Como chegar à Praia do Forno em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

Por Josiane Bravo

A Praia do Forno está entre uma das minhas praias prediletas em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. É daquelas praias que ficam escondidinhas e que reserva uma beleza surreal vista do alto. E a cor da água do mar é simplesmente fantástica, um azul limpinho e clarinho com várias tonalidades.

Como chegar à Praia do Forno

Tem duas maneiras para chegar à Praia do Forno: através de uma trilha tranquila saindo da Praia dos Anjos ou por meio de barcos, barco táxi ou barcos de passeios que levam os turistas até as praias mais famosas de Arraial.

E se você quiser ver a Praia do Forno do alto, onde vai ter uma das vistas mais incríveis e lindas de Arraial, a dica é se aventurar no meio do mato do Morro da Fortaleza, por onde vai fazer a trilha. Sério mesmo, a trilha é rápida demais e a vista do alto é de tirar o fôlego, vale a pena o esforço da caminhada.

Praia do Forno vista de longe (estava dentro do barco)

Caso esteja sem muita disposição para enfrentar o pequeno morro, o passeio de barco também vai te proporcionar vistas fantásticas. Para chegar por meio de barco, vá até a Marina dos Pescadores da Praia dos Anjos e lá procure pelas pequenas embarcações, os famosos barco táxi. O trajeto custa em média 10 reais por pessoa e o percurso é rápido, algo em torno de 10 minutinhos.

Leia também: O que fazer em Arraial do Cabo

Sobre a trilha da Praia do Forno

Pata ter acesso ao início da trilha, é bem simples, vá em direção ao porto da Praia dos Anjos, a trilha fica escondidinha bem no finalzinho da praia.

E dica, antes de iniciar a trilha certifique-se com o que está levando, não aconselho levar muito peso pois tem uma subida chatinha no início do trajeto.

trecho da trilha Praia do Forno em Arraial do Cabo

Um trecho da trilha da Praia do Forno

Considero a trilha de moderação fácil a média apenas por conta da subida. Dito isso, um pouco de preparo físico pode ser necessário. Mas não se preocupe, é só o início mesmo, depois a trilha fica fácil.

O trajeto para chegar até a Praia do Forno dura em média 15 minutinhos no máximo. Mas como a paisagem dos mirantes é linda, a gente acaba gastando mais que isso, já que a vontade que dá é de tirar várias fotos.

A trilha começa com uma subida, a parte mais difícil. E ao longo dela você já vai ter uma vista linda da Praia dos Anjos do alto. O trajeto é todo é rodeado com a vegetação nativa da mata, com muitos cactos que deixam o visual ainda mais lindo. Confesso que tirando a subidinha que leva menos de 10 minutos, o resto da trilha foi moleza.

Mirante na trilha da Praia do Forno em Arraial do Cabo

Praia dos Anjos vista do alto na trilha da Praia do Forno

E um pouquinho antes de chegar à Praia do Forno você vai ver uma plaquinha linda rodeada com cactos, bem ao seu lado tem um banco. É neste local onde fica o mirante mais famoso da trilha e um dos cartões postais de Arraial, de onde o povo tirar as fotos que postam no Instagram.

Ao ver o banquinho que fica em dos trechos, você verá uma pequena trilha, desça até ela para ir até um outro mirante, onde tem uma pedra. Este é outro lugar que vai te proporcionar fotos iradas. Depois das fotos, volte ao banquinho para continuar a trilha em direção a praia.

Se for no feriado ou em dias de muito sol durante o fim de semana, prepare-se para encontrar a praia lotada de gente. Como a extensão da faixa da areia da Praia do Forno é bem curta, ela fica cheia rapidinho. Eu fui na parte da tarde no primeiro dia e tive o azar de encontrá-la lotada de gente. Sem contar que o mirante da trilha tinha até filas para o povo tirar fotos.

Portanto, se quiser ver a praia vazia e ter fotos sem muita gente, a dica é ir bem cedo. Foi isso que fiz no segundo dia para aproveitar mais.

Praia do Forno em Arraial do Cabo -Rio de Janiero

mirante Praia do Forno em Arraial do Cabo

Praia do Forno vista do alto e eu fazendo pose tosca

E chegando à Praia do Forno, ainda na trilha já dá para ver as várias barraquinhas e quiosques espalhados pela praia.

Além dos quiosques, tem até um restaurante flutuante na Praia do Forno, mas este eu não cheguei a conhecer. Vai ficar para uma próxima vez.

Onde comer na Praia do Forno?

Eu fiquei em um dos quiosques mais fofos que achei, o Quiosque Sol e Mar. Além de ser bem fotogênico para fotos, achei a comida bem gostosa. Eles tem opções de almoço, que por sinal não achei tão caro assim. O legal é que você vai ter direito a uma mesinha para o dia todo se optar em consumir em algum dos quiosques. É ideal para quem está com um grupo de pessoas, já que necessita de um valor mínimo de consumação.

Já para quem quer economizar, a dica é levar lanches e bebidas para passar o dia em grande estilo 😉

Vista da Praia do Forno no Quiosque Sol e Mar

O que fazer na Praia do Forno

Além de curtir a paisagem que lembra um paraíso, a Praia do Forno é ideal para passar boas horas curtindo o mar lindo de ver, tomar um drink gostoso e curtir a linda vista que até hipnotiza. E na água, prepara-se para ver alguns peixinhos e quem sabe até mesmo tartarugas, pois dizem que lá é cheio delas (eu não vi nenhuma).

Como a visibilidade da água é ótima, o lugar é ideal para quem curte mergulho. Mas já adianto, confesso que achei a água um puco gelada para meu gosto. Sou do time que curte um mar quentinho para enfrentar um tibum.

E se você quiser, também tem caíques disponíveis para aluguel, além de cadeiras e barraquinhas.


***Receba mais dicas de viagem***


Para salvar no Pinterest


Leia também

13 comentários

viagenseviagenseviagens 11 de agosto de 2017 - 14:06

Essa trilha deve ser incrível!!! Fiquei com vontade de fazer, assim como as demais em Arraial do Cabo…

Responder
Aline Rodrigues 11 de agosto de 2017 - 15:50

Que delícia! Eu fiz essa trilha. Super tranquila e linda. Muito melhor que ir de barco até a praia.
Parabéns pelo post. Muito bem explicado. E as fotos estão lindas!

Responder
Josiane Bravo 22 de janeiro de 2018 - 20:22

Muito obrigada Aline, também prefiro a trilha, trajeto com mais emoção rs 🙂 Abraços

Responder
Deisy Rodrigues 14 de agosto de 2017 - 14:24

Que vista incrível, mas imagino que cheio de gente perde um pouco o encanto, valeu pela dica de tentar ir cedo para encontrar esse paraíso com vista vip. As fotos estão lindas, matando a agente de vontade de conhecer.

Responder
Josiane Bravo 29 de agosto de 2017 - 17:12

A praia lotada realmente perde um pouco do encanto e o clima de lugar paradisíaco. O ideal mesmo é tentar ir em dias de meio de semana e chegar cedo. Beijos

Responder
Marcia 14 de agosto de 2017 - 21:08

Que lindo é o litoral do RJ, norte, sul, na cidade… Parabéns pelo post, muito útil e tentador!

Responder
Josiane Bravo 29 de agosto de 2017 - 17:10

Muito obrigada Marca 🙂 Beijos

Responder
Ana Carolina Miranda 14 de agosto de 2017 - 21:56

Ainda quero conhecer essa praia, que parece linda! Gostei de saber que a trilha é fácil, pois confesso que meu preparo não é lá essas coisas. Amei as fotos

Responder
Josiane Bravo 29 de agosto de 2017 - 17:10

Muito obrigada Ana, a trilha é bem tranquila rs. Beijos

Responder
Solange 28 de julho de 2018 - 19:11

A paisagem é lindíssima, mas não recomendo a subida pela a trilha a pessoa idosas, crianças pequenas e obesos

Responder
Josiane Bravo 30 de julho de 2018 - 17:04

Oi Solange, realmente, é uma trilha para quem tem bom preparo físico, mas a criançada tem muita energia, vi várias no dia que eu fiz (inclusive tinha uma criança de 6 anos comigo). Em todo o caso, é bom ter em mente que a trilha tem um subidinha chatinha. Obrigada pela opinião.
Abraços

Responder
Douglas 6 de setembro de 2019 - 21:52

Na única vez que fui a Arraial, fiz um bate–e-volta rapidinho e só fui até a prainha do Atalaia. A praia do Forno ficará para a próxima visita.

Responder
Josiane Bravo 8 de setembro de 2019 - 14:18

Oi Douglas, ah que pena que a visita foi curta. Mas pelo menos deu para curtir e ver que Arraial é um destino para deixar a gente com aquele gostinho de quero mais.
Abraços

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.