O que fazer na cidade de Naarden na Holanda

Por Josiane Bravo

Primeiro post diretamente da Holanda. Depois de quase 1 ano planejando meu intercâmbio (au pair), finalmente estou aqui no país dos moinhos. Estou morando em Blaricum, uma cidadezinha que fica situada na província da Holanda do Norte, uns 30 minutos de Amsterdã.

Já na minha primeira semana aqui já fui conhecer a pequena Naarden, uma cidade super charmosa que tem o formato de estrelinha e um marco na história do país. Mas para a tristeza do turista,  só é possível ver o formato de estrela se você estiver em um avião (ou algo do tipo) ou através de um drone.

Portão de entrada de Naarden

Sobre Naarden

Naarden é uma cidades mais bem preservadas da Holanda que fica localizada na província da Holanda do Norte. Como o vilarejo ficava em uma região estratégica, bem no meio do caminho que liga Amsterdã ao Leste da Europa, Naarden acabou se tornando uma cidade fortificada, ou seja, ao caminhar pelo vilarejo você vai se deparar com muralhas que estão intactas deste o século 17 e que serviram de defesa contra o ataque dos invasores.

Veja aqui neste mapa do google como é interessante o formato de estrela de Naarden.

O que fazer em Naarden

A cidade é minúscula e é possível conhecê-la em apenas metade do dia. Para quem está em Amsterdam e tiver um tempinho no seu roteiro, acho uma boa pedida incluir um bate e volta até Naarden e se possível, pode até incluir outras duas cidades charmosas que ficam perto como Weesp e Muiden.

A rua principal e onde se concentram boa parte das atrações e o comércio da cidade é a Marktstraat.

As famosas Bakfiets, bicicletas típica da Holanda usada para levar as crianças

1. Igreja gótica – Grote Kerk

De longe é possível avistar a torre linda da Grote Kerk, uma igreja no estilo gótico que é um dos destaques de Naarden e uma das mais antigas da Holanda que acabou sobrevivendo a invasão espanhola. Além disso, se você quiser contemplar a cidade vista do alto a dica é encarar os vários degraus da escada para subir até a torre da igreja. O valor para ir até a torre é de 3 euros.

2. Fine e Arsenaal (restaurante)

O Fine é um dos restaurantes mais visitados da cidade e um dos mais fofos pois ele fica bem em uma esquina de frente com o canal de Naarden. Nos dias de sol (algo raro por aqui), o restaurante é ideal para quem quiser aproveitar para comer alguma coisa ou apenas papear enquanto toma uma delicioso vinho sentada em uma das mesas na área externa do Fine.

Outro restaurante famosinho na cidade é o Arsenaal que também fica bem de frente com o canal de Naarden.

Canal ao lado do restaurante Fine

Restaurante Arsenaal

3. Tirar foto no canal de Naarden

O canal de Naarden não é nada glamoroso como os de Amsterdã, mas assim como qualquer canal na Holanda ele tem seu charme. Vale a pena uma pausa para um registro sentada à beira do canal.

4. Visitar os museus da cidade

  • Comenius Museum: este museu é dedicado à vida e ao trabalho de Jan Amos Comenius (1592-1670), professor, educador e escritor checo considerado o pai da educação moderna.
  • Vestingmuseum (Museu do Forte): este museu oferece informações sobre a história de Naarden e suas fortificações. Ele fica situado dentro de um bastião (arte de uma fortificação construída de modo que as muralhas formam um pentágono irregular).

5. Caminhar e tirar muitas fotos das ruas e casinhas de Naarden

A cidade é toda fofa e a vontade que dá é de sair fotografando cada detalhe das casinhas de Naarden. Algo bem típico aqui na Holanda pelo que percebi é ver banquinhos bem na frente das casas.

Então se você é como eu e gosta de tirar fotos de tudo o que ver pela frente, prepare a câmera e a pose. Além das casas, algo que me chamou a atenção foi ver alguns carros antigos nas ruas do vilarejo.

6. Câmera municipal

A câmera municipal de Naarden (prefeitura) tem uma arquitetura bem típica holandesa e é um dos destaques da cidade. Ela fica bem de frente com a Grote Kork (igreja). Para quem gosta de fotografia, vale a pena uma pausa para admirar o charmoso predinho.

Como chegar em Naarden?

Com a proximidade com Amsterdam, existem várias formas de chegar até Naarden:

  • De carro o percurso dura em média 20 minutinhos.
  • Outra opção é o uso de transporte público, a melhor maneira para se locomover na Holanda na minha humilde opinião. Vá até a Estação Central de Amsterdam e pegue o trem com direção a Hilversum e pare na estação Naarden-Bussum. Da estação é só caminhar uns 20 minutos e você chegará até o centrinho de Naarden.

Para os mais animados uma boa pedida é ir de bike. De Amsterdam a pedalada dura em torno de 1h30m. Mas se você preferir, tem uma maneira mais fácil que é pegar o trem até Weesp e de lá alugar uma bike e aproveitar o passeio para conhecer Muiden (uma cidade onde tem um castelo lindo) e depois ir para Naarden.

Abraços e até o próximo post com mais dicas do que fazer na Holanda 😉


***Receba mais dicas de viagem***


***Confira outros posts da Holanda***


Leia também

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.