Para se apaixonar por Buenos Aires: arte de rua e grafite

Para os amantes de grafite e arte de rua, Buenos Aires vai muito além de teatros, livrarias e tango, a verdade é que a cidade toda transpira arte por todos os cantos. Ao caminhar por alguns bairros  como Palermo por exemplo, você vai se deparar com uma infinita variedade de grafites espalhados pelas paredes, deixando as ruas de BA ainda mais alegres.

Arte de Rua no bairro de Palermo

Durante a minha estadia em Buenos Aires, que durou 1 mês, tive o privilégio de explorar a capital argentina com calma. Quando viajo, prefiro conhecer os lugares a pé, e essa é com certeza uma das melhores maneiras para descobrir os grafites escondidos da cidade.

Arte de Rua em Buenos Aires
Este grafite na fachada de um bar fica em uma esquina, na rua Russel em Palermo Soho. Na mesma ruela encontra-se o grafite da foto de capa.

O bairro que eu mais gostei de caminhar sem rumo e sem mapa na mão foi Palermo, um dos maiores bairros de Buenos Aires. De tão grande que ele é, Palermo foi dividido em outros sub-bairros (Palermo Chico, Palermo Soho, etc). Com essa divisão, a verdade é que não sei em qual parte de Palermo eu encontrei os grafites que vou mencionar aqui no post. Alguns deles eu anotei o endereço, outros não.

Leia também: 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Palermo

Um dos grafites mais lindos que eu encontrei em Palermo foi a de um gigantesco mural com a figura de uma ícone da história mexicana, a pintora e poetiza Frida Kahlo. E se você quiser conhecer esse mural maravilhoso, anota aí o endereço: Avenida Dorrego, 1600 em Palermo, perto do Mercado das Pulgas (uma espécie de shopping de antiguidades de Buenos Aires).

Palermo Soho é um dos bairros mais charmosos na minha opinião em Buenos Aires, lá se encontra a agitação da cidade portenha, vários cafés fofos, livrarias, e uma grande variedade de bares. Foi nessa parte de Palermo onde achei os grafites mais fofinhos da cidade.

A cada quarteirão que eu passava, encontrava algum mural do qual me chamava a atenção. Um dos mais delicados foi a de um grafite pintado na parede de um dos cafés/restaurante bem conhecido no bairro, o Barolo. Ele fica em uma esquina (Rua Gurruchaga no número 2121), em uma rua recheada de bares fofos.

Grafite na fachada do Bartola

Outro grafite bem fofinho e com tons de rosa que me chamou a atenção foi do restaurante Cabernet, que fica situado na Calle Jorge Luis Borges 1757.

Grafite na lateral do restaurante Cabernet

Restaurante Cabernet

Mais fotos de outros grafites no bairro Palermo. Eu não lembro do endereço deles, se alguém já foi a Buenos Aires e souber me informar a localização, vou ficar muito grata com seu comentário.

 

Arte de rua  no bairro La Boca

O bairro La Boca não é seguro para você caminhar a pé, mas pelo que ouvi dizer, ele está recheado de arte de rua. Eu só pude conferir um grafite, pois este ficava bem pertinho do Caminito, que é a área turística do bairro, e por isso, um pouco mais segura.

Este grafite que fotografei retrata a revolta das mães pelos filhos desaparecidos durante a Ditadura Militar na Argentina. Trata-se de um grafite enorme e bem ilustrativo.

Arte de rua no bairro San Telmo

O bairro de San Telmo é uma parte do que chamamos da antiga Buenos Aires. Não é um bairro recheado de grafites como Palermo, mas por lá também é possível encontrar alguma arte de rua, seja na parede de uma casa ou até mesmo de lojas, restaurantes, etc.

E se você está sem muito tempo para caminhar pelas ruas de Buenos Aires a procura de grafites, tem uma empresa que faz tours de aproximadamente 3 horas para levar os turistas aos grafites mais famosos da cidade. O blog Viagem Cult é quem deu a dica e conta mais sobre essa experiência neste post aquiaqui.

Agora conta para mim, já visitou alguma cidade com tanto grafite? Estou aceitando dicas 😉 Eu amei Valparaíso no Chile, inclusive a minha visita na cidade foi justamente para fotografar os grafites que estão por todos os lados, mas tive a infelicidade de ter minha bolsa roubada e por isso acabei perdendo todas as minhas fotos 🙁 Outro lugar que visitei e que amei foi o Beco do Batman em São Paulo, até fiz um post sobre ele, confira aqui.

Para salvar no seu pinterest ⇓


***Confira outros posts de Buenos Aires***

Buenos Aires bairro a bairro

Dicas do que fazer/ver na cidade

Dica de bate e volta


***Receba mais dicas de viagem***


Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades

22 Replies to “Para se apaixonar por Buenos Aires: arte de rua e grafite”

  1. Quanta coisa linda <3 Ver posts cheios de arte assim me deixam mais triste por São Paulo. 🙁 Amei as fotos.

    1. Muito obrigada Katarina 🙂

  2. Muito interessante! Grafites são verdadeiras obras de arte, exposições a céu aberto ali, para todos.
    Uma pena que tiraram tantos de SP.

    1. É uma pena mesmo Patricia, mas SP ainda conta com o Beco do Batman que é um show de cores e um museu de arte a céu aberto.
      Beijos

  3. Como sou apaixonada por graffitis! Qualquer dia faço o roteiro dos graffitis aqui em Lisboa. Adorei as fotos, claro que a da Frida é a minha preferida, mas acho um máximo os artistas de rua pintarem as paredes tendo em conta as janelas e as portas, parece que toda aquela arte fica uniforme.

    1. Eu também acho o máximo Marta. E quando for conhecer Lisboa, foi querer fazer um tour por lá também, deve ser uma cidade linda 🙂 Beijos

  4. Já fiquei apaixonada pela arte de rua em Buenos Aires vendo teu post agora, que lindeza.. Essa da Frida tá sensacional! Street Art faz uma diferença enorme em uma cidade, deixa tudo tão mais legal! <3

    1. O mural da Frida é perfeito não é, eu fiquei encantada com ele. E sim, arte de rua com certeza deixa a cidade bem mais alegre 🙂 Beijos

  5. lindo mesmo a arte de rua da capital portenha, eu adoro os desenhos do paseo de la historieta, acho que o lugar fica muito mais vivo com as cores dos desenhos e grafites!

    1. Eu também adorei os desenhos do paseo de la historieta com suas mensagens 🙂

  6. Adorei as fotos! Fui a Buenos Aires há mais de 10 anos, mas infelizmente foi uma visita extremamente organizada e focada no turismo “comum”, sem tempo nenhum para explorar. Esse grafite da Frida tá realmente muito poderoso!

    1. Muito obrigada Ju. Como fiquei 1 mês em Buenos Aires acho que isso me foi favorável, já que tive mais tempo de fugir dos programas para turista mesmo. E o mural da Frida é um encanto não é 🙂 Abraços

  7. Josiane, que post legal! Achei as artes de rua em Buenos Aires tão lindas! Você escolheu ótimas fotos e retratou super bem. Adorei especialmente o grafite da Frida! Super empoderada! 😀

    1. Muito obrigada Klécia 🙂 Este mural da Frida é maravilhoso não é, eu fiquei apaixonada por ele. Frida é minha inspiração.
      Abraços

  8. Eu adoro grafites, não sabia que em Buenos Aires eles tinham tanto assim tão lindos, vi sua foto no Instagram do grafite da Frida e fiquei apaixonada, espero que aqui em São Paulo conseguimos preservar nossos grafites apesar das últimas ações tomadas. Achei o máximo você passar o endereço da maioria dels.

    1. Muito obrigada Deisy 🙂 Eu também não imaginava que Buenos Aires tinha tanta arte de rua, além dos prédios e arquitetura linda da cidade, ainda tem grafites maravilhosos como o da Frida. E ainda deixei de conhecer outros grafites lindos que vi fotos no instagram. Eu gostei muito do Beco do Batman em São Paulo, mas que a cidade ainda precisa de mais ações para preservar mais grafites de outros locais por exemplo.
      Abraços

  9. quanto mais cor melhor!! muita gente não dá importância, mas as vezes num muro tem a arte de um cara bem famoso “q como isso veio parar aqui meodeos, ele é de outro continente” achei o da Frida sensacional!

    1. hahaa, eu amo arte e esse da Frida está sensacional não é. Um dos mais lindos que já vi e o meu preferido 🙂 Beijos

  10. Adoro grafites, dão mais vida aos grandes centros urbanos.
    Curti muito as fotos desses que vc mostrou, uma pena que não vi nenhum quando fui à Buenos Aires.
    Mas de todos o que mais gostei foi o da Frida Kahlo!

    1. Muito obrigada Juliana, este grafite da Frida é perfeito não é.:)
      Beijos

  11. Matheus Crespo da Silva says: Responder

    Dica super bacana. Amo arte de rua e com as dicas certas a gente consegue aproveitar bem mais do que tendo que encontrar tudo sozinho.

    1. Muito obrigada Matheus. Eu também sou apaixonada por arte de rua 🙂
      Beijos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: