Praça Michelangelo: a vista panorâmica mais bonita de Florença

Por Josiane Bravo

Contemple a beleza de uma das cidades mais belas da Itália do alto da Praça Michelangelo, a praça mais alta de Florença e o lugar com a vista panorâmica mais bonita da cidade, daquelas que rendem fotos de cartão postal.

Adoro mirantes, acho que é a melhor forma de contemplar a arquitetura e estrutura da cidade. E se você também curte este tipo de passeio, não deixe de conferir a vista maravilhosa da Praça Michelangelo, de onde é possível ver boa parte de Florença, assim como as colinas ao seu redor e as pontes que atravessam o Rio Arno. Em resumo, a vista se resume a uma pintura da cidade fundada pelos romanos.

Piazzale Michelangelo

A Piazzale Michelangelo é na verdade um terraço que fica situado em uma colina às margens do lado esquerdo do Rio Arno. Construída lá no final do século 19 pelo arquiteto Giuseppe Poggi, recebeu o nome em homenagem ao talentoso artista renascentista Michelangelo. Seu grande destaque é sua localização pra lá de privilegiada de onde se tem uma das vistas mais belas de Florença e arredores.

Do alto da Praça Michelangelo você vai contemplar as principais atrações da cidade como:

Ponte Vecchio

Da Praça Michelangelo você vai ter a vista panorâmica mais linda da Ponte Vecchio, que é a ponte que cruza o Rio Arno mais famosa e fotogênica de Florença.

Vista panorâmica - Praça Michelangelo em Florença - Ponte Vecchio
Ponte Vecchio

Duomo de Florença

E é através da Praça Michelangelo o local de onde se ver toda a grandiosidade da belíssima catedral de Florença, o Duomo.

Antigas ruínas da muralha da cidade

Olhando para o lado esquerdo da praça você vai ver uma área bem arborizada de onde se ver um enorme paredão, que são as antigas ruínas da muralha de Florença que leva até o Forte de Belvedere.

Vista panorâmica na Praça Michelangelo em Florença
Antigas ruínas da muralha de Florença

Palazzo Vecchio

A maior torre de Florença se destaca entre os telhados da cidade, a torre do Palácio Vecchio.

O esplendor da Praça Michelangelo é realmente a vista incrível de Florença, com certeza é o melhor lugar para ver todo o charme dessa cidade histórica e fotogênica. No entanto, não espere muito da praça, ela é bem simples e o que se encontra por lá são barraquinhas de comida e souvenirs, um jardim, um restaurante com terraço, e bem no centro da praça fica uma réplica da estátua de Michelangelo (o original fica na Galeria da Academia).

Praça Michelangelo em Florença - estátua de David
Estátua de bronze de Michelangelo

Pôr do sol na Praça Michelangelo

A Praça Michelangelo é um dos lugares mais privilegiados para ver o pôr do sol. A vista é de tirar o fôlego e rende fotos maravilhosas dignas de um quadro.

Praça Michelangelo em Florença

Para ver o pôr do sol na Praça Michelangelo a dica é chegar bem antes do horário para reservar um lugar. Como é um dos espetáculos mais apreciados da praça, o horário do fim do dia é o mais movimentado. O pessoal chega cedo para garantir um lugar em uma escada que fica em uma parte bem estratégica da praça, por isso a concorrência é grande.

Praça Michelangelo em Florença
Pessoal esperando para ver o pôr do sol

Dica útil: se gosta de vinhos, a dica é levar um bom vinho para contemplar o pôr do sol em auto estilo. E se quiser, acho válido levar comes e bebes para fazer um piquenique.

Outras atrações nos arredores da Praça Michelangelo

E bem pertinho da Praça Michelangelo se encontra a charmosa Basílica de San Miniato al Monte, que tem arquitetura romântica florentina. Bem ao redor da igreja fica o Cemitério Monumental, local onde descansam alguns personagens famosos da Itália como Carlo Lorenzini (conhecido como Carlo Collodi), o criador do personagem Pinóquio.

Para chegar até a Basílica de San Miniato é simples, da Praça Michelangelo basta seguir a rua que sobe a colina em uma caminhada que leva uns 6 minutos.

Como chegar até a Praça Michelangelo?

Ônibus: pegue o ônibus 12 ou 13 na Estação de Trem Santa Maria Novella ou no centro.

Carro: para quem quer mais comodidade, pode alugar um carro e depois deixa-lo no estacionamento da Praça Michelangelo, que por sinal é bem amplo.

A pé: é a opção mais recomendada para quem gosta de fazer as coisas com emoção. Foi a pé que cheguei até a Praça Michelangelo. A caminhada é cansativa, mas vale a pena o esforço porque é uma maneira de explorar um pouco mais de Florença e descobrir novos lugares.

Saindo do centro, da Ponte Vecchio, o trajeto a pé leva em torno de 20 minutos. É só atravessar o Rio Arno e depois seguir caminho pela Via del Monte alle Croci ou pelas escadarias da Praça Giuseppe Poggi. A parte desafiadora para quem tem pouco fôlego é que como fica em uma colina, é necessário enfrentar várias escadas.

Outra opção para chegar até a Praça Michelangelo é ir de ônibus público e voltar a pé, como a volta é apenas uma descida, fica menos cansativo.

Para conferir outras atrações em Florença, neste guia prático você vai encontrar sugestão de roteiro de 2 dias na capital da Toscana, além de dicas de como chegar, onde ficar e muito mais.

A Praça Michelangelo faz ou não jus de ter a melhor vista panorâmica de Florença?

Abraços

Para salvar no seu Pinterest ⇓

 


***Confira outros posts da Itália***


***Receba mais dicas de viagem***

Leia também

3 comentários

Ricardo Pavan Martins 11 de abril de 2019 - 05:16

Fotos lindas! Deu saudades de Firenze <3 .. Fui nessa praça quando visitei a cidade em 2013 e realmente, é muito linda a vista.

Responder
Josiane Bravo 11 de abril de 2019 - 22:27

Muito obrigada Ricardo 🙂 Essa cidade é realmente encantadora né.
Abraços

Responder
Daniela Silva de Abreu 18 de abril de 2019 - 12:56

Adoro quem “bloga” em pleno ano de 2019!

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.