Teatro Colón em Buenos Aires: o maior teatro lírico da América Latina

Por Josiane Bravo

A capital da Argentina é daquelas cidades onde você encontrará uma grande oferta de atrações culturais para todos os gostos. E não é para menos, além de ter encontrado uma das livrarias mais belas que já vi, a El Ateneo, também tive o privilégio de conhecer um dos maiores teatros de ópera do mundo, o belíssimo Teatro Colón em Buenos Aires.

O Teatro Colón é uma verdadeira obra-prima, sua arquitetura e sua imensidão deixa qualquer um de boca aberta com tanta beleza e luxuosidade nos detalhes. Lá já se apresentaram grandes artistas, e hoje o teatro serve como palco para concertos, óperas, apresentações musicais e peças teatrais.

teatro-colon

Frente do Teatro Colón na Avenida 9 de Julio

História do Teatro Colón

Trata-se de umas das principais casas de óperas de Buenos Aires e o maior teatro lírico da América Latina. Além disso, o Teatro Colón está na listinha de um dos cinco melhores teatros do mundo acusticamente falando.

Leia também: 15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires

Depois de mais de 20 anos de obras, o Teatro Colón foi inaugurado em 25 de maio de 1908 com a ópera Aida de Giuseppe Verdi. Mas vale ressaltar que antes dessa inauguração ele já existia em um outro local. O antigo teatro ficava situado na Plaza Mayor, onde hoje se encontra o Banco Nacional, e ele funcionou entre 1857 a 1888.

Tamanha é sua importância, que o Teatro Colón está na lista de um dos teatros líricos mais importantes do mundo, e em 1989 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional.

teatro Colón em Buenos Aires

No salão principal do Teatro Colón no dia de um espetáculo

teatro-colon-em-Buenos-Aires

Palco principal

Características do Teatro Colón

O teatro é gigantesco e para você ter uma noção do seu tamanho, ele ocupa um quarteirão inteiro. Ele possui sete andares e se destaca pela sua arquitetura lindíssima que é puro glamour, com lustres e vitrais chiquérrimos.

E para você ter o privilégio de admirar todo glamour arquitetônico do teatro, uma das melhores maneiras de conhecer seu interior é através de uma visita guiada. Dessa forma além de ver de pertinho os detalhes de decoração, teto, lustres, também é uma forma bacana de aprender mais sobre a história do local.

Além da visita guiada, outro jeito bacana é conhecê-lo indo em algum espetáculo.

Como conhecer o Teatro Colón de graça?

Quando for a Buenos Aires, preste atenção no dia e data, pois geralmente acontece concertos gratuitos em algum momento do mês (no domingo). No meu caso, não paguei absolutamente nadica para conhecer o Teatro Colón.

Como estava fazendo um curso intensivo de espanhol na cidade, tive mais tempo para conhecer com calma as atrações de Buenos Aires. E só fiquei sabendo deste ingresso gratuito por conta de uma hospede que estava no mesmo hostel onde estava hospedada.

E como faz? Para ganhar esse ingresso gratuito você precisa ir até a bilheteria do teatro e retirá-lo com antecedência ao dia da apresentação (na sexta feira). E lembre-se: como são de graça, eles se esgotam rápido.

  • Se você tem interesse em fazer a visita guiada ao Teatro Colón e quiser mais detalhes sobre como funciona, veja esse post AQUI do blog Meus Roteiros de Viagem ou este AQUI do blog Descortinando Horizontes.
teatro-colon

Hall de entrada do Teatro Colón

teatro Colón em Buenos Aires

Hall de entrada

teatro-colon

Visita guiada e como comprar os ingressos

Existem duas opções para comprar seus ingressos, tanto da visita guiada como dos espetáculos, você pode comprá-los na bilheteria do teatro ou online no site oficial do Teatro Colón.

E lembre-se, não deixe para comprar os ingressos na hora, pois eles se esgotam rápido. A dica é comprá-los com antecedência.

Leia mais sobre como funciona a visita guiada, post do blog Viajante Comum

Horário de funcionamento: as visitas guiadas funcionam todos os dias, inclusive feriados (com exceção dos dias 01/05 – 24 3 25 de dezembro e 01/01) das 9h às 17h.

teatro-colon-em-buenos-aires

Entrada principal do Teatro Colón na rua Libertad

Localização do Teatro Colón

O Teatro Colón localiza-se bem no coração de Buenos Aires (centro), na Avenida 9 de Julio e pertinho do Obelisco. Mas atente-se ao chegar no teatro, pois ele possui 4 entradas, e por incrível que pareça, a entrada principal não é na Avenida 9 de Julio, e sim do lado oposto, na rua Libertad que fica de frente com a Praça Lavalle.

Conta pra mim, já esteve em um teatro tão lindo quanto o Teatro Colón? Este foi o primeiro teatro que visitei na minha vida e espero conhecer outros teatros ao redor do mundo.


***Confira outros posts de Buenos Aires***

Buenos Aires bairro a bairro

Dicas do que fazer/ver na cidade

Dica de bate e volta

Dicas de hospedagem


Leia também

33 comentários

El Ateneo: a livraria mais bela de Buenos Aires e da América Latina – Uma Turista Nas Nuvens 9 de dezembro de 2016 - 03:13

[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]

Responder
Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 9 de dezembro de 2016 - 03:20

Puxa, não fui ao Teatro, mais um motivo para voltar a Buenos Aires – e agendar a visita guiada! Elas fazem toda diferença, não é? abraços

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:12

As visitas guiadas no teatro devem ser o máximo, mas como fui em um espetáculo acabei nem fazendo. Também tenho um motivo para voltar a Buenos Aires rs, pois além da visita guiada, também queria ter visto alguma apresentação de dança. Beijos 🙂

Responder
Paula Abud - Roteirando 10 de dezembro de 2016 - 00:16

Teatro Cólon está na minha lista também, que lugar maravilhoso! Fico apaixonada por ele em todas as fotos que vejo, essa arquitetura do prédio, o glamour que tem no interior, é tudo tão lindo!!
Suas fotos estão ótimas! Quando for quero ver se consigo as duas experiências: visita guiada e espetáculo!
Beijos.

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:17

Oi Paulo, muito obrigada, feliz que gostou. E sim, o teatro é maravilhoso. Fiquei de boca aberta com a arquitetura e detalhes do lugar. Vale a pena uma visita 😉

Abraços

Responder
Ana Raquel Fortes 10 de dezembro de 2016 - 01:31

Nossa, você arrasou no post. A riqueza de detalhes está show, meus parabéns! E essas fotos? Amei! <3

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:18

Muito obrigada Ana, feliz pelo elogio 😉 Um grande abraço

Responder
giprosdocimi 10 de dezembro de 2016 - 02:43

Estive recentemente em BsAs, mas não visitei o Teatro Colón por dentro, só conheci por fora mesmo. Adorei conhecer o interior através de seus olhos, quanta riqueza de detalhes, na próxima não perco por nada. Beijo.

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:19

O teatro é belíssimo não é. E ele é mais lindo visto de perto. Uma pena que não pude fazer a visita guiada, senão ia postar mais fotos dos detalhes da arquitetura do Teatro Colón 😉

Abraços

Responder
Marta Chan 10 de dezembro de 2016 - 11:24

Que teatro tão poderoso, como adoraria caminhar por esses corredores e assistir a uma peça de teatro aí. Quando for a buenos aires, vou ai!

*SORTEIO DO LIVRO EPIC BLOG*

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:20

São lindos não é. Assistir uma peça no Teatro Colón é um sonho 😉

Besitos

Responder
Lorraine Faria 10 de dezembro de 2016 - 13:17

Não me conformo que dei a bobeira de não ir ao Colon nas duas vezes que fui para BsAs.. que lugar é esse gente :O lindo demais em cada detalhe!!

beeeijo

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:21

É lindo não é Lorraine, agora você tem um motivo para voltar a BA rs 😉

Muito obrigada pela visita
Besitos

Responder
quartodeviagem 11 de dezembro de 2016 - 19:57

esse teatro é um espetáculo, lembro-me da primeira vez que entrei nele, eu me emocionei, é tudo tão lindo! Essa cidade é uma das minhas preferidas!

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:24

É emocionante não é, também fiquei impressionada quando entrei no Teatro Colón 😉 E na hora do concerto que assisti, confesso que quase chorei de emoção rs.

Beijos

Responder
nyrdagur 11 de dezembro de 2016 - 20:56

Que lindeza de teatro, Josi.. imagino a experiencia de ver tudo isso de pertinho, ainda mais de graça? Que legal! Certamente mais um lugar pra adicionar na minha listinha de coisas pra se ver em Buenos Aires 🙂

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:26

É tão lindo não é, e foi uma emoção assisti a um concerto completamente gratuito. E mesmo que tivesse que pagar, acho que é um investimento que deve valer a pena. Quando voltar a BA quero fazer a visita guiada que deve ser incrível também 😉

Beijos

Responder
angiesantanna 12 de dezembro de 2016 - 01:20

que maravilhoso esse teatro, deve ter sido mágico assistir uma apresentação aii! ele me lembra o Teatro Solís de Montevidéu, claro em uma proporção menorzinha ahuehae

Responder
Josiane Bravo 13 de dezembro de 2016 - 19:27

Foi lindo Angie 🙂 agora acredita que quando fui a Montevidéu, eu não entrei no Teatro Solís rs, ô arrependimento.

Beijos

Responder
Katarina Holanda 12 de dezembro de 2016 - 15:42

Nossa, parece mesmo incrível! Tem um teatro em Recife que tem uma arquitetura nesse estilo, mas é beeem menor. E ele já me deixa doida, imagina esse <3 haha. Lindo!

Responder
Josiane Bravo 15 de dezembro de 2016 - 19:44

Hahaha, imagino Katarina. Sou louca para conhecer o Recife, e quando for vou me lembrar de ir neste teatro que você mencionou rs.

Beijos

Responder
10 passeios imperdíveis para fazer no bairro Recoleta em Buenos Aires – Uma Turista Nas Nuvens 12 de dezembro de 2016 - 16:22

[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]

Responder
Buenos Aires: o magnífico Rosedal dos Bosques de Palermo – Uma Turista Nas Nuvens 12 de dezembro de 2016 - 16:23

[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]

Responder
Buenos Aires: um passeio pelo Caminito no bairro La Boca – Uma Turista Nas Nuvens 12 de dezembro de 2016 - 16:23

[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]

Responder
15 lugares incríveis para conhecer no centro de Buenos Aires – Uma Turista Nas Nuvens 30 de dezembro de 2016 - 20:56

[…] Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos da América Latina […]

Responder
Buenos Aires - Roteiro de 7 dias na Capital Argentina » BLOG EU FUI 3 de janeiro de 2017 - 12:04

[…] a Visita Guiada, recomendamos ver o post da blogueira Josiane Bravo do blog Uma Turista nas Nuvens: Teatro Colón: um dos mais belos da América Latina. Que gentilmente também cedeu o uso da foto acima do Palco do Teatro. Confira todos os detalhes no […]

Responder
Buenos Aires - Roteiro de 7 Dias na Argentina » BLOG EU FUI 3 de janeiro de 2017 - 16:57

[…] a Visita Guiada, recomendamos ver o post da blogueira Josiane Bravo do blog Uma Turista nas Nuvens: Teatro Colón: um dos mais belos da América Latina. Que gentilmente também cedeu o uso da foto acima do Palco do Teatro. Confira todos os detalhes no […]

Responder
Ale Maróstica 23 de janeiro de 2017 - 03:37

Que belíssimo Teatro! Fiquei triste agora, pois quando estive em Buenos Aires, passei em frente ao Teatro Colón, olhei, pensei, tirei algumas fotos e decidi não entrar. Aiiii se arrependimento matasse…. Amo música e preciso muito assistir a um concerto neste lugar incrível!!!

Responder
Josiane Bravo 24 de janeiro de 2017 - 19:04

Oi Ale tudo bom. Nossa eu falar para você que eu fiz a mesma coisa, acredita. A sorte minha é que fiquei em Buenos Aires durante 1 mês e uma amiga que me falou sobre um espetáculo de graça no teatro. A princípio, eu só tinha passado na frente mesmo. Agora você tem um motivo para voltar a capital da Argentina rs. Beijos

Responder
cynara Vianna 23 de janeiro de 2017 - 13:07

Fizemos a visita guiada mas não conseguimos um espetáculo que se encaixasse no nosso roteiro, mas isso está na lista para nossa próxima viagem à Buenos Aires, O Teatro Colón é realmente maravilhoso.

Responder
Josiane Bravo 24 de janeiro de 2017 - 18:27

Oi Cynara tudo bom. Ah que pena que não conseguiram um tempinho para ver um espetáculo, bom, agora vocês tem um motivo para voltar a Buenos Aires rs. Assistir a uma apresentação no Teatro Colón é sem dúvida emocionante. Eu adorei 🙂
Abraços

Responder
Melissa 12 de junho de 2017 - 02:34

olá! Acabei de ver sua recomendação do meu post! Muito obrigada! 😉 beijos

Responder
Josiane Bravo 12 de junho de 2017 - 12:00

Olá Melissa, imagina, eu que agradeço. Seu post está lindo.
Beijos 🙂

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.