Roteiro de 6 dias na Noruega – Oslo, Bergen e cruzeiro pelos fiordes

Por Josiane Bravo

Roteiro de 6 dias na Noruega incluindo a capital Oslo, a charmosa Bergen e o tour mais famoso do país, o Norway in a Nutshell, que uni o que o país tem de melhor em um passeio de um dia.

Neste guia você vai encontrar informações sobre o que fazer em cada estação do ano na Noruega, atrações para conhecer em Bergen e Oslo, e dicas de hospedagens e transporte.

Sobre a Noruega

  • país nórdico que fica localizado na parte norte da Europa;
  • a Noruega foi classificada como o melhor país para se viver no mundo;
  • em 2017 foi classificada como o país mais feliz do mundo de acordo com um relatório da ONU. E com tanta beleza natural não é a toa que ganhou este título;
  • o país é um verdadeiro paraíso para quem curte natureza e esportes radicais. Por isso atrai os mais aventureiros que vão em busca de fazer trilhas que levam para cenários deslumbrantes.

As montanhas, os fiordes, florestas, rios e várias cachoeiras são exemplos do que você vai ver quando visitar o país. E as atrações não param por aí, ainda conta com ferrovias cênicas, cidades com casinhas de madeira mega fotogênicas e para os mais urbanos, a capital Oslo oferece várias atrações e é recheada de museus.

No entanto, com tanta coisa boa para se falar de um país tão rico, nem tudo na Noruega são flores. O destino é CARO e está classificado como um dos países mais caros da Europa. Mas não se assuste, cada centavinho que gastar será bem investido.

Paisagem vista no passeio do Norway in a Nutshell

Qual a melhor época do ano para visitar a Noruega?

A Noruega é um país que pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, a época ideal para você visitar o país escandinavo vai depender de qual é seu estilo viajante e quais passeios/atividades pretende fazer. Para te ajudar, um breve resumo do que fazer em cada época do ano.

De junho a agosto (verão):

  • época ideal para ver o famoso Sol da Meia Noite e aproveitar 24 horas do dia. Este fenômeno acontece entre maio e julho. Eu tive essa experiência no Alasca e amei demais os dias longos;
  • para os trilheiros de plantão, é possível trilhar até altas horas pois o dias rendem mais e o clima é mais quente.

De setembro a outubro (outono):

  • no outono o país fica ainda mais lindo com folhas multicoloridas por todos os lados;
  • outubro está entre os melhores meses para ver a Aurora Boreal.

De dezembro a março (inverno):

  • ideal para ver um dos fenômenos mais incríveis da natureza, a linda Aurora Boreal. Para ver essa lindeza, a frequência é maior no norte do país;
  • os melhores lugares para ver as luzes da aurora é em Tromsø e as ilhas Lofotené. Mas, é possível ver este fenômeno até em Oslo se você se deslocar para uma área onde o céu está distante das luzes da cidade;
  • nessa época o país estará todo branquinho por conta da neve, uma boa pedida para os que curtem atividades de inverno como o esqui;
  • vale ressaltar que o inverno na Noruega é rigoroso, principalmente na parte norte. A friaca é mais intensa nos meses de janeiro e fevereiro;
  • dependendo da época, os transportes públicos podem ser afetados por conta das nevascas e algumas estradas são até fechadas. Dito isso, vale ressaltar que a locomoção de carro no país exige maior atenção;
  • é importante levar agasalhos e vestimenta adequada para o frio intenso;
  • como é inverno, os dias são mais curtos e as noites são bem mais longas e escuras;
  • vale ressaltar que durante o inverno algumas atrações são fechadas e muitos museus fecham mais cedo.

De abril a maio (primavera):

  • o início da primavera é motivo de celebração para os noruegueses, isso porque o inverno rigoroso está acabando e as temperaturas começam a aumentar;
  • por conta do derretimento da neve, o gelo se transforma em água e por isso as cachoeiras ficam ainda mais belas e cheias.

Outono em Oslo

Roteiro de 6 dias na Noruega

Planejar o meu roteiro foi uma das partes mais difíceis já que a Noruega é recheada de uma infinidade de lugares lindos para visitar. A vontade era de conhecer tudo, mas como a grana e o tempo eram curtos, a melhor solução foi incluir as principais atrações do país como Oslo, Bergen, Flåm e o passeio pelos fiordes noruegueses.

Para quem tem pouco tempo disponível, a melhor opção é curtir as principais atrações norueguesas em um roteiro de 5 ou 6 dias.

Vale ressaltar que viajar de carro no país é caro. Portanto, o uso de transporte público é a melhor solução para quem estar viajando sozinho (foi o meu caso).

E mesmo que você tenha mais tempo disponível, acho válido salientar que fica difícil conhecer as belezas do país em uma só viagem, pois com certeza a vontade vai ser de voltar outras vezes para explorar tudo o que a Noruega tem a oferecer.

Paisagem da janelinha do trem – Norway in a Nutshell

Resumo do roteiro

Neste itinerário de 6 dias eu não inclui o dia de chegada.

  • Dia 1: Oslo
  • Dia 2: tour de 1 dia mais famoso da Noruega, o Norway in a Nutshell
  • Dia 3: Bergen
  • Dia 4: Bergen
  • Dia 5: Oslo
  • Dia 6: dia para se despedir da Noruega

Obs: e mesmo para aqueles que vão chegar por Bergen, é possível seguir o mesmo itinerário, é só inverter o roteiro.

Já contratou seu seguro viagem?

O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Para contratar o melhor seguro, eu uso e recomendo a Seguros Promo, site que compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação online. Encontre os melhores preços e pague em até 12 vezes no cartão de crédito. E os leitores do blog ganham 5% de desconto usando o código TURISTANASNUVENS

Dia 1 – Oslo

Oslo está situada em meio a uma paisagem exuberante, entre o Fiorde de Oslo e uma floresta linda que a contorna. Ela até foi nomeada a Capital Verde da Europa para o ano de 2019.

É possível visitar as principais atrações de Oslo em apenas 2 dias, mas se você quiser conhecer a cidade com calma recomendo 3 dias ou mais.

Como chegar em Oslo

Eu fiz um post mais detalhado com dicas do que fazer em Oslo, nele você também vai encontrar informações de como chegar à capital da Noruega. Confira aqui.

Vigeland Park em Oslo

Comece o dia no parque mais famoso de Oslo e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Vigeland Park (ou Vigelandsanlegget), que fica localizado dentro do Parque Frogner.

O Vigeland Park fica um pouco mais afastado do centro de Oslo, mas é possível chegar até lá através de transporte público, para isso pegue o tram 12 na Estação Central de Oslo, ele deixa na porta do parque.

É possível passar um bom tempo dentro do parque que é imenso e que é um verdadeiro museu a céu aberto. O local reúne mais de 200 esculturas de um único escultor, o norueguês Gustav Vigeland. A gente viaja olhando as esculturas que representam a existência humana. Além disso, conta com uma área verde maravilhosa, jardins e lagos.

Volte para o centro usando o tram 12 e desça na Estação Central de Oslo, de lá caminhe pela principal rua de Oslo, a Karl Johans Gate, uma rua de pedestres muito charmosa que é recheada de vários restaurantes, bares, cafés, e até lojas de grifes.

Roteiro de 6 dias na Noruega

Rua Karl Johans Gate

Continue pela rua Karl Johans até a próxima parada, a linda Catedral de Oslo (Oslo Domkirke). Aprecie a linda arquitetura e se quiser entre dentro da igreja, a entrada é gratuita. A catedral fica na Stortorvet Square, uma praça bem bonita e uma das principais em Oslo.

Caminhando pela Karl Johans, o calçadão termina e começa uma rua normal com passagem para carros. Do lado esquerdo você vai passar ao lado do Parlamento da Noruega (Stortinget). Acho válido uma paradinha para admirar a linda arquitetura do prédio. E se sua visita for durante o verão, tem visitas guiadas gratuitas.

Siga em frente, a próxima parada é o lindo Teatro Nacional (Nationaltheatret). O teatro tem uma linda arquitetura e fica bem de frente com uma praça bem charmosa.

E bem no final da rua fica o famoso Palácio Real (Slottet), o lar doce lar da família real da Noruega. O palácio é simples e não esbanja tanta beleza como os demais palácios da Europa. Algumas pessoas ficam decepcionados com a simplicidade, mas eu achei ele bem bonitinho.

Ainda no Palácio Real a dica é reservar um tempinho para passear no parque que o rodeia, o Slottsparken. Como fui no outono, o chão do parque estava todo coberto por folhas.

Roteiro de 6 dias na Noruega

Palácio Real

Voltando em direção à Karl Johans Gate, siga rumo para a zona portuária de Oslo. No caminho a dica é parar na Prefeitura de Oslo (Rådhuset), que tem um prédio com uma arquitetura bem interessante de ver.

E coladinho com a prefeitura fica o Centro Nobel da Paz (Nobels Fredssenter), local onde acontece todos os anos a entrega do Prêmio Nobel.

Chegando na na zona portuária, siga em direção à Fortaleza de Akershus, um forte medieval que fica localizado bem de frente para o fiorde. Como tem muitos atrativos, inclusive um castelo e dois museus, é um passeio que pode durar metade de um dia se você curte história. Além disso, muitos lugares no seu interior tem entrada gratuita e durante o verão é oferecido visitas guiadas.

Saindo da fortaleza, ainda caminhando pela costa, a próxima e última parada é a linda Ópera de Oslo, que é o centro de artes cênicas mais importante da Noruega. O destaque para o local é sua arquitetura pra lá de moderna feita de mármore e vidro. E se não estiver muito frio, confira o telhado e caminhe sobre ele.

Roteiro de 6 dias na Noruega

Ópera de Oslo

Onde se hospedar em Oslo

Oslo oferece uma grande variedade de hotéis e até mesmo albergues que vão desde os mais econômicos até os mais luxuosos. No entanto, vale ressaltar que não é tão fácil encontrar algo tão barato. E a dica é se hospedar na região central ou nas suas proximidades. Segue algumas sugestões:

  • Scandic Byporten: conta com uma ótima localização. Ele está situado dentro de um shopping center que fica dentro da estação de trem de Oslo. Outro destaque é sua decoração em estilo escandinavo.
  • Scandic Victoria: este hotel fica localizado entre a Estação Central de Oslo e o Palácio Real, ou seja, pertinho de várias atrações turísticas da cidade.
  • Citybox Oslo: além da ótima localização, o valor da diária não é tão assustador comparando com os demais hotéis situados no centro de Oslo. Fica a sugestão para quem procura algo mais econômico.
  • Saga Poshtel Hostel (albergue): este hostel tem ótimas referências pelo booking.com e está situado coladinho com a rua comercial mais famosa da cidade e a 8 minutos a pé da Estação Central de Oslo.

Saga Poshtel Oslo Central – foto do Booking.com

Dia 2 – Norway in a Nutshell

O Norway in a Nuthell é o tour de um dia mais famoso da Noruega que é oferecido pela empresa Fjord Tours. Ele inclui um passeio de trem que passa por umas das rotas mais belas do mundo, um cruzeiro pelos fiordes que sai da charmosa e pequena Flåm, além de envolver uma chuva de paisagens deslumbrantes ao longo de todo o trajeto.

Essa é a minha sugestão para curtir o que a Noruega tem de melhor, fazer este passeio que pode iniciar tanto em Oslo como em Bergen.

Este tour é bem detalhado e requer várias informações para entender como funciona. Por isso, a dica é conferir o post que fiz sobre o Norway in a Nutshell.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Josiane Bravo✈️ (@umaturistanasnuvens) em

Aqui você vai encontrar o passo a passo de como adquirir seu ingresso, quanto custa, como é a rota e o que ver durante este passeio que envolve o dia todo (12 horas no total).

Leia mais: Norway in a Nutshell – como é o tour de um dia mais famoso da Noruega

Dia 3 – Bergen

A pequena e histórica Bergen parece uma cidadezinha de conto de fadas de tão charmosa e fotogênica que é. O seu centro histórico abriga várias casinhas coloridas de madeira que hoje é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega e é rodeada por uma paisagem linda, nada mais nada menos que 7 montanhas. E pela proximidade, a cidade é a porta de entrada para visitar os famosos fiordes Nærøyfjord e Aurlandsfjord.

Roteiro de 6 dias na Noruega

Bergen no outono

Eu fiquei 2 dias em Bergen e digo que é mais que suficiente para conhecer as principais atrações da cidade. É possível conhecer quase tudo a pé.

No primeiro dia a dica é visitar os principais pontos turísticos da cidade começando pelo Bergenhus Fortress, um forte bem bonito que vai te proporcionar uma vista bacana do porto de Bergen. Pertinho dele fica a Igreja de Santa Maria, a mais antiga da cidade

Coladinho com a igreja fica o centro histórico de Bergen, o Bryggen, onde encontra-se as casinhas coloridas de madeira mais famosas da Noruega e cartão postal da cidade. Bem pertinho fica o Mercado de Peixes, ótima pedida para experimentar um peixe fresco, entre outros frutos do mar.

Roteiro de 6 dias na Noruega

Não é um charme essas casinhas coloridas de madeira de Bryggen

Saindo do centro histórico, siga para o Byparken, um parque charmoso que tem como destaque um lindo lago, o Lille Lungegardsvannet.

A dica de ouro é terminar o dia no Monte Fløyen, uma das montanhas mais famosas da cidade e que proporciona vistas deslumbrantes de Bergen. Para chegar até lá será necessário pegar um bondinho, ou para os mais animados, pode ir caminhando. A vista de lá de cima é maravilhosa e se o tempo estiver bom é o lugar ideal para ver o pôr do sol.

Dia 4 – Bergen

No segundo dia a dica é fazer uma trilha até a montanha mais alta de Bergen, o Monte Ulriken. Mas se você não é fã de trilhas, é possível ir até o monte através de um teleférico. A vista lá de cima é de tirar o fôlego.

Leia também: Monte Ulriken – trilha para chegar até a montanha mais alta de Bergen

Roteiro de 6 dias na Noruega

Depois da trilha você pode aproveitar o tempo restante na cidade para conhecer algum museu ou retornar nos lugares que mais gostou de visitar em Bergen.

Este é apenas um resumão baseado no roteiro que fiz. Para mais informações e dicas de passeios que não mencionei aqui, escrevi um post mais detalhado falando do meu roteiro de 2 dias em Bergen, confira ele aqui ⇓

Leia mais: O que fazer em Bergen em 2 dias – 10 lugares imperdíveis

Onde se hospedar em Bergen?

Veja essas sugestões de hotéis e hostels que ficam localizados na região central e nas proximidades. Todos têm ótimas referências pelo booking.com.

  • Bergen Hostel Montana: este albergue fica um pouco mais afastado do centro, uns 5 quilômetros, mas destaca-se pelo baixo custo benefício. E para quem tem interesse em visitar o Monte Ulriken, ele fica pertinho da base do teleférico.
  • Bergen YMCA Hostel: localizado bem no centro de Bergen, perto do Mercado de Peixes, este albergue tem como destaque um terraço no último piso com vista para o porto da cidade.
  • Bergen Børs Hotel: com uma nota de 9,1 pelo booking.com, este hotel destaca-se pela sua ótima localização, que fica bem no coração de Bergen.
  • Thon Hotel Rosenkrantz: este hotel está entre um dos mais bem avaliados pelo booking (nota 9,3 de acordo com os hospedes) e destaca-se pela sua ótima localização e pelo ótimo café da manhã.

Um dos quartos do Hotel Bergen Bors – foto do Booking.com

Como ir de Bergen a Oslo?

A viagem de trem de Bergen a Oslo está classificada entre uma das rotas de trens mais belas do mundo. E é este meio de transporte que usei.

Veja os horários e valores no site da VY, que é a companhia de trem da Noruega. Obs: os preços das passagens variam de acordo com o horário de partida.

Se possível, a dica é comprar as passagens de trem com antecedência. Eu fiz isso assim que cheguei em Oslo. Comprei no guichê da NBS que fica na Estação Central de Oslo.

O trajeto Bergen-Oslo dura em torno de 7 horas de viagem. Por exemplo, eu sai de Bergen em torno das 22:00 (dia 4 do roteiro) e cheguei em Oslo às 6:00 da manhã (dia 5 do roteiro).

Obs: para voltar para Bergen eu optei em fazer uma viagem noturna para economizar com hospedagem já que a grana estava curta. Essa é minha dica se você faz o estilo viajante econômico.

Vale ressaltar que o valor da passagem de trem saindo no período noturno é bem mais barato, então a economia é ainda maior. No entanto, o ponto negativo é que você vai perder a vista por conta da escuridão, e as chances de ficar bem cansado no dia seguinte é alta já que a viagem é um pouco cansativa.
Roteiro de 6 dias na Noruega

Paisagem vista na viagem de trem de Oslo a Bergen – trajeto do Norway in a Nutshell

Dia 5 – Oslo

Para o dia 5 será necessário o uso do transporte público já que as atrações são mais distantes. Nele eu incluir a visita aos museus mais famosos de Oslo, mas isso fica ao seu critério, se não é fã, ignore essa parte.

Oslo Pass: a entrada para cada museu da cidade custa entre 70-100 NOK para adultos. Se for visitar 4 museus por exemplo, vai gastar mais de 200 NOK. Neste caso, talvez compense comprar o Oslo Pass, um passe de 24h, 48h ou 72h que dá acesso a mais de 30 museus da cidade, transporte ilimitado nos ônibus, trams e até barcos, além de descontos em restaurantes e outras atrações da cidade.

Se quiser conhecer os museus, a dica é fazer uma listinha de todas as atrações pagas que quer visitar e depois colocar na ponta do lápis os gastos com os ingressos. Faça a continha e analise se vale a pena adquirir o Oslo Pass que custa 395,00 NOK para o passe de 24 horas.

Para o roteiro que vou sugerir para o dia 5, compensa comprar o passe de 24 horas.

O que fazer no dia 5

A dica para conhecer um pouco mais da história da Noruega é visitar os principais museus da cidade que ficam na península de Bygdøy. Para chegar até lá será necessário pegar o ônibus de número 30. Se estiver viajando durante o verão, tem barcos que saem do pier 3 que fica atrás da Prefeitura de Oslo.

Na região de Bygdøy encontram-se 5 museus:

  • Museu Marítimo: abriga barcos típicos de cada região da Noruega e conta parte da história da navegação norueguesa.
  • Museu Fram (Frammuseet): o museu tem como atração principal o navio polar Fram, que já foi utilizado pelos três maiores exploradores da Noruega: Fridtjof Nansen, Otto Sverdrup e Roald Amundsen.
  • Museu Kon-Tiki: é onde encontra-se os barcos Kon-Tiki e Ra II do maior explorador da Noruega, o Thor Heyerdahl, que resolveu cruzar o Oceano Pacífico em 1947.
  • Museu do Navio Viking (Vikingskipshutset): para os fãs do Vikings, é neste museu onde se encontra os barcos da Era Viking.
  • Museu do Folclore Norueguês (Norsk Folkemuseum): este aqui é mais diferentão dos demais, pois é um museu a céu aberto que reúne várias construções originais da Noruega datadas de diferentes séculos. É um lugar interessante para conhecer um pouco mais da cultura local e ver como os noruegueses viviam no passado.

Museu do Folclore Norueguês em Oslo – Créditos da foto – Pixabay

Com o Oslo Pass é vantagem conhecer os cinco museus, o que renderia o passeio do dia todo. E se sobrar tempo, ainda pode conferir a Galeria Nacional (Nationalgallerie), que abriga a famosa obra de Edward Munch, conhecida como “O Grito”.

Para informações mais detalhadas, o casal Renato e Cristina do blog Pegadas nas Estradas conheceram todos estes museus em apenas um dia e contaram como foi o passeio neste post aqui.

Dia 6 – Oslo (dia de se despedir da Noruega)

E no último dia a dica de passeios vai variar de acordo com o horário do seu voo. Se for viajar na parte da manhã por exemplo, não vai sobrar tempo para bater perna. Se for na parte da tarde é possível passear pelo centrinho de Oslo e visitar os lugares que mais gostou ou conhecer outras atrações.

Roteiro de 6 dias na Noruega

Porto de Oslo – ao fundo você ver o bairro Akker Brygge

Se sobrar tempo, dá para ir conferir o bairro de Akker Brygge, uma região recheada de restaurantes e prédios modernos. Fica a sugestão de um lugar bacana para almoçar.

Leia também: O que fazer em Oslo na Noruega – 10 atrações imperdíveis

Outra sugestão para aqueles que não querem ficar 2 dias em Oslo é incluir uma pernoite em Flåm no dia 2 do roteiro, depois no dia 3 explorar um pouco o pequeno vilarejo na parte da manhã e a tarde fazer o cruzeiro pelos fiordes. Então ficaria assim:

  • dia 1: Oslo
  • dia 2: Norway in a Nutshell com pernoite em Flåm
  • dia 3: cruzeiro pelos fiordes + pernoite em Bergen
  • dia 4: Bergen
  • dia 5: a dica é curtir a charmosa Bergen na parte da manhã e um pouco da tarde, e a noite pegar um trem para Oslo (viagem noturna para economizar com hotel/hostel)
  • dia 6: despedir da Noruega

Informações úteis

  • Moeda: coroa norueguesa (NOK).
  • Idioma: é o norueguês, mas quase todo mundo no país fala inglês fluente.
  • Documentação: não é necessário visto para ficar no país até 3 meses, no entanto, o passaporte tem que ter validade mínima de 6 meses. Lembrando que para entrar no Espaço Schengen é necessário ter seguro viagem para a Europa.
  • Eletricidade: 220v.
  • Comida: a dica é evitar comer em restaurantes caros e ir até um mercado local para comprar lanchinhos entre outras comidinhas para levar nos passeios.
  • Transporte: baixe o Ruter no seu celular, um app muito útil para quem for depender de transporte público em Oslo.

E o que fazer no dia 6? Este foi um breve relato baseado no roteiro que fiz na Noruega, se tiver alguma dica ou sugestão de um itinerário diferente, dá um alô nos comentários 🙂

Abraços


Leia também

16 comentários

Jair Prandi 23 de outubro de 2018 - 14:53

Belo artigo Josiane! Foi bom saber mais sobre o país!
Sonho em fazer um road trip pela Noruega, mas sei que é um país caro para viajar. Um dia, quem sabe…

Responder
CRISTINA F ROCHA 23 de outubro de 2018 - 15:10

Que saudades da Noruega! Um país realmente lindo, seguro e que merece muitas visitas! Parabéns pelo post. Muito rico em detalhes e lindas fotos.

Responder
Josiane Bravo 30 de outubro de 2018 - 22:44

Muito obrigada 🙂

Responder
Carminha Brett 2 de abril de 2019 - 21:32

Amei suas dicas.
De Bergen para Gotemburgon como posso ir?

Responder
Josiane Bravo 5 de maio de 2019 - 16:11

Olá Carminha tudo bom. Muito obrigada 🙂 De Bergen para Gotemburgo você pode ir de trem ou até mesmo de ônibus, ou se quiser mais agilidade, pode ir até de avião. E vale salientar que não tem um trem direto para Gotemburgo saindo de Bergem, então será necessário fazer uma conexão como em Oslo ou em alguma outra cidade.
Abraços

Responder
MARCIO VITAL VALENÇA 23 de outubro de 2018 - 15:14

Que viagem maravilhosa. Adorei conhecer um pouco mais desse país surpreendente. Já estive na Suécia e na Dinamarca, porém, ainda falta a Noruega.

Responder
Josiane Bravo 30 de outubro de 2018 - 22:43

Estive na Dinamarca e realmente é lindo o país, falta Suécia 🙂

Responder
cynara00 24 de outubro de 2018 - 15:35

Achei seu roteiro perfeito, fiquei bem animada ao ver o que é possível ver na Noruega em 6 dias, por ser um país de alto custo para o viajante sempre coloquei outros destinos na frente por pensar que teríamos que ficar mais tempo, agora estou animada.

Responder
Josiane Bravo 30 de outubro de 2018 - 22:43

Olá Cynara, muito obrigada. Eu fiquei apenas 6 dias exatamente por ser caro rs, se tivesse mais dinheiro, com certeza ficaria no mínimo umas duas semanas. 6 dias é muito pouco para conhecer as belezas do país, mas foi o que deu para fazer hehe. Recomendo:)
Abraços

Responder
fabiopastorello 26 de outubro de 2018 - 09:59

Que roteiro lindo e que paisagens incríveis. Alguns amigos estiveram lá na Noruega essa semana e minha vontade de conhecer o país só aumentou. Já adicionei seu post nos favoritos para quando eu for.

Responder
Josiane Bravo 30 de outubro de 2018 - 22:39

Muito obrigada Fábio. Eu fui para lá ano passado e já estou louca para voltar.

Responder
Passo a passo para se tornar uma Au Pair na Holanda - Uma Turista Nas Nuvens 28 de dezembro de 2018 - 20:31

[…] visitar durante o meu ano de au pair (14 no total incluindo a Holanda): Alemanha, Dinamarca, Noruega, Itália, Inglaterra, República Checa, Áustria, Hungria, França, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e […]

Responder
Renato 12 de março de 2019 - 19:03

Parabéns pelo post, Josiane. Supercompleto e detalhado. Deu muita saudade da Noruega! 🙂
Muito obrigado pela indicação.

Abraço,

Renato
Blog Pegadas na Estrada

Responder
Josiane Bravo 15 de março de 2019 - 15:39

Muito obrigada Renato 🙂 Abraços

Responder
Claudia Velez 9 de agosto de 2019 - 09:22

Olá Josiane. Se o tour for feito a partir de Bergen vale a pena dormir em Flam ou é preferivel voltar a Bergen e ter mais tempo na cidade?

Responder
Josiane Bravo 15 de agosto de 2019 - 22:57

Oi Claudia tudo bom. Bergen é um charme de cidade, então acho válido passar pelo menos 1 dia inteiro lá, melhor ainda, 2 dias para fazer as coisas com calma. Flam é minúscula, então caso não tenha interesse em fazer alguma trilha ou algo do tipo, acho que talvez seja melhor voltar para Bergen para conhecê-la melhor 🙂 Abraços

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.