Como chegar à Praia do Forno em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

A Praia do Forno está entre uma das minhas praias prediletas em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. É daquelas praias que ficam escondidinhas e que reserva uma beleza surreal vista do alto. E a cor da água do mar é simplesmente fantástica, um azul limpinho e clarinho com várias tonalidades.

Como chegar à Praia do Forno

Tem duas maneiras para chegar à Praia do Forno: através de uma trilha tranquila saindo da Praia dos Anjos ou por meio de barcos, barco táxi ou barcos de passeios que levam os turistas até as praias mais famosas de Arraial.

E se você quiser ver a Praia do Forno do alto, onde vai ter uma das vistas mais incríveis e lindas de Arraial, a dica é se aventurar no meio do mato do Morro da Fortaleza, por onde vai fazer a trilha. Sério mesmo, a trilha é rápida demais e a vista do alto é de tirar o fôlego, vale a pena o esforço da caminhada.

Praia do Forno vista de longe (estava dentro do barco)

Caso esteja sem muita disposição para enfrentar o pequeno morro, o passeio de barco também vai te proporcionar vistas fantásticas. Para chegar por meio de barco, vá até a Marina dos Pescadores da Praia dos Anjos e lá procure pelas pequenas embarcações, os famosos barco táxi. O trajeto custa em média 10 reais por pessoa e o percurso é rápido, algo em torno de 10 minutinhos.

Leia também: O que fazer em Arraial do Cabo

Sobre a trilha da Praia do Forno

Pata ter acesso ao início da trilha, é bem simples, vá em direção ao porto da Praia dos Anjos, a trilha fica escondidinha bem no finalzinho da praia.

E dica, antes de iniciar a trilha certifique-se com o que está levando, não aconselho levar muito peso pois tem uma subida chatinha no início do trajeto.

Um trecho da trilha da Praia do Forno

Considero a trilha de moderação fácil a média apenas por conta da subida. Por conta disso, um pouco de preparo físico pode ser necessário. Mas não se preocupe, é só o início mesmo, depois a trilha fica fácil. Para chegar até a Praia do Forno dura em média 15 minutinhos no máximo. Mas como a paisagem dos mirantes é linda, a gente acaba gastando mais que isso, já que a vontade que dá é de tirar várias fotos.

A trilha começa com uma subida, a parte mais difícil. E ao longo dela você já vai ter uma vista linda da Praia dos Anjos do alto. O trajeto é todo é rodeado com a vegetação nativa da mata, com muitos cactos que deixam o visual ainda mais lindo. Confesso que tirando a subidinha que leva menos de 1o minutos, o resto da trilha foi moleza.

Praia dos Anjos vista do alto na trilha da Praia do Forno

E um pouquinho antes de chegar à Praia do Forno você vai ver uma plaquinha linda rodeada com cactos, bem ao seu lado tem um banco. É neste local onde fica o mirante mais famoso da trilha e um dos cartões postais de Arraial, de onde o povo tirar as fotos que postam no Instagram. Ao ver o banquinho, você verá uma pequena trilha, desça até ela para ir até um outro mirante, onde tem uma pedra. Este é outro lugar que vai te proporcionar fotos iradas. Depois das fotos, volte ao banquinho para continuar a trilha em direção a praia.

Se for no feriado ou em dias de muito sol durante o fim de semana, prepare-se para encontrar a praia lotada de gente. Como a extensão da faixa da areia da Praia do Forno é bem curta, ela fica cheia rapidinho. Eu fui na parte da tarde no primeiro dia e tive o azar de encontrar a praia lotada de gente. Sem contar que o mirante da trilha tinha até filas para o povo tirar fotos. Então, se quiser ver a praia vazia e ter fotos sem aquela multidão, a dica é ir bem cedo. Foi isso que fiz no segundo dia para aproveitar mais.

Praia do Forno em Arraial do Cabo -Rio de Janiero

Praia do Forno vista do alto e eu fazendo pose tosca

E chegando à Praia do Forno, ainda na trilha já dá para ver as várias barraquinhas e quiosques espalhados pela praia.

Além dos quiosques, tem até um restaurante flutuante na Praia do Forno, mas este eu não cheguei a conhecer. Vai ficar para uma próxima vez.

Eu fiquei em um dos quiosques mais fofos que achei, o Quiosque Sol e Mar. Além de ser bem fotogênico para fotos, achei a comida fantástica. Eles tem opções de almoço, que por sinal não achei tão caro assim. O legal é que você vai ter direito a uma mesinha para o dia todo se optar em consumir em algum dos quiosques. É ideal para quem está com um grupo de pessoas, já que necessita de um valor mínimo de consumação.

Vista da Praia do Forno no Quiosque Sol e Mar

O que fazer na Praia do Forno

Além de curtir a paisagem que lembra um paraíso (isso se não tiver aquela muvuca de gente), a Praia do Forno é ideal para passar boas horas curtindo o mar lindo de ver e se deliciando com alguma bebida (tem caipirinha, cerveja, etc). E na água, prepara-se para ver alguns peixinhos e quem sabe até mesmo tartarugas, pois dizem que lá é cheio delas (eu não vi nenhuma). Como a visibilidade da água é ótima, o lugar é ideal para quem curte mergulho.

E se você quiser, também tem caíques disponíveis para aluguel, além de cadeiras e barraquinhas.

E aí, conta pra mim, vale ou não a pena fazer a trilha da Praia do Forno? Já conhecem Arraial?


***Receba mais dicas de viagem***


Para salvar no Pinterest

Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples 😉 Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima 🙂 Josiane Bravo



Booking.com


 

5 Replies to “Como chegar à Praia do Forno em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro”

  1. Essa trilha deve ser incrível!!! Fiquei com vontade de fazer, assim como as demais em Arraial do Cabo…

  2. Que delícia! Eu fiz essa trilha. Super tranquila e linda. Muito melhor que ir de barco até a praia.
    Parabéns pelo post. Muito bem explicado. E as fotos estão lindas!

  3. Que vista incrível, mas imagino que cheio de gente perde um pouco o encanto, valeu pela dica de tentar ir cedo para encontrar esse paraíso com vista vip. As fotos estão lindas, matando a agente de vontade de conhecer.

  4. Que lindo é o litoral do RJ, norte, sul, na cidade… Parabéns pelo post, muito útil e tentador!

  5. Ainda quero conhecer essa praia, que parece linda! Gostei de saber que a trilha é fácil, pois confesso que meu preparo não é lá essas coisas. Amei as fotos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: