Vantagens de se hospedar em um hostel

Por Josiane Bravo

Sabe quando você tem aquele sonho de viajar, mas está com o dinheiro contadinho e guardando cada “centavinho” para a sua viagem. Então, quando isso acontece, pode-se dizer que luxo só vai deixar sua viagem ainda mais cara. E que tal economizar um pouco e deixar o conforto de se hospedar em um hotel e se aventurar em um hostel, ou albergue como é conhecido em português.

Aqui no Brasil, os albergues ainda não ganharam muita fama como no exterior, mas acredito que aos poucos haverá mais opções de hostels por aqui, uma forma bem mais barata de hospedagem para brasileiros e estrangeiros.

Então vamos lá, segue alguns motivos pelos quais eu amo essa opção de hospedagem barata.

Vantagens de se hospedar em hostels

Praticar um novo idioma

A primeira vez que me hospedei em um hostel foi aqui no Brasil, em São Paulo, por recomendação de uma amiga que já tinha morado no exterior. Como eu nunca tinha saído do Brasil, achei uma experiência bem bacana, pois tive a oportunidade de praticar um pouco de inglês com as gringas que estavam comigo no mesmo quarto.

Economizar dinheiro

As diárias de um hostel são bem mais em conta que um hotel. Os valores da estadia variam de acordo com sua preferência. Por exemplo, tem hostels que oferecem quartos para 8 pessoas, 6 pessoas, até mesmo um quarto privado. Caso opte em um quarto para 2 pessoas por exemplo, tenha em mente que este valor vai ser mais caro se comparado com os quartos compartilhados.

Geralmente uso o booking para fazer as minhas reservas 😉

Dica: antes de fazer a reserva, eu sempre olho as reviews, gosto de ler os comentários que as pessoas fazem no site para ver a opinião delas sobre o lugar. Através dessa pesquisa é possível ver a nota que as pessoas estão dando para o hostel e, assim, avaliar a reputação do lugar.

BananaBungalow Hostel

Essa é área onde é servido o café da manhã do Banana Bungalow, hostel que fiquei hospedada em Los Angeles. Detalhe: o café da manhã era incluso no valor da diária

Um lugar descolado e diferente

Geralmente os hostels são lugares bem descolados, alguns são temáticas, e o que eu mais gosto é que tem muitos que tem uma decoração bem diferente e bem animada. E detalhe, tem albergues bem luxuosos também, alguns tem até piscina.

Já fiquei em hostels dos quais não me agradaram em relação ao visual, mas como o post é para falar das vantagens rs, quero falar das coisas boas.

Hostel

Foto retirada do site. Essa é a área da cozinha compartilhada do hostel que fiquei hospedada em San Francisco, o USA Hostel

Cozinha coletiva

Uma das vantagens que mais gosto é a cozinha coletiva. Além de você economizar com a hospedagem, você ainda tem a chance de fazer seu próprio lanchinho, almoço e janta. Geralmente, nas cozinhas dos hostels sempre tem uma geladeira e alguns utensílios de cozinha para você preparar sua comida.

Dica: escolha um mercado barato para fazer suas compras, mas lembre-se de não exagerar, compre apenas o suficiente para o que pretende fazer. Se sobrar ingredientes e for passar mais tempo no hostel, te aconselho a colocá-los em um saquinho com o seu nome escrito, pois como a geladeira é coletiva, a possibilidade de alguém pegar suas coisas existe.

BananaBungalow Hostel

Foto retirada do site. Essa cozinha do hostel Banana Bungalow em Los Angeles, ficava dentro do quarto compartilhado para 6 pessoas. Não dá para ver na foto, mas tem uma mesinha com 4 cadeiras.

cozinha de um hostel

Foto retirada do site. Essa cozinha é do USA hostel em San Francisco

Encontrar outros viajantes e fazer novas amizades

Para quem está viajando sozinho(a), eu super recomendo escolher ficar em hostels ao invés de um hotel. A vantagem é que, geralmente, há pessoas de várias partes do mundo em hostels, e a maioria deles sempre estão abertos a fazer novas amizades. Dificilmente você vai ficar sozinha, sempre vai ter alguém que vai puxar assunto e até mesmo te convidar para fazer parte de seu grupo e fazer os passeios juntos.

Ao contrário dos hotéis, dos quais as pessoas ficam mais isoladas, no hostel, muitos costumam ficar no espaço social, onde é possível ficar conectado com a internet, ler um livro, assistir TV (alguns hostels não tem TV, verifique no site antes da reserva), e o mais legal, conhecer novas pessoas e compartilhar dicas e experiências 🙂 Ah detalhe, em alguns hostels tem mesa de bilhar e até mesmo bar, discoteca ou restaurante.

hostel

Foto retirada do site. Espaço social do USA Hostel em San Francisco

Festinhas no hostel

Muitos hostels oferecem festinhas organizadas para o pessoal se conhecer. Isso é simplesmente ótimo, pois você vai comer, beber, se divertir sem sair do hostel.

Além das festinhas, muitos hostels organizam atividades extras que são feitas em grupos, como a noite da pizza, trekking, etc (tem atividades que são de graça, outras você tem que pagar).

hospedar em hostels

Festinha dentro do ônibus com todo o pessoal que estava hospedado no International Hostel em Miami

Comentei apenas sobre as vantagens de se hospedar em um hostel, claro que existem as desvantagens, mas para quem não tem muito dinheiro para gastar, e mesmo assim quer viajar, acho que se “privar” de um pouco de conforto não vai matar ninguém.

Mais uma dica: se na próxima viagem optar em se hospedar em um hostel, te aconselho a verificar no site se existe armários com lockers no quarto, pois assim você pode deixar suas coisas guardadas com mais segurança. Eu aconselho a levar um cadeado, pois pode acontecer do hostel não ter.

Outra dica é verificar o wifi, por isso a importância de ler as reviews antes de fazer a reserva. Você não vai gostar de ficar desconectado durante sua viagem, certo? Outro ponto importante que sempre presto atenção antes de fazer a reserva é sobre o café da manhã, pois muitos hostels oferecem esse serviço que já é incluso no valor da diária. Geralmente o café da manhã nos hostels não são dos melhores se comparado com os do hotéis, mas mesmo assim, é melhor um café simples do que nada.

Outro ponto muito importante na escolha do hostel, é sobre a localização, certifique-se em verificar se o lugar fica perto das principais atrações turísticas. Você não vai querer economizar com hospedagem e depois acabar tendo que gastar muito com transporte se o lugar for muito afastado.

Hostel no Alasca

Um hostel bem diferente, com a opção de ficar hospedada em uma tenda que fica na beira de um rio. Esse é o Denali Mountain Morning Hostel em Denali, no Alasca

Leia também: É necessário Seguro Viagem para a Europa? Quanto custa – como funciona; onde contratar e +

E vocês já se hospedaram em algum hostel? Qual é o seu favorito? Os meus favoritos até o momento são o USA Hostels em San Francisco e o Banana Bungalow em Los Angeles.



Leia também

5 comentários

Kamylla Prado 15 de maio de 2016 - 04:55

Gosto muito de hostel, às vezes precisamos analisar se valem a pena. Mas é muito bom quando se viaja com a grana bem contada.

Responder
josianebravo 15 de maio de 2016 - 15:14

Concordo Camila, tem lugares que as vezes ficar em hostel acaba não sendo vantagem. Muito obrigada por passar por aqui pelo blog 🙂
Beijos

Responder
15 motivos pelos quais VIAJAR é tão bom – Uma Turista Nas Nuvens 20 de setembro de 2016 - 15:33

[…] Vantagens de se hospedar em um hostel […]

Responder
Retrospectiva: as melhores viagens de 2016 – Uma Turista Nas Nuvens 28 de dezembro de 2016 - 20:00

[…] estudando espanhol e foi um sonho minha estadia na capital da Argentina. Conheci muita gente no hostel que me hospedei, turistei muito e até aula de tango eu tive hehe, comi muitas medialunas e bebi […]

Responder
Simone Hara 27 de abril de 2017 - 15:47

Adorei essa visão positiva dos hostels. Nunca tive essa experiência, mas curti saber dessa vantagens todas!

Responder

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Beleza, por mim tudo bem.