahaha, eu prefiro conhecer os lugares com calma, mas tem viagens que isso nem sempre é possível não é. Foi o caso do Rio 😉 Beijos
Noossa, só lugares maravilhosos!! Adorei o post e as dicas!! O Rio de Janeiro tem lugares incríveis!!
Como Carioca fiquei encantada com seu post, mas sinceramente achei muita coisa para um dia só.. tomou energético menina? kkk
O lugares que foi são imperdíveis!!!
Oi Josiane.
Nossa. Gostei muito. Eu amo o Rio de Janeiro. Eu visitei lá há muitos anos. Ao mesmo tempo, visitei a Pequena Finlândia, em Penedo.
80 anos da Colônia Finlandesa de Penedo
Tenha um bom dia!
Olá tudo bom. Muito obrigada pela visita. Ainda preciso conhecer Penedo, parece uma cidade tão fotogênica 🙂
Abraços e tenha um bom dia
Experimente um Inesquecível Passeio de Helicóptero no Rio de Janeiro
Não há outro lugar no mundo como o Rio de Janeiro! Os voos panorâmicos de helicóptero da RIOCOPTER são a solução perfeita para você que está procurando um passeio emocionante, planejando um encontro romântico, ou apenas se sentindo aventureiro. Aproveite as deslumbrantes vistas aéreas de pontos turísticos de fama mundial, ao mesmo tempo em que desfruta de estilo e conforto. Todos os passeios são narrados pessoalmente por pilotos amigáveis e experientes.
Passeios turísticos de helicóptero oferecem uma visão panorâmica do Rio de Janeiro com conforto e estilo.
A empresa oferece um passeio de tirar o fôlego de uma das cidades mais excitantes do mundo. Ao escolher a http://www.riocopter.com para o seu passeio personalizado de helicóptero no Rio de Janeiro, tenha a certeza de que você verá todas as melhores paisagens de um ponto de vista completamente novo – um que você nunca esquecerá. Também oferecem Vôos Charters de helicóptero que podem ser personalizados para suas necessidades. Junte-se a nós para um faça um passeio de helicóptero no Rio ao contrário de qualquer outro na região.
Lugares maravilhosos, amei.