Norway in a Nutshell – como é o tour de um dia mais famoso da Noruega

Por Josiane Bravo

A Noruega foi o primeiro país escandinavo que tive o privilégio de conhecer. Uma terra conhecida por suas belezas naturais de tirar o fôlego, os famosos trolls, fiordes, guerreiros vikings, além de ser um dos mais ricos de toda a Europa. Agora você sabia que é possível ver o que o país tem de melhor através do Norway in a Nutshell, que trata-se de um dos passeios mais famosos da Noruega.

O que é o Norway in a Nutshell?

Trata-se de um tour de um dia (ou mais) oferecido pela empresa Fjord Tours no qual você vai ver tudo o que o país tem a oferecer em apenas um dia, incluindo paisagens das mais deslumbrantes como várias cachoeiras, vilarejos fofos que ficam às margens dos fiordes, rios, montanhas, picos nevados, passeio de trem por uma das rotas mais belas do mundo e um cruzeiro pelos fiordes da Noruega.

Mapa com a rota do Norway in a Nutshell

Em inglês, o termo “in a nutshell” faz referência a toda a Noruega em um dia só (Noruega em uma Casca de Noz), ou seja, uma pitadinha do melhor do país em um dia. Como estava viajando sozinha, este tour foi ideal já que viajar de carro estava fora de cogitação.

Como funciona o Norway in a Nutshell?

O Norway in a Nutshell é um pacote (podemos chamá-lo de passe ou tour) que você compra no qual envolve uma combinação de transporte público (ônibus, trem e barco). Vale ressaltar que diferente dos demais tours que estamos acostumados a fazer, este aqui não tem guia, ou seja, não vai ter ninguém para orientar o passeio.

Tour sem guia, então como funciona?

Você escolhe a cidade de onde quer partir, que pode ser Oslo, Bergen, Voss ou Flåm, e depois a cidade de retorno. No entanto, também é possível comprar apenas o ticket sem retorno (somente ida).

Agora a parte mais interessante e que faz desse tour um pouco que diferente é que na verdade o que você está comprando são os tickets para essa combinação de transporte público que mencionei anteriormente. Dito isso, o seu guia vai ser os tickets que vai receber, onde estará escrito o horário e lugar de partida.

Leia também: O que fazer em Oslo na Noruega – 10 atrações imperdíveis

Os horários dos transportes são bem pontuais, então para não se perder o negócio é localizar as pessoas que também estão fazendo o tour e seguir o fluxo. E diquinha, no dia do passeio não vacile com os horários, pois qualquer bobeira ou atraso pode fazer com que perca o bonde e acabe perdendo o transporte.

Paisagem vista no mini cruzeiro pelos fiordes

E apenas uma observação, mesmo parecendo um pouco confuso este uso de transporte, eu achei tudo muito bem organizado. Mais adiante explicarei com mais detalhes sobre cada etapa do passeio.

Como comprar o ticket para o Norway in a Nutshell?

Se preferir, é possível comprar o ticket pela internet e montar seu itinerário através do site da empresa Fjord Tours que tem opção em inglês. Mas vale ressaltar que essa opção é válida apenas para quem possui cartão de crédito internacional.

Depois que realizar a compra online você receberá um e-mail contendo o número de confirmação. No entanto, mesmo para quem opte pela compra online ainda será necessário comparecer na agência da empresa para pegar os tickets impressos.

Paisagem vista na viagem de trem de Myrdal-Flåm

A agência da Fjord Tour fica localizada na estação de trem e no voucher que receberá vai conter todos os tickets para cada transporte, informando a descrição do roteiro e os horários de partida e localização. A dica que eu super recomendo é para não deixar para pegar o seu ticket no dia do tour, pois dependendo do horário a agência poderá está fechada. Dito isso, planeje para pegar os tickets no dia anterior ao passeio.

Caso não possua o cartão de crédito, não fique triste, é possível comprar o passeio na própria agência.

JÁ CONTRATOU SEU SEGURO VIAGEM?

O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS

E quanto custa o Norway in a Nutshell?

Tá aí algo que me assustou à princípio, o bendito valor do Norway in Nutshell não é nada barato. Aliás, o que é barato na Noruega né? Mas não se assuste, digo em voz alta que foi um dos meus melhores investimentos da minha viagem. É um passeio que vale cada centavinho.

E o valor? Algo em torno de 200 euros, mas o preço varia de acordo com o itinerário que escolher (já explico essa parte mais adiante), já que este tour pode ter a duração de um dia ou mais dias.

Além do Norway in a Nutshell, a empresa também oferece outros passeios como:

Paisagem vista na viagem de trem de Myrdal-Flåm

Itinerário do Norway in a Nutshell (Oslo-Bergen) – como ficou meu roteiro

Ao fazer a compra do tour pela internet você quem escolhe a cidade de onde quer partir, ou seja, é possível customizar todo o seu itinerário de acordo com o quanto de tempo tem disponível para a viagem.

No meu caso optei em sair de Oslo e terminar o passeio em Bergen. Ou seja, só comprei a ida (one way). Também é possível fazer o inverso, sair de Bergen e terminar em Oslo.

Vale ressaltar que para quem optar em sair por uma cidade e comprar o ticket sem retorno, é bom ter em mente que se estiver com muita mala, essa opção pode ser um pouco mais desafiadora, já que terá que locomover as bagagens em todo o passeio. Claro que me refiro a malas grandes e com muito peso.

Fiorde

Outra opção é comprar o ticket com retorno, que pode ser feito no mesmo dia ou no dia seguinte (ou no dia que desejar). Um exemplo, você sai de Oslo e retorna à cidade durante à noite, depois que o tour terminar. Vale destacar que o tour leva em torno de 12 horas, começando de manhã e terminando no final do dia. Então para quem optar por essa opção tenha em mente que será uma viagem bem longa, terminando de madrugada.

Só para exemplificar, você vai sair de Oslo mas quer aproveitar a viagem para conhecer mais Bergen, vamos dizer algo como 3 dias. Sendo assim, é só escolher as datas e o destino lá no site e colocar essa opção de ida/volta (round trip em inglês).

Ressaltando que é possível ficar mais de um dia em cada cidade do itinerário, tudo isso fica ao seu critério na hora de comprar o ticket pelo site, basta informar as datas e o tempo de estadia em cada cidade.

E se optar em retornar no dia seguinte, vale ressaltar que ainda tem a parte da estadia.

A hospedagem pode ser reservada à parte, o que sai mais em conta, ou também é possível comprar o pacote completo já incluindo o local de onde vai dormir.

Opções de itinerário do Norway in a Nutshell

Apenas como uma referência, aqui deixo um resumo de algumas opções de itinerário do Norway in a Nutshell.

  • Oslo – Myrdal – Flåm – Cruzeiro pelos Fiordes – Gudvangen – Voss – Bergen (ou inverso, saindo de Bergen e voltando por Oslo)
  • Voss – Gudvangen – Barco pelo Fiorde – Flåm – Myrdal – Voss (pode ser o trajeto inverso também)

Agora que você está mais familiarizado com as opções de itinerário, vamos falar sobre o roteiro que optei (Oslo-Bergen). Independente do roteiro que escolher, o percurso vai incluir basicamente os mesmos lugares como Myrdal, Flam, o cruzeiro pelos fiordes, Gudvagen e Voss. Para facilitar, vou explicar cada trajeto do tour por etapas.

Então ficou assim o meu roteiro: Oslo – Myrdal – Flåm – Cruzeiro pelos Fiordes – Gudvangen – Voss – Bergen

Na estação de trem de Myrdal

1º Trajeto – de Oslo até Myrdal (ônibus + trem)

Com os tickets em mãos e apenas uma mochila e uma mala de rodinha, às 8:25 estava programada a partida do meu primeiro trajeto, que sairia da Estação Central de Oslo (Oslo S) com destino a Myrdal. A minha dica é chegar antes do horário programado para localizar a plataforma e não se perder. E claro, se puder, já tente localizar as pessoas que estão fazendo o Norway in a Nutshell para seguir o fluxo.

No meu caso, o primeiro transporte usado foi um ônibus de Oslo até Drammen e de lá foi feito a mudança para um trem até Myrdal. No entanto, nos outros blogs que pesquisei todos mencionam que só pegaram um trem, não sei o porquê do ônibus, mas foi um trecho rápido.

Paisagem vista na viagem de trem de Oslo-Myrdal

Quanto tempo dura o primeiro trajeto?

Este primeiro trajeto tem a duração de umas 5 horas. No ticket impresso que receber estará escrito com detalhes o número do assento e vagão (obs: é necessário a reserva do assento para este trecho, mas quem faz as reservas é a própria Fjord Tours). Como é o trem? De um modo geral achei as poltronas bem confortáveis, além disso também tem wifi e vagão-restaurante.

O trajeto todo de Oslo até Myrdal já é uma atração, recheado de paisagens montanhosas de tirar o fôlego como o lindão do Hardangervidda, que trata-se de um planalto de montanha na região de Hardanger. Essa parte que fica bem nos alpes estava toda coberta de neve quando fui, e olha que ainda era outono, e um dos destaques que mais mais impressionaram foi ver as vilinhas de longe em meio ao branco que cobria tudo.

Resumindo, você vai passar por paisagens das mais diversificadas, portanto, não desgrude o olho da janelinha para não perder nada.

O meu assento não foi na janela, mas como o trem estava vazio em boa parte da viagem, tive a oportunidade de ficar sentada sozinha em uma poltrona com vista para a linda paisagem.

2º Trajeto – de Myrdal a Flåm (trem)

Às 13:00 cheguei na estação de trem de Myrdal, uma cidadezinha que fica a 865 metros de altitude, já imagina-se o quão linda é a paisagem lá do alto da montanha né.

O próximo embarque estava marcado às 13:27 para o que me refiro à parte mais impressionante da viagem, onde embarcaria no famoso Flamsbana, um trem panorâmico que passa pelas paisagens mais cênicas do passeio, aliás, foi reconhecida pela revista Lonely Planet em 2014 como “a mais bonita jornada de trem do mundo”.

Estação de trem de Myrdal

O Flamsbana é um trem especial no qual seu interior é todo decorado com uma decoração antiga no estilo vintage. E detalhe, não é necessário a reserva do assento, ou seja, corra para pegar um lugar na janelinha para apreciar cada segundo do passeio.

Na minha viagem o trem estava bem vazio, então durante todo o trajeto fui mudando de assento de acordo com às paisagens.

Norway in a Nutshell - tour de um dia na Noruega

Trem Flamsbana

Flåm Railway

E apenas por curiosidade, o Flamsbana pecorre a Flåm Railway (Ferrovia Flam), considerada uma das ferrovias mais íngremes do mundo e uma obra prima da engenharia norueguesa. O motivo? A ferrovia levou 20 anos para ser construída e grande parte dos túneis do trajeto foram escavados à mão.

O trajeto de trem de Myrdal à pequena cidade de Flåm leva em torno de 1 hora. E detalhe, o trem desce uns 20 quilômetros de desfiladeiro passando por paisagens das mais deslumbrantes ao longo de todo o trajeto.

O que você vai ver durante o passeio? A cada túnel uma surpresa, deste várias cachoeiras, pequenos vilarejos e muito verde por todos os lados. E além de tudo o trem ainda faz algumas paradas durante o caminho como uma paradinha de algo de 10 minutos para ver a cachoeira Kjosfossen, uma maravilha da natureza que pode ser apreciada de pertinho.

Norway in a Nutshell - tour de um dia na Noruega

Cachoeira Kjosfossen

Chegando em Flam, mais uma surpresa, o pequeno vilarejo é um charme visto de longe. Aliás, se você tiver mais tempo no seu roteiro, algo que eu faria, ficaria pelo menos uma noite nessa cidadezinha. Como mencionei antes, é possível pernoitar em qualquer uma das cidades do Norway in a Nutshell.

Norway in a Nutshell - tour de um dia na Noruega

Flåm vista de dentro do trem Flambasna

Sobre Flåm

Trata-se de uma cidadezinha que fica aos pés do fiorde Aurlands. Chegando na vila é possível visitar o museu da ferrovia (The Flam Railway Museum) que fica coladinho com a estação de trem. Eu acabei não o visitando, mas acho interessante para quem tem interesse em saber sobre como foi a história da construção da Ferrovia Flåm. E ressaltando, a entrada ao museu é gratuita.

Antes de partir para o próximo trajeto (o cruzeiro pelos fiordes), a gente ainda tem um tempinho para fotografar e explorar a área onde encontrará além do museu, lojinhas de souvenirs, restaurantes, banheiros e uma linda paisagem ao redor.

3º Trajeto – cruzeiro pelos fiordes Aurlandsfjord e Nærøyfjord (barco)

Depois de um tempinho em Flåm, embarquei em um enorme barco (ferry) para fazer o tão famoso passeio pelos fiordes Aurlands e Nærøy.

O que é um fiorde? Não sou uma boa entendedora no assunto, mas segundo nosso amigo Wikipédia, fiorde é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. E os fiordes da Noruega são considerados os mais famosos do mundo.

Norway in a Nutshell - tour de um dia na Noruega

Sobre o barquinho: assim que você chegar na estação de trem em Flåm vindo de Myrdral será possível avistar o grande barco que fica ancorado ao lado. É este aqui da foto ⇓

Norway in a Nutshell - tour de um dia na Noruega

Como é o cruzeiro?

O barco no geral é bem confortável e não é preciso reservar assento, ou seja, fique atento ao horário de embarque e tente não ser o último da fila, pois quanto mais rápido for, as chances de encontrar um assento ao lado da janelinha será maior.

Eu preferi sentar no primeiro andar, em um assento que tinha mesa e perto do bar com café.

De um modo geral, durante todo o passeio a grande maioria das pessoas estarão do lado externo admirando a linda paisagem dos paredões rochosos que contornam os fiordes, os charmosos vilarejos que são vistos de longe, várias cachoeiras que caem sobre os paredões de montanhas. Enfim, é uma paisagem natural tão impressionante que é difícil querer ficar sentada.

Obs: como estava viajando no outono, o frio já estava bem cruel, então não consegui ficar muito tempo lá fora. Disso isso, lembre-se de ir bem agasalhado 😉

O passeio de barco leva em torno de 2 horas e durante todo o trajeto é mostrado em uma telinha na parte interna o mapa do percurso, falando sobre os fiordes.

Norway in a Nutshell - tour de um dia na Noruega

4º Trajeto – de Gudvagen até Voss (ônibus)

Depois das 2 horas maravilhosas, o passeio de barco chegou ao fim, terminando em Gudvagen, uma cidadezinha mega pequena que fica as márgens do fiorde Naerøy.

Em Gudvagen encontra-se uma lojinha de souvenir, banheiros e uma vilinha com um riozinho bem fotogênico ao lado.

Chegando em Gudvagen você avistará vários ônibus parados, que será o meio de transporte usado para o próximo trajeto até Voss. O meu ônibus estava com o letreiro escrito Norway in a Nutshell, então foi bem fácil identifica-lo. Antes de partir, ainda tive algum tempinho para fotografar o rio que mencionei.

Norway in a Nutshell - tour de um dia na Noruega

E sobre o trajeto em si de Gudvagen até Voss, o ônibus estava lotado. E como já estava escurecendo não foi possível ver a paisagem toda, mas pelo pouco que pude ver ainda com a luz do dia, é simplesmente maravilhosa, recheada de vários rios, cachoeiras, ou seja, mais uma chuva de paisagens de tirar o fôlego.

Se você for fazer o trajeto oposto (de Bergen à Oslo), será possível ver a paisagem durante o dia, já que passará por lá na parte da manhã.

Norway in a Nutshell - tour de um dia na Noruega

Gudvagen

5º Trajeto – de Voss até Bergen (trem)

Chegando em Voss, às 19:38 estava marcado o próximo e último trajeto do passeio, que seria uma viagem de trem de em torno 1 hora e meia até o destino final, a charmosa Bergen. Aproveitei para pernoitar por 2 dias lá e a minha dica é se você tiver tempo no seu roteiro, é de pelo menos 3 dias para aproveitar a cidade com calma.

Leia também: O que fazer em Bergen em 2 dias – 10 lugares imperdíveis

Bergen no outono

Informações úteis

  • Recomendo que leve um agasalho mesmo para quem for fazer o passeio durante o verão;
  • Se possível, leve água e lanchinhos para matar a fome durante o passeio. É possível comprar comida no trem, mas já vou adiantar que é cara;
  • Atente-se as informações dos tickets que receber e guarde-os em um local seguro para não perdê-los;

Eu ameiii tudo, não tenho o que reclamar de nada deste passeio, a única coisa que faria se tivesse mais tempo seria pernoitar pelo menos uma noite em Flåm para explorar o lugar com mais calma. E claro, adoraria fazer alguma trilha pela região.

Para salvar no seu Pinterest ⇓


***Confira outros posts da Escandinávia***


***Receba mais dicas de viagem***


Comece a planejar sua viagem aqui

Continue planejando sua viagem usando um dos parceiros do blog. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, eu ganho uma pequena comissão. Você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a manter o blog.

Reserve seu hotel/hostel: faça sua reserva pelo Booking.com, site de hospedagem que garante os melhores preços em qualquer lugar do mundo. Além disso, muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito.

Seguro Viagem: curta sua viagem sem preocupação adquirindo um seguro viagem. Lembrando que na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos não existe saúde pública. Faça aqui sua cotação com a Seguros Promo e garanta os melhores preços. E olha que legal, você pode pagar em até 12x no cartão de crédito ou ter 5% de desconto no boleto.

Ingressos: evite filas, compre ingressos com antecedência para atrações turísticas, excursões entre outros passeios pela Get Your Guide.

Leia também

35 comentários

Vanessa Orfao 24 de maio de 2018 - 16:23

Ahhh, adorei seu relato! Estou de viagem marcada para Noruega em outubro e um dos passeios que vou fazer é esse. Tinha pensado em ir de avião de Oslo a Bergen e fazer o passeio de Bergen, mas agora com seu relato, mudei de ideia. 🙂 Sensacional

Responder
Josiane Bravo 28 de maio de 2018 - 04:48

Muito obrigada Vanessa 🙂 Ah você vai bem na época que fui, em pleno outono. Eu nem cogitei na ideia de ir de avião justamente por conta da paisagem, acho que a viagem de trem é maravilhosa e não é longa.
Abraços

Responder
Thiago 24 de outubro de 2018 - 21:57

Boa noite Josiane
Como que consigo comprar este pacote porque não estou encontrando nenhum site

Responder
Josiane Bravo 30 de outubro de 2018 - 22:39

Olá Thiago tudo bom. O pacote do Norway in a Nutshell é oferecido pela empresa Fjord Tours (https://www.norwaynutshell.com/), é lá onde você compra este passeio.
Abraços 🙂

Responder
Monte Ulriken - trilha para chegar até a montanha mais alta de Bergen - Uma Turista Nas Nuvens 24 de maio de 2018 - 17:38

[…] Norway in a Nutshell – como é o tour de um dia mais famoso da Noruega […]

Responder
O que fazer em Oslo na Noruega - 10 atrações imperdíveis - Uma Turista Nas Nuvens 24 de maio de 2018 - 18:14

[…] Norway in a Nutshell – como é o tour de um dia mais famoso da Noruega […]

Responder
Marcela (@tripsandroadtrips) 6 de junho de 2018 - 11:19

AAh que delicia ver esse post aqui!! Matei as saudades desses lugares tão lindos!

Fizemos alguns desses passeios ano passado, mas não o Norway in a Nutsheel pq a gte tava de motorhome, então a gente ia por conta própria até as cidades… Fizemos o trajeto de Flam pra Myrdal de trem, descemos de volta de bicicleta (e foi uma das partes mais divertidas da viagem!) e no dia seguinte pegamos o barco em Myrdal pra fazer os fiordes Aurlands.

Eu lembro que você foi um pouco depois de mim (fomos no final de agosto) e a paisagem que você pegou já tava totalmente diferente… Nem consigo imaginar no frio que você pegou no barco, pq em agosto a gente já quase morreu congelado pra tirar umas fotos lá fora… hahahaha

A Noruega é um país muito especial… Não é uma viagem barata, mas valeu cada coroa norueguesa que gastamos!! E ainda ficou faltando tantos lugares pra conhecer…

Beijão!!

Responder
Josiane Bravo 24 de junho de 2018 - 08:32

Oi Marcela tudo bom. Muito obrigada pela visita. Ah eu lembro da sua viagem, meu sonho é fazer algo parecido rs, viajar pela Noruega de motorhome deve ser incrível. Ahhh que demais o passeio de bike, uma aventura não é. Haha, confesso que passei muito frio no barco, mas deu para sobreviver porque a paisagem é realmente de tirar o fôlego que faz até a gente se esquecer do frio kkk. Eu ameii a Noruega e não vejo a hora de voltar, o país tem muito lugar lindo para conhecer para apenas 6 dias de viagem (meu caso). Quero muito conhecer o norte e ver a aurora e fazer trilhas da próxima vez. E por que seja um país caro, como disse, vale a pena cada coroa 😉
Abraços Marcela

Responder
Cristina 13 de junho de 2018 - 11:27

Fizemos esse passeio e amamos! Realmente muito bem organizado e fácil de executar. Super vale a pena!

Responder
angiesantanna 13 de junho de 2018 - 17:50

realmente esse passeio é incrível! achei ótimo pois já reúne as partes mais lindas que nos remetem a noruega!

Responder
Josiane Bravo 24 de junho de 2018 - 08:27

É um passeio imperdível Angela, e como disse, uma ótima maneira de ver várias paisagens da Noruega em um dia.
Abraços

Responder
Ana Carolina Miranda 13 de junho de 2018 - 19:49

Amei seu post! Ainda não conheço a Noruega mas fiquei morrendo de vontade de conhecer e já anotei suas dicas, pois pretendo utilizá-las em breve

Responder
Josiane Bravo 24 de junho de 2018 - 08:28

Muito obrigada Ana 🙂

Responder
itamarjapa 14 de junho de 2018 - 15:54

Que demais! País lindo! Um verdadeiro sonho! Adorei a dica do Norway in Nutshell, parece ser muito produtivo e muito bem aproveitado! Adorei a ideia, ainda não tinha visto.

Responder
Josiane Bravo 24 de junho de 2018 - 08:25

Muito obrigada 🙂 É realmente um país encantador. Sonho em voltar para conhecer outros lugares.
Abraços

Responder
Juliana Moreti 14 de junho de 2018 - 23:27

Que espetàculo! Adorei Josy….. concordo sim que, apesar de caro, valeu cada centavo! Tuas fotos estão cada vez mais lindas!

Responder
Josiane Bravo 24 de junho de 2018 - 08:24

Muito obrigada Jú, e como valeu a pena 🙂
Abraços

Responder
Leandro Lima Queiroz 29 de junho de 2018 - 15:00

Olá Josiane. Belo post o seu! Parabéns!! Estou viajando com a minha esposa em out/2018. Pegarei um vôo de Copenhague para Bergen, onde consegui por uma super promoção. Ficarei 2 noites em Bergen e partirei bem cedo pelo Tour Norway in a nutshell, com destino a Oslo. Ficarei 1 pernoite em Fläm no meio do percurso também. Minha pergunta é: Quais os horários disponíveis de saída de Fläm para Myrdall? Fiz algumas pesquisas e consegui encontrar os horários de 12h e 16h (apenas esses 2 horários). Você me confirma essa informação?
Obrigado.
Leandro

Responder
Josiane Bravo 3 de julho de 2018 - 08:00

Olá Leandro tudo bom? Muito obrigada pela visita e pelo elogio.
Aww que demais que você vai conhecer este país maravilhoso e Copenhague também. E que sorte hein pegar essa promoção 😉 Sobre os horários, acabei de verificar aqui, vou deixar este link para você conferir todos os horários disponíveis (são vários pelo que olhei, 6 no total para o mês de outubro).
https://www.visitflam.com/globalassets/pdf/rutetider/rutetider-2018/flamsbana_rates_timetables_2018.pdf

https://www.visitflam.com/flamsbana/about-the-flam-railway/flam-to-myrdal/ (o site está em inglês)

Em todo o caso, para melhores esclarecimentos sobre os horários, sugiro que entre em contato com o pessoal da Fjord Tours 🙂

Desejando aqui que sua viagem (tour) seja tão linda quanto foi a minha. Se lembrar depois, ficarei muito feliz com o seu relato depois da viagem 🙂
Abraços
Josiane Bravo

Responder
patricia de fatima fogaca maynard 9 de julho de 2018 - 23:32

Olá Josiane, amei seu post, lindo e esclarecedor!
Irei em Setembro/2018, vou pegar meus tickets na estacão de Oslo. Por favor, como e quando tenho que fazer as reservas de lugares?
obrigada e beijos

Responder
Josiane Bravo 10 de julho de 2018 - 07:05

Olá Patricia tudo bom. Muito obrigada, feliz que você gostou. Sobre a reserva de assentos, foi automática, eu não tive que fazer as reservas, pois quem faz isso é o próprio pessoal da Fjord Tours 😉 Só descobri o número do meu assento nos trens no dia que fui pegar meus tickets. Vou até salientar no post sobre isso, acho que deu a entender que somos nós que fazemos a reserva rs.
Abraços e tenha uma ótima viagem em Setembro 🙂
Josiane

Responder
Daniel Silva 13 de outubro de 2022 - 08:41

Olá Josiane, ótimo post! Parabéns!
Muito explicativo.
Uma dúvida, o flamsbana está incluído no norway in a nutshell ou é um passeio de trem a parte?
Obrigado

Responder
Josiane Bravo 16 de outubro de 2022 - 11:48

Oi Daniel tudo bom? Muito obrigada 🙂
Sim, o passeio de trem da flamsbana já está incluso no Norway in a Nutshell.
Abraços

Responder
André B. 17 de agosto de 2018 - 18:13

Josiane, SENSACIONAL o post! O mais detalhado sobre o passeio que eu vi até agora! Posso tirar uma dúvida? Onde vemos os horários do trem pra mydral pra podermos saber como “sincronizar a saída de Oslo com os demais transportes?

Pretendo ir em abril, creio que por ser final do inverno, tenham menos horários das barcas, por isso precisava ter isso numa sincronia britânica.

Mais uma vez muito obrigado e parabéns.

Responder
Josiane Bravo 21 de agosto de 2018 - 11:42

Oi André tudo bom. Muito obrigada pela visita e feliz que o post foi útil para você 🙂 Este passeio é realmente sensacional e espero que você curta ele o quanto como eu gostei. Sobre sua dúvida, aqui neste link você encontrará todos os horários dos trens de Myrdal-Flam (ou vice-versa), é uma tabela bem útil para você se planejar (obs: ela é de 2018, pois ainda não está disponível a tabela para 2019, mas dá para você ter uma noção de horários): https://www.visitflam.com/globalassets/pdf/rutetider/rutetider-2018/flamsbana_rates_timetables_2018.pdf

Este outro link também poderá ser útil, nele você pode colocar a data que pretende fazer o passeio e depois ver quais os horários disponíveis: https://www.visitflam.com/flamsbana/about-the-flam-railway/flam-to-myrdal/

E este link é para conferir os horários de trem Oslo-Myrdal: https://www.nsb.no/en/frontpage (obs: como sua viagem é apenas em abril do ano que vem, talvez ainda não esteja disponível os horários para a data já que ainda falta bastante tempo para a viagem).

Abraços e uma boa viagem adiantada hehe
Josiane Bravo

Responder
Eduardo Henrique Gomes de Minas 26 de agosto de 2018 - 14:36

Oi Josiane,
Pelos comentários, vejo que as suas informações ajudam a muitas pessoas.
Estou fazendo em setembro o passeio “Sognefjord in a nutshell” one-way.
Recebí os tickets da Fjordtours pelos correios e a minha dúvida é se terei de trocar os vouchers recebidos (Oslo S a Myrdal, e Myrdal a Flam) na bilheteria da NSB da estação Oslo S, antes da viagem.
Parabéns pelo post.
Grato,
Eduardo Henrique

Responder
Josiane Bravo 8 de outubro de 2018 - 13:33

Olá Eduardo tudo bom. Peço desculpas pela demora em respondê-lo. Sobre sua pergunta, até onde sei todos precisam pegar os vouchers nas estações de Oslo ou Bergen, no entanto pelo que percebo você optou em receber pelos correios e lembro-me que quando fiz a minha reserva essa opção ficava um pouco mais cara. Não sei te dizer se será necessário a troca já que você já os recebeu. Para melhores informações por favor certifique-se com o pessoal da Fjordtours pois não estou certa sobre sua dúvida.
Abraços

Responder
Caroline 25 de fevereiro de 2019 - 16:43

Ola!
Adorei seu post! foi o mais esclarecedor que li sobre este passeio!
Só quero tirar uma dúvida: se eu iniciar o passeio de Olso e finalizar em Bergen, tudo no mesmo dia, sem dormir em nenhuma cidade, cada vez que eu descer do transporte eu devo retirar as malas? te pergunto isto porque estarei viajando com uma criança de 4 anos, e seria bastante transtorno. estou com vontade de fazer este passei mas bem apreeensiva por isto.
Outra pergunta: quanto tempo leva no total o passeio só de ida Oslo-Bergen?
Obrigada!!!!

Responder
Josiane Bravo 6 de março de 2019 - 00:41

Oi Caroline tudo bom:) Muito obrigada pela visita e pelo elogio. Sobre sua dúvida, infelizmente você será responsável pelas suas malas para cada trecho do passeio, ou seja, cada vez que descer vai ter que carregar a mala. Como mencionei no post, a dica é evitar levar muito peso. E no seu caso, como estará com criança pequena, talvez tenha mais dificuldade com a locomoção. Se estivesse viajando com mais alguém para ajudar a carregar as malas, seria ótimo. Não sei qual é o seu objetivo, quais atrações tem mais vontade de conhecer, mas outra solução no seu caso é ir por conta própria de Oslo até Bergen (de trem) e de lá fazer o Norway in a Nutshell no dia seguinte (um bate e volta), você pode customizar seu itinerário pelo site da Fjord Tours, então a sugestão seria fazer o trajeto Bergen via Voss (lá no site você coloca Start: Bergen e End: Bergen), o trajeto ficaria assim: Bergen – Voss – Gudvangen – Flam – Mydral – Bergen. Neste caso, como voltará para Bergen no mesmo dia, você pode deixar as malas no hotel onde for se hospedar. Essa é apenas uma outra opção caso não se anime a viajar com malas durante o Norway in a Nutshell. Ah, o trajeto de trem Oslo-Bergen dura em torno de 7 horas.

Abraços

Responder
Victória G. Soares 28 de abril de 2019 - 08:03

Josiane, que post incrível!! estou planejando viajar entre 13 e 23 de Junho para Noruega e Suécia e praticamente me guiando pelo seu Blog, muito obrigada!
Duas perguntinhas:
Moro em Lisboa, e estou com dificuldade de encontrar um caminho de volta. Meu plano era fazer o Norway in Nuttshell de oslo a Bergen e voltar no trem noturno para economizar. Mas também queria ir a Stavanger e Trondheim. Alguma dica de como me deslocar para esses destinos sem ter que ficar sempre indo e voltando para Oslo?

Outra coisa, gostava de ver o sol da meia-noite. Acha que Bergen já será suficientemente norte ou teria que subir mais? Não sei se aguento mais frio hehehe

Muito obrigada!!

Responder
Josiane Bravo 5 de maio de 2019 - 16:35

Oi Victória tudo bom. Muito obrigada 🙂 Como não cheguei a conhecer estes dois destinos que mencionou, não tenho muita experiência para te passar essas informações da melhor maneira. Mas pela logística do mapa, Stavanger e Trondheim estão situados de lados opostos, um ao sul e o outro ao norte. O que eu faria se fosse seguir o roteiro seria: de Oslo ir até Trondheim de trem, depois descer para Bergen, ficar uns 2 dias na cidade, e depois de Bergen ir até Stavanger que fica no sul e não muito longe (em torno de 5 horas de trem). E por fim, voltar para Bergen e de lá fazer o Norway in a Nutshell com a rota Bergen-Oslo.

E sobre a outra pergunta, pelo que sei, só indo mais para o norte para ver este fenômeno. Mas em junho não deve ser tão frio hehe.
Abraços

Responder
Vanessa 14 de janeiro de 2020 - 17:04

Amando seus posts sobre a Noruega, todos muito bem explicadinhos! Obrigada pela grande ajuda <3

Responder
Josiane Bravo 16 de janeiro de 2020 - 15:10

Oi Vanessa, muito obrigada 🙂 Agradeço pelo elogio e fico feliz que os posts foram úteis para você.
Grande abraço

Responder
Aline 2 de fevereiro de 2021 - 11:37

Oi Josiane,

Seu port é maravilhoso.. parabens!!
Eu tenho uma duvida, espero que vc possa me ajudar. A minha viagem vai comecar em Bergen e terminar em Oslo.
Minha duvida é a seguinte, eu estou planejando ficar uma noite em Flam. Como ficaria o roteiro? Eu nao entendi muito bem. Se o tour Norway in a nutshell comecar em Bergen ficaria assim?

Bergen– Voss – Gudvangen – Cruzeiro pelos Fiordes – Flåm – Myrdal –Oslo

Como eu queria ficar uma noite em Flam, minha duvida é, o trem de flambana sai de flam e volta pra flam?? voce sabe se tem como pegar esse trem só pra subir e descer de zipline e bicicleta?

A parte do cruzeiro pelos fjords, voce escolhe em quais quer ir?

muitoooo obrigada!

Responder
Josiane Bravo 8 de fevereiro de 2021 - 12:51

Oi Aline tudo bom? Muito obrigada. Como já conversamos anteriormente, vou tentar te ajudar com sua dúvida, mas quero frisar que como não fiz um roteiro parecido com o que estar planejando, não tenho muito conhecimento como vc poderia fazer essa volta de bike e zipline. Mas respondendo suas perguntas, sim, o tour começaria em Bergen e ficaria como você mencionou. Este tour vc pode customiza-lo de várias maneiras: escolher a quantidade de dias que vai ficar em determinada cidade, no caso, você pode dormir em Flam e continuar a viagem no dia seguinte de boa, até escolher uma acomodação na cidade (o que não recomendo pois é bem caro e é melhor reservar hotel por conta própria). A única coisa que quando for adquirir o tour, vai aparecer as datas e horários, e neste caso vc escolhe o horário que quer partir de Flam (de acordo com a disponibilidade de horários que eles oferecem). Só que, como entendi, vc não quer fazer o trajeto Flam-Myrdal com o trem Flåm Railway (o famoso Flamsbana), certo? Neste caso, este é um dos trajetos do Norway in a Nutshell e não sei se tem como você tirá-lo do pacote, digo, mesmo que vc decida fazer de bike, ainda assim vai estar pagando por um trecho de trem que não vai usar. O trem sai de Flam, mas ele não volta, o tour vc só faz um trecho de ida (que pode ser Flam-Myrdal para quem inicia em Bergen, ou no meu caso, Myrdal-Flam para quem inicia em Oslo). Mesmo para quem opte por ida e volta, na volta ele só inclui um trem direto, sem este lance de balsa e trem panorâmico. Resumindo, de Flam vc vai para Myrdal. A mesma coisa é com o cruzeiro, então vc não escolhe em quais quer ir pois o Norway in a Nutsheell só faz o (Aurlandsfjord – Nærøyfjord), se quiser conhecer outros fiordes, tem outros tipos de pacotes além do Norway in a Nutsheell como mencionei no post. Ah, e o Flamsbana não é o mesmo trem que vai para Oslo, este é um trem especial que só faz o trajeto Flam-Myrdal ou vice-versa.
Ficou confuso né rs, mas é um tour confuso mesmo de explicar. Em todo o caso, assim que for possível reservar o tour (pelo que vi os tour estão suspensos por conta do corona), veja no site https://www.norwaynutshell.com/original-tour/ como ficaria o seu trajeto para fazer uma simulação e ter uma ideia de valores e trajetos.
E espero ter respondido sua pergunta 🙂
Grande abraço

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.