Compras em Amsterdam – conheça nove ruazinhas lindas (9 Straatjes)

Se vai visitar a lindíssima capital da Holanda e quiser conhecer uma das  regiões com as lojas mais descoladas para fazer compras em Amsterdam, não deixe de conhecer as “Nove Ruas” estreitas que ficam no coração da cidade, as 9 Straatjes em holandês (em português ficaria as Nove Pequenas Ruas ou Nine Little Streets em inglês).

As 9 Straatjes são um conjunto de três ruas comerciais que ficam interligadas por 4 canais. Mas não são 9 ruas? Sim, o que acontece é que a cada trecho entre os canais as ruas ganham nomes diferentes.

As Nove Ruas são recheadas de butique, lojas de design, lojas de antiguidade e música, brechós, cafés e restaurantes aconchegantes. No entanto, não espere encontrar lojas grandes de departamento, o charme dessas ruazinhas são suas lojas pequenas.

Localização

As 9 Straatjes ficam localizadas em uma das áreas mais charmosas da cidade, no lindão do bairro Jordaan. E ainda contam com uma localização pra lá de especial, pois elas ficam entre os principais canais de Amsterdam (Singel, Keizersgracht, Herengracht e Prinsengracht).

Para achar as noves ruas coloque como ponto de referência a Praça Dam. As ruazinhas ficam em torno de 5 minutos de caminhada da praça mais famosa de Amsterdam.

E uma aulinha básica de holandês (ô língua pra ser complicada que estou tentando aprender), straat significa rua e gracht é canal. Para falar direitinho os nomes dos canais e ruas de Amsterdam tem que ter uma garganta afiada.

Anota aí os nomes difíceis das 9 Straatjes:

1. Reestraat
2. Hartenstraat
3. Gasthuismolensteeg
4. Spiegelstraat
5. Wolvenstraat
6. Berenstraat
7. Runstraat
8. Huidenstraat
9. Wijde Heisteeg

É nessa região das nove ruazinhas onde encontrei algumas das lojas mais lindas de Amsterdam. Dito isso, mesmo que não tenha intenção de ir às compras, se gosta de arquitetura e não se importa de apenas olhar as vitrines das lojas sem ter que gastar, fica a dica de um lugar bacana para passar umas horinhas.

Olha que charme essa fachada de uma floricultura

Como fica entre belos canais, é uma área recheada de ótimos lugares para tirar boas fotos. Cada lojinha da região exibe um charme único com fachadas que tem até flores como parte da decoração.

No geral, as lojas que se encontram nas 9 Straatjes são pequenas, diferente das lojas grandes que ficam na rua Damrak. E é por isso que achei essa área mais tranquila, pois como ainda é um pouco desconhecida pelos turistas, é possível admirar o local com mais calma, sem aquele mucuvuco da região central.

Compras em Amsterdam – lojas para conhecer nas 9 Straatjes

E o que não faltam nas 9 Straatjes são lojas para todos os gostos. No entanto, já adianto, os preços não são tão camaradas. Achei um pouco caro. Vou citar algumas para referência:

De Kaaskamer van Amsterdam: para os amantes de queijos, essa queijaria oferece uma grande variedade de queijos e embutidos. A dica é entrar na loja e experimentar um queijinho de graça.

Endereço: Runstraat 7

LaDress: provavelmente uma das esquinas mais charmosas da região, o de uma loja boutique de roupas. A loja em si eu nem cheguei a entrar, mas o que ela tem de especial é uma árvore de flores que fica bem na sua fachada. Fica a dica de um lugarzinho para tirar fotos para postar no seu Instagram. Obs: se for no inverno pode ser que por conta do frio as flores não estejam lá.

Endereço: Runstraat 33

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Josiane Bravo✈️ (@umaturistanasnuvens) em

Episode: para aqueles que procuram roupas exclusivas no estilo vintage, este é um dos brechós mais famosos da cidade. No entanto, apesar de ser uma loja que vende roupas de segunda mão, vale ressaltar que não é tão barato.

Endereço: Berenstraat 1

Mendo: livraria charmosa para quem curte livros

Endereço: Berenstraat 11

Onde comer na região das 9 Straatjes

Além de ser um ótimo local para ir às compras, nas nove ruazinhas você também vai encontrar ótimos restaurantes e cafés super fofos. Se tiver tempo, é uma região onde é possível passar metade de um dia.

Pluk (Reestraat 19 e Berenstraat 19)

Este café está entre um dos mais instagrammers de Amsterdam, e foi através do Instagram que fiquei sabendo sobre ele. Depois de ver uma foto do local que tem uma decoração maravilhosa, quis conferir de pertinho.

Como ficou famozinho, hoje existem duas lojas do Pluk na região das nove ruas.

O destaque do Pluk é que ele é especializado em oferecer comidinhas saudáveis. Então se você curte essa vibe mais natureba e gosta de lugares fofos para tirar uma foto de comida, coloca esse aqui na lista.

Quando visitei o Pluk, comi um sanduíche que estava bem saboroso (pão integral, frango grelhado, abacate, tomate, azeite de ervas e maionese de curry).

E uma das atrações deste café é o famoso “Unicorn Bowl”, que imita um unicórnio ⇓

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por P L U K 🌿A M S T E R D A M (@plukamsterdam) em

No Pluk você vai se deliciar com bolos caseiros, sucos naturais, sopas e sanduíches. E se o tempo estiver bom, tem mesinhas na parte externa (a tarefa difícil vai ser encontrar uma mesa disponível).

Ponto negativo: é CARO e, se for em um dia cheio o atendimento é lento e é difícil encontrar mesas livres já que o café é pequeno. E se achar uma mesa tem que fazer o pedido no balcão que fica no primeiro andar.

Ree7 (Reestraat 7)

Bem no mesmo estilo do café anterior, só que menos popular, o Reer7 também é um café mega fotogênico e aconchegante (mas é pequeno). Lá você vai encontrar comidinhas saudáveis, assim como as “fuja dieta”, as sobremesas saborosas.

Agora vem o destaque para este lugar, é o seu Milkshake Gigante que ficou famoso no Instagram por conta de ser bem fotogênico (mais um lugar para ir para tirar fotos de comida para postar nas redes sociais). Eu ainda não tive a oportunidade de experimentar, mas ouvi de umas amigas que o negócio é bom.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por REE7☕️🍴 (@ree7amsterdam) em

Pancakes Amsterdam (Berenstraat 38)

Já experimentaram as famosas panquecas holandesas? Para ser sincera, panquecas não é minha vibe, por isso não posso opinar. Mas vi relatos que as panquecas do Pancakes Amsterdam são saborosas (as da The Bakery Pancake são as melhores da cidade se quiser conhecer).

Onde se hospedar na região das nove ruas

Alguns dos melhores hotéis de Amsterdam ficam localizados na região das nove ruas. Como morei na Holanda durante meu intercâmbio de um ano (au pair), nunca precisei pagar por hospedagem na cidade. Mas eu tenho algumas dicas (caras) se você se interessar em se hospedar nessa área que fica coladinha com várias atrações turísticas. Segue duas sugestões de hotéis que ficam à beira do canal (é só para inspiração).

Pulitzer (avaliação do booking: 9.1): este hotel 5 estrelas está entre um dos mais luxuosos de Amsterdam e claro, é uma opção nada econômica já que as diárias são caríssimas. Sinceridade aqui porque a intenção é só dizer que o Pulitzer tem boa localização e possui uma decoração linda, composto por 25 casas dos séculos XVII e XVIII que são interligadas. Além de ficar ao longo dos canais Prinsengracht e Keizersgracht.

Que tal um quarto bem de frente para o canal? Este é um dos quartos do Pulitzer – foto do booking

Dylan (avaliação do booking: 9.2): hotel boutique bem luxuoso para complementar a nossa “wish list” de hotéis legais para ficar em Amsterdam. Se um dia eu ficar rica com o bloguinho, faço questão de conferir 😉

Dicas úteis

  • como fica no bairro Jordaan, a região das 9 Straatjes fica pertinho de uma das atrações mais famosas de Amsterdam, o Museu da Anne Frank;
  • cuidado com as bicicletas ao atravessar as nove ruas;
  • as 9 Straajes tem uma versão online onde é possível ver todos os nomes das lojas.

E depois de conhecer as 9 Straatjes, aproveite para caminhar pelo bairro Jordaan que é uma graça. Veja algumas fotos que tirei pertinho da região das nove ruazinhas.


***Confira outros posts da Holanda***


***Receba mais dicas de viagens***


Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples? Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima? Josiane Bravo



Booking.com


Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: