Para se apaixonar: Teatro Colón em Buenos Aires

Você já deve ter escutado que a capital da Argentina é daqueles lugares onde você encontrará uma grande oferta de atrações culturais para todos os gostos. E não é para menos, além de ter encontrado uma das livrarias mais belas que já vi, a El Ateneo, também tive o privilégio de conhecer um dos maiores teatros do mundo, o belíssimo Teatro Colón em Buenos Aires.

O Teatro Colón é uma verdadeira obra prima, sua arquitetura e sua imensidão deixa qualquer um de boca aberta com tanta beleza e luxuosidade nos detalhes. Lá já se apresentaram grandes artistas, e hoje o teatro serve como palco para concertos, óperas,  apresentações musicais e peças teatrais.

teatro-colon
Frente do Teatro Colón na Avenida 9 de Julio

História do Teatro Colón

Prometo que vou ser bem breve e tentar resumir um pouco da história desse teatro que tanto se destaca na cidade portenha de Buenos Aires.

Vamos lá!!

Tata-se de umas das principais casas de óperas de Buenos Aires e de acordo com nosso amigo wikipedia, o Teatro Colón está na listinha de um dos cinco melhores teatros do mundo acusticamente falando.

Leia também: 15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires

Depois de mais de 20 anos de obras,  o Teatro Colón foi inaugurado em 25 de maio de 1908 com a ópera Aida de Giuseppe Verdi. Mas vale ressaltar que antes dessa inauguração ele já existia em um outro local. O antigo teatro ficava situado na Plaza Mayor, onde hoje se encontra o Banco Nacional, e ele funcionou entre 1857 a 1888.

Tamanha é sua importância, que o Teatro Colón está na lista de um dos teatros líricos mais importantes do mundo, e em 1989 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional.

teatro Colón em Buenos Aires
No salão principal do Teatro Colón no dia de um espetáculo
teatro-colon-em-Buenos-Aires
Palco principal

Características do Teatro Colón

O teatro é gigantesco e para você ter uma noção do seu tamanho, ele ocupa um quarteirão inteiro. Ele possui sete andares e se destaca pela sua arquitetura lindíssima que é puro glamour, com lustres e vitrais chiquérrimos. E para você ter a privilégio de admirar todo glamour arquitetônico do teatro, uma das melhores maneiras de conhecer seu interior é através de uma visita guiada ou do jeito que eu fiz, indo em algum espetáculo.

Dica: quando for a Buenos Aires, preste atenção no dia e data, pois geralmente acontece concertos gratuitos em algum momento do mês (no domingo). No meu caso, não paguei absolutamente nadica para conhecer o Teatro Colón. Mas para ganhar esse ingresso gratuito, você precisará ir até a bilheteria do teatro e retirá-lo com antecedência ao dia da apresentação, e lembre-se que como são de graça, eles se esgotam rápido.

  • Se você tem interesse em fazer a visita guiada ao Teatro Colón e quiser mais detalhes sobre como funciona, veja esse post AQUI do blog Meus Roteiros de Viagem. O bacana da visita guiada é que você além de conhecer o teatro por dentro, também vai ouvi sobre a história e um pouco da cultura dos argentinos.
  • E recomendo esse post AQUI do blog Descortinando Horizontes onde conta como foi a experiência da Melissa ao assisti uma opera no Teatro Colón.
teatro-colon
Hall de entrada do Teatro Colón
teatro Colón em Buenos Aires
Hall de entrada. Uma pena que a foto não ficou muito boa, senão seria possível ver o lustre chiquérrimo e mais detalhes do vitral
teatro-colon
Como não fiz a visita guiada, não sei do que se trata esse sofazinho

Visita guiada e como comprar os ingressos

Existem duas opções para comprar seus ingressos, tanto da visita guiada como dos espetáculos, você pode comprá-los na bilheteria do teatro ou online no site oficial do Teatro Colón.

E lembre-se, não deixe para comprar os ingressos na hora, pois eles se esgotam rápido. A dica é comprá-los com antecedência.

Horário de funcionamento: as visitas guiadas funcionam todos os dias, inclusive feriados (com exceção dos dias 01/05 – 24 3 25 de dezembro e 01/01)  das 9h às 17h.

teatro-colon-em-buenos-aires
Entrada principal do Teatro Colón na rua Libertad

Localização do Teatro Colón

O Teatro Colón localiza-se bem no coração de Buenos Aires (centro), na Avenida 9 de Julio e pertinho do Obelisco. Mas atente-se ao chegar no teatro, pois ele possui 4 entradas, e por incrível que pareça, a entrada principal não é na Avenida 9 de Julio, e sim do lado oposto, na rua Libertad que fica de frente com a Praça Lavalle.



Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar  a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples 😉 Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima 🙂 Josiane Bravo



Booking.com



***Confira outros posts de Buenos Aires***

Buenos Aires bairro a bairro

Dicas do que fazer/ver na cidade

Dica de bate e volta


***Receba mais dicas de viagem***


 

33 Comment

  1. Puxa, não fui ao Teatro, mais um motivo para voltar a Buenos Aires – e agendar a visita guiada! Elas fazem toda diferença, não é? abraços

    1. As visitas guiadas no teatro devem ser o máximo, mas como fui em um espetáculo acabei nem fazendo. Também tenho um motivo para voltar a Buenos Aires rs, pois além da visita guiada, também queria ter visto alguma apresentação de dança. Beijos 🙂

  2. Teatro Cólon está na minha lista também, que lugar maravilhoso! Fico apaixonada por ele em todas as fotos que vejo, essa arquitetura do prédio, o glamour que tem no interior, é tudo tão lindo!!
    Suas fotos estão ótimas! Quando for quero ver se consigo as duas experiências: visita guiada e espetáculo!
    Beijos.

    1. Oi Paulo, muito obrigada, feliz que gostou. E sim, o teatro é maravilhoso. Fiquei de boca aberta com a arquitetura e detalhes do lugar. Vale a pena uma visita 😉

      Abraços

  3. Nossa, você arrasou no post. A riqueza de detalhes está show, meus parabéns! E essas fotos? Amei! <3

    1. Muito obrigada Ana, feliz pelo elogio 😉 Um grande abraço

  4. Estive recentemente em BsAs, mas não visitei o Teatro Colón por dentro, só conheci por fora mesmo. Adorei conhecer o interior através de seus olhos, quanta riqueza de detalhes, na próxima não perco por nada. Beijo.

    1. O teatro é belíssimo não é. E ele é mais lindo visto de perto. Uma pena que não pude fazer a visita guiada, senão ia postar mais fotos dos detalhes da arquitetura do Teatro Colón 😉

      Abraços

  5. Que teatro tão poderoso, como adoraria caminhar por esses corredores e assistir a uma peça de teatro aí. Quando for a buenos aires, vou ai!

    *SORTEIO DO LIVRO EPIC BLOG*

    1. São lindos não é. Assistir uma peça no Teatro Colón é um sonho 😉

      Besitos

  6. Não me conformo que dei a bobeira de não ir ao Colon nas duas vezes que fui para BsAs.. que lugar é esse gente :O lindo demais em cada detalhe!!

    beeeijo

    1. É lindo não é Lorraine, agora você tem um motivo para voltar a BA rs 😉

      Muito obrigada pela visita
      Besitos

  7. esse teatro é um espetáculo, lembro-me da primeira vez que entrei nele, eu me emocionei, é tudo tão lindo! Essa cidade é uma das minhas preferidas!

    1. É emocionante não é, também fiquei impressionada quando entrei no Teatro Colón 😉 E na hora do concerto que assisti, confesso que quase chorei de emoção rs.

      Beijos

  8. Que lindeza de teatro, Josi.. imagino a experiencia de ver tudo isso de pertinho, ainda mais de graça? Que legal! Certamente mais um lugar pra adicionar na minha listinha de coisas pra se ver em Buenos Aires 🙂

    1. É tão lindo não é, e foi uma emoção assisti a um concerto completamente gratuito. E mesmo que tivesse que pagar, acho que é um investimento que deve valer a pena. Quando voltar a BA quero fazer a visita guiada que deve ser incrível também 😉

      Beijos

  9. que maravilhoso esse teatro, deve ter sido mágico assistir uma apresentação aii! ele me lembra o Teatro Solís de Montevidéu, claro em uma proporção menorzinha ahuehae

    1. Foi lindo Angie 🙂 agora acredita que quando fui a Montevidéu, eu não entrei no Teatro Solís rs, ô arrependimento.

      Beijos

  10. Nossa, parece mesmo incrível! Tem um teatro em Recife que tem uma arquitetura nesse estilo, mas é beeem menor. E ele já me deixa doida, imagina esse <3 haha. Lindo!

    1. Hahaha, imagino Katarina. Sou louca para conhecer o Recife, e quando for vou me lembrar de ir neste teatro que você mencionou rs.

      Beijos

  11. […] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]

  12. […] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]

  13. […] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]

  14. […] a Visita Guiada, recomendamos ver o post da blogueira Josiane Bravo do blog Uma Turista nas Nuvens: Teatro Colón: um dos mais belos da América Latina. Que gentilmente também cedeu o uso da foto acima do Palco do Teatro. Confira todos os detalhes no […]

  15. […] a Visita Guiada, recomendamos ver o post da blogueira Josiane Bravo do blog Uma Turista nas Nuvens: Teatro Colón: um dos mais belos da América Latina. Que gentilmente também cedeu o uso da foto acima do Palco do Teatro. Confira todos os detalhes no […]

  16. Que belíssimo Teatro! Fiquei triste agora, pois quando estive em Buenos Aires, passei em frente ao Teatro Colón, olhei, pensei, tirei algumas fotos e decidi não entrar. Aiiii se arrependimento matasse…. Amo música e preciso muito assistir a um concerto neste lugar incrível!!!

    1. Oi Ale tudo bom. Nossa eu falar para você que eu fiz a mesma coisa, acredita. A sorte minha é que fiquei em Buenos Aires durante 1 mês e uma amiga que me falou sobre um espetáculo de graça no teatro. A princípio, eu só tinha passado na frente mesmo. Agora você tem um motivo para voltar a capital da Argentina rs. Beijos

  17. Fizemos a visita guiada mas não conseguimos um espetáculo que se encaixasse no nosso roteiro, mas isso está na lista para nossa próxima viagem à Buenos Aires, O Teatro Colón é realmente maravilhoso.

    1. Oi Cynara tudo bom. Ah que pena que não conseguiram um tempinho para ver um espetáculo, bom, agora vocês tem um motivo para voltar a Buenos Aires rs. Assistir a uma apresentação no Teatro Colón é sem dúvida emocionante. Eu adorei 🙂
      Abraços

  18. olá! Acabei de ver sua recomendação do meu post! Muito obrigada! 😉 beijos

    1. Olá Melissa, imagina, eu que agradeço. Seu post está lindo.
      Beijos 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: