A magnífica Casapueblo em Punta Ballena, ao lado de Punta Del Este

Um dos pontos turísticos mais lindos e visitados no Uruguai, a magnífica Casapueblo que fica localizada na península de Punta Ballena  na encosta de um morro e à beira do  Rio da Prata.

A Casapueblo fica a 16km da agitada Punta Del Este e aproximadamente 1h30 de Montevidéu

A Casapueblo

A  antiga casa branca com detalhes em azul foi criada pelo artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Paes Vilaró (falecido em 2014), lugar que foi sua casa de verão e ateliê. E vamos concordar, quem não gostaria de ter uma casinha de verão tão modesta não é? Eu admiro toda a criatividade que o autor teve ao desenhar e criar essa casa que chama a atenção de todos que a visitam.

O que mais me chamou a atenção do lugar foi a enorme estrutura e detalhes na construção da casa, que foi construída  com um estilo semelhante aos da casas da ilha grega de Santorini. Entretanto, Vilaró dizia que as formas irregulares de sua construção referem-se a um pássaro típico do Uruguai chamado Forneiro (o famoso joão de barro aqui no Brasil).

Além da casa e ateliê de Carlos Vilaró,  a Casapueblo também reúne um museu, um hotel super luxuoso e por sinal muito caro, uma galeria de arte e  um restaurante.

casapueblo punta ballena uruguai10
Placa de boas vindas
casapueblo punta ballena uruguai15
Galeria-museu

Como chegar na Casapueblo?

Acredito que a melhor forma de chegar na Casapueblo é de carro, pois além de você ter a total liberdade de ir e voltar sem se preocupar com horário, você tem o privilégio de conhecer outros lugares que ficam ao longo do percurso.

Infelizmente, eu estava sozinha e sem condições de alugar um carro, então optei em fazer um City Tour de Montevidéu para Punta Del Este pela agência que eu super recomendo, Brasileiros No Uruguai. Eu não sou fã de fazer tour, mas como estava chovendo durante minha estadia no Uruguai, achei que essa foi a melhor opção, pois além da Casapueblo, o tour também incluía Piriápolis e Punta Del Este.

casapueblo punta ballena uruguai
Fachada na entrada da Casapueblo

casapueblo punta ballena uruguai4

Outra opção bem mais em conta seria ir de ônibus pela companhia COT, que faz o trajeto de Montevidéu/Punta Del Este (você pode entrar no site para conferir os horários). O ponto negativo de ir de ônibus é que pelos relatos que li em outros blogs, o ônibus não te deixa na Casapueblo e sim em uma parada na qual você vai ter que caminhar um pouco até chegar no local. O blog Esse Mundo É Nosso escreveu um relato sobre o sufoco que passaram por causa do ônibus.

Como é a Casapueblo?

A Casapueblo é enorme, parece que você está dentro de um labirinto, e olha que o acesso se dá apenas para alguns ambientes. A casa está cheia de detalhes, esculturas e pinturas nas paredes. Não deixando de mencionar, para quem é gateira como eu, vi alguns gatinhos por lá, embelezando ainda mais o lugar 🙂

casapueblo punta ballena uruguai16
Gatinho na entrada da Casapueblo
casapueblo punta ballena uruguai14
Entrada da Casapueblo

Logo na entrada, você tem acesso a uma salinha com telão, onde você pode assistir a um documentário que conta sobre a casa e a vida do artista Carlos Paez Vilaró.

casapueblo punta ballena uruguai8
Detalhes em azul em uma porta no terraço
casapueblo punta ballena uruguai2
Vista para o Rio da Prata no terraço da Casapueblo

Assim que entrei, fui direto para o terraço da Casapueblo, onde você pode admirar toda a estrutura da casa. Para quem vai mais no final da tarde, é o lugar onde você vai ver uma das atrações do lugar, ver o lindo entardecer. Eu não tive esse privilégio, pois além do dia está horrível (nublado), fui em torno das 12 da tarde.

Quem quiser saber mais informações e ver belíssimas fotos sobre esse espetáculo de ver o pôr do sol na Casapueblo, o blog Nós No Mundo conta com detalhes sobre o passeio no final da tarde. Para muitos, ver o pôr do sol na Casapueblo é como “uma obra de arte”.

casapueblo punta ballena uruguai
Vista do terraço da Casapueblo

casapueblo punta ballena uruguai

Além da parte interna da Casapueblo, aproveitei o pouco tempo que tive para passear do lado de fora da casa, onde você vai ter uma vista panorâmica linda de toda a parte externa.

casapueblo punta ballena uruguai1
Casapueblo vista da lateral, do lado de fora
casapueblo punta ballena uruguai
Fachada na parte exterior da Casapueblo

Curiosidades

  • Uma história triste, mas com um final feliz. Vilaró  é conhecido por ser o pai de Carlos Miguel, um dos 17 sobreviventes do acidente aéreo na Cordilheira dos Andes em 13 de outubro de 1972, no qual eles ficaram 72 dias nos andes até serem resgatados. A história virou até filme, Alive em inglês ou Vivos aqui no Brasil.
  • Acontece diariamente na Casapueblo uma cerimônia do pôr do sol que é acompanhada da gravação de um lindo texto de Vilaró, em que ele agradece ao sol por mais um dia.
  • A Casapueblo inspirou a música de Vinícius de Moraes, “Era uma casa. Muito engraçada. Não tinha teto. Não tinha nada. Ninguém podia. Entrar nela não. Porque na casa. Não tinha chão.” Vinícius de Moraes era amigo de Vilaró.
  • As paredes da Casapueblo foram modeladas com as próprias mãos de Vilaró, que já disse uma vez: “peço perdão à arquitetura por minha liberdade de joão-de-barro.

Outras informações

Horário de funcionamento: todos os dias das 10h até o pôr do sol.

Preço do ingresso: o ingresso custou 150 pesos uruguaios, aproximadamente R$15,00.



Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar  a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples 😉 Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima 🙂 Josiane Bravo



Booking.com



***Confira outros posts do Uruguai***


***Receba outras dicas de viagem***


0 Comment

  1. […] O Uruguai é um país muito pequeno, e por isso, a facilidade de se locomover por lá é muito melhor se compararmos com o nosso gigante Brasil. Para quem tem planos de visitar o nosso vizinho, o país tem como um dos principais destinos o agitado balneário de Punta Del Este e sua vizinha Punta Ballena, onde fica a pequena Grécia da América Latina, a lindona Casapueblo.  […]

  2. […] A magnífica Casapueblo em Punta Ballena, ao lado de Punta Del Este […]

  3. […] A magnífica Casapueblo em Punta Ballena, ao lado de Punta Del Este […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: