A paradisíaca Hanauma Bay em Oahu – a praia mais linda do Havaí

Sabe aqueles cenários de filmes que a gente pensa que só existe no mundo cinematográfico, pois é, essa foi a minha sensação quando estive no Havaí ao ver de longe a praia mais linda que já visitei, a Hanauma Bay. Ela é tão perfeita, que está classificada entre uma das praias mais belas dos Estados Unidos.

Hanauma Bay

Hanauma Bay é uma praia paradisíaca que fica localizada em Honolulu na ilha de Oahu, uma das ilhas mais visitadas do Havaí. E o curioso sobre essa praia que fica em uma pequena baía é sua formação e história geológica. Apenas para resumir isso, a baía fica dentro de uma antiga cratera que foi formada há milhares de anos depois de uma explosão vulcânica.

E como a praia é paradisíaca e bonita pra caramba, o número de visitantes em Hanauma era imenso. Por conta disso, para preservar sua fauna,  em 1967 os Estados Unidos a transformou em um centro de pesquisa e conservação de vida marinha, transformando-a em um parque. Hoje, Hanauma Bay tem acesso limitado e controlado de até 3 mil visitantes por dia.

Como chegar em Hanauma Bay

Para chegar até este paraíso, o acesso é muito fácil. Se estiver de carro, Hanauma fica a cerca de 16km da agitada Waikiki, nas margens da Kalanianaole Highway, uma das principais rodovias de Oahu. O trajeto dura em torno de 20 minutinhos, mas tudo isso vai depender do trânsito. E outra opção muito prática é usar o transporte público, ir de busão mesmo. Para isso, a linha de ônibus indicada é a 22, que passa em vários locais em Waikiki e deixa o passageiro na entrada do parque.

Horário de funcionamento e outras informações úteis

Como trata-se de um verdadeiro paraíso que merece ser preservado, Hanauma Bay é a única praia de Oahu que você paga para entrar, além de algumas regrinhas a serem cumpridas que já explico no decorrer do post.

Entrada: $ 7.50 por pessoa. Até 12 anos, a entrada é gratuita.

Além da entrada, se estiver de carro, é necessário pagar o valor do estacionamento ($1.00).

Horário de funcionamento: todos os dias das 6h às 18h (inverno) e até às 19h (verão), com exceção das terças-feiras, o único dia da semana que Hanauma Bay não abre, além do Ano Novo e Natal. O fechamento para visitação na terça é uma forma de descanso para à vida marinha.

Dica de extrema importância: CHEGUE cedo em Hanauma, se possível, antes das 7h30. A razão disso é que o estacionamento do parque lota rapidinho e já ouvi casos de pessoas que não conseguiram entrar no local por conta disso. Além disso,  lembre-se que ainda tem o limite de acesso de visitantes. Então, fica a dica, acorde bem cedinho para aproveitar tudo o que este paraíso tem a oferecer.

O que fazer em Hanauma Bay

Essa é a melhor parte, depois de comprar seu ingresso e com o ticket em mãos, é hora de curtir o paraíso. Mas antes disso, será necessário assistir a um vídeo obrigatório de aproximadamente 8 minutos que conta um pouco sobre a história da praia e algumas regras a serem cumpridas, para garantir a preservação da praia. Para isso, é necessário aguardar o horário que será estipulado no ticket, e a entrada é feita em pequenos grupos. Achei bem interessante conhecer um pouco mais da história deste paraíso.

Lembre-se: caso você tenha planos de voltar na praia em um outro dia, deixe o seu nome na lista e guarde o seu ticket, assim você não  precisa assistir o vídeo novamente e esperar na longa fila.

As regrinhas a serem cumpridas para a preservação do paraíso são de extrema importância para garantir que um lugar tão belo fique intacto para sempre. E detalhe, essas regras são válidas para todos os lugares que você visitar, pelo menos é o que faço, sou daquelas turistas chatas que pensa na natureza em primeiro lugar. Então, vamos as regrinhas básicas: não alimente nem toque nos animais, jogue o lixo na lixeira e essa aqui é tão importante que vou até escreve-la em letra maiúscula para chamar mais atenção, NÃO PISE NOS CORAIS. Além disso, em caso de emergência, chame o salva-vidas. Já ia quase me esquecendo, se você é fumante, sinto muito, mas é proibido fumar na praia de Hanauma.

Vista para a baía de Hanauma Bay, no caminho da descida no trajeto asfaltado

E para chegar até a praia, você precisa caminhar um pouquinho em um trajeto asfaltado, uma descida em uma ladeira que é super tranquila. No entanto, se você não quiser enfrentar a descida ou se tem alguma dificuldade de locomoção, é possível pegar um trenzinho que faz o percurso tanto para descer como para subir. Esse trenzinho tem um valor a parte a ser cobrado (no final do post foi listar todos os valores).

E dica, não pegue o trem não, digo isso porque as vistas e fotos mais lindas de Hanauma você tem justamente neste trajeto. Como o valor do trem é feito a parte (descida e subida separados), se você estiver cansado, acho válido comprar pelo menos o da subida, pois essa caminhada é mais cansativa, mas não compre o a da descida, a não ser que você realmente tenha alguma dificuldade.

Chegando no paraíso, uma vista espetacular de tirar o fôlego, com os corais da água vistos de longe. Sério mesmo, só indo para ver tanta beleza. A mãe natureza foi bem generosa com este estado dos Estados Unidos. Além da água cristalina e com um azul maravilhoso, ela ainda conta com um verdinho que a contorna, que é fruto da formação vulcânica. E para os apaixonados por snorkeling, encante-se com a visibilidade que a água vai te proporcionar, pois Hanauama Bay está classificada como uma das melhores praias de Oahu para a prática do mergulho. São peixinhos coloridos de várias espécies e até mesmo tartarugas.

Onde alugar equipamento para snorkel: é possível alugar os equipamentos (nadadeiras,máscara, etc) em Hanauma Bay, mas o meu conselho, não faça isso. O valor do aluguel no local é o equivalente ao que paguei para 1 semana toda de aluguel. Eu aluguei o meu equipamento em uma loja em Waikiki, no Snorkel Bob’s, que na época me custou 25 doletas para 1 semana. No site, é possível ter uma base dos valores, lembrando que são vários estilos de equipamentos, deste os mais básicos até os mais sofisticados. 

Já sabe onde se hospedar no Havaí? Confira aqui dicas de hospedagem em Waikiki

Outras informações

Já mencionei os valores da entrada e estacionamento, mas vou deixar aqui um resumo geral com outros valores adicionais.

Entrada do parque: $7.50
Menores de 12 anos: entrada gratuita
Estacionamento: $1.00
Aluguel de equipamento completo de snorkel: $20.00
Trenzinhos: $1.00 (descida) e $1.25 (subida)
Locker/Guarda-volumes: $8.00
Site oficial: hanaumabaystatepark.com

  • Lembre-se: a praia de Hanauma é fechada todas as terças, por isso, atende-se ao dia.
  • Se decidir voltar a praia no mesmo dia, em um outro horário, lembre-se de guardar seu ticket e solicitar um carimbo em dos quiosques que ficam na saída, o qual será carimbado na sua mão para identificação. Feito isso, você não precisará pagar e ver o vídeo novamente.
  • Alimentos não são vendidos dentro da baía, mas você pode levar alguma coisa para comer. Para economizar, a dica é  levar lanchinhos. Caso contrário, tem uma lanchonete na saída da baía, onde fica o estacionamento, mas já vou adiantar, é caro pra caramba, não vale a pena.
  • Leve toalha, canga e protetor solar.
  • Se for fazer snorkeling, lembre-se de levar os equipamentos, pois como já mencionei, o valor do aluguel nos stands de Hanauma Bay é bem salgadinho.
  • Se possível, eeve uma câmera a prova d´água para registrar os vários peixinhos.

Digo uma coisa, a praia é realmente maravilhosa e vale a pena cada centavinho investido para ver tamanha beleza. Tire muitas fotos e lembre-se de não entrar com celular no bolso na água hehe (meu ex namorado fez isso e acabou perdendo todas as nossas fotos tiradas com o celular e claro, o aparelho não voltou a funcionar). Por causa do acidente com o celular, acabei perdendo as melhores fotos tiradas em Hanauma Bay, além do estresse que acabou atrapalhando o meu passeio por conta disso 🙁

Depois de escrever este post, confesso que me bateu a maior saudades deste paraíso e do Havaí. Já disse que Hanauma Bay é uma das praias mais lindas que já conheci? Sou repetitiva, eu sei hehe. Qual a praia mais linda que você já visitou? Além de Hanauma, eu também me apaixonei pelas praias de Arraial do Cabo na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, a Praia do Forno é simplesmente perfeita.

Abraços, boa viagem, bom mergulho e um Aloha do Brasil, mas com coração que deixei lá no Havaí.


***Confira outros posts do Havaí***


***Receba mais dicas de viagem***


Para salvar no seu Pinterest 😉


Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples 😉 Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima 🙂 Josiane Bravo



Booking.com


Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


 

18 Replies to “A paradisíaca Hanauma Bay em Oahu – a praia mais linda do Havaí”

  1. Estou de cara com a cor dessa água!!! Adoro praia e os Estados Unidos são privilegiados nesse aspecto. Muito importante a dica de chegar cedo. Eu também não suporto ter que ficar caçando um buraco na areia da praia lotada.

    1. Muito obrigada Gisele 🙂 Tem tanta praia bonita nos Estados Unidos não é, e com certeza as mais belas ficam situadas no Havaí, um estado privilegiado com tanta beleza.
      Abraços

  2. Josiane, eu sou como vc, temos que cuidar do ambiente sim, turista ou não, se queremos deixar um planeta aos nossos filhos. Imagina a tristeza das próximas gerações não puderem conhecer esse pequeno paraíso por falta de cuidado dos seus antepassados.
    As fotos estão lindas.

    1. Pois é Ruthia, se todos tivessem o mesmo pensamento que a gente o planeta seria muito melhor. Eu sempre penso nas próximas gerações, pois se agora já estamos enfrentamos problemas ambientais por conta da ação do homem, fico imaginando no futuro o caos que vai ser 🙁 triste né.
      E muito obrigada. Abraços 🙂

  3. Essa água transparente oO Ah, Havai tá me ganhando e pedindo uma viagem em breve! (Será que consigo visto facil com todo esse problema com o presidente laranja?!)

    1. Heheh, essa é pergunta difícil agora neste momento de instabilidade dos EUA, o laranjinha é doidão demais hehe. Eu já garanti o meu antes dele entrar na presidência 😉
      Abraços

  4. Essa praia deve ser mesmo maravilhosa. Andei pesquisando sobre Oahu e ouvi mesmo falrem.super bem sobre essa praia. Quero mto conhecer o Havai em breve e seu posr e fotos me inspiraram ainda mais!

    1. Oahu é uma ilha encantadora Monique e essa praia é realmente maravilhosa. 🙂 Abraços

  5. Havaí é um destino paradisíaco, imagino rs Vendo suas fotos e lendo esse post e os outros sobre ele fiquei com mais certeza de que lá deve ser um pedacinho do paraíso 😉

    1. hehe, é um paraíso mesmo. A vontade que dá é de ficar lá pra sempre 🙂 Beijos

  6. O Havaí está em meu imaginário como um dos lugares mais legais do planeta: cresci vendo a galera ir surfar no Havaí! 🙂 Hanauma Bay parece mesmo um praia linda! Delícia passar um bom par de horas por aí, renovando as energias. O bacana é que eles fazem questão de investir na educação ambiental né?! Fundamental para preservamos este planeta! bjs

    1. Eu fiquei encantada na maneira de como eles preservam a praia, e como disse, essa questão de preservação é fundamental para nosso meio ambiente. Seria tão perfeito se todos os lugares fossem assim não é.
      Abraços 🙂

  7. Post super completinho, Josi. Agora já posso ir Kkkkk Sério, às vezes a gente acha que alguns lugares são overrated, mas acho que não é o caso do Havaí, né?

    1. Heheh. Muito obrigada Marcia, o Havaí é um destino perfeito, com exceção do preço das coisas de lá, que é tudo caro hehe. Sempre tem um defeitinho não é.
      Abraços

  8. Um paraíso… não é difícil entender o porquê de você ter ficado maravilhada com tudo isso. Lindo demais! E amei o post, muito completo, com dicas valiosas. Obrigada!

    1. Muito obrigada 🙂 Rs, é fácil se apaixonar não é.
      Abraços

  9. Que sonho visitar o Havaí… Essas praias. O post está muito bem detalhado e as fotos lindas

    1. Muito obrigada Renata 🙂 O Havaí é realmente um sonho não é, eu amei tudo e sonho com o dia de voltar.
      Abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: